Selos - Quadras, Folhas e Isolados

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Selos - Quadras, Folhas e Isolados

Mensagem por alvano em Ter Ago 30 2011, 14:30

Casos amigos,

Qual a finalidade de colecionar selos em quadras, folhas ou isolados????

Há um valor maior (além do valor de face)?????
alvano

Re: Selos - Quadras, Folhas e Isolados

Mensagem por somricardo em Ter Ago 30 2011, 16:07

pessoalmente coleciono apenas isolados, mas há quem goste das quadras ou folhas, eu creio que se um selo isolado vale 1 real a quadra vai valer 4 reais ou pouco mais, alguns selos claro que tendo em vista a raridade vão ser ainda mais raros e caros se encontrado em quadras como um vertical por exemplo, mas os recentes não vai ter lá grande variação entre quatro selos individuais ou a quadra... da mesma forma segue para a folha (esta é apenas minha opinião)
espero ter ajudado...
somricardo

Mensagem por Ernane Ferreira em Ter Ago 30 2011, 17:12

eu coleciono 1 selo de cada
Ernane Ferreira

Mensagem por odilo em Qua Ago 31 2011, 00:06

Olá amigos,
O bom de colecionar para nós mesmos é que podemos fazer do jeito que nos dá prazer e conforme o bolso de cada um. Agora quando chega a hora de expor, ai sim vais ter que seguir algumas regras.
Mas existem casos em que guardamos os selos em quadras até a hora de colocar eles no álbum. Se um selo da quadra tem alguma coisa de diferente dos outros, é melhor deixar todos juntos. Vão valer mais.
Outros até vem numa folha inteira, um diferente do outro. É melhor manter a folha assim inteira e não separar eles. O mesmo para os blocos. Só retire o selo do Bloco em último caso ou se ocorrer um acidente com uma parte do bloco.
Os selos de R$ 0,01 para o porte de carta social, atualmente só vendem cinco de cada vez. Se conseguires um "panô" com 6 (2x3), certamente vão valer mais com o passar dos anos. O selo de tecido do Corinthians, é outro caso. O máximo de selos juntos que consegues são quatro, formando uma quadra.
Agora, aqueles selos em que aparecem 24 ou 30 ou mais, todos iguais numa mesma folha, guardar uma quadra não vai acrescentar muito valor.
Na decada de 1970 era costume se carimbar uma quadra com o carimbo comemorativo do selo ou de primeiro dia de circulação e colecionar assim em quadras. Hoje algumas são vendidas pelo valor de cinco selos. Quem faz isto ainda hoje?
Portanto, não tem um regra geral, dependendo da moda, do selo e da emissão, pode ser vantajoso guardar uma quadra dentro de um protetor tipo Maximaphil. Daqui uns dez anos ou mais vais poder saber se a decisão foi boa.
Espero não ter complicado.
Até mais
Odilo
PS. Ainda tem aqueles que colecionam ou guardam a quadra de um canto da folha, por ex. a que contém o código do selo ou logo do Correio.

Última edição por odilo em Qua Ago 31 2011, 00:10, editado 2 vez(es) (Razão : Nova informação.)

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por Mitch Macgregord em Qua Ago 31 2011, 06:50

Belas palavras meu amigo, e acho que o importante na filatelia é isso mesmo as regras é cada filatelista que faz. Eu pessoalmente, tenho uma coleçao que faço o mais organizada possivel. Para os selos anteriores a 1945 1 novo 1 usado e quadra mas unicamente com uma parte exterior da falho ou canto datado, ou entao com a parte assinada e assim por diante , senao para certos uma quadra com um belo carimbo.
Em outras so aceitarei novos , outras so usados, tudo depende de cada colecionador, mas é verdade que uma quadra tera mais valor no tempo que um selo isolado.
Mitch Macgregord

http://selorium.blogvie.com/

Mensagem por Glauber em Qua Ago 31 2011, 14:21

Olá!

Realmente, como disse o Odilo e outros amigos, a coleção é livre e colecionamos como bem quisermos (ou o bolso dá). Os colecionadores que desejam participar de exposições devem seguir regras de suas respectivas classes (temáticas, história postal, clássica, máximos postais etc.).

Eu gosto de adquirir apenas um exemplar de cada, mas se forem em folhas, como a folha dos "Herois Nacionais ou do Circuito das Frutas", costumo deixá-las completas. Os os selos dos blocos não devem ser destacados, a não ser que queira colecionar tanto o bloco quanto o selo(s) isolado(s).

Abraço,

Selos 'usados' de séries básicas.
Glauber

Mensagem por Marcelo Zampa Filgueiras em Qua Ago 31 2011, 14:50

Eu coleciono selos individuais, mas quando consigo uma quadra, confesso que coloco no album, porem na contagem geral considero somente um selo.
Tenho tambem selos individuais sem carimbo e quadras carimbadas, então guardo os dois. São variantes que são cuidadosamente observadas em minha colecão, mas não sigo nenhuma regra pré-estabelecida, caso exista.
Marcelo Zampa Filgueiras

Mensagem por alvano em Qua Ago 31 2011, 15:11

Pois é...

Estou apredendo com vocês que cas caso é um caso.

Eu particularmente gostaria muito de colecionar folhas, no entanto, existem limitaçõe$$$$$$$ enormes para isso.

odilo escreveu:Olá amigos,
Os selos de R$ 0,01 para o porte de carta social, atualmente só vendem cinco de cada vez. Se conseguires um "panô" com 6 (2x3), certamente vão valer mais com o passar dos anos.

Sobre o selo social, já fui em duas agências da ECT e não me venderam nenhum. Com toda razão, porque não pde ser vendido antecipadamente. Mas vou tentando...

alvano

Mensagem por Ernane Ferreira em Qua Ago 31 2011, 15:50

e uma folha do 0,01 ???? qto vale ?
Ernane Ferreira

Mensagem por alvano em Qua Ago 31 2011, 16:02

Ernane Ferreira escreveu:e uma folha do 0,01 ???? qto vale ?

Apenas uma observação: a selo do Pipoqueiro de R$0,01 ainda é possível de encontrar na ECT, inclusive folha inteira. Difícil, mas encontra.
alvano

Mensagem por Mitch Macgregord em Qua Ago 31 2011, 17:59

Eu tenho uma folha inteira deste para troca ou venta se interessa
Mitch Macgregord

Mensagem por odilo em Qua Ago 31 2011, 18:35

Olá amigos,
Sobre o Pipoqueiro e a nova CF.
Estive hoje na agência filatélica, mas não me venderam a CF. Nem com o argumento de que sou filatelista. Mas anotaram meu nome e vão se informar quais são as orientações para a venda destes selos aos filatelistas. Assim que chegar, prometeram de me avisar.
Quanto ao Pipoqueiro, a partir de 1º de outubro ele só vai servir para completar porte em cartas comuns. Creio que a partir dai, não vai ter problemas em se conseguir uma folha deste selo, mesmo com o novo picote BR.
Quem quizer receber uma carta social com um dos três selos ou uma de cada (antes de 31/09), favor me responda por PM e não esqueça o endereço.
Até mais,
Odilo

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por Ernane Ferreira em Qui Set 01 2011, 09:21

eu quero ^ ^ e lhe mando uma tmb
Ernane Ferreira

Mensagem por Mitch Macgregord em Sex Set 02 2011, 00:54

possivel mandar para frança?
Mitch Macgregord

Mensagem por Ernane Ferreira em Sex Set 02 2011, 12:32

Mitch Macgregord escreveu:possivel mandar para frança?
parece me q nao mais so carta social (Brasil)....
Ernane Ferreira

Mensagem por Ernane Ferreira em Sex Set 02 2011, 12:33

Hoje fui na agencia comprar uma folha de 0,01 e infelizmente nao esta mais permitido e nem venda comum.
chegou um cartaz sobre o selo social (sem valor)
Ernane Ferreira

Mensagem por Mitch Macgregord em Sex Set 02 2011, 12:34

Dommage ^^
Mitch Macgregord

Mensagem por rafaelkonzen em Sex Set 02 2011, 23:20

Amigos, devo ter meia folha do selo pipoqueiro (R$ 0,01). Se alguém precisar, me avise.

Abraços

Rafael
rafaelkonzen

http://mystampcollectionbrazil.blogspot.com.br

Mensagem por Ernane Ferreira em Sab Set 03 2011, 21:40

obrigado mais já tenho e tentei arranjar outra me parece q nao sera mais permitida a venda a partir de 01/10
Ernane Ferreira

Mensagem por alvano em Dom Set 04 2011, 12:05

Ernane Ferreira escreveu:obrigado mais já tenho e tentei arranjar outra me parece q nao sera mais permitida a venda a partir de 01/10

Agora tem detalhe. Ainda, em muitas agências dos Correios, selos de valores como R$0,74 entre outros. Creio que os selos de R$0,01 ainda sejam vendidos para completar os valores.

alvano

Mensagem por Ernane Ferreira em Dom Set 04 2011, 12:33

ou nao pois o numero desses selos é baixo
Ernane Ferreira

Mensagem por FernandoSilva em Sex Ago 30 2013, 19:14

Não vou nem dar lance, estou segurando um pouco...

mas olhem que quadrinha linda... gostei das cores. Gosto muito desse tipo de selo, não curto muito os selos modernos.

http://www.ebay.com/itm/BRAZIL-STAMPS-1947-SANTOS-DUMONT-BLOCK-S-4-MNG-1316-/251326958464?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item3a84410b80
FernandoSilva

Mensagem por JOSE RENATO em Sex Ago 30 2013, 20:04

Falando do que sei um pouco, Império; os pares - EM TODOS OS SELOS, já são raros e as QUADRAS mais raras ainda.

Portanto, um par vale muito mais que dois selos, e uma quadra normalmente vale 20 vezes o valor do selo único.

Neste último Leilão do Neumann uma quadra de Olho de Boi foi vendida por R$ 26.000,00 se não me engano...

Cada dia mais raras essas duplas, trincas e quadras Imperiais.

Um abraço,

Coleciono: BRAZIL IMPÉRIO 
JOSE RENATO

Mensagem por Mitch Macgregord em Sab Ago 31 2013, 06:41

estou dentro a um tempo mas nao sei se vou levar

Coleciono: Fiscais do Mundo anterior a 1900, Belgica anterior a 1947, Carimbologia do Imperio do Brasil (assim que todas as variedades dos carimbos de niteroi do Imperio até 1910), França Imperio, Brasil (coleciono todos selos, cinderellas ....), cartas do mundo anteriores a 1905 e da Alemanha até o Reich incluido. Tematicas: Torra Eiffel, Santos Dumont e Xadrez
Mitch Macgregord

Mensagem por jbueno em Seg Set 02 2013, 11:32

Mitch, o selo isolado vale um e a quadra vale cinco, isso no comércio filatélico nacional. Não me pergunte o porque. Já houve época que  era comum a coleção por quadras e essas continuam disputadíssimas nos leilões pois não é uma coleção e sim quatro. A Filatelia, como qualquer outro movimento de cujo artístico ou cultural é movido a modismos, tanto é que eu escrevi para o Aulaugnier em Francês e a resposta dizia "eu falo Inglês". Já houve época que coleção eram somente as tradicionais, as temáticas eram meras figurinhas....

jbueno

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: