Restauração de selos raros - quem faz?

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Restauração de selos raros - quem faz?

Mensagem por Sandro Coletti em Seg Dez 26 2011, 09:51

Oi Pessoal,

Estou participando de um leilão de um inclinado de 180 Reis e provavelmente ele será arrematado por um valor super-baixo, ele é desinteressante à maioria porque apresenta cantos cortados com tesoura (os cantos extremos), aminci, pequeno rasgo e uma margem tocada... É uma peça trágica, mas imagino que se for possível uma restauração, poderá fazer parte da minha coleção.
Alguém tem ideia de algum profissional no Brasil que faça restaurações em selos?
Eu pensei em escrever para o Sr. Peter, mas ele dará o conselho de comerciante e a sugestão para comprar um selo dele (o que é bastante justo, uma vez que ele vive disso).
Se algum dos colegas conseguir um nome ou alguma dica, eu agradeço... Também continuarei minhas pesquisas, se encontrar alguma coisa, postarei aqui.
Att

Sandro Coletti

Re: Restauração de selos raros - quem faz?

Mensagem por somricardo em Seg Dez 26 2011, 11:37

dificil encontrar um profissional para tal trabalho, mas uma questão, caso encontre este não será um serviço extremamente caro? visto que é um serviço de extrema dificuldade, além de outros fatores?
somricardo

Mensagem por Sandro Coletti em Seg Dez 26 2011, 11:46

somricardo escreveu:dificil encontrar um profissional para tal trabalho, mas uma questão, caso encontre este não será um serviço extremamente caro? visto que é um serviço de extrema dificuldade, além de outros fatores?
Salve Ricardo,
Deve ser dificil encontrar o profissional sim, terei que ver quem atende o Peter Mayer por exemplo... Caro não deve ser não (não caríssimo), senão os selos restaurados não seriam os mais baratos disponíveis pelos comerciantes.

Sandro Coletti

Mensagem por odilo em Seg Dez 26 2011, 14:56

Olá amigos,
Pelo que sei a restauração não é bem vista na filatelia. Em obras de artes como pinturas, é muito utilizada. Mas em selos, parece que os filatelistas preferem o "osso" do que a "paleta recheada".
Eu tenho alguns selos que foram restaurados na década de 1930 e hoje eles mostram as marcas da restauração. Na época pode até ser que eram bem parecidos com os selos normais, mas hoje é um "caco". Geralmente a restauração era para juntar as partes rasgadas do selo ou "fechar" uma janela. Com o tempo a goma usada ficou escura e a aparência ficou prejudicada.
Mesmo se o selo for restaurado, deve ser vendido com um atestado de que foi recuperado. Afinal, ele não é mais original.
Até mais,
Odilo
odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por Wilson de Oliveira Neto em Ter Dez 27 2011, 16:47

Prezado amigo Sandro.

O Odilo está correto quanto ao status que os selos e demais documentos postais restaurados possuem dentro do colecionismo filatélico. Como uma forma de motivar o colecionador, ao obter um selo postal caríssimo por um preço módico, até é interessante comprá-lo. Porém, quando você tiver a oportunidade de substituí-lo (e essa oportunidade sempre aparece), recomendo que você faça, pois em uma exposição ou avaliação, os selos e peças filatélicas restaurados depreciam a pontuação e o valor da coleção.

O Arquivo Histórico de Joinville (AHJ) possui um centro de preservação de bens culturais. Talvez, a equipe que trabalha por lá poderá indicar um profissional para restaurar o inclinado que você arrematará no leilão. A seguir, um link para acessar a home-page do AHJ:

http://www.arquivohistoricojoinville.com.br/

Finalizando, espero poder ter ajudado e desde já fico às suas ordens.

Um abraço,

Wilson.
Wilson de Oliveira Neto

http://minhacolecaodeselospostais.blogspot.com/

Mensagem por Sandro Coletti em Ter Dez 27 2011, 18:52

Não vejo necessidade de entrar no mérito sobre a validade ou aceitação de se restaurar um Inclinado de 180 Reis, muito provavelmente quem seja contra manterá suas ressalvas baseadas em razão e lógica, isso sempre deverá ser respeitado acima de tudo.
Na minha visão, reavivar características de uma peça histórica, muito rara e delicada é obrigação, daí a minha postagem.
Wilson, vou entrar em contato com o equivalente a arquivo histórico aqui em Curitiba antes de entrar em contato com o pessoal que você primorosamente indicou.
Muito obrigado a todos vocês, meus caros Ricardo, Sr. Odilo e Wilson.

Sandro Coletti

Mensagem por Mitch Macgregord em Ter Dez 27 2011, 20:03

Tem aqui no site alguns amigos que restauram os proprios selos como o Gaspari, o Zod e eu comecei a fazer este ano. O mais dificil é encontrar o material para a restauraçao seja um papel da época e de encontrar o bom agulo e bons tamanhos para efetuar esta. Aqui na França se faz muito mas também nao é bem visto, pois de um lado desnaturaliza o selo e esconde a historia deste. De outro lado o valor fica sempre mais abaixo da cota ao menos por boa parte dos casos.
Pessoalmente uma quadra vale mesmo a pena de fazer mas encontrar o material a bom preço seja outros selos com mesmo tipo de papel para reparar fica sempre dificil. Eu tenho um olho de boi com um canto cortado e so ontem consegui um pedaço de olho de boi falso com mesmo tipo de papel aprentemente.

Dificil mesmo, sem falar que o professional deve ser de confiança pois tem muita fraude.
Mitch Macgregord

http://selorium.blogvie.com/

Mensagem por Wilson de Oliveira Neto em Ter Dez 27 2011, 22:25

Prezados Sandro, Mitch e demais foristas.

Assino em baixo do que você postou Sandro e espero que você tenha sucesso em seus contatos. Quanto aos procedimentos referentes à restauração não apenas de selos postais, como também de documentos em geral, eu tenho uma pequena, bem pequena experiência com isso, pois estagiei no Arquivo Histórico de Joinville, durante os anos de faculdade.

Restaurar documentos antigos em suporte de papel é um baita abacaxi. Nas instituições de guarda e pesquisa, conhecidas genericamente como "arquivos históricos", o restauro não prioriza o uso de papel original, mas de um material que viabilize a recuperação e preservação do documento restaurado. Isso dá um trabalho do cão, pois envolve o uso, por exemplo, de fibras vegetais com o PH neutro, resultando em um grande investimento financeiro e humano.

Já no caso da filatelia, a operação de restauro tem de ser extremamente discreta, pois, ao contrário do que ocorre em um arquivo, a intervenção restauradora não pode ser aparente, embora deva ser mencionada quando o selo ou documento postal é exposto ou negociado. Seus desafios são vários e vão desde o papel até a cola utilizada no restauro, pois com o tempo ela pode sofrer alguma reação química e estragar todo o material restaurado.

Wilson de Oliveira Neto

Mensagem por Mitch Macgregord em Ter Dez 27 2011, 22:37

Poxa legal e muito obrigado por compartilhar teus conhecimentos, eu nao falava de restauraçao tao bem feita mais de pequenas rafistolagem com outras peças. Bem minuscula meu conhecimento nisto microscopia mesmo.

Muito interessante o que diz pois é de fabricar tudo mesmo a pasta de papel para a restauraçao.

Agradeço ainda per tudo que compartilha meu amigo

Abraços
Mitch Macgregord

Mensagem por Psique10 em Qua Dez 28 2011, 01:44

Gostei de conhecer alguns detalhes da restauração também.
Psique10

Mensagem por Wilson de Oliveira Neto em Qua Dez 28 2011, 09:48

Prezados Sandro, Mitch, José e demais amigos.

Eu realmente fico muito feliz pelas respostas de vocês, Mitch, José e Sandro, às minhas postagens. É esse tipo de diálogo civilizado que me estimula a participar de um fórum como o nosso. Desde que ingressei nele, venho aprendendo muito.

Andei pensando mais um pouco sobre os dilemas em torno do restauro de selos e documentos postais em filatelia. Especialmente, pois há um trecho na última postagem do Sandro que me chamou a atenção: "Na minha visão, reavivar características de uma peça histórica, muito rara e delicada é obrigação [...]". Você está coberto de razão quanto a isso.

Vocês já se deram conta que estamos há menos de 20 anos para o bicentenário do Penny Black e o Olho de Boi? Estaremos lidando com materiais com mais de duzentos anos de idade! Como conservá-los? Em um país de clima tropical como o Brasil, filaband, maximaphill, sílica gel e outros meios usuais de conservação não serão suficientes. O número de selos, envelopes e fragmentos danificados irá aumentar e, nesse sentido, será que o status da restauração filatélica irá mudar?

Vou dar um palpite: mais cedo ou mais tarde critérios mais claros a respeito da restauração em filatelia serão estabelecidos e aceitos. Selos tão delicados, como por exemplo, os inclinados do Sandro, com mais de duzentos anos, vão precisar de um suporte a mais para sua conservação e manipulação. Talvez, esteja surgindo aí mais um campo de estudos para a Filatelia.
Wilson de Oliveira Neto

Mensagem por Mitch Macgregord em Qua Dez 28 2011, 10:02

é estou de acordo com o amigo. Aqui na França os selos se conservam melhor e mais facilmente devido ao clima frio e sao raros os casos de ferrugem ou mofo. Isso acontece com pessoas das campanhas, puis tem muito mais humidade,. Mas se tem um minimo de precauçao aqui é melhor para a conservaçao da filatelia.
Acho que como faz nosso amigo Odilo é uma boa idéia, com climatisaçao ou entao fazer com que o clima da peça da casa onde guarda o selo deve ser numa temperatura certa , e as vezes isso ajuda mais que proteçoes plasticas. Mas fica caro e nem todo mundo pode fazer isso. Eu pessoalmente mesmo se estou aqui num pais mais facil de conservar selo pego muita precauçao e cuidado com eles sebre tudo os do imperio e ou os com goma. Até o tipo de papel do classificador é importante pois os classificadores pretos se aderam e colam mais facilmente sobre a goma que os brancos devido à pitura utilizada nestas paginas.
Mitch Macgregord

Mensagem por Psique10 em Qua Dez 28 2011, 20:51

mais um motivo para não comprar classificadores de fundo preto. Eu nunca comprei e nem quero comprar, gosto dos brancos.
Psique10

Mensagem por Mitch Macgregord em Qua Dez 28 2011, 20:54

Além do fato de ver mais dificilmente a chegada da ferrugem, mas se os selos forem usados fica mais bonito a coleçao ^^
Mitch Macgregord

Mensagem por Wilson de Oliveira Neto em Qui Dez 29 2011, 12:29

Prezados amigos José e Mitch.

Perdoem-me pela demora desta resposta. Embora eu até hoje não tenha tido problemas com os meus classificadores de fundo preto (e olha que eu tenho um com mais de 30 anos de idade), eu também prefiro os classificadores de fundo branco. Minha preferência deve-se a duas razões:

1) A visualização do selo postal acondicionado é melhor;

2) A aparência do selo postal classificado, acondicionado em tira plástica protetora de fundo preto, contra o fundo branco é melhor.

Quanto às marcas que consumo, não posso reclamar dos classificadores nacionais. Eles são boas opções quando comparamos os preços dos classificadores importados.
Wilson de Oliveira Neto

Mensagem por Mitch Macgregord em Qui Dez 29 2011, 12:48

Neste caso opinioes entram em contradiçoes mas acho que também é que depende do clima do pais e da maneira em que conserva os classificadores
Eu gosto do classificador preto para meus selos do imperio pois acho que sai melhor mas esta é minha opiniao . Ja os classificadores brancos utilizo para todos os selos recentes, pois como a cor dos selos é mais branca fica melhor ^^

tambem gosto dos classificadores preto para imperio pois coloco sempre umas folhinhas pequenas com imagem do carimbo correspondente e informaçoes sobre a variedade seja cor , dentes ou legendas ^^
Mitch Macgregord

Mensagem por Wilson de Oliveira Neto em Qui Dez 29 2011, 13:44

Prezado Mitch.

Concordo em número, gênero e grau com sua opinião acerca do clima e da forma com a qual os classificadores são acondicionados e manipulados. Agora, fiquei curioso quanto à sua coleção sobre o Brasil Império. Você pode disponibilizar algumas imagens dela? Embora eu não colecione o período imperial, considero os selos e documentos postais desta época muito belos e extremamente instigantes para pesquisa.
Wilson de Oliveira Neto

Mensagem por Mitch Macgregord em Qui Dez 29 2011, 13:46

No topico envelopes que abri tem alguns mas se tem um mail hotmail posso te mostrar uma parte de minha coleçao sim mas esta ainda um pouco mal organizada me envie por mp teu mail msn se tem senao veremos como fazer
Mitch Macgregord

Mensagem por Psique10 em Qui Dez 29 2011, 15:30

Estou de pleno acordo Wilson.
Psique10

Mensagem por Sandro Coletti em Qui Dez 29 2011, 16:14

Ahh Michel
Poste as imagens no fórum pra gente admirar também... Adoro selos e envelopes circulados do império...

Sandro Coletti

Mensagem por Mitch Macgregord em Qui Dez 29 2011, 17:08

ta classificando ainda muito trabalho quando colocarei o farei na ordem e com imagens dos carimbos respectivo
Mitch Macgregord

Mensagem por Psique10 em Qui Dez 29 2011, 18:07

Eu procuro selos que tenham alguma coisa relacionada com o xadrez, tipo cavalo, torre(podem ser filigranas)carimbos que tenham nomes legíveis, e principalmente peças circuladas registradas ou com carimbo com alguma menção ao xadez, não podem ser folders (só se forem circulados e registrados) nem cartão postal.
Psique10

Mensagem por Mitch Macgregord em Qui Dez 29 2011, 18:17

Devemos voltar ao tema do topico para esta discuçao abrirei um topico com meus selos quando estiver pronto. Para psique abre um topico de trocas bem esplicado com o que tens para troca e o que quer.

E vamos continuar com a restauraçao selos raros sunny
Mitch Macgregord

Mensagem por Psique10 em Qui Dez 29 2011, 20:21

To aguardando o assunto, pois não conheço o tema.
Psique10

Mensagem por Sandro Coletti em Sex Dez 30 2011, 09:23

Eu estou achando o tema interessante, mas meramente curioso!
Tive que controlar os ímpetos de tentar produzir uma poupa de papel com intuito de aprender sobre esse processo de restauro.

É no mínimo tentador pesquisar as alternativas, formas, materiais e técnicas para restaurações filatélicas... Mas seja lá qual língua for, está difícil encontrar dicas práticas... No mundo todo a expressão "restaurar" significa lavar o selo para eliminar as manchas vermelhas dos fungos, rsrs.

Vou procurar o setor de restauração de documentos raros dos museus de Curitiba (quem sabe até da Biblioteca Pública) e ver qual a opinião deles sobre aplicar seus procedimentos na filatelia...

Só falta eu mesmo conquistar esse conhecimento para restaurar meu selinho, rsrs... Evidentemente que mal não irá fazer, rsrs

Sandro Coletti

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: