Desgrudar resto de papel de um selo antigo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Desgrudar resto de papel de um selo antigo

Mensagem por pvcfernandes em Dom Nov 13 2011, 19:54

Ola, Estou com este selo que encontrei hoje nas minhas velharias guardadas..rs

Note que no canto superior direito há um pedaço de papel grudado, talvez de outro selo ou algum papel que ficou grudado, enfim...

Como o selo é antigo e faz muito tempo que não coloco um selo para ferver, não quero arriscar sem ter absoluta certeza que não vou estragar...rs Já que esse selo além de eu ter poucos da cor azul, nessa tonalidade tenho apenas 2...

Haveria algum produto ou algum método que preserve o selo? Ou posso usar água quente sem problemas?

Obrigado!!

[]´s

pvcfernandes

https://www.sites.google.com/site/pvcfernandes

Re: Desgrudar resto de papel de um selo antigo

Mensagem por Marcelo Zampa Filgueiras em Dom Nov 13 2011, 20:07

Olá PVC. Na verdade eu utilizo água comum mesmo, não tenho costume de usar água quente. Agora é difícil saber se o selo não será danificado, a cola pode retirar a cor do selo quando descolar do selo. Na dúvida eu não tentaria retirar, mas talvez outro amigo possa te ajudar mais. Abraços.
Marcelo Zampa Filgueiras

Mensagem por pvcfernandes em Dom Nov 13 2011, 20:12

Obrigado Marcelo... Eu estava pensando exatamente isso, se valeria a pena retirar esse pedacinho de papel... Será que não descaracteriza o selo?
Vou aguardar mais respostas... Se fosse um selo novo não pensaria duas vezes, mas um selo antigo talvez danifique mais ainda ele...

Valeu!!

[]´s
pvcfernandes

Mensagem por Wilson de Oliveira Neto em Dom Nov 13 2011, 20:37

Prezado Fernandes.

Você pode utilizar o velho método de lavagem de selo a partir do mergulho do mesmo em água (temperatura ambiente), tal como fazemos para descolar selos fixados em envelopes. Sempre fiz isso, mesmo com selos mais antigos, e nunca tive problemas quanto à coloração desbotar ou qualquer outro dano.

Por outro lado, há disponível no mercado substâncias específicas para a descolagem de selos que, no seu caso, poderá ser usada na separação do pedaço de papel grudado no selo mencionado na sua primeira postagem. Infelizmente, eu ainda não tive a oportunidade de usar esse tipo de material e não sei precisar o seu grau de eficiência. O link a seguir dá acesso à home-page da Filatélica Olho de Boi (Curitiba, PR). Nele aparece a oferta da tal substância que mencionei. Caso interesse, você poderá encomendá-la e aplicá-la no selo em questão.

Finalizando, espero ter ajudado e desde já desejo sucesso à sua tarefa.

http://www.shopplace.com.br/BRpt-b2c/cliente/pub/ListaForm;jsessionid=A58B0457183546E3882B25B0234DA205?tipoPesquisa=ES18&empresa=olhodeboi

Ps - o nome do produto é: Lindner - líquido para descolar selos de envelopes e postais (R$ 52,00 / 125 ml).[i]
Wilson de Oliveira Neto

http://minhacolecaodeselospostais.blogspot.com/

Mensagem por Ernane Ferreira em Dom Nov 13 2011, 22:33

Lavagem c/ agua
Ernane Ferreira

Mensagem por odilo em Dom Nov 13 2011, 23:00

Sem dúvida, eu também uso água na temperatura ambiente e espero até o papel se soltar livremente. Depois deixo escorrer a água e coloco num papel toalha branco para retirar o excesso de água. Dai ele vai no meio de duas folhas de mata-borrão branco e prenso ele com alguns livros. Depois de dois dias já esta bem seco e vai para ser classificado.
O selo deve estar bem seco para não pegar ferrugem.
Espero ter ajudado.
Odilo

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por pvcfernandes em Seg Nov 14 2011, 09:56

Obrigado pessoal, vou tentar e depois posto o resultado....

Procurando por mais selos, achei um pacote contendo vários selos internacionais, todos guardados de forma inadequada, juntos em um saco plástico, com vários selos grudados um no outro....

Minha nova questão é, há como separá-los sem estragar a goma? A água não tira a goma? A maioria são selos sem uso e com a goma intacta...

Aproveitando vou precisar de um álbum, indicariam algum modelo em especifico? Os que tenho estão cheios, e esses novos selos vou precisar...

Obrigado!!
pvcfernandes

Mensagem por Psique10 em Seg Nov 14 2011, 11:23

Nunca uso água quente nem morna, só água em temperatura ambiente mas não se esqueça de por um poudo de SAL na água para segurar a cor do selo. Abraços.
Psique10

Mensagem por Wilson de Oliveira Neto em Seg Nov 14 2011, 13:55

Caro Fernandes.

Infelizmente, eu não conheço método de separação que não comprometa a goma. Talvez, talvez mesmo, uma leve umidecida no bico de uma chaleira com água fervente resolva o problema, contudo nunca fiz isso antes.

A respeito de um ábum (ou classificador?), a Filatélica Olho de Boi tem ótimas opções, entre nacionais e importados. Abaixo, um link para acessar a home-page dela:

http://www.filatelica.com.br
Wilson de Oliveira Neto

http://minhacolecaodeselospostais.blogspot.com/

Mensagem por Psique10 em Seg Nov 14 2011, 15:03

Será que o método de evaporação da charleira compromete a goma? Nunca usei.
Psique10

Mensagem por pvcfernandes em Seg Nov 14 2011, 16:59

Valeu Psique10 pelas dicas!!

Obrigado Wilson pela dica!! Vou dar uma olhada nesse site e ver os álbuns...

Eu consegui tirar um dos selos, creio que irei conseguir mais vai dar um trabalhão, não sei se vou ter paciência...rs

Eu fiz o seguinte, com um cotonete molhado, fui passando aos poucos em uma borda solta, com uma pinça levantei e fui passando e esperando até soltar mais, puxando sempre com a pinça, até que consegui tirar o selo inteiro, a goma parece estar intacta, porém agora o selo ficou mais grudento ainda.... fiquei uns 30 mim em um selo só...rs

Alguma dica para deixar a goma menos aderente?

Pensei em utilizar álcool isopropílico, como ele praticamente não possui água em sua composição, talvez seja mais eficiente, porém não sei o que ele fará com a tinta do selo.. mas talvez seja eficiente para secar a goma ou acabar com ela de vez...rs Só testando!! Alguém já usou álcool isopropílico em selos?

[]´s
pvcfernandes

Mensagem por odilo em Seg Nov 14 2011, 23:32

Olá amigos,
Já usei alcool, tentando desgrudar um auto-adesivo. O resultado é que desbotou o selo. Atacou a tinta.
Quando tiveres problemas com a goma muito grudenta, usa um pouco de talco puro sem cheiro para neutralizar a cola.
Entre ter um selo rasgado tentando salvar ele com a goma, eu coloco eles logo na água e espero que se soltem. Não serão mais MINT, mas terão um valor maior que um MINT rasgado.
Depois, se conseguires salvar o selo e manter ele MINT, coloque ele logo num protetor.
Até mais,
Odilo

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por pvcfernandes em Seg Nov 14 2011, 23:54

Odilo, mais uma vez obrigado pela dica...

Eu acabei fazendo isso que vc sugeriu... consegui tirar mais dois selos sem estragar a goma, deixei secando, mas vou usar o talco neles, muito boa ideia... A do álcool é o que eu imaginava, nem arrisquei...rs
Porém tinha um selo grande com muita cola e nele tinha vários menores grudados, resultado deixei de molho na água... Não perdi nenhum selo, na brincadeira tinha 14 selos unidos...rs Pelo menos não perdi nenhum....

Obrigado!!

[]´s
pvcfernandes

Mensagem por somricardo em Ter Nov 15 2011, 00:18

o problema maior é com selo regular atual (adesivo) sobre selos comemorativos (com goma) pois o regular adesivo não solta na água infelizmente, neste caso é quase certa a perda do selo comemorativo que ficou por baixo do adesivo, eu estou usando a benzina retificada para salvar neste caso.

recorto os dois selos juntos (deixo o mínimo do papel da carta possível) ponho os dois selos dentro da benzina e o regular facilmente se solta pois a cola dele se dilui na benzina, e depois se o comemorativo não se soltar (geralmente se solta também) aí vai pra água normalmente...
somricardo

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: