Ajuda com os álbuns de selos.

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ajuda com os álbuns de selos.

Mensagem por zenarium em Qua Ago 10 2011, 08:47

Boa Tarde,

Eu colecciono selos à algum tempo e até agora tenho comprado selos usados que guardo em folhas de plástico com divisões para os selos.

Mas agora comecei a comprar selos novos e pense em ter um álbum melhor... A minha ideia é fazer páginas no word em que coloco o nome do tema na colecção, o país, ... Depois imprimo as folhas num papel grosso, colo os selos com protectores e coloco a folha dentro de uma folha de plástico(onde eu vivo chamamos-lhe micas) e coloco tudo dentro de um arquivo de 4 argolas.

E agora as dúvidas... Que tipo de papel devo usar ,o que é ao certo as protecção de plástico e onde as posso comprar em Portugal.

Alguma palavra que não percebam digam porque sei que em portugal usamos palavras que vocês não conhecem e vice-versa.

zenarium

Re: Ajuda com os álbuns de selos.

Mensagem por Fernanda Matias em Qua Ago 10 2011, 11:35

Olá Zenarium, eu também faço as minhas folhas, para os selos de Portugal e Brasil e uso cartolina branca de 250g, faço no PC e depois imprimo, dá trabalho mas acho que vale a pena, pelo menos fica ao nosso gosto.

Att
Fernanda
Fernanda Matias

Mensagem por asbeneti em Qua Ago 10 2011, 11:37

Eu faço minhas folhas em papel de 120 ou 180 g e coloco-as numa bolsa plástica de 4 furos. O resultado é muito bom!
asbeneti

Mensagem por Fernanda Matias em Qua Ago 10 2011, 11:50

E em relação ás tiras de plástico, deve estar a referir-se ás tiras Hawid que em Portugal se vendem em qualquer casa da especialidade. Existem em vários tamanhos e serão cortadas conforme o tamanho do selo

Fernanda
Fernanda Matias

Mensagem por zenarium em Qua Ago 10 2011, 11:59

E onde encontro essas casas de especialidade? Há alguma loja online? E depois consigo retirar os selos dessas tiras sem as rasgar?

zenarium

Mensagem por Fernanda Matias em Qua Ago 10 2011, 12:07

Sim consegue, pois os selos não ficam colados apenas protegidos. Se procurar na net tem muitas com endereço e que até enviam á cobrança para casa. É uma questão de procurar, eu não posso deixar aqui nenhum site, porque acho que não seria correcto da minha parte mas posso dizer-lhe um nome que se pesquisar por ele dá aceso a uma casa da especialidade e que fica nas Caldas da Rainha, o nome é Sérgio Simões.

Att
Fernanda Matias

Mensagem por zenarium em Qua Ago 10 2011, 12:12

Fiquei de boca aberta quando me falou das Caldas Very Happy E você sabe porquê, só não sei como.

Eles não ficam colados? Não estou a perceber... explique-me melhor como são essas tiras por favor.

zenarium

Mensagem por Fernanda Matias em Qua Ago 10 2011, 12:16

Eu sei? Não entendi... Essas tiras tem uma parte á frente (plástico) onde se coloca o selo sem o colar, mas o melhor é ir ver porque não sei explicar melhor.
Fernanda Matias

Mensagem por zenarium em Qua Ago 10 2011, 12:19

Porque eu sou das Caldas. mas agora lembrei-me que é impossível detectar a minha localização. Eu pensava que os selos ficavam colados XD E os selos não saem dessas tiras? Pelo que eu percebi isso é uma espécie de bolsas onde se encaixam os selos e que colam à folha onde vou pôr os selos. Mas se eu me meto a cortar as tiras à medida dos selos elas ficam abertas de lado e em cima e os selos caem :S

zenarium

Mensagem por Fernanda Matias em Qua Ago 10 2011, 12:24

Ok então é das Caldas, nada melhor que ir á loja e ver como é e lá até podem explicar melhor que eu. Porque eu nem uso essas tiras. Vá á loja e vai ver que gosta, penso que fica perto do jardim se ainda for no mesmo local Very Happy
Fernanda Matias

Mensagem por zenarium em Qua Ago 10 2011, 12:28

O que é que você utiliza? Agora fiquei com alguma curiosidade.

E se alguém me souber explicar como funcionam essas tiras agradeço porque de momento não posso ir à loja porque parti uma perna Very Happy Só posso ir daqui a uns dias.

zenarium

Mensagem por Fernanda Matias em Qua Ago 10 2011, 12:30

As melhoras!! Mas eu já disse, folhas de cartolina de 250g

Fernanda Matias

Mensagem por zenarium em Qua Ago 10 2011, 12:31

Sim, mas com o que é que prende os selos às folhas?

zenarium

Mensagem por mjcarlos em Qua Ago 10 2011, 15:12

Boa tarde
Para colar os hawids ás folhas de album pode utilizar cola se a folha do album for cartolina. Se a folha de album for de um papel mais fino aconselho a compra de charneiras que são pequenas tiras, de um papel especial que se cola em dois lados; no hawids e na folha de album e em qualquer altura sempre pode arrancar...
mjcarlos

Mensagem por zenarium em Qua Ago 10 2011, 16:16

E os selos não caem? É que eu agora não posso ir ver isso e estou aqui em casa a dar cabeçadas na parede porque não estou a perceber como é que essas coisas prendem os selos :S

zenarium

Mensagem por zenarium em Qua Ago 10 2011, 16:26

Estive agora a ver imagens na Internet e essas coisas não me inspiram confiança porque estão abertas em 3 lados... Mas assim ao mais pequeno abano do álbum os selos caem... Eu não vou jogar futebol com o álbum mas quando o estiver a tirar da prateleira, a transportar ou simplesmente a ver os selos eles vão cair.

zenarium

Mensagem por Ernane Ferreira em Qua Ago 10 2011, 17:04

Uma protecção boa é o hawid fechado inteiro, porem raramente vejo ele
Ernane Ferreira

Mensagem por somricardo em Qua Ago 10 2011, 18:06

é Zenarium também concordo com você quanto aos hawids com 3 lados abertos não são boa coisa, até o momento não fiz nenhum album de selos justamente por este motivo, até então venho guardando e mantendo minha coleção em classificadores.
somricardo

Mensagem por zenarium em Qua Ago 10 2011, 18:10

Mas a verdade é que milhares de pessoas utilizam isso... eu vou meter as folhas com os selos dentro de micas de plástico mas mesmo assim não confio muito no hawid...

zenarium

Mensagem por rafaelkonzen em Qua Ago 10 2011, 18:54

Eu estou fazendo meus albuns com o protetor, e não tenho problemas. Para a coleção do Brasil, papel com gramatura 150 g/m² e depois coloco as folhas em sacos plasticos, em pasta com 4 presilhas, e estão perfeitos, não se mexem. Para os albuns universais que estou montando, por questão de $$$ utilizo papel normal (75g/m²) e também coloco em sacos plásticos e pastas com 4 argolas, e vou ser bem franco, ficou ótimo. Como coloco duas folhas por plástico, ficou bem firme.

Abraços

Rafael
rafaelkonzen

http://mystampcollectionbrazil.blogspot.com.br

Mensagem por mjcarlos em Qua Ago 10 2011, 20:06

Coloco todos os meus selos valiosos em folhas hawids...só não coloco todos os selos ...devido ao preço elevado destas tiras...
Todas as empresas de filatelia que imprimem Albuns por países...vendem os respectivos Albuns com tiras ou sem tiras...claro que a diferença é o preço...e bem grande...
mjcarlos

Mensagem por zenarium em Qua Ago 10 2011, 20:23

Quando puder vou à loja que me indicaram ver isso. Eu também não vou colocar todos os selos. Apenas vou colocar selos do tema "fauna e flora" que é o que ando a coleccionar. Como vou pôr as folhas dentro dos tais sacos plásticos eles não devem cair... Mas claro... se eu abanar muito o álbum eles caem.

zenarium

Mensagem por odilo em Qua Ago 10 2011, 23:32

Olá amigos,
Nos selos pequenos não tenho tido problemas, mas nos grandes e em blocos eu uso cantoneiras transparentes na parte superior. Assim o protetor fica mais fechado e o selo não cai.
Estas cantoneira tem a venda nas lojas de material fotográfico.
Depois coloco as folhas em sacos plásticos, como explicou o Rafael.
Até mais,
Odilo

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por mp_rj em Qui Ago 11 2011, 01:02

Odilo,

Interessante o lance das cantoneiras... confesso que nunca havia pensado nisso!!!

Obrigado pela ótima idéia!!!!

Abraços,
Marcelo
mp_rj

Mensagem por zenarium em Qui Ago 11 2011, 05:56

Cantoneiras? Nunca ouvi falar disso... De calhar em Portugal tem outro nome. Vou investigar isso. Já agora, pode-me explicar como é isso(o material, como funciona,...)? Porque assim ajuda-me na pesquisa.

zenarium

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: