Como evitar que a goma cole no álbum

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Como evitar que a goma cole no álbum

Mensagem por Luiz Carlos Junior em Ter Ago 30 2011, 19:44

Olá pessoal !!!

Sou novo aqui no fórum e também na filatelia. Até agora só tenho colecionado cédulas. Comprei alguns selos da Alemanha (3° reich) para começar uma coleção. Porém, gostaria de saber como acondicionar os selos (com goma) no classificador, pois os que comprei recentemente, por descuido ou falta de informação, deixei que colassem na embalagem feita de um tipo de papel cartão bem grosso. Quando retirei, danificou a goma e em alguns veio papel colado. Eis a questão: se eu os colocar no classificador, que eu acho que é plástico, a goma não vai colar ?

Obs: Se eu estiver postado esta mensagem no fórum errado, peço aos colegas que me corrijam para que eu possa postar no fórum correto. Obrigado.
Luiz Carlos Junior

Re: Como evitar que a goma cole no álbum

Mensagem por Glauber em Ter Ago 30 2011, 23:25

Amigo, é aconselhável colocar os selos novos (com goma) em protetores específicos para selos, depois, então, coloca-se em classificadores ou álbuns. A maior parte dos selos sem goma não tem esse problema.

Exemplo de protetor para selos:

Espero ter ajudado.

Abraço,

Selos 'usados' de séries básicas.
Glauber

Mensagem por Luiz Carlos Junior em Ter Ago 30 2011, 23:54

Obrigado pela ajuda amigo. Só mais uma pergunta: Ao fechar o álbum, a pressão que as páginas exercem sobre os selos não podem fazê-los colar no protetor ?
Luiz Carlos Junior

Mensagem por odilo em Qua Ago 31 2011, 00:15

Olá Luiz,
Até podem, depende da cola que tem no selo. Provavelmente não vai colar, mas a cola vai ficar "espelhada".
Para evitar isto, não deixe o álbum ficar com muitas folhas, e guarde eles sempre em pé. Assim evitas de ter algum peso por cima.
Até mais,
Odilo

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal.
Atenção para novo endereço:
Caixa Postal, 7018
Florianópolis-SC
88025-970
odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por Ernane Ferreira em Qua Ago 31 2011, 09:54

eu guardo de pé o album

Ex-colônias Portuguesas (Angola,Cabo Verde,Inhambane,Moçambique,Timor,Macau,África Portuguesa,Guiné,São Tomé e Príncipe, Lourenço Marques,Companhia do Nyassa, Companhia de Moçambique,Índia Portuguesa,Quelimane,Tete,Zambezia,Congo). Apenas até o período colonial, máximo ano 1975.
Portugal e ilhas adjacentes.(tudo)
Colônias espanholas (Rio Muni,Fernando Poo,Sahara Espanhol,Ifni.......)
Alemanha Reich e Estados e ocupações. Desde 1849
Alemanha Ocidental,Alemanha Oriental,(colelções completas, falta alguns oficiais da DDR)
Alemanha Federal,Faltas a partir de 2004)
Alemanha 1° e 2° guerras
Austria,Canada,Chile,Estados Unidos,Hungria,Liberia,Reino Unido,Suiça,Espanha,Holanda,Belgica,Peru (todos até o ano de 1970)
Ernane Ferreira

Mensagem por somricardo em Qua Ago 31 2011, 11:01

ótima Odilo, tive problemas com esta coisa de deixar o classificador deitado, agora só os guardo em pé, diminuiu bastante os problemas, apesar de os selos da URSS ainda grudarem em tudo, até no protetor, no protetor ele solta mais facilmente mas se for nas folhas do classificador aí o bixo pega, nunca ví uma cola que gruda tanto! nos selos mais baratos eu to preferindo lavar e tirar a goma, são selos que tem valor praticamente igual em com goma ou sem goma. e não tenho preferencia por selos gomados...
somricardo

Mensagem por mp_rj em Qua Ago 31 2011, 15:59

E se colocar um papel bem fino (tipo manteiga ou outro) entre o selo e o hawid, será que ele gruda? acho que não, pois os envelopes para acondicionamento são feitos desse material...
mp_rj

Mensagem por odilo em Qua Ago 31 2011, 18:51

Olá amigos,
Estes selos da Rússia, como o Ricardo cita, devem ter uma cola parecida com os da Austria. Qualquer temperatura acima de aprox. 26ºC, a cola começa a ficar mole. A partir dai ela começa a reagir e gruda em tudo. Sem contar que a umidade do ar também contribui para fazer a cola reagir.
Tive uns selos com goma da Alemanha que grudaram no hawid, mas com jeito, se soltaram. Porém, a goma ficou espelhada. Pode ser que colocando os que estão grudados no hawid, por um tempo na geladeira, eles se soltem.
O hawid ou outro protetor é melhor que o papel manteiga. Tenho selos que grudaram no papel manteiga e só na água para soltar.
Para amenizar um pouco o efeito dos selos com goma em classificadores com base de papelão, estou usando tiras de papel manteiga e colocando um selo ao lado do outro. Mesmo assim, estou de olho neles.
Mas desde que estou usando um desumidificador na sala, não tive mais problemas com os selos gomados.
Até mais,
Odilo

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal.
Atenção para novo endereço:
Caixa Postal, 7018
Florianópolis-SC
88025-970
odilo

Mensagem por Ernane Ferreira em Qui Set 01 2011, 11:41

quando eu tinha e colecionava era horrivel Rússia a goma

Ex-colônias Portuguesas (Angola,Cabo Verde,Inhambane,Moçambique,Timor,Macau,África Portuguesa,Guiné,São Tomé e Príncipe, Lourenço Marques,Companhia do Nyassa, Companhia de Moçambique,Índia Portuguesa,Quelimane,Tete,Zambezia,Congo). Apenas até o período colonial, máximo ano 1975.
Alemanha Ocidental,Alemanha Oriental,(colelções completas, falta alguns oficiais da DDR)
Alemanha 1° e 2° guerras
Austria,Canada,Chile,Estados Unidos,Hungria,Liberia,Reino Unido,Suiça,Espanha,Holanda,Belgica,Peru (todos até o ano de 1970)
Ernane Ferreira

Mensagem por mjcarlos em Qui Set 01 2011, 14:17

...e os selos da Checoslováquia?...há um truque barato, que eu utilizo depois de muitos selos estragados...é colocar papel vegetal entre o selo e o album...até agora tem resultado...

Abraço a todos
mjcarlos

Mensagem por Mitch Macgregord em Sex Set 02 2011, 00:52

e se utilisas classificadores, os de pagina preto devem ser utilizados para selos usados e sem goma, pois estes se aderam mais facilmente. Entao preferir classificadores com paginas brancas para os selos novos com goma eu pessoalmente coloco os selos em protetores e depois nos classificadores assim ficam protegidos e nao grudam ^^
Mitch Macgregord

http://selorium.blogvie.com/

Mensagem por Ernane Ferreira em Sex Set 02 2011, 12:31

acho q esses selos nem precisam de muito esforço para colocar nas cartas era so pressionar e colava rapidinho rsrs

Alemanha 1° e 2° guerras
Ernane Ferreira

Mensagem por odilo em Sex Abr 20 2012, 00:58

Voltando a este tema.
Comprei um álbum com selos, todos com protetor transparente, por um preço bem convidativo. Recentemente fui olhar mais detalhadamente e qual não foi minha surpresa que muitos selos estavam um pouco grudados no protetor. Então não forcei. Alguns consegui soltar com a ajuda da pinça, outros deixei assim mesmo. Agora no inverno com um dia bem seco e baixa temperatura vou ver se eles se soltam. Caso contrário vou ter que colocar na água !
Alguém sabe de outros truques para soltar estes bandidos?
Odilo
odilo

Mensagem por somricardo em Sex Abr 20 2012, 08:21

pode usar o calor, um secador de cabelos por exemplo, aqui fiz o teste com alguns selos que tiveram este problema, o secador de cabelos alcança temperaturas bem elevadas, isto fará com que o protetor se deforme, ou seja, se contorça, já que é plástico e sofre mais com a temperatura elevada do secador, o selo por sua vez não terá este problema, forçando assim um a se soltar do outro, só cuidado para que os selos não saiam voando...
somricardo

Mensagem por Mitch Macgregord em Sex Abr 20 2012, 08:58

odilo escreveu:Voltando a este tema.
Comprei um álbum com selos, todos com protetor transparente, por um preço bem convidativo. Recentemente fui olhar mais detalhadamente e qual não foi minha surpresa que muitos selos estavam um pouco grudados no protetor. Então não forcei. Alguns consegui soltar com a ajuda da pinça, outros deixei assim mesmo. Agora no inverno com um dia bem seco e baixa temperatura vou ver se eles se soltam. Caso contrário vou ter que colocar na água !
Alguém sabe de outros truques para soltar estes bandidos?
Odilo

Com vapor por vezes é melhor que qgua se mint pode guardar um pouco da cola
Mitch Macgregord

http://selorium.blogvie.com/

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: