Quais selos valorizam?

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Quais selos valorizam?

Mensagem por lucasnunes em Qua Nov 30 2011, 13:32

Sou novato e quero começar uma coleção de selos. Li um artigo dizendo que selos depois de 1940 só depreciam, salvo alguns casos, e juntá-los seria perder dinheiro, o que valeria mais a pena seria colecionar os do século XIX. Vcs podem me descrever melhor como os selos valorizam ou não? Só quero dizer q não tenho uma opinião formada, só li um texto e fiquei curioso.

Última edição por lucasnunes em Qua Nov 30 2011, 19:09, editado 1 vez(es)
lucasnunes

Re: Quais selos valorizam?

Mensagem por Sandro Coletti em Qua Nov 30 2011, 14:09

Humm... Legal a sua dúvida e sua afirmação... Sou novato em filatelia também, e preciso muito entender isso e aprender a separar a prática de coleção de selos da paixão e da razão! discernimento é sempre bom.

Estou amando adquirir peças filatélicas, mas ficarei extremamente frustrado se souber que troquei R$10,00 por R$8,00... Estou tomando muito cuidado para comprar as peças com valores SEMPRE abaixo de 30% do valor do catálogo mais recente. Qualquer valor cobrado acima disso, para mim é desperdício, pois certamente em outra ocasião eu terei um valor mais adequado. (com as devidas exceções, claro!).

Enfim, gostei muito da pergunta do Lucas e vou aguardar com bastante curiosidade as respostas dos mais experientes.

Att
Sandro
Sandro Coletti

Mensagem por guilherme ribeiro em Qua Nov 30 2011, 14:33

os selos nao desvalorizam
cada vez que um colecionador adquire um selo é um selo a menos no mercado.

isso pode ser facilmente visto pelos valores de alguns selos recentes nos catalogos:os que tem valor facial mais alto tendem a valer mais mesmo se a tiragem for alta.
guilherme ribeiro

Mensagem por Marcelo Zampa Filgueiras em Qua Nov 30 2011, 15:32

Sinceramente, se pretende colecionar selo como investimento, acredito não ser a melhor opção no Mercado. Primeiramente para uma peça se valorizar demora-se algum tempo, e é difícil ter certeza de quais irão acontecer isto. Se for comprar peças do Império, gastará muito e ainda corre o risco de material falso, como já relataram sobre Olho-de-boi aqui no fórum.
Agora se sua intenção for um Hobby, este é o caminho.
Abraços
Marcelo Zampa Filgueiras

Mensagem por Ernane Ferreira em Qua Nov 30 2011, 16:21

Selos para investimento no futuro acho algo difícil de acontecer em coleções. Mais por hobby msm. Antes de 1940 como dizem é que há tendência de se Valorizarem mais. tenho algumas peças pos este ano que são de alto valor.
Ernane Ferreira

Mensagem por Sandro Coletti em Qua Nov 30 2011, 16:41

Estou sinceramente incomodado com esse assunto...
Eu então estou perdendo dinheiro ao comprar selos depois dos anos 40?

Ok, imagino que não perco dinheiro ao comprar selos raros (brasilianas de 83.... quadras de 73... etc) desde que pague no máximo 30% do valor de catálogo vigente, certo?

Não consigo ver a coleção recebendo investimento financeiro alto para atender apenas o coração, a satisfação pessoal, até lamento por isso, mas sou bastante prático e objetivo...

No mínimo não perder dinheiro é o que se espera desse tipo de atividade.

Quando digitei "investimento financeiro", não pensei em visar lucro, não estou afirmando isso, mas no mínimo manter estável em poder de compra esse valor investido e que os juros sejam a satisfação e conhecimento adquiridos.

Mas se não for isso, terei mesmo que repensar a forma de abordar a filatelia.

Aguardo mais comentários! É importante aproveitar a oportunidade para alertar iniciantes, eu estou bastante surpreso de forma negativa sobre as afirmações até aqui.

Obrigado por opinarem sobre o assunto! Estou achando esse o tópico muito importante .
Sandro Coletti

Mensagem por guilherme ribeiro em Qua Nov 30 2011, 17:04

voce nao perdera dinheiro isso eu garanto a menos que voce faça maus negocios comprando selos estragados... etc.
mas eu acredito que nao da pra ganhar dinheiro com selos e colecionar ao mesmo tempo.
guilherme ribeiro

Mensagem por Motoka36 em Qua Nov 30 2011, 17:58

Olá.

Como investimento financeiro os selos são péssimo negócio. Na realidade desconheço um hobby que vá trazer retorno financeiro ou mesmo um equilíbrio ao longo do tempo, a não ser que vc realmente invista em peças raras do império.
Imagine que vc goste de música, este seja seu hobby, e vc adquira um instrumento, que seja uma guitarra, por exemplo. O maior ganho será sua satisfação em tocar num instrumento de qualidade. E se sua satisfação for grande e vc quiser continuar, com certeza irá trocar sua guitarra por uma ainda mais cara, e neste momento com certeza sua guitarra com pouco tempo de uso, sofrerá uma depreciação, o que é totalmente normal e aceitável.
Com os selos a história se repete. Vc adquiri um ou outro selo, pelo prazer que ele te dá ao verificar a peça, classificá-la , e por fim quem sabe um dia trocar a peça por uma melhor.
Ganhar dinheiro com selos, em primeiro lugar´os Correios . Depois, somente as filatélicas, que afinal de contas, é o business delas, que é ganhar dinheiro comprando e vendendo selos ou coleções.
Eu tenho uma pequena coleção, estou muito feliz com ela, e acredito que o prazer que tenho observando a mesma é muito maior que a depreciação que terei ao vendê-la um dia, se é q minha esposa não jogará tudo ou dará a alguém, como é comum vermos aqui no forum. Eu espero poder vender ou doar tudo antes para alguém que dê tanto valor qto eu, para não ter este dissabor, seja onde eu estiver.
Abraços a todos.
Motoka36

Mensagem por Sandro Coletti em Qua Nov 30 2011, 18:23

Oi Motoka,
Eu cultivo orquideas também, não se trata de uma coleção, pois não a vejo assim... Mas ela jamais sofre depreciação, pelo contrário, ela ganha poder de barganha porque naturalmente ela aumenta de tamanho. Se pago 100,00 em uma orquidea adulta, daqui uns 4 anos poderei dividi-la ao meio e ter dobrado meu investimento simplesmente trocando a planta nova por uma outra de mesmo valor com algum outro orquidófilo...
Coloquei esse exemplo apenas para mostrar que existe uma pratica de colecionar que é capaz de não se depreciar, pelo contrário. (ainda que existe um custo de manutenção).

Coisa semelhante acontece com coleção de jóias e pedras preciosas, apesar de não se multiplicarem, elas mantém um valor de mercado estável, corrigindo-se a cada tempo (desde que vc adquira as jóias em mercado de ocasião, não em joalherias ou joalheiros).

Isso se repete com arte plástica, com quadros e esculturas de bons artistas, tenho uma gravura de Poti Lazarotto que na época (3 anos acho) que paguei R$1200,00 e hoje ela vale mais de R$3000,00 e nem pensar em parar de se valorizar!

E eu na minha inocência, acreditando na propaganda dos filatelistas comerciais que AFIRMAM ser um investimento estável, pensava o mesmo a respeito dos selos.

Repito, não ligo de não ter lucro, mas não acho admissível depreciar-se... Se um selo paga 1 litro de leite hoje, quero que ele continue pagando esse litro de leite daqui 2 anos.

Att
Sandro Coletti.

Sandro Coletti

Mensagem por Sandro Coletti em Qua Nov 30 2011, 18:33

Pessoal,

Quanto custava uma quadra do Dia do Selo de 1973 a 2 anos no Mercado Livre?
Pode ser um lote das Brasilianas de 1983 ou um Pacelli de qualquer tiragem...
Alguém tem ideia disso? Alguém comprou uma peça dessas a 2 anos atras?
Qual era o valor praticados destas peças nestes mercados a 2 anos?

Hoje nós sabemos evidentemente, quanto custa cada peça dessas, se compararmos com os valores de 2 anos, teremos uma ideia da depreciação ou correção no período... é a forma mais prática de se conhecer de fato o tema deste post do jovem Lucas ( e agora meu, rsrs)...

Obrigado, tomara que vcs tenham essa resposta!

Att
Sandro Coletti
Sandro Coletti

Mensagem por guilherme ribeiro em Qua Nov 30 2011, 18:39

por exemplo , meu avo adquiriu os blocos brasiliana na epoca nao deve ter pago muito a mais do que o valor facial em 30 anos eles aumentaram muito o preço.

eu nao acho que uma coleçao deve ser vista assim como investimento ate porque poucos colecionadores querem vender suas coleçoes dinheiro voce nao perdera se algum dia voce ou algum descendente seu quiser se livrar de sua coleçao.

guilherme ribeiro

Mensagem por Motoka36 em Qua Nov 30 2011, 18:41

Olá, Sandro.

Esta discussão é muito relevante e importante para o forum.
Mas penso que, excetuando-se peças do império e a história postal do Brasil, e com raras exceções dos selos de pós-guerra do Brasil, a garantia da manutenção do valor é temerária, e praticar a filatelia pensando nesta manutenção de vlalores, salvo as peças que acima citei, é um erro. As situações específicas de qualquer mercado, onde você tem uma pessoa interessada em comprar determinada peça, é o que faz a cotação variar um pouco para cima. E o motivo principal no caso do Brasil é um só : a diminuição do número de colecionadores e pessoas que como nós, dá valor ao pequeno pedaço de papel chamado selo postal.
Mas não podemos desanimar, e a cada dia que passo tento fazer sobrinhos, amiguinhos de escola do filho, enfim, tento resgatar ex-colecionadores (q são milhares) ou conseguir novos admiradores para este nosso hobby que é fascinante.

Abraços a todos.

Motoka36

Mensagem por Marcelo Zampa Filgueiras em Qua Nov 30 2011, 19:01

Excelente as palavras do Motoka. É uma lei de mercado, oferta e procura e com certeza o número de colecionadores só vem diminuindo, assim como as cartas com selos. Hoje recebemos pelo correios malas diretas, extratos e documentos de bancos e cartão de crédito somente com carimbos. Agora são e-mails, MSN e outros meios eletrônicos.
Parabéns Motoka.
Marcelo Zampa Filgueiras

Mensagem por Sandro Coletti em Qua Nov 30 2011, 19:34

É... Apesar da Filatelia movimentar um mercado brutal no Mundo, fica claro que filatelistas estão entrando em extinção... E obviamente que esse é um caminho sem volta... A minha esperança era que a peça filatélica se mantivesse, mas como muito bem disse o Motoka, o que dita isso é o Mercado.

Eu sinceramente vou repensar minha participação na filatelia, amor a coisas materiais tem limites... e o limite é quanto ela valia e quanto valerá... Respeitando muito todos os colegas que pensam diferente, se não forem vocês a persistir com o assunto, ele se acaba de uma hora para outra. E é graças a todos vocês amantes incondicionais da filatelia que conheci um pouco mais desse mundo fascinante...

Valeu mesmo!

Abração
Sandro Coletti

Sandro Coletti

Mensagem por Sandro Coletti em Qua Nov 30 2011, 19:36

Ô Guilherme.. Você herdou as Brasilianas de seu avô então? Imagino o seu orgulho multiplicado por estas peças! legal demais! Very Happy

Sandro Coletti

Mensagem por zod100 em Qua Nov 30 2011, 19:50

Amigos,
Pelo menos eu coleciono pelo prazer de ter os selos, de poder mostrar minhas coleções para outras pessoas, e prefiro montar as coleções como eu gosto, sem regras competitivas. Mas se alguém tem o interesse em obter lucro com a filatelia, isto não será imediato, pode ser que peças que compremos em quantidade hoje, valorizem-se muito em 10, 15 anos, mas nada é certeza neste ramo. Se uma pessoa quiser "arriscar", aconselho observar a quantidade de selos emitidos, e, se for uma emissão em número reduzido, vale a pena comprar em quantidade. Mas é só uma tentativa de lucro, certeza só daqui uns 10 anos.
abraços
Paulo Daróz - zod100

Última edição por zod100 em Qua Nov 30 2011, 20:03, editado 1 vez(es)

zod100

http://selosdobrasil.forumeiros.com

Mensagem por guilherme ribeiro em Qua Nov 30 2011, 20:00

vejam a numismatica por exemplo:
existem muito menos numismatas e as cedulas e moedas normalmente custam caro.
guilherme ribeiro

Mensagem por pvcfernandes em Qua Nov 30 2011, 20:49

Eu acho que o valor do selo depende da procura, reparando no mercado livre, notei que a grande maioria não vende pelo valor do catálogo, a maioria dos selos a venda lá esta de 20% a 30% do valor do catálogo e alguns casos que vi até menos... O catálogo serve de referência, não quer dizer que ele valha aquilo tudo, depende da procura e da falta dele no mercado, um olho de boi pode valer até mais que o catalogo diz já outros não...

Selo é paixão, é como um corredor que equipa seu carro, gasta as vezes 3 ou 4 vezes mais que o valor do carro, porém no mercado o custo final do veículo pode ser que não cobrirá os gastos dele (dependendo o caso)...

Eu colecionava ( e voltei agora a colecionar) selos pela história deles, cada selo tem uma história a nos contar, um evento, um momento, enfim... um selo nos diz muito sobre nos mesmo...

Para um colecionador o valor do selo é inestimável, para o comerciante pode não valer nada o mesmo selo... vai da paixão de cada um...

[]´s
pvcfernandes

https://www.sites.google.com/site/pvcfernandes

Mensagem por Sandro Coletti em Qua Nov 30 2011, 21:42

Exatamente Fernandes, portanto é necessário então deixar claro aos que chegam agora que o umbigo é mais embaixo.
Eu adoro selos, também estou voltando, mas minha paixão não é tão grande para imaginar que os aproximadamente R$4500,00 que investi nos ultimos meses se definharão com o passar do tempo... Pelo material histórico, pela paixão, só se eu não precisar investir pesado do jeito que investi.
Por isso que é afirmativo a minha revisão no assunto, investir dinheiro pensando que isso ficara mantido firme ao longo do tempo, só no garantido, neste caso os imperiais....

Mas é isso mesmo,são graças aos apaixonados incondicionais como os mais ativos desse fórum é que a Filatelia está aí!.
Att
Sandro

Sandro Coletti

Mensagem por Motoka36 em Qua Nov 30 2011, 21:53

Sandro,

Quado voltei a ver meus selos alguns anos atras, me deparei com o dilema de nao comprar os materiais recem-lancados. Cheguei a pensar nisso, mas ligo desisti, pois se vc pensar quantas emissoes sao lancadas num mes no Brasil, vale realmente a pena adquirir uma peca de cada. Em pouco tempo vc vai deparar com pecas q "somem" do mercado, e ai a valorizacao passa a ser uma consequencia da paixao. As vezes penso.. " para q um sao paulino compra selos do corinthian" incluindo selos caros de tecido.. Mas imaginando daqui alguns anos, talvez exatamente esta peca desperte a curiosidade de um filho ou sobrinho sobre o Hobby.

Abracos, e obrigado por proporcionar uma discussao tao educada e saudavel.

Motoka36

Mensagem por odilo em Qua Nov 30 2011, 22:20

Olá amigos,
Obrigado e parabéns a todos por esta discussão.
Gostaria de dar também minha opinião.
Em qualquer atividade que vamos iniciar, sempre tem um gasto inicial. Salvo aquelas em que herdamos algo já existente. Nestes casos iniciamos com um Vo (velocidade inicial) diferente de zero. Mas para continuar, precisamos de aporte de recursos. Mesmo as plantas necessitam de cuidados para se multiplicarem.
Se nestes casos não cuidamos para ter um retorno em algo não tangível como prazer, alegria, conhecimento, amizades, melhor qualidade de vida, etc.... então é necessário reconsiderar a atividade.
Com a filatelia não é diferente. Os amigos aqui lembraram bem, se o investimento for em peças de valor, esta, se bem conservadas, vão manter ou aumentar seu valor.
Mas no fim vale a lei aqui lembrada, a da oferta e da procura.
Até mais,
Odilo

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por israpaulo em Qui Dez 01 2011, 05:52

Os Brasilianas comprei em 2003 por $40 o set .

Tambei sou sao paulino e comprei 10 selos de tecido do curintia.... O que nao comprei e nao sei se vai acontecer e comprar o selo do curintia campeao da libertadores...

Alguns selos valorizam. Por exemplo , estive com meus filhos e compramos em 2004 na exposicao aqui em Tel Aviv, 2 folhas do "desenhe seu proprio" selo. 20 selos de 1,50 sheqel cada um... Estao vendendo esses selos cada um por 50 dolares em sites de leilao.... cada selo por 190 sheqel. Aconteceu isso pois fizeram so 2000 folhas ....

Calculem o lucro...

Ou entao em uma troca com a india, um dos blocos veio com o picote deslocado... vale hoje 100 euros... troquei pelo valor de 2 euros...
israpaulo

http://www.superfilatelico.blogspot.com

Mensagem por Ernane Ferreira em Qui Dez 01 2011, 11:17

as vezes a mudança de preço é constante para cima ou para baixo
Ernane Ferreira

Mensagem por Sandro Coletti em Qui Dez 01 2011, 11:40

Ernane Ferreira escreveu:as vezes a mudança de preço é constante para cima ou para baixo

É mesmo? Que louco isso! Que tipo de selo diminui o preço? Pode dar um exemplo?
[]´s
Sandro Coletti

Mensagem por guilherme ribeiro em Qui Dez 01 2011, 11:58

os selos nao desvalorizam
o que pode acontecer é o selo valer menos que o valor facial depois que ele for desmonetizado mas o valor dele "de catalogo" nao cai

concordo plenamente com o israpaulo sobre a libertadores do corinthias
poderiam emitir um selo do tolima?
guilherme ribeiro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: