Restauração de selos raros - quem faz?

Página 4 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir em baixo

Re: Restauração de selos raros - quem faz?

Mensagem por Christian Bernardi em Seg Abr 30 2018, 11:55

Obrigado por compartilhar Sr. Odilo!

odilo escreveu:Olá amigos,
Sim Jose Renato, veja o que encontrei : http://home.golden.net/~hanssitt/SRShtml/SRShome.html

As dicas do site abaixo eu ainda não testei. Mas pelas imagens apresentadas parece que vale a pena tentar.
http://www.ehow.com/how_6030896_repair-postage-stamps.html

Até mais,
Odilo
Christian Bernardi

http://filateliabernardi.blogspot.com.br/

Mensagem por RomeuNatale em Seg Maio 07 2018, 21:28

Boa noite.

Vou meter o meu bedelho, já que faço alguns tipos de restaurações em papel (minha paixão desde a infância), como livros e documentos, por exemplo.

Existem 'n' técnicas de restauro. Todas dependendo do tipo de documento que se queira restaurar. Dentre todas as técnicas, existe algo que é imprescindível saber: o restauro vale a pena? No caso dos selos, tudo depende da raridade do exemplar a ser restaurado. Um 90 Réis do Olho de Boi, com certeza compensa o restauro. Já um 10 Réis dos verticais, não, a não ser que seja uma variedade rara. Todo restauro de qualidade custa caro, porque temos muito trabalho e bastante dificuldade em conseguir material para executá-lo, sobretudo se se trata do papel. Precisamos do mesmo papel e da época. Para restaurar um selo com janela, precisamos do mesmo papel utilizado no selo a ser reparado e a mesma quantidade de camadas que foram destruídas. É imprescindível um bom microscópio mecânico, uma boa lupa com aumento de 30x, pelo menos, uma pinça própria para retirar de um selo a camada e aplicá-la ao outro e de uma paciência de Buda. Não se usa cola, apenas água e a resina do próprio papel. É um trabalho muito minucioso e requer bastante habilidade e conhecimento dos tipos de papéis usados nos selos.
RomeuNatale

Mensagem por carol c em Seg Maio 07 2018, 22:36

RomeuNatale escreveu:... e de uma paciência de Buda. ...

kkk, só com essa parte da explicação eu já desisti.
carol c

Mensagem por Psique10 em Ter Maio 08 2018, 12:40

Nem cogito pesquisar, só se der vontade rsrsrsrsrsrs.
Psique10

Mensagem por JOSE RENATO em Ter Maio 08 2018, 17:58

RomeuNatale escreveu:Boa noite.

Vou meter o meu bedelho, já que faço alguns tipos de restaurações em papel (minha paixão desde a infância), como livros e documentos, por exemplo.

Existem 'n' técnicas de restauro. Todas dependendo do tipo de documento que se queira restaurar. Dentre todas as técnicas, existe algo que é imprescindível saber: o restauro vale a pena? No caso dos selos, tudo depende da raridade do exemplar a ser restaurado. Um 90 Réis do Olho de Boi, com certeza compensa o restauro. Já um 10 Réis dos verticais, não, a não ser que seja uma variedade rara. Todo restauro de qualidade custa caro, porque temos muito trabalho e bastante dificuldade em conseguir material para executá-lo, sobretudo se se trata do papel. Precisamos do mesmo papel e da época. Para restaurar um selo com janela, precisamos do mesmo papel utilizado no selo a ser reparado e a mesma quantidade de camadas que foram destruídas. É imprescindível um bom microscópio mecânico, uma boa lupa com aumento de 30x, pelo menos, uma pinça própria para retirar de um selo a camada e aplicá-la ao outro e de uma paciência de Buda. Não se usa cola, apenas água e a resina do próprio papel. É um trabalho muito minucioso e requer bastante habilidade e conhecimento dos tipos de papéis usados nos selos.

Se não se usa cola, como funciona a emenda?

Coleciono: BRAZIL IMPÉRIO 
JOSE RENATO

Mensagem por Marcos Paulo em Qua Maio 09 2018, 10:07

Muitas das peças raras da Filatélia Brasileira tem algum tipo de restauro ou até mesmo são lavadas.

Isso digamos que é comum ainda mais quando se trata de cartas e papéis finos com mais de 170 anos.

Ex que sei :

A própria folha completa dos Olhos de Boi tem restauro , e a Carta de Santos com os 3 valores da série , no qual o 90 Réis tinha caído.
Marcos Paulo

Mensagem por RomeuNatale em Sex Maio 11 2018, 16:37

JOSE RENATO escreveu:
RomeuNatale escreveu:Boa noite.

Se não se usa cola, como funciona a emenda?

Usa-se a própria resina do papel. É uma técnica bem complexa. Isso no bom restauro. Naqueles chulés, usa-se cola.
RomeuNatale

Mensagem por RomeuNatale em Sex Maio 11 2018, 16:42

Marcos Paulo, realmente é raro documentos, incluindo selos, com mais de cem anos não terem algum restauro. Tenho um carta de 130 anos. nunca restaurei, mas prcebe-se que precisa de restauro.
RomeuNatale

Mensagem por RomeuNatale em Qua Maio 16 2018, 13:38

Me ocorreu uma dúvida interessante para o tópico. Alguém tem algum selo brasileiro que só viu uma vez e no catálogo consta como algo fútil?

Eu tenho alguns que não são catalogados e são muito difíceis de se ver. Por que será?
RomeuNatale

Mensagem por Antonio C. Pulsy em Qua Maio 16 2018, 13:55

Prezado,

posta aqui alguns destes selos...
Antonio C. Pulsy

http://antonio.pulsy@bol.com.br

Mensagem por RomeuNatale em Sex Maio 18 2018, 16:03

Boa tarde, Pulsy. Vou ficar te devendo por enquanto. Os meus selos, catálogos, etc, estão ainda lacrados em caixas. Ainda não tive como abrir e recomeçar os meus estudos. Desculpe.

Abraços,

Romeu Natale
RomeuNatale

Mensagem por Antonio C. Pulsy em Sex Maio 18 2018, 16:59

Prezado,

sem problema, ficamos no aguardo oportuno...
Antonio C. Pulsy

http://antonio.pulsy@bol.com.br

Mensagem por odilo em Sab Maio 26 2018, 00:18

Nosso amigo ainda não apareceu ....
Vou mandar uma intimação.

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
odilo

https://recuperandoselospostais.blogspot.com/

Mensagem por RomeuNatale em Sab Maio 26 2018, 12:50

Grande amigo Romeu, meu xará! Eu estou em dívida contigo e ainda vou permanecer nela por algum tempo. Estou me dedicando ao estudo das filigranas e a cada vez que faço uma análise, surgem novas dúvidas. Como eu me mudei do Rio para São Paulo em janeiro, e muitos acontecimentos desfavoráveis ocorreram, ainda não consegui desencaixotar os selos, classificadores, etc, mas estou começando a me animar novamente e agora acho que vai.

Comecei a postar a minha dissertação sobre as cores nos selos brasileiros e pretendo ampliá-la. É um resumo porque ela inteira é muito chata, tem muitos detalhes técnicos que dão sono. Estou tentando deixar o mais digerível possível, para poder contribuir no entendimento do porquê de tantas diferenças de cores/nuances existem nos selos. Mas assim que abrir a primeira caixa tudo irá se modificar, hehehehe.

Grande abraço,

Natale

RomeuNatale

Mensagem por carol c em Sab Maio 26 2018, 13:09

Shocked bastante selo para estudar! !!!
carol c

Mensagem por RomeuNatale em Sab Maio 26 2018, 13:24

Pois é, Carol, tenho divertimento até a sexta encarnação.
RomeuNatale

Mensagem por Luis Santos em Ter Ago 21 2018, 12:50

O único restauro que poderá valer a pena, é a regomagem. Depois de lavar bem o selo e retirar todas as manchas de ferrugem. Não conheço nenhum restaurador, mas posso afirmar que há regomagens tão perfeitas que os próprios peritos têm dificuldade em analisar.
Luis Santos

Mensagem por RomeuNatale em Ter Ago 21 2018, 19:30

Até hoje eu não entendo o porquê dessa fissura pela goma do selo. É ela que causa ferrugem, é ela que com um pinguinho de umidade estraga tudo, etc. Só tem coisas ruins vindo dela. Não colecionamos goma (cola), colecionamos selos.
RomeuNatale

Mensagem por Luis Santos em Qua Ago 22 2018, 05:24

Caro RomeuNatale.

Geralmente quem questiona porque os selos têm que ter goma em termos de valor de mercado, é porque não tem a maior parte deles. Imagine que gastaria 100000 Reais em selos com goma. E no entanto os mesmos sem goma teria conseguido pelo valor de 40000 Reais. De repente tudo mudava... O mercado passaria a cotá-los pelo mesmo valor. Como ficaria você?

O problema é este. Nenhum comerciante terá no futuro uma ideia como essa. Até porque também ele seria prejudicado no gasto do stock.

O mesmo acontece para o preciosismo com e sem charneira ou sinal desta.
Luis Santos

Mensagem por Luis Santos em Qua Ago 22 2018, 05:39

Outro tipo de restauro.
Todos os selos estragados que se arranjam sem gastar um tostão. Lixo com eles... Ou então para servirem de cobaias para experiências com a remoção de ferrugem.
Muito menos usá-los em correntes de trocas... Isso é realmente muito mau. Ofensivo até...
Até hoje nunca entrei numa corrente de trocas. Pois não guardo stock. Os selos que adquiro são em conta com a necessidade de preenchimento das minhas faltas. Não gostaria nada de receber em troca selos cheios de ferrugem, rasgados e ou com falta de dentes... Depois de ter enviado bons selos.
Luis Santos

Mensagem por carol c em Qua Ago 22 2018, 08:45

RomeuNatale escreveu:Até hoje eu não entendo o porquê dessa fissura pela goma do selo. É ela que causa ferrugem, é ela que com um pinguinho de umidade estraga tudo, etc. Só tem coisas ruins vindo dela. Não colecionamos goma (cola), colecionamos selos.
kkk, amei o comentário. Penso igual. Inclusive, prefiro colecionar usados. Sendo assim, não me estresso com algum dentinho faltando, assim como não me importo que tenham passado por algum processo de tratamento, lavagem para preservação do material, pois se é usado foi muito manuseado. O que não aceito é a ferrugem, essa complica toda a brincadeira.
carol c

Mensagem por odilo em Qua Ago 22 2018, 15:23

Olá colegas de hobby,
Acontece que nossos amigos Luis, Mitch, Fabio, Elio e tantos outros que vivem em locais com temperaturas mais baixas que as nossas, tem melhores condições de manter os selos com goma e estampa quase que como recém saídos da máquina.
Para encontrar um ambiente destes aqui nos trópicos, só mesmo indo morar nas montanhas.
Este é um dos motivos do porque um selo da Europa com goma é cotado em 10 euros e sem goma cai para algo entre 1 e 2 euros.
Então surge uma nova preocupação. Caso os usados custem mais de 2 euros, cuidado com o carimbo. E com os novos, cuidado com a regoma.
Assim eu também optei por não dar muito valor a goma e se carimbado tem o preço maior que o novo, ou vem com certificado ou carimbo bem legível.
Agora, que a qualidade é bem diferente, lá isto é. Basta ver estes selos da coleção do Luis. Eu tenho alguns destes, mas a qualidade fica abaixo, uns 50%.

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
odilo

https://recuperandoselospostais.blogspot.com/

Mensagem por Luis Santos em Qui Ago 23 2018, 06:44

Caro odilo.

Provavelmente se eu vivesse aí no Brasil, optava por selos usados e envelopes circulados, inclusive com os selos emitidos mais recentemente aí nos Correios.
Os selos carimbados permitem outro tipo de tratamento e ou restauro muito melhor que os selos novos.

E com certeza uma colecção em selos usados é bem mais económica de se fazer... Mesmo assim, deveremos tratá-los como se fossem selos novos com goma.
O inimigo nº 1 dos selos é o tempo que estamos sem lhes mexer... Ao fim de anos chega a desagradável surpresa.

Resumindo. Quanto mais nos agarramos a este passa-tempo melhor garantimos a sua conservação. Esse é o melhor dos restauros...
Luis Santos

Mensagem por RomeuNatale em Qui Ago 23 2018, 22:51

Eu só coleciono usados, apesar de ter muitos novos. Pra mim o selo só tem valor se cumpriu a sua missão.
RomeuNatale

Mensagem por Psique10 em Sex Ago 24 2018, 13:39

Com que intervalo de tempo os classificadores devem ser manipulados?
Psique10

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 4 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: