Herança filatélica.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Herança filatélica.

Mensagem por carlos medeiros em Qui Dez 08 2011, 13:31

Boa tarde a todos, entre muitas coisas que herdei do meu sogro após o seu falecimento, estava a coleção de selos dele, o material é grande, muitos selos em pacotes, cartas caixa de sapato, 2 albuns do Brasil e etc... e etc..., vou ter o trabalho prazeroso de organizar o material, aos poucos vou postando fotos do material, entre o material esses dois catálogos. abraços a todos.

[img][/img]
carlos medeiros

Re: Herança filatélica.

Mensagem por Wilson de Oliveira Neto em Qui Dez 08 2011, 15:16

Prezado Carlos.

As heranças filatélicas são sempre bem-vindas e um grande incentivo para o colecionador. Eu iniciei a minha prática filatélica aos doze anos de idade. Na ocasião, eu recebi de presente a coleção de selos do meu bisavô, que havia falecido quando eu completei um ano de idade. Por anos, a minha tia-avó e a minha bisavó guardaram a sete chaves a coleção dele. Quando perceberam o meu interesse pelo colecionismo filatélico, elas foram, aos poucos, liberando alguns classificadores e envelopes com selos. Até hoje eu possuo uma boa quantidade de selos oriundos da coleção dele.

Uma das coisas que me chamam muito a atenção, quando me deparo com uma situação semelhante à sua, é a forma com a qual as pessoas de outrora reuniam, classificavam e acondicionavam os seus selos e demais documentos filatélicos. Geralmente, costumamos afirmar corretamente que a Filatelia é uma ciência auxiliar da História, que através dela podemos conhecer o passado. Contudo, a própria prática filatélica tem uma historicidade, ou seja, um desenvolvimento ao longo do tempo, que resulta no que somos hoje. Tri-legal!!!

Então, sucesso e muito prazer na sua empreitada e não esqueça de postar novas fotografias.
Wilson de Oliveira Neto

http://minhacolecaodeselospostais.blogspot.com/

Mensagem por Ernane Ferreira em Qui Dez 08 2011, 17:44

Legal parabens e boa sorte ao achar bons materiais
Ernane Ferreira

Mensagem por Renato em Qui Dez 08 2011, 18:00

Carlos,

Tenho certo que o seu trabalho será prazeroso e você com certeza não ficará entediado em nenhum momento.

Wilson faço de suas palavras as minhas estes "pedaçinhos de papel", quanto história eles carregam, ou melhor eles são a história em si.
Renato

Mensagem por odilo em Qui Dez 08 2011, 22:22

Olá Carlos,
Também tenho uma história parecida. Ainda hoje encontro selos me fazem viajar por este mundo.
Boa sorte e bom divertimento.
Odilo

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por Marco em Qui Dez 08 2011, 22:59

Olá Carlos,
aproveite este momento feliz! Sempre haverá descobertas. Eu também - como tantos outros - comecei a colecionar com meu avô.
Boa sorte e um abraço,
Marco
Marco

Mensagem por Mitch Macgregord em Sex Dez 09 2011, 04:50

é e aprendemos também a paixao dos nossos e tanta coisa herança é lembrança ^^
Mitch Macgregord

http://selorium.blogvie.com/

Mensagem por Motoka36 em Sex Dez 09 2011, 09:49

Parabéns pelo maerial recebido.

Eu também descobri recentemente que meu sogro foi filatelista.
Durante anos, quando visitava-o no Paraná, era tanto assunto para por em dia, que mal sobrava tempo para falar de filatelia. Simplesmente eu sabia que ele colecionou em algum momento da vida, mas não sabia mais nada.
Estávamos ocupados falando de futebol, da agricultura, e o tempo que sobrava jogávamos baralho.

Ele descobriu o câncer em 2006 e em menos de 1 mês veio a óbito.

Somente há 2 anos, quando subi no quarto dele com minha esposa para dar uma geral e limpar seu quarto, é que descobri numa caixa, sob muita poeira, sua coleção de selos.
Como muitos colecionadores de sua época, não tinha muita organização, e efim, tive a impressão que ele colecionava tudo, todos os países que aparecia.
Mas imagino que no interior do Paraná dos anos 60 e 70 teria poucas chances de trocar materiais.

Hoje fico pensando que a única pessoa que realmente gostava de filatelia na família se foi, e sequer comentei um dia que tinha classificadores abandonados em casa. Acredito que ele também não se sentia a vontade para falar de um assunto assim, tão "estranho", e durante quase 1 década que convivemos, jamais falamos de selos ou qq material filatélico.

Mas vou compensar essa falta de comunicação tentando perpetuar sua coleção com seu neto, que é meu filho mas infelizmente ele não pôde conhecer.

Torcendo para que todo forista consiga trazer mais um novo colega à nossa discussão, ou consiga despertar o interesse em alguma nova criança ou parente,

Atenciosamente,

Motoka36

Mensagem por Mitch Macgregord em Sex Dez 09 2011, 10:50

Belas frases meu amigo e bela historia, pois mesmo se nunca falou disso com teu avo, agora sabe que tinham em comum esta paixao também. E como falo sempre este pedaço dele estara sempre com voce ^^ e os selinhos perpetuarao a tradiçao de pai em filho avo e neto
Mitch Macgregord

http://selorium.blogvie.com/

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: