Outra técnica para remover selos auto-adesivos

Ir em baixo

Re: Outra técnica para remover selos auto-adesivos

Mensagem por Sandro Coletti em Sab Fev 04 2012, 11:29

VD-IN12 ??? Não localizei.. é um link? Está de qual lado da página?

Sandro Coletti

Mensagem por Psique10 em Sab Fev 04 2012, 13:25

Não não é um link, é tipo um código. Entra no site da Fefibra e verá embaixo no final outra técnica para remoção de selos auto-adesivos. selecione o código e veja. É um vídeo.
Psique10

Mensagem por Psique10 em Dom Fev 05 2012, 14:23

Sandro, exclui a postagem dessa nova técnica que parece não funcionar com auto-adesivos brasileiros, segundo informações de amigos colecionadores de outro grupo de Filkatelia que testaram e apresentaram o resultado, mas caso queira visitar o site da Fefibra, o endereço é este:
www.fefibra.com.br
Psique10

Mensagem por Sandro Coletti em Dom Fev 05 2012, 14:39

ok, sem problemas, eu conheço o site da FEFIBRA... só na havia encontrado o tal código.. muito obrigado! Very Happy

Sandro Coletti

Mensagem por Glauber em Dom Fev 05 2012, 14:53

Meu Deus!!! Que atrapalhada...
Quando disponibilizamos uma informação que leva a outro site, devemos sempre mostrar a fonte da pesquisa ou o link exato que nos leva à notícia.

Pois bem, o link exato da página da Fefibra, onde há a técnica para remover selos auto-adesivos das cartas é este: http://www.fefibra.org.br/textos.asp?id=264

Daí, escolhe-se o vídeo: VD-IN12.

Abraços,

Selos 'usados' de séries básicas.
Glauber

Mensagem por Mitch Macgregord em Dom Fev 05 2012, 15:27

Muito legal e interessante, parece colar ainda um pouco no fim acho bem, mesmo se prefiro sempre deixar nos fragmentos os selos adesivos
Mitch Macgregord

http://selorium.blogvie.com/

Mensagem por Sandro Coletti em Dom Fev 05 2012, 15:35

Glauber escreveu:Meu Deus!!! Que atrapalhada...
Quando disponibilizamos uma informação que leva a outro site, devemos sempre mostrar a fonte da pesquisa ou o link exato que nos leva à notícia.

Pois bem, o link exato da página da Fefibra, onde há a técnica para remover selos auto-adesivos das cartas é este: http://www.fefibra.org.br/textos.asp?id=264

Daí, escolhe-se o vídeo: VD-IN12.

Abraços,
Agora sim... Eu estava procurando na home da página! Valeu!

Sandro Coletti

Mensagem por Psique10 em Dom Fev 05 2012, 16:43

No Pus o endereço errado. Embarassed
Psique10

Mensagem por Mitch Macgregord em Dom Fev 05 2012, 16:46

Ninguem é perfeito fazemos todos erros agora ta tudo joia ^^
Mitch Macgregord

Mensagem por Psique10 em Dom Fev 05 2012, 17:40

Mitch, obrigado por me lembrar disso.
Psique10

Mensagem por Mitch Macgregord em Dom Fev 05 2012, 17:44

Ta joia ainda mais que sou eu quem devo dizer obrigado por tudo que postas aqui meu amigo
Mitch Macgregord

Outra técnica para remover selos auto-adesivos

Mensagem por jbueno em Sex Mar 23 2012, 19:57

Lighting - Cooking and Heating - Metal Cleaner - Workshop Degreaser - Rapidly evaporating clean burning fuel used for camp stoves, blow lamps, mining lamps & cigarette lighter fluid. Removes adhesives. Cleans grease & oil off metal surfaces. Brake cleaner. Used in metal cleaning and degreasing of engines & machinery.
Fuelite is a water white, medium cut, aliphatic petroleum solvent and fuel containing approximately 90% saturated hydrocarbons in the range C5-C10, and 10% napthenes and substituted monoaromatics in the range C6-C10. It is a relatively fast evaporating, non-corrosive and chemically stable hydrocarbon solvent with a mild odour and very low aromatic content.

COMMON NAME(S):Aliphatic Hydrocarbon Solvent, Petroleum Spirit, Peg 1425, Calite, shellite, Pegasol 1425, Fuelite brake cleaner.

Fuelite é o produto que aparece na reportagem da FEFIBRA. No Brasil existe um produto que pode ser comprado em Supermercados e congeneres: VARSOL - que é um derivado do petróleo como o Fuelite, por isso devemos ter precaução no uso. Eu propus a um dos diretores da FEFIBRA mostrarmos o mesmo procedimento em Português, porém não foi aceito.
Eu faço esse procedimento com êxito. Não mergulho o selo no líquido e sim pingo no verso sobre o papel suporte uma ou duas gotas de "VARSOL casa", a outra apresentação é de cheiro muito forte. Após estar o papel bem molhado, removo o selo com a ajuda da folha de um canivete de aço inoxdidável, de quiser pode continuar o procedimento de remoção da cola como descrito no vídeo ou simplesmente colocar o selo em uma caixinha com talco e está pronto. Eu uso o talco. Tenho selos removidos por este processo há mais de cinco anos e estão bons. Porém chamo atenção para alguns selos que ainda não consegui bons resultados na remoção. Não custa tentar.
O Varsol e os assemelhados de outros países são misturas de derivados de petróleo e cada fabricante tem sua receita própria. Pode haver reação diferente conforme a marca, umas mais fortes que as outras. Em tempo, eu uso luvas cirúrgicas para manuseio, quando vou descolar vários selos de uma só vez. "precaução e água benta... é bom e faz bem

jbueno

Mensagem por amaury luiz possidente em Ter Maio 01 2012, 09:21

Bom dia
Oura tecnica que me recomendaram é de manter o selo mergulhado durante algumas horas na propria benzina.Ainde não expeerimentei,mas quem fez garantiu sua eficiencia.
Algue ja ouviu falar ou tentou esse metodo?
vlw
amaury luiz possidente

Mensagem por somricardo em Ter Maio 01 2012, 14:24

auto adesivos mergulhados apenas alguns instantes (coisa de 2 ou 3 minutos) na benzina realmente faz com que se soltem e completamente sem defeitos, o problema é o evaporamento rápido da benzina, tem que mergulhar os selos e tampar a vasilha. depois de um tempo abre-se e retira-se o selo que deve ir direto ao talco pois apesar de solto este ainda mantém toda a goma e vai grudar em tudo que tocar.
somricardo

Mensagem por weber em Qua Jul 25 2012, 15:44

Olá pessoal
A dúvida é como consigo identificar se um selo é autoadesivo? Pois a forma como é fabricado cada selo depende de país para país e sempre existe aquela excessões. Ainda por cima tenho medo de estragar um selo que é precioso para minha coleção! Também ouvi falar em outros tópicos que existem diferentes tipos de goma até mesmo aqui no Brasil. Perdoem-me dse não fui claro, mas espero que tirem minhas dúvidas.
Obrigado
weber

Mensagem por somricardo em Qua Jul 25 2012, 16:16

selos autoadesivos estrangeiros até o momento todos que peguei sairam com água, então restam os brasileiros, como identificar: acho que o ponto principal é o picote, se observar um selo regular com goma e outro adesivo, vai perceber que no selo com goma o picote é irregular porque foi rasgado um selo do outro, já nos selos adesivos este picote é todo regular e mostra que não foi rasgado de um selo para outro pois são cortados na máquina e a folha já vem com todos destacados um dos outros. nos autoadesivos não estou mais me preocupando em remover, somente corto o envelope até bem próximo do selo e o guardo assim. caso queira remover o uso da benzina retificada ainda é o melhor caminho.
somricardo

Mensagem por carol c em Dom Jun 15 2014, 22:05

Nossa, eu já tava preocupada que sem querer coloquei selos auto-adesivos da Alemanha na água (e o papel saiu), de que eu os teria estragado. Mas usam até outros produtos para esse fim. Ufa...
Adoro esse fórum, sempre tiram minhas dúvidas (que não são poucas nesta área)!!!
carol c

Mensagem por Raul II em Seg Jun 16 2014, 00:15

Quando precisei extrair os autoadesivos nacionais, sempre utilizei benzina.
Nem é necessário mergulhar o selo, basta algumas gotas no verso e ir puxando cuidadosamente. Depois, talco neutro - eu utilizo aquele para os pés.

Raul II

Mensagem por odilo em Seg Jun 16 2014, 08:11

Cada país tem lá suas colas e o melhor nestes casos é experimentar num fragmento (selo ainda no papel da carta) para ver se o método funciona. Já os novos da Inglaterra, da série Machins por exemplo, vem com um corte especial que ao descolar o selo, danifica o mesmo. Vejam neste selo abaixo os sinais do corte no selo.

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
odilo

https://recuperandoselospostais.blogspot.com/

Mensagem por Agenor em Seg Jun 16 2014, 09:26

realmente esse é difícil, não atentei para o detalhe do recorte do selo e o 1º que peguei tentei descolar e estraguei o selo, agora eu um que deixei no fragmento.
Agenor

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: