Os selos do Paraguai

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Os selos do Paraguai

Mensagem por Glauber em Seg Jan 30 2012, 19:05

Olá, amigos!

Este tópico, apesar de seu título, não é uma forma de crítica nem uma ironia ao Paraguai*. Mas, após fazer várias pesquisas, especialmente por causa do desejo e necessidade em se conseguir vários selos paraguaios, fiquei pensando e tirei algumas conclusões.

Bem, na minha pesquisa, não encontrei qualquer referência quanto ao lançamento do 1º selo postal da República do Paraguai (Ver no Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Paraguai). Se alguém tem essa informação, por favor, acrescenta neste tópico.
O certo é que, após o início da década 1960, os Correios do Paraguai começaram a emitir séries que chamamos atualmente como "abusivas", ou seja, numerosas emissões de selos que não tem nada a ver com o país em si. Como exemplos, temos emissões de séries referentes ao presidente dos EUA John Kennedy e ao Primeiro Ministro da Grã-Bretanha Winston Churchill, em1965:

Outro exemplo, é esta série, em homenagem ao artista Francisco de Goya, em 1969:

E estes, em homenagem aos 200 Anos dos Correios dos EUA, em 1976:

Em 1983, fizeram uma homenagem ao automobilismo internacional. O problema é que duvida-se que um desses carros já estiveram presentes no país guarani:

Pois bem... A partir do início da década de 1990, justamente pouco tempo depois da deposição do Presidente Alfredo Stroessner do poder, parece que a política de emissões postais paraguaias começaram a sofrer modificações. Pelo que podemos perceber, em especial nos sites de leilões de selos e no site do catálogo virtual "Free Stamp Catalogue", ainda no ano de 1990, há resquícios de séries abusivas, como a mostrada a seguir:

Mas em 1995, por exemplo, as emissões já estão bastante "enxutas", com poucos selos emitidos anualmente e, consequentemente, poucos selos em cada série, e esta política de emissões segue até hoje. Além disso tudo, a grande maioria dos selos tem relação direta com o país (história, economia, religião, cultura etc.). Imagem de uma série, de 1996:

Porém, ainda há alguns "problemas" com os selos do Paraguai. Um deles, que é bastante visível, está nos desenhos desses selos, ou seja, a "beleza" poderia ser melhor (mas lembro que isso é subjetivo). Exemplo de selos do ano de 1998:

Outro problema é a qualidade da impressão e do papel utilizado nas emissões desse país, pois aparecem com tintas opacas e pouco coloridas, os picotes são frágeis (qualquer puxão um pouco mais forte, danifica o selo)... Exemplo de 2005:

Há também problemas relacionados a "pessoa", ou seja, para se conseguir selos recentes do Paraguai é a maior dificuldade do mundo. Acho que muito mais difícil que se conseguir selos da Indonésia, Laos, Coréia do Norte etc. que estão do outro lado do mundo. Isso deve-se a burocracia e desorganização (creio eu) dos próprios correios paraguaios, além de um problema crônico, que é justamente a pouquíssima quantidade de filatelistas guaranis.
Em um país com pouco mais que 7.300.000 habitantes, creio que não existam 1.000 filatelistas. Entrei em contato com alguns colecionadores de lá, mas apenas uma pessoa me respondeu (estamos em negociação). Comerciantes podem existir, mas são raros e de pouco contato.

No ano de 2010, consegui adquirir com comerciantes filatélicos (de outros países), através do Delcampe e Ebay, várias séries de lá. Mas mesmo assim, tenho muitas faltas de selos de minhas temáticas favoritas. Eis algumas imagens de selos que consegui dos temas Mercosul e Upaep:

2007

2008

2009

É isso aí, amigos... Quem deseja colecionar selos do Paraguai, deve se lembrar que terá muitas dificuldades, se essa situação não modificar-se. E eu vou aqui, tentando encontrar os 'selos paraguaios' para minha coleção.

* Os termos "Paraguai", "paraguaio" e outros relacionados ao país, são utilizados no Brasil, em muitos casos, de forma pejorativa. Isso deve-se a uma grande quantidade de objetos, a maioria deles oriundos de países asiáticos, que são vendidos no país vizinho, e que tem uma baixa qualidade.

Abraços,

Selos 'usados' de séries básicas.
Glauber

Re: Os selos do Paraguai

Mensagem por Mitch Macgregord em Seg Jan 30 2012, 19:24

Verdade meu amigo parece figurinhas mesmo pena eu acho que selos assim matam um pouco a filatelia, mesmo se da amplitude para as tematicas.
Mitch Macgregord

http://selorium.blogvie.com/

Mensagem por Rosalin em Seg Jan 30 2012, 20:38

Amigo , tenho uma coleção de Aéreos antigos do Paraguai , posso mostrar aqui ?

Bela postagem, não sabia dessas emissões abusivas, até tinha algumas , mas não sabia que eram tantas assim , é uma pena.
Rosalin

Mensagem por Rosalin em Seg Jan 30 2012, 20:39

Mitch Macgregord escreveu:Verdade meu amigo parece figurinhas mesmo pena eu acho que selos assim matam um pouco a filatelia, mesmo se da amplitude para as tematicas.

Também não gosto , me livrei de todas !!!
Rosalin

Mensagem por Mitch Macgregord em Seg Jan 30 2012, 20:46

Posta sim topico paraguai ^^
Mitch Macgregord

Mensagem por Rosalin em Seg Jan 30 2012, 20:49

Ok, amanhã faço as fotos ...
Rosalin

Mensagem por Ernane Ferreira em Seg Jan 30 2012, 22:40

Situação semelhante a República Centro Africana emitiu em 2008 600 selos
Ernane Ferreira

Mensagem por Marcelo Zampa Filgueiras em Seg Jan 30 2012, 22:45

Olá Glauber e amigos. Sobre as primeiras emissões do Paraguai, encontrei o link abaixo, mas este link não vai direto ao selos do Paraguai. Entrando no link, no lado esquerdo da tela click em Filatelia, após América e depois procure um pouco abaixo uma lista dos países sul americanos e clique sobre Paraguai. Espero ter ajudado.

http://www.girafamania.com.br/index/girafamania.htm
Marcelo Zampa Filgueiras

Mensagem por israpaulo em Ter Jan 31 2012, 06:18

Vejam a serie de 1983 de Formula 1. O carro da Brabham, e do Nelson Piquet. Como sabemos? O carro dele e o de numero 5 , enquanto o seu companheiro Ricardo Patrese usou o numero 6.

Nelson Piquet terminou a temporada em primeiro lugar, 2 pontos a frente do "professor" Alain Prost.
israpaulo

http://www.superfilatelico.blogspot.com

Mensagem por Mitch Macgregord em Ter Jan 31 2012, 08:54

Pessoalmente mesmo se um grande piloto nunca gostei do Alain mas bom ^^ legal mesmo
Mitch Macgregord

Mensagem por israpaulo em Ter Jan 31 2012, 09:34

Mesmo sendo o maior adversario do Senna, tenho que admitir que ele sabia pilotar
israpaulo

http://www.superfilatelico.blogspot.com

Mensagem por Mitch Macgregord em Ter Jan 31 2012, 09:38

israpaulo escreveu:Mesmo sendo o maior adversario do Senna, tenho que admitir que ele sabia pilotar

Mas a pessoa nao é alguem de bem , mas enormessimo piloto
Mitch Macgregord

1º Selo Paraguaio

Mensagem por MCN2007 em Qua Fev 01 2012, 17:59

Olá amigos,
os selos do Paraguai há muito me interessam, nem tanto pela beleza ou história dos mesmos, mas sim pela dificuldade em adquiri-los por meio de trocas com filatelistas paraguaios, assim logo fiquei curioso pelo tópico aberto pelo Glauber.

Sobre o 1º selo emitido pela República do Paraguai, tenho em mãos o Catálogo Michel e o registro é de que foi em 01/08/1870, exatos 27 anos após a 1ª emissão do Brasil; uma Série de 3 selos na verdade, dois deles com leões heráldicos, muito encontrados nos selos da Finlândia aliás. A moeda da época era o Real pelo que é possível ler no facial dos selos.

É isso. Saudações a todos, Marcos N.
MCN2007

Mensagem por Mitch Macgregord em Qua Fev 01 2012, 20:18

MCN2007 escreveu:
Olá amigos,
os selos do Paraguai há muito me interessam, nem tanto pela beleza ou história dos mesmos, mas sim pela dificuldade em adquiri-los por meio de trocas com filatelistas paraguaios, assim logo fiquei curioso pelo tópico aberto pelo Glauber.

Sobre o 1º selo emitido pela República do Paraguai, tenho em mãos o Catálogo Michel e o registro é de que foi em 01/08/1870, exatos 27 anos após a 1ª emissão do Brasil; uma Série de 3 selos na verdade, dois deles com leões heráldicos, muito encontrados nos selos da Finlândia aliás. A moeda da época era o Real pelo que é possível ler no facial dos selos.

é bom saber tenho selos do paraguai seâro para o amigo
Mitch Macgregord

Mensagem por Ernane Ferreira em Qua Fev 01 2012, 23:14

e estes montes de selos (paises africanos) da princesa diana ?
eu mesmo nao colecionaria nao tem absulutamente nada a ver.
10 blocos no ano somente dela ?
estranho
Ernane Ferreira

Mensagem por MCN2007 em Seg Fev 06 2012, 22:41

Mitch Macgregord escreveu:
MCN2007 escreveu:
Olá amigos,

é bom saber tenho selos do paraguai seâro para o amigo

Então Michel, na verdade não coleciono selos paraguaios, mas quando escrevi que sempre me interessei por eles foi mais pela dificuldade em adquirí-los por meio de trocas c/ filatelistas de lá, isto pq também gosto de guardar algumas cartas que recebo. Recentemente estive com uma mancolista do Paraguai de um búlgaro que demorei mais de um ano para conseguir tudo, o que prova o quanto é difícil encontrar selos de lá e principalmente em condições de conservação Mint; enfim, oque vc enviar será bem vindo meu amigo, mesmo que eu ñ colecione alguma utilidade sempre se encontra.

Um abraço, Marcos N.
MCN2007

Mensagem por Mitch Macgregord em Seg Fev 06 2012, 22:47

joia se nao coleciona nao darei prioridade a estes ^^
Mitch Macgregord

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares