Como apresentar os selos para troca?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Como apresentar os selos para troca?

Mensagem por Sandro Coletti em Sab Nov 12 2011, 12:30

Oi pessoal,
Estou separando as acumulações para oferecer para troca... Tenho dúvidas na forma mais cordial e adequada para apresentar esses selos.
Pela minha falta de experiência, não poderei atribuir qualificação para as peças (se usadas, se bem ou mal conservadas, se novas mint ou não mint, etc.).

Estou me esforçando em pelo menos obter o registro das peças com a numeração de catálogo Scott (único que tenho).

A dúvida para apresentar as imagens:
Não tenho como colocar eles em ordem em um classificador (é chato demais fazer isso).
Posso usar daqueles daqueles protetores com fundo de papelão preto, tiras de plástico e ainda mais uma sobre capa de plastico fino! Mas são caros, então para economizar, vou empilhar os selos, mas escrever atras de cada cartela os números Scotts dos selos que tem nela (isso é aceitável?)... Tentarei fazer fotos em vez de scaneamento... (sei la o que é mais fácil, vejo em tempo).

Tenho também envelopes usados de papel manteiga, não sei se é adequado fazer assim (eu acho feio).

Se a minha intenção de apresentação dos selos para troca for inadequada, qual é a correta? (que não seja aquela de colocar eles em um classificador!).
Quero fazer a apresentação para troca da melhor e mais justa maneira... Para isso basta o numero do catálogo?

Tenho uns clássicos de Cuba... Algumas centenas de Romênia inicio e meio do Século XX.... uns 450 de astronáutica, 200 de Flores, umas 200 de orquideas, (tudo sem catalogar)...

Valeu!
Sandro Coletti

Re: Como apresentar os selos para troca?

Mensagem por Ernane Ferreira em Sab Nov 12 2011, 12:47

Olá Cada colecionador tem um jeito diferente de apresentar selos para troca, pode separar em papel mantega cada tema ou pais. Se bem que a maioria dos colecionadores ( ou os que conheço pede para escanear a imagem) dos selos para troca. Não necessariamente em ordem de catalogo,
Ernane

Ex-colônias Portuguesas (Angola,Cabo Verde,Inhambane,Moçambique,Timor,Macau,África Portuguesa,Guiné,São Tomé e Príncipe, Lourenço Marques,Companhia do Nyassa, Companhia de Moçambique,Índia Portuguesa,Quelimane,Tete,Zambezia,Congo). Apenas até o período colonial, máximo ano 1975.
Portugal e ilhas adjacentes.(tudo)
Colônias espanholas (Rio Muni,Fernando Poo,Sahara Espanhol,Ifni.......)
Alemanha Reich e Estados e ocupações. Desde 1849
Alemanha Ocidental,Alemanha Oriental,(colelções completas, falta alguns oficiais da DDR)
Alemanha Federal,Faltas a partir de 2004)
Alemanha 1° e 2° guerras
Austria,Canada,Chile,Estados Unidos,Hungria,Liberia,Reino Unido,Suiça,Espanha,Holanda,Belgica,Peru (todos até o ano de 1970)
Ernane Ferreira

Mensagem por Sandro Coletti em Sab Nov 12 2011, 14:41

É, nessa hora que eu sinto a falta do catálogo em papel... Esses em PDF são difíceis para procurar e identificar e organizar os selos com versatilidade.
Vou deixar pra lá... Muito chato ordenar selos que eu não tenho interesse em manter.

Valeu pela resposta tão rápida Ernane,
Abração!
Coletti

Sandro Coletti

Mensagem por Ernane Ferreira em Sab Nov 12 2011, 15:10

Se desejar mando link de catalogos usados ou nao usados (do Brasil) por 10,00 via MP. Já seria uma boa ter um catalogo de 10 anos atras que fosse mais ajudaria a organizar uma boa parte dos selos do Brasil.

Ex-colônias Portuguesas (Angola,Cabo Verde,Inhambane,Moçambique,Timor,Macau,África Portuguesa,Guiné,São Tomé e Príncipe, Lourenço Marques,Companhia do Nyassa, Companhia de Moçambique,Índia Portuguesa,Quelimane,Tete,Zambezia,Congo). Apenas até o período colonial, máximo ano 1975.
Alemanha Ocidental,Alemanha Oriental,(colelções completas, falta alguns oficiais da DDR)
Alemanha 1° e 2° guerras
Austria,Canada,Chile,Estados Unidos,Hungria,Liberia,Reino Unido,Suiça,Espanha,Holanda,Belgica,Peru (todos até o ano de 1970)
Ernane Ferreira

Mensagem por Sandro Coletti em Sab Nov 12 2011, 15:58

Eu quero conhecer os vendedores dos catálogos que você menciona sim Ernane... Por favor, eu aguardo o link!
Ahh... não é catálogo digital, né? esses digitais eu tenho e como disse antes, são um saco de se usar!
Muito obrigadão!

Sandro Coletti

Mensagem por Wilson de Oliveira Neto em Sab Nov 12 2011, 18:55

Prezado Sandro.

Eu costumo organizar o meu material para troca de duas maneiras:

1. Quando o material é referente aos países e temas que coleciono, os organizo em ordem catalográfica. Exemplo: coleciono Alemanha Reich, entre 1933 e 1945. Os meus selos para troca estão acondicionados em um classificador específico, seguindo a ordem do catálogo Michel. Quando vou ao clube filatélico, não há grandes dificuldades na apresentação, pois é só o filatelista interessado abrir o classificador e checar o que interessa. Já quando se trata de um espaço virtual como este, digitalizo as páginas do classificar, disponibilizando-as através de e-mail ou do próprio fórum;

2. Quando os selos e demais documentos filatélicos não são de coleção, organizo-os em classificadores em ordem de país ou tema. Contudo, não desprendo esforços em acondicioná-los conforme um catálo específico. Caso apareça algum filatelista interessado, eu simplesmente digitalizo as páginas referentes ao país ou tema procurados e envio-as para ele.

Enfim, tal como o Ernane mencionou anteriormente, há várias maneiras de organizar o material para troca e isso vai depender do tempo e dos materiais que você deseja investir nesta tarefa. Contudo, um bom material de troca, bem organizado e acondicionado, é sempre útil para aumentarmos nossas coleções, sendo nunca demais dedicarmos um bom tempo para eles.
Wilson de Oliveira Neto

http://minhacolecaodeselospostais.blogspot.com/

Mensagem por odilo em Dom Nov 13 2011, 01:56

Olá amig@s,
Concordo plenamente com o Ernane e o Wilson.
Gostaria só de comentar que a forma como apresentamos o material retrata nosso conhecimento sobre os selos apresentados.
Se por ventura ocorrer algum engano, uma vez fechada a transação, as partes se calam. Dai ter tempo antes para examinar as peças que entram na transação.
Eu já troquei selos no clube e quando cheguei em casa fui conferir a filigrana e ai a triste constatação de que o selo tinha sido mal classificado. Azar o meu, pois o selo que recebi tinha bem menos valor. Foi o preço do meu aprendizado.
Assim, para não termos disabores, é bom estudar bem a peça que buscamos e que oferecemos.
Este ano mesmo tive outro prejuiso. Ao acertar a troca de selos e enviar os selos pedidos, a outra parte me informa que justo o selo de maior valor não veio na carta! Alguém, muito esperto, abriu a carta, retirou o selo de maior valor, fechou e entregou no destinatário a carta registrada.
Estou seriamente pensando se não devo colar os selos numa cartela com a respectiva numeração, usando a velha charneira, isto para os selos usados.
Aliás, esta prática das cadernetas com selos esta voltando em alguns clubes de São Paulo.
Até mais,
Odilo

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal.
Atenção para novo endereço:
Caixa Postal, 7018
Florianópolis-SC
88025-970
odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por Ernane Ferreira em Dom Nov 13 2011, 10:35

Sandro enviei uma MP para vc com o link que achei.
Abraço

Alemanha 1° e 2° guerras
Ernane Ferreira

Mensagem por Wilson de Oliveira Neto em Dom Nov 13 2011, 11:03

O Odilo mencionou algo muito importante na sua última postagem. A forma com a qual apresentamos nosso material para trocas reflete o nosso conhecimento filatélico. Já vi muito filatelista não dando atenção ao seu material para trocas. Mesmo se os selos disponibilizados não pertençam a algum país ou tema colecionados, nunca é demais investirmos certo tempo para uma pesquisa básica em um bom catálogo atualizado. Pois, no meio de tantos selos que, aparentemente não damos muito valor, podem ser encontrados exemplares de bom valor filatélico, o que pode gerar bons dividendos para trocas futuras. Quando isso acontece, tenho por costume separar o selo em um classificador à parte, além de acondicioná-lo dentro de uma banda protetora, tais como o Filaband argentino ou o Maxmaphil nacional. Eu sei que esse tipo de material é caro e o reservamos para nossos materiais de coleção, contudo investir na preservação de um bom selo, mesmo que para troca, só o valoriza e amplia a possibilidade de um bom negócio.
Wilson de Oliveira Neto

Mensagem por Sandro Coletti em Seg Nov 14 2011, 12:15

Caros senhores,
Impressionante o ótimo nível com que vocês atendem a gente que está começando agora! Muito obrigado pelas orientações e dicas.
Se não fossem vocês, eu teria iniciado um tratamento totalmente equivocado com os selos destinados a trocas.

Por enquanto vou manter os selos em envelopes de papel manteiga (numerados e em ordem de catalogo). Em tempo providenciarei um modo mais digno de apresentação para estas peças.

Muito obrigado!
Abração
Sandro Coletti

Sandro Coletti

Mensagem por Wilson de Oliveira Neto em Seg Nov 14 2011, 13:49

Prezado Sandro.

Eu fico muito feliz em poder ajudar. Você mora em Curitiba, certo? Você já foi à SOFICUR? Eu acho importante o amigo entrar em contato com essa entidade. Os clubes filatélicos são locais que, geralmente, possuem um bom acervo de catálogos e demais bibliografias filatélicas. Para você organizar o seu material de troca, através de uma boa pesquisa catalográfica, frequentar uma sociedade filatélica é bastante útil. Eu, sempre que posso, desço a serra e vou a Associação Filatélica de Joinville (distante 2 horas de Curitiba). Lá, eu uso e abuso dos catálogos, livros e revistas disponíveis. É uma mão na roda. Finalizando, desejo ao amigo um bom feriado e muitos selos.
Wilson de Oliveira Neto

Mensagem por Ernane Ferreira em Seg Nov 14 2011, 18:12

Sandro Coletti escreveu:Caros senhores,
Impressionante o ótimo nível com que vocês atendem a gente que está começando agora! Muito obrigado pelas orientações e dicas.
Se não fossem vocês, eu teria iniciado um tratamento totalmente equivocado com os selos destinados a trocas.

Por enquanto vou manter os selos em envelopes de papel manteiga (numerados e em ordem de catalogo). Em tempo providenciarei um modo mais digno de apresentação para estas peças.

Muito obrigado!
Abração
Sandro Coletti

Antes que me esqueça dizer:
Geralmente os selos do Brasil antes de 1950 tem um valor já bem diferente dos de pós 1950. Vai ao critério escolher quais selos para troca.
E claro series netinha e vovo verificar filigrana há selos de alto valor. Selos internacionais alguns tem bom valor sim mais uma boa parte são padrão até 1 real cada 1.

Alemanha 1° e 2° guerras
Ernane Ferreira

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: