Série Ceres - Portugal

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Série Ceres - Portugal

Mensagem por Carlos Antonio Prussak Ch em Dom Jun 16 2013, 16:32

Começei a organizar algumas peças que tenho desta série do nosso co-irmão portugual, e vi que que tem algum colegas que estão começando a organizar também, então resolvi postar uma breve história da série... como mencionado, com muitas variações e bem confusa... São varias emissões, mas a primeiras foram...

1912 -  Ceres - 1º emissão - Foi aberto concurso público para o desenho do novo selo, em Fevereiro de 1911, tendo concorrido diversos artistas nacionais. O desenho classificado em primeiro lugar é de autoria de Constantino de Sobral Fernandes (divisa “Pátria” “Ceres”). Era realmente belo o desenho apresentado, mas não era fácil fazer a sua gravura, e assim, o gravador José Sérgio de Carvalho e Silva, não conseguiu, apesar de sua longa prática, uma gravura capaz de apresentar um dos mais belos selos portugueses. Ao contrário do que normalmente acontecera, a gravura era bastante inferior ao desenho. São estes os primeiros selos emitidos com a taxa representada na nova moeda, que havia sido determinada por decreto de 11 de Maio de 1911 “a unidade monetária passará a ser o escudo de ouro que conterá o mesmo peso de ouro fino que a actual moeda de mil reis em ouro”. Foram impressos tipograficamente em folhas de 100 selos com denteado 15x14, utilizando papel porcelana, papel esmalte papel pontinhado em losangos, papel liso, papel acetinado e papel cartolina, com espessuras várias. Foram emitidos com taxa em centavos, 115.280.000 selos de 1/4 sépia, 163.760.000 selos de 1/2 preto, 66.800.000 selos de 1 verde escuro, 2.400.000 selos de 1-1/2 castanho, 12.800.000 selos de 2 carmim, 212.200.000 selos de 2-1/2 violeta, 20.200.000 selos de 5 azul, 2.320.000 selos de 7-1/2 bistre 1.740.000 selos de 8 ardósia, 152.840.000 selos de 10 tijolo, 2.700.000 selos de 15 lilás vermelho, 2.200.000 selos de 20 castanho s/ verde, 200.000 selos de 30 castanho s/ rosa, 835.000 selos de 50 laranja s/ salmão, e 300.000 selos de 1 Escudo verde escuro s/ azul.

1917 a 1920 - 2º emissão - novos valores e cores - Tendo sido alterada a equivalência do escudo com o franco-ouro, por decreto de 31 de Agosto de 1917, e os portes em 1918 e 1919 com vista às dificuldades dos correios, motivadas pela Grande Guerra, foram estabelecidas novas taxas para os diversos portes. Para manter as cores referentes a cada porte, conforme o determinado pela UPU, sofreram estas, alteração em relação às taxas. Foram impressos tipograficamente na Casa da Moeda, em folhas de 100 e 180 selos com denteados 15x14 e 12x11,5 utilizando papel pontinhado em losangos, papel porcelana colorido, papel liso (fino médio espesso), papel acetinado (médio espesso), papel cartolina, papel azulado fino, e papel amarelado. Foram emitidos 133.570.000 selos de 1 centavo castanho, 5.800.000 selos de 1-1/2 centavos verde escuro, 88.029.820 selos de 2 centavos amarelo laranja, 9.200.000 selos de 3 centavos carmim, 41.200.000 selos de 3-1/2 centavos verde claro, 84.230.000 selos de 4 centavos verde claro, 10.600.000 selos de 5 centavos bistre, 900.000 selos de 6 centavos lilás rosa, 9.100.000 selos de 7-1/2 centavos azul escuro, 400.000 selos de 12 centavos cinzento violeta, 200.000 selos de 13-1/2 centavos azul cinzento, 141.760 selos de 14 centavos azul sobre amarelo, 2.000.000 selos de 20 centavos castanho sobre salmão, e 900.000 selos de 30 centavos castanho sobre amarelo.

1921 a 1922 - 3º emissão - Novas cores e valores - Por decreto de 31 de Março de 1921, foi derminado que entrassem em vigor a partir de 1 de Abril, os novos portes internacionais estabelecidos pelo Acordo Postal de Madrid. Na mesma data, foram elevados os portes para o Ultramar, tendo o correios que alterar as cores dos selos correspondentes às taxas dos novos portes e bem assim criar novos valores. Impressos tipograficamente na Casa da Moeda que utilizou papel liso, papel acetinado, e papel cartolina, de procedências diversas e não tendo as mesmas dimensões, imprimindo-se assim, folhas de 100, de 180, e de 200 selos, sendo os denteados 12x11,5 e 15x14. Foram emitidos 42.620.000 selos de 3 c. azul, 15.840.000 selos de 6 c. rosa, 2.700.000 selos de
8 c. verde azul, 2.000.000 de selos de 12 c. verde azul, 630.000 selos de 14 c. violeta, 7.920.000 selos de 20 c. castanho, 10.080.000 selos de 24 c verde azul, 8.820.000 selos de 30 c. castanho, 10.080.000 selos de 36 c. vermelho, 9.200.000 selos de 50 c. laranja, 6.120.000 selos de 60 c. azul, 720.000 selos de 80 c. lilás rosa, 1.440.000 selos de 90 c. ultramar, 2.160.000 selos de 1$00 violeta claro, 900.000 selos de 1$10 bistre, 900.000 selos de 1$20 verde amarelo e 900.000 selos de 2$00 verde escuro.

Última edição por Carlos Antonio Prussak Ch em Dom Jun 16 2013, 16:40, editado 1 vez(es)
Carlos Antonio Prussak Ch

Mensagem por Carlos Antonio Prussak Ch em Dom Jun 16 2013, 16:34

Mais afinal por que a série é denominada CERES:

Ceres é a Deusa da Mitologia Romana, pertence ao antigo culto grego celebrado em Roma. Homero e Hesíodo consideram Ceres irmã de Júpiter, e filha de Saturno e Vesta. Um dos aspectos do caracter desta Deusa é o de “Terra Mãe” que concede aos homens os frutos do solo, e principalmente o trigo. Outro é o da “Terra”, que nas suas entranhas fecunda a vida dos vegetais, e por onde se estende o mundo da morte. Ceres é a divindade que preside aos trabalhos do campo, ou mais propriamente à Agricultura. O seu culto na Lusitânia é atestado por uma estátua de mármore encontrada em Mérida, e por um tronco feminino procedente de Arraiolos e que se encontra no Museu Machado de Castro em Coimbra.

Mensagem por odilo em Dom Jun 16 2013, 17:02

Olá Carlos,
Sim, creio que podemos usar este espaço aqui para comentar sobre esta série.
Também tenho alguma coisa e muitos repetidos.
Se tu entendes de papel, bem que podias nos brindar com algumas dicas e ensinamentos de como podemos identificar os diversos papéis usados nesta série.
Mas eu sei que é difícil querer descrever os diversos tipos. O bom mesmo seria ter um pedaço destes papeis na mão e seguir a descrição.
Neste sentido, deve haver entre os selos de Portugal alguns que só foram emitidos usando um tipo destes papeis :  papel porcelana, papel esmalte, papel pontinhado em losangos, papel liso, papel acetinado e papel cartolina, com espessuras diversas.
Assim podemos procurar pelo selo e tentar estudar o papel seguindo as tuas dicas e descrição dos mesmos.
Eu tenho o catálogo Afinsa e vou dar uma olhada para ver se encontro estes selos.
Até mais,
Odilo
odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por odilo em Dom Jun 16 2013, 17:41

Sobre os papeis desta emissão existe este artigo: 

Para mais completa informação consultar o artigo " Os Papéis dos Selos Ceres de Portugaf' de J. Miranda da
Mota , publicado no n . o 6 da revista " Convenção Filatélica" de Setembro de 2 0 0 3,
Esta notação tem no catálogo Afinsa.
Mas onde encontrar este artigo?
odilo

Mensagem por odilo em Dom Jun 16 2013, 17:46

Penso que encontrei um.
Independência de Portugal de 1926 foram emitidos em papel Pontinhado em losangos.
Não são selos caros até os 40 c. 
Como identificar este papel?
odilo

Mensagem por Glauber em Dom Jun 16 2013, 19:52

Olá, amigos!

Certa vez, um filatelista argentino me disse que essa série (Ceres), bem como as séries mexicana: México Exporta" e a argentina: "Próceres e Riquezas" são as mais difíceis e complicadas para serem colecionadas.

Abraços,

Selos 'usados' de séries básicas.
Glauber

Mensagem por Carlos Antonio Prussak Ch em Dom Jun 16 2013, 21:32

Realmente Odilo, estive vendo com minha Lupa e temos algumas coisas interessantes, mas não pude me aprofundar hoje,  vou dar maiores olhadas na sequencia , aí posto o que conseguir...  vou precisar medir a gramatura de alguns para analisar melhor...

Glauber, está é mais umas das grandes séries de regulares que temos pelo mundo, acho incrivel as Marianas da frança, a Siracussa da italia, os Matchins da Inglaterra e as nossas é claro...

Mensagem por samu em Seg Jun 17 2013, 06:19

Olá a todos. Expondo um pouco o véu do que é os selos CERES: circularam cerca de trinta e um anos e alguns meses.
A tiragem total de selos CERES (166 selos tipo catalogados em 10 emissões), atingiu dois milhares de milhões de selos!!!
Os vários tipos de papel deve-se ao que era possível na época, atendendo á debilidade da economia portuguesa da época. Esta situação, agravada por inúmeras circunstâncias políticas e sociais originaram dificuldade na aquisição de papel tendo de se recorrer a vários fornecedores.
Depois existem diversas variedades de cliché (que o catálogo afinsa não demonstra na sua totalidade); estas variedades devem-se ás impressões defeitosas ao longo dos tempos dado os muitos anos de fabrico, o que trouxe originou tonalidades diferentes por falta de cuidado no afinamento das cores e pela qualidade e quantidade de tinta que a recebeu; ou ainda pelo desgaste dos galvanos devido ao uso repetido.
Caso queiram mergulhar no mundo das variedades de cliché recomendo: "Portugal Ceres - Variedades de Cliché" do autor Miranda da Mota e de Armando Mário Vieira de 1992.

samu

Mensagem por Carlos Antonio Prussak Ch em Seg Jun 17 2013, 06:39

Olá Samu,  pelo que pude ver com minha Lupa, tenho alguns exemplares:
Gramatura baixa, ou seja fina e lisa, inclusive dificil de usar a pinça.
Gramatura média, de aspecto meio parafinado;
Gramatura grossa de aspecto gorduroso;
Não pude medir ainda, mas acredito que seja de 17 gramas, 25 gramas e 40 gramas.

Mensagem por samu em Seg Jun 17 2013, 15:32

Sim e denteados diferentes, e outras coisas... É uma série que me deixa perplexo...
Nem me atrevo a meter-me mt nela Wink

samu

Mensagem por Carlos Antonio Prussak Ch em Ter Jun 18 2013, 22:35

Amigo Odilo e Samu,  em pesquisas pela Net busquei infomações sobre a série e achei um trecho em um blog que serviu para analisar os estudos que fiz com minha lupa, infelizmente não tenho microscópio, assim teria condições de analisar a formação das fibras nos selos, se são fibras curtas longas e as ligas utilizadas, assim seria possivel identificar melhor, mas neste blog comenta-se que um senhor "Castro Brandâo (1942) identificou nos selos Ceres um tipo de papel ligeiramente acastanhado que por apresentar um aspecto oleoso e macio designou por Papel Acetinado Azeitado. Considerava este papel uma variedade do Papel Acetinado. " Este papel é conhecido em papel fino, médio e em pontinhado hozontal com losangos irregulares e algugs chamam de papel parafinado.
Então da serie ceres podemos ter os seguintes papeis:
Papel acetinado.
Papel Parafinado (  acetinado azeitado).
e Papel Cartonado - No catalogo anfisa temos por exemplo no selo 221, denteado 15x14, papel cartolina, este acredito que seja o mais grosso de gramatura que tenho aqui.

Por falar em gramaturas apenas para exemplificar...
O papel que se embala as maças, aquele fino, normalmente a gramatura é de 17 gramas;
O papel base carbono , 21 gramas;
O papel do saco de  embalar pão - chamado Kraft mix, é de 40 a 45 gramas.
O papel para impressão de cartões 160 a 180 gramas

Mensagem por Agenor em Ter Jun 18 2013, 22:43

eu tenho uma série desses selos, inclusive postei hoje na minha caixa postal, ainda não me atrevi a analisa-los com profundidade.
Agenor

Mensagem por Sergioselos em Qua Jul 17 2013, 10:35

Falsificações nos selos Ceres:

http://www.portugal.tabacaria.com.pt/Ceres/ceres.htm

Mensagem por Sergioselos em Ter Set 17 2013, 13:23

O selos Ceres de Portugal, se equivalem aos nossos Vovós e Netinhas, quanto a identificação. Eu irei começar a separar os meus em breve.

Achei uma tabela bem legal de classificação, vou imprimir ela pra mim. Acho que vai facilitar muito meu trabalho.

Ta ai a tabela:
http://www.mediafire.com/?uc3i51ci4simkck

Aqui o atalho sem propaganda:
http://www.mediafire.com/view/uc3i51ci4simkck/CERES+-+IDENTIFICA%C3%87%C3%83O+%28tabela%29.pdf

Última edição por Sergioselos em Qua Dez 04 2013, 19:56, editado 1 vez(es)

Mensagem por Agenor em Ter Set 17 2013, 13:57

pôxa Sergio essa foi DEZ. agora vou começar a verificar os que eu tenho (todos usados), esses selos são tão difíceis quanto os nossos vovós e netinhas realmente.
Agenor

Mensagem por Sergioselos em Ter Set 17 2013, 14:10

Agenor escreveu:pôxa Sergio essa foi DEZ. agora vou começar a verificar os que eu tenho (todos usados), esses selos são tão difíceis quanto os nossos vovós e netinhas realmente.
Vai facilitar o serviço.

Mensagem por Ernane Ferreira em Ter Set 17 2013, 17:40

Obrigado Sérgio,
Ernane Ferreira

Mensagem por Sergioselos em Sex Nov 01 2013, 13:49

Achei mais uma ajuda no fórum SP

Vou transcrever o texto e as imagens:

"Caros Amigos,
No sentido de ajudar os jovens filatelistas a classificar correctamente os selos das emisões Ceres,
tomei a iniciativa de afixar uma colecção destes tipo de selos, sem variedades de papeis e denteados.
Este trabalho servirá exclusivamente como auxílio á identificação de selos com igual taxa e cor muito semelhante.
Evitei a colocação das imagens das emissões de Londres e com sobrecargas de sobretaxas e Revalidado, por serem de fácil identificação. FBernardo
Moderador"

Mensagem por Sergioselos em Sex Nov 01 2013, 13:50

Mensagem por Sergioselos em Sex Nov 01 2013, 13:50

Mensagem por pedro_pt75 em Qui Jan 09 2014, 13:53

Também podem comparar todos os Ceres nesse site ai, que tem fotografia em novo de todos eles: www.StampsPortugal.com

pedro_pt75

Mensagem por Sergioselos em Dom Mar 09 2014, 10:18

Folhas do meu album de Ceres de Portugal

Pode ser que ajude na hora de classificar, portanto estou postando as minhas folhas.

Última edição por Sergioselos em Dom Mar 09 2014, 10:23, editado 1 vez(es)

Mensagem por Sergioselos em Dom Mar 09 2014, 10:19

Mensagem por Sergioselos em Dom Mar 09 2014, 10:21

Mensagem por Sergioselos em Dom Mar 09 2014, 10:22

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares