Restauração de selos raros - quem faz?

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir em baixo

Re: Restauração de selos raros - quem faz?

Mensagem por Mitch Macgregord em Sex 30 Dez 2011, 10:11

Poxa acho interessante toda informaçao ou o que aprende este espaço é para voce e todos que podem compartilhar os conhecimentos neste tema
Mitch Macgregord

http://selorium.blogvie.com/

Mensagem por Wilson de Oliveira Neto em Sex 30 Dez 2011, 12:02

Prezados Sandro e Mitch.

Eu tenho muito pouco conhecimento técnico sobre restauro de documentos antigos, pois a minha ênfase, durante o estágio no AHJ, foi em Arquivística. Mas, acredito que eu possa ajudar com algo.

Uma coisa importante durante as operações de restauro é a cola a ser aplicada. Ela não pode reagir com o documento restaurado. No contexto da filatelia, caso isso aconteça, o item restaurado estará arruinado.

No AHJ, a equipe de restauro utiliza uma cola produzida na própria instituição. Trata-se de uma combinação entre água destilada e com PH neutro e, não me recordo bem, pó de batata inglesa. Eu não sei as proporções empregadas. O resultado, é uma geléia transparente e inodora que é empregada na restauração de documentos em suporte de papel. Até onde eu sei, essa cola nunca causou problemas.

Talvez, eu não vou prometer, eu possa conseguir uma amostra dela e testa-lá em algum selo antigo e inutilizado que possuo. Contudo, isso pode demorar para ocorrer, pois o AHJ está em recesso de final de ano e vou pouco a Joinville. Mas, se eu tiver a oportunidade, vou fazer o teste e aviso o resultado aqui para vocês.
Wilson de Oliveira Neto

https://meuscartoeseselospostais.blogspot.com.br/

Mensagem por Mitch Macgregord em Sex 30 Dez 2011, 12:23

O que me intriga é sera que esta cola artisanal que nao é da época enferruja mais rapido menos rapido ou igual. Pois com agua esta cola deve oxidar. ainda mais que o amido encontrado na batata pode dar fungos dependendo da temperatura e do ambiente
Mitch Macgregord

Mensagem por Psique10 em Sex 30 Dez 2011, 13:10

To muito interessado nas informações, mesmo porque eu trabalho na biblioteca da escola, mas como professor readaptado e não tenho curso de bibliotecário, nem ninguém aqui da cidade tem esse curso, mas o fato de eu adorar lidar com os livros me ajuda muito.
Psique10

Mensagem por Sandro Coletti em Sex 30 Dez 2011, 14:54

Mais heim??? Será que esse assunto poderá resultar em prática de restauração?
Caso você consiga a amostra da cola Wilson, é muito bom passo dado.
Tenho colega filatelista em Joinville, é possivel entrar em contato com ele e quem sabe obter e somar outras informações as suas experiências.
Vou também, após os famosos recessos de autarquias aqui em Curitiba, procurar o setor respectivo nos museus e jogar as informações que eu obtiver aqui para vocês.

Michel,
Acho que colas modernas podem e devem ser desenvolvidas com melhores propriedades que aquelas imaginadas a 200 anos. A preocupação com a "eternização" de papeis antigos é evoluída e deve envolver tecnologia prevendo ou prevenindo ataques e descolorações futuras.

Psique.. acredito que o caminho para encontrarmos soluções de restauros em filatelia deverá partir de bibliotecários, rsrs... Logo, por uma dedução lógica vejo você encontrando respostas antes da gente Very Happy
Boa Sorte!

Sandro Coletti

Mensagem por Wilson de Oliveira Neto em Sex 30 Dez 2011, 15:29

Prezados amigos.

Eu não vou garantir 100% de êxito na tentativa de obter uma amostra, pois faz muito tempo que não vou ao AHJ. Pretendo dar um pulo por lá em meados de janeiro, pois preciso iniciar um levantamento de documentos para o meu pré-projeto de Doutorado.

A respeito da cola, Mitch, a temperatura e a umidade nas salas de acervo do AHJ são controladas. Dentro desse ambiente, as colas, até onde eu sei, nunca deram problema. Contudo, não sei como ela se comportaria fora de um ambiente controlado.

Eu acredito, José, que nossa discussão poderá auxiliá-lo nas suas tarefas na biblioteca onde você trabalha. Caso interesse, eu conheço uma coleção de livros, editada pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, sobre acervos bibliográficos. Eu posso enviar os respectivos títulos. Tive um colega de mestrado que era bibliotecário e usou muito essa coleção.

Sandro, estou curioso, quem é o seu conhecido em Joinville? É da Associação Filatélica de Joinville? Infelizmente, eu estive afastado da filatelia por cerca de dez anos e acabei perdendo o contato com uma galera, além de não conhecer novos sócios da AFJ. Em Joinville, há muito filatelista, contudo o espaço de reunião da associação é precário e os colecionadores locais acabam dispersos. Uma pena.
Wilson de Oliveira Neto

https://meuscartoeseselospostais.blogspot.com.br/

Mensagem por Mitch Macgregord em Sex 30 Dez 2011, 16:18

Penso tambem mas nao me conheço em colas porisso esta pergunta me veio
Mitch Macgregord

Mensagem por Psique10 em Sex 30 Dez 2011, 16:47

Tomara, falar nisso, o amigo Odilo tem um arquivo de restauração muito ótimo. Não custa entrar em contato com ele e pedir pra que ele ponha o arquivo no fórum por doc para partilharmos.
Psique10

Mensagem por Sandro Coletti em Sex 30 Dez 2011, 16:51

Wilson de Oliveira Neto escreveu:Prezados amigos.

Sandro, estou curioso, quem é o seu conhecido em Joinville? É da Associação Filatélica de Joinville? Infelizmente, eu estive afastado da filatelia por cerca de dez anos e acabei perdendo o contato com uma galera, além de não conhecer novos sócios da AFJ. Em Joinville, há muito filatelista, contudo o espaço de reunião da associação é precário e os colecionadores locais acabam dispersos. Uma pena.

Que ótimo,
Eu me referia a Elton Maravalhas como o filatelista que mora em Joinville, mas adivinha... Ele é de Lajes, errei por algumas dezenas de Km, rsrs
Aqui tem o Face dele https://www.facebook.com/profile.php?id=100001944526795
Me comunico com ele apenas através de Facebook...
Aliás, quem tiver conta no Facebook, pode me adicionar, mas peço que avise-me se tratar de colega de filatelia, eu não adiciono mais pessoas que eu não conheço ou sem identificar-se.

https://www.facebook.com/sandro.coletti1

Sandro Coletti

Mensagem por Sandro Coletti em Sex 30 Dez 2011, 16:52

Psique10 escreveu:Tomara, falar nisso, o amigo Odilo tem um arquivo de restauração muito ótimo. Não custa entrar em contato com ele e pedir pra que ele ponha o arquivo no fórum por doc para partilharmos.

Tomara que ele possa disponibilizar pra gente mesmo...

Sandro Coletti

Mensagem por Psique10 em Sex 30 Dez 2011, 17:34

Certamente que sim, outro dia ele me mandou o artigo, mas faz tempo. Vou ver se acho.
Psique10

Mensagem por amaury luiz possidente em Qui 03 Maio 2012, 03:07

Boa noite
Como sou à favor dos "tapa buracos",tb sou à favor da restauração.
A coleção é uma arte muito egocentrica,tem pessoas exigentes,eu conheço filatelistas que não compra selo por causa de um minimo defeito,perceptivel somente com uma minuciosa analise.
Desde que comecei a coleção, propriamente dita, de selos eu bolei uma regra:no caso de selos valiosos,aceitar "tapa buracos" ( aminci,tocados,reimpressões e também restaurados),até o momento em que eu puder substituir por uma que fique defnitivamente.
Na epoca do imperio no Brasil,as pessoas tinham o habito de lacrar a correspondencia com o proprio selo e qdo abriam a carta rasgavam a peça..Assim eu adquiri meu primeiro Olho de Boi,sob carta,mas dilacerada ao meio,cada banda para um lado.Comprei por uma bagatela.Tava naquela fase de experimentos e eu cismei de restaurá-lo.Na época,no clube filatelico que frequentava eu ouvi rumores de que a clara do ovo surtia melhor efeito de cola para o selo do que qualquer tipo de goma,por ser natural e com o tempo aderir ao selo de tal forma a não ser perceptivel à olho nu.
Lá foi eu tentar restaurá-lo.Por sorte(de principiante)ficou perfeita e qdo adquiri outro definitivo guardei-o de recordação,como minha primeira (e unica) restauração.
Vlw
amaury luiz possidente

Mensagem por Mitch Macgregord em Qui 03 Maio 2012, 05:35

Um olho de boi como diz o Meyer e o comelli nao a dois iguais tanto para selos comuns como madrugadas, cruzeiros e certos outros nao guardo aminci ou so se for peça mais dificil de encontrar. Mas para o que é dos olhos de boi e inclinados estes mesmo com defeitos tem uma historia que da valor como o teu esperando que ele esta sempre sobre a cartinha ou o fragmentinho dele ^^
Bela historia ^^ se um dia puder escanear e postar ele seria legal agora que conheço a historia ^^ quero conhecer a visagem dele
Mitch Macgregord

Mensagem por Sandro Coletti em Qui 03 Maio 2012, 10:47

Muito bacana Amaury, eu ja tinha ouvido falar que a albumina é excelente para esses trabalhos, de fato.
Você poderia por favor pormenorizar essa sua experiência? Por exemplo, o que vc colocou embaixo das duas peças separadas quando passou a clara de ovo? A base grudou no verso do selo? Você guardou com uma base ou usou cola apenas na lateral do selo?
Aguardo, muito obrigado! (Ainda tenho que restaurar meu 180 inclinado Very Happy

Sandro Coletti

Mensagem por RubensBulad em Qui 03 Maio 2012, 15:38

Eu sou totalmente à favor da restauração de selos do Império, desde que essa restauração seja bem feita e que, se por acaso acontece do proprietário vender a peça, que esteja claramente indicado através de certificado de expertização que se trata de uma peça restaurada.

Tem muita gente que é contra as restaurações na filatelia e geralmente essas são as mesmas pessoas - comerciantes, sempre! - que tentam nos empurrar exemplares com carimbos por eles lavados quimicamente ou removidos com terebentina e dizem serem exemplares novos.

Há de se lembrar o seguinte: Não são tantos assim os exemplares sobreviventes do Império, e o mercado abunda com selos falsos, e esses selos possuem uma carga história enorme e fascinante que praticamente nenhum selo moderno possui.

E no mais, há um grupo de pessoas - chatíssimas ao meu ver - que ficam ditando «regras» na filatelia nacional que eu acho um verdadeiro porre. Certas regras devem sim serem seguidas, p.ex., pegar os selos com a pinça por conta da oleosidade das mãos, porém outras regras como essa da restauração são regras criadas para serem quebradas, afinal se o selo está em sua propriedade, ele é seu, e você faz o que bem entender com ele =)
RubensBulad

Mensagem por Mitch Macgregord em Qui 03 Maio 2012, 19:14

Concordo plenamente com o amigo. E mesmo renovado um selo guarda sua origem e fala de historia
Mitch Macgregord

Mensagem por Psique10 em Qui 03 Maio 2012, 20:39

Concordo com os amigos.
Psique10

Mensagem por Mitch Macgregord em Sex 04 Maio 2012, 05:32

Psique10 escreveu:Concordo com os amigos.

Amigo se pode responder a minha mp por favor.
Mitch Macgregord

Mensagem por Convidado em Seg 11 Jun 2012, 16:52

Mitch Macgregord escreveu:é estou de acordo com o amigo. Aqui na França os selos se conservam melhor e mais facilmente devido ao clima frio e sao raros os casos de ferrugem ou mofo. Isso acontece com pessoas das campanhas, puis tem muito mais humidade,. Mas se tem um minimo de precauçao aqui é melhor para a conservaçao da filatelia.
Acho que como faz nosso amigo Odilo é uma boa idéia, com climatisaçao ou entao fazer com que o clima da peça da casa onde guarda o selo deve ser numa temperatura certa , e as vezes isso ajuda mais que proteçoes plasticas. Mas fica caro e nem todo mundo pode fazer isso. Eu pessoalmente mesmo se estou aqui num pais mais facil de conservar selo pego muita precauçao e cuidado com eles sebre tudo os do imperio e ou os com goma. Até o tipo de papel do classificador é importante pois os classificadores pretos se aderam e colam mais facilmente sobre a goma que os brancos devido à pitura utilizada nestas paginas.

Mas um selo restaurado não perde seu valor histórico né!!!!!

Convidado
Convidado

Mensagem por Mitch Macgregord em Seg 11 Jun 2012, 17:34

Nao perde valor historico nao podemos até dizer que ganha so perde valor financeiro. Mas o dinheiro nao é tudo na paixao ^^
Mitch Macgregord

Mensagem por italia69 em Seg 11 Jun 2012, 18:25

Mas um selo restaurado não perde seu valor histórico né!!!!!
secondo me è proprio il restauro che non ha nessun valore storico,
mentre un francobollo rovinato si e forse anche più degli altri,
la bellezza del francobollo è solo per una nostra soddisfazione e per un valore finanziario,
ma che soddisfazione abbiamo se siamo pienamente coscenti dello stato originale.
I francobolli o buste brutte o belle hanno uguale valore storico.

Eu acho que é a restauração que não tem valor histórico, enquanto um selo está arruinada e, talvez mais do que outros, a beleza do selo é só para a nossa satisfação e valor financeiro, mas se estamos plenamente satisfeitos coscenti estado original. Os selos ou envelopes, feias ou bonitas são de igual valor histórico

italia69

Mensagem por odilo em Ter 12 Jun 2012, 14:01

Ciao amici,
Sono d'accordo con tutti voi. Il restauro non porteranno nuove conoscenze sulla storia.
Apenas vai dar uma nova maquiagem ao selo. E assim vai ficar mais bonito.
Mas respeito os que gostam dos "ossos".
Estou fazendo algumas experiências com uma cola feita de Carboxilmetilcelulose disolvido em água.
Estou usando "papel japonês" bem fino para colar no verso do selo e assim reforçar um pouco a estrutura danificada, rasgos e pequenas janelas.
Estas dicas eu consegui num curso rápido sobre conservação e restauro de acervos. Estou adaptando um pouco as técnicas para usar nos selos.
Inicialmente não me preocupei em documentar minhas experiências. Mas buscando mais info aqui no fórum estou prevendo que vão querer saber mais detalhes.
Tipo como : como estava o selo antes e como ficou depois. Assim vou preparar umas fotos e colocar aqui.
Mas já posso adiantar que os reparos que se faz na estrutura do papel, dificilmente vão conseguir "tapar uma janela". Olhando o selo contra luz ela aparece. Também na luz ultravioleta ou na benzina, o serviço feito vai aparecer. Dai que não chega a ser uma restauração, pois a parte da imagem não é alterada ou retocada. Isto já envolveria outras técnicas.
Quanto aos termos carboxilmetilcelulose e papela japonês, é só buscar no google.
Até mais,
Odilo
odilo

https://recuperandoselospostais.blogspot.com/

Mensagem por odilo em Ter 12 Jun 2012, 15:17

Olá amig@s,
Antes que vocês comecem a perguntar, ai estão os quatro primeiros "recauchutados".
O primeiro já tinha sofrido um reparo na década de 30. Vejam que apareceu uma bola branca.

Os próximos da lista estão abaixo deste quarteto.

Os da série vovó são as cobaias!
Quem tiver alguma pergunta, não se acanhe.
Até mais,
Odilo
odilo

https://recuperandoselospostais.blogspot.com/

Mensagem por Mitch Macgregord em Ter 12 Jun 2012, 15:20

Pergunata ainda nao mas ansioso de ver o resultado destes selos e de ter todo o detalhe de como fez para podermos testar também ^^
Mitch Macgregord

Mensagem por Ernane Ferreira em Qua 13 Jun 2012, 11:10

os da serie vovo so para teste mesmo porque alguns nao compensam msm queria tmb apreender como fazer
Ernane Ferreira

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Permissão deste fórum: