Portugal

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Portugal

Mensagem por Ernane Ferreira em Qua Jul 13 2011, 14:13

Fonte wikipedia

Portugal, oficialmente República Portuguesa, é um país localizado no Sudoeste da Europa, cujo território se situa na zona ocidental da Península Ibérica e em arquipélagos no Atlântico Norte. O território português tem uma área total de 92 090 km²,e é delimitado a norte e leste por Espanha e a sul e oeste pelo Oceano Atlântico, e compreende uma parte continental e duas regiões autónomas: os arquipélagos dos Açores e da Madeira. Portugal é a nação mais ocidental do continente europeu.

O território correspondente ao actual Portugal foi continuamente ocupado desde a Pré-História. Em 29 a.C. era habitado por vários povos, como os Lusitanos, quando foi integrado no Império Romano como a província da Lusitânia e parte da Galécia, influenciando fortemente a cultura, nomeadamente a língua portuguesa, maioritariamente derivada do Latim. Após a queda do Império Romano, estabeleceram-se aí povos germânicos como os Visigodos e os Suevos, e no século VIII seria ocupado por árabes.

Durante a Reconquista cristã foi formado o Condado Portucalense, primeiro como parte do Reino da Galiza e depois integrado no Reino de Leão. Com o estabelecimento do Reino de Portugal em 1139, cuja independência foi reconhecida em 1143, e a estabilização das fronteiras em 1249, Portugal reclama o título de mais antigo estado-nação europeu.

Durante os séculos XV e XVI, os portugueses foram pioneiros na exploração marítima, estabelecendo o primeiro império colonial de amplitude global, com possessões em África, na Ásia e na América do Sul, tornando-se uma potência mundial económica, política e militar.Em 1580, após uma crise de sucessão, foi unido a Espanha na chamada União Ibérica que duraria até 1640. Após a Guerra da Restauração foi restabelecida a independência sob a nova dinastia de Bragança, com a separação das duas coroas e impérios. O terramoto de 1755 em Lisboa, as invasões espanhola e francesas, a perda da sua maior possessão territorial ultramarina, o Brasil, seguidos da guerra civil, resultaram no desmembramento da estabilidade política e económica, reduzindo o estatuto de Portugal como potência global no século XIX.

Após a queda da monarquia, em 1910 foi a proclamada a República, iniciando o actual sistema de governo. A instável Primeira República foi sucedida por uma ditadura militar. Mais tarde, António de Oliveira Salazar é convidado para reduzir o défice financeiro e acaba por se tornar Chefe de Governo. Com a aprovação e entrada em vigor da Constituição de 1933 inicia-se o Estado Novo. Na segunda metade do século XX, na sequência da Guerra Colonial Portuguesa e do golpe de Estado da Revolução dos Cravos em 1974, a ditadura foi deposta e estabelecida a democracia parlamentar, com todos os territórios ultramarinos a obter a sua independência, nomeadamente Angola e Moçambique em África; o último território ultramarino, Macau, seria entregue à China em 1999.

Portugal é hoje um país desenvolvido,e com Índice de Desenvolvimento Humano muito elevado. Encontra-se entre os 20 países do mundo com melhor qualidade de vida,apesar de o seu PIB per capita ser o menor entre os países da Europa Ocidental. Portugal é o 13º país mais pacífico do mundo. É membro das Nações Unidas e da União Europeia (na altura da sua adesão em 1986, CEE), e membro-fundador da NATO, da OCDE, da Zona Euro (da União Europeia) e da CPLP. Participa em diversas missões de manutenção de paz das Nações Unidas. Portugal é também um estado-membro do Espaço Schengen.

Impossivel fazer uma lista dos selos emitidos devido a quantidade enome de selos porém aqui vão alguns:

- -

em breve posto as emissoes atuais portuguesas

Ernane Ferreira

Re: Portugal

Mensagem por odilo em Qua Jul 13 2011, 21:54

Olá Ernane,
Depois das descobertas .... estou sériamente inclinado a entrar nesta aventura de colecionar Portugal e as colonias.
Assim não vais ficar sozinho.
Até mais ver,
Odilo

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por Ernane Ferreira em Qua Jul 13 2011, 22:33

deixas algo pra mim rsrsrs
Ernane Ferreira

Mensagem por Ernane Ferreira em Ter Jul 26 2011, 20:40

até o fim do ano acho q vou ter 1.000 selos ^ ^
Ernane Ferreira

Mensagem por Ernane Ferreira em Seg Jan 16 2012, 16:22

Afinsa 2010 - marca 4016 selos + outros tipos mais de 5.000 selos de Portugal atualmente
Ernane Ferreira

Mensagem por Ernane Ferreira em Seg Fev 13 2012, 14:01

175 anos escola do exercito

Ernane Ferreira

Mensagem por Ernane Ferreira em Qua Fev 29 2012, 09:16

Nova emissão Portugal: A Palavra e a Imagem

Nesta quinta-feira 23 de fevereiro os CTT - Correios de Portugal lançaram a série "A Palavra e a Imagem", constituída de quatro selos e dois blocos comemorativos.

Os selos, impressos em folhas de 50 unidades, têm os seguintes faciais e tiragens:

• € 0,47 - 145.000 unidades
• € 0,68 - 185.000 "
• € 0,80 - 135.000 "
• € 1,00 - 145.000 "

Já os blocos têm faciais de € 1,50 cada, sendo a tiragem de 55.000 unidades para o primeiro e 50.000 para o segundo.

Foram emitidos também dois envelopes de 1º dia, um para FDC oficial da série de selos e outro para cada um dos blocos.

-
- - - -

FONTE: FILATELIA 77

Ernane Ferreira

Mensagem por somricardo em Qua Fev 29 2012, 09:26

esta emissão a palavra e a imagem, caso alguém consiga pra mim troco por selos/blocos do Brasil.

também recebi da filatelia77 belíssimas emissões.
somricardo

Mensagem por Mitch Macgregord em Qua Fev 29 2012, 12:54

Poxa legal mesmo lindos blocos ^^ do Portugal so coleciono, Blocos e os 3 primeiros selos emitidos pelo Portugal ^^ se alguem tiver estes 3 primeiros legal e blocos troco também
Mitch Macgregord

http://selorium.blogvie.com/

Mensagem por Ernane Ferreira em Seg Maio 14 2012, 18:35

Nova emissão Portugal: Série Europa 2012 - Visite

Na próxima quarta-feira 9 de maio os CTT - Correios de Portugal lançarão a Série Europa 2012 - Visite. Como de costume, serão um selo e um bloco para cada emissor: Açores, Madeira e Portugal.

Os selos, com valor facial de € 0,68, serão disponibilizados em folhas de 10 unidades, com tiragem de 185.000 de cada um.

Já os blocos terão dois selos com o mesmo facial, totalizando € 1,36 e a tiragem será de 60.000 unidades de cada.

Serão lançados também dois envelopes de 1º dia para FDCs oficiais dos selos e dos blocos e três cartões-postais para máximos oficiais dos selos.

Fonte filatelia 77
- - -

- -

Ernane Ferreira

Mensagem por Ernane Ferreira em Seg Maio 14 2012, 18:38

Nova emissão Portugal: Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura

Em 10 de abril os CTT - Correios de Portugal lançaram a emissão Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura, composta de quatro selos comemorativos e um bloco.

Os selos, disponibilizados em folhas de 50 unidades, têm os seguintes faciais e tiragens:

• € 0,32 - 235.000 unidades

• € 0,47 - 145.000 "

• € 0,68 - 185.000 "

• € 0,80 - 135.000 "

Já o bloco, com tiragem de 50.000 unidades, contém um selo com facial de € 3,00.

Foram emitidos também dois envelopes de 1º dia para FDCs oficiais, um para a série de selos e outro para o bloco.

- - -

Fonte filatelia 77
Ernane Ferreira

Mensagem por Mitch Macgregord em Seg Maio 14 2012, 18:49

show de bola como se diz
Mitch Macgregord

http://selorium.blogvie.com/

Mensagem por Carlos Salgado em Seg Maio 14 2012, 21:10

Estes de barco eu vou querer, devo ir a Portugal em agosto, vou me deleitar
Carlos Salgado

Mensagem por somricardo em Seg Maio 14 2012, 21:18

Carlos se encontrar estas emissões religiosas mesmo que em selos usados, me interessam.
somricardo

Mensagem por Glauber em Seg Maio 14 2012, 21:29

Muito lindos os selos portugueses. Carlos, em relação aos selos e blocos dos barcos (Tema EUROPA 2012 - Visite Portugal), eles são fantásticos!

Abraços,

Selos 'usados' de séries básicas.
Glauber

Mensagem por Ernane Ferreira em Ter Maio 15 2012, 09:44

Carlos Salgado escreveu:Estes de barco eu vou querer, devo ir a Portugal em agosto, vou me deleitar
de uma olhadinha para mim selos do Timor.
Abraço
Ernane Ferreira

Mensagem por Zink007 em Qui Set 06 2012, 18:30

Selos Portugal

Boa tarde,

Se alguém precisar de algum esclarecimento relativo a selos de Portugal é só perguntar, pois tenho algum conhecimento. Tenho uma grande colecção, (segundo os críticos bastante completa), de Portugal, Açores e Madeira e das Ex. colónias portuguesas.

É verdade que temos aqui selos fantásticos, em 2011 foi emitido um dos que eu mais gostei, acredito que foi inspirado no filme Avatar, deixo a imagem.

http://imageshack.us/photo/my-images/822/aquiselo047.jpg/

Alguma ajuda, estou a disposição.

Cumprimentos,

Rui Fernandes
Zink007

Mensagem por Ernane Ferreira em Sex Set 07 2012, 10:09

Zink007 escreveu:Selos Portugal

Boa tarde,

Se alguém precisar de algum esclarecimento relativo a selos de Portugal é só perguntar, pois tenho algum conhecimento. Tenho uma grande colecção, (segundo os críticos bastante completa), de Portugal, Açores e Madeira e das Ex. colónias portuguesas.

É verdade que temos aqui selos fantásticos, em 2011 foi emitido um dos que eu mais gostei, acredito que foi inspirado no filme Avatar, deixo a imagem.

Alguma ajuda, estou a disposição.

Cumprimentos,

Rui Fernandes

tem algo para troca ?
Ernane Ferreira

Mensagem por Zink007 em Sex Set 07 2012, 12:51

Boa tarde Ernane Ferreira,

Tenho muitos repetidos para trocar ou vender, mais usados que novos. Diga-me quais são os que precisa que eu arranjo.

Cumprimentos,
Zink007

Mensagem por Ernane Ferreira em Sex Set 07 2012, 12:53

Zink007 escreveu:Boa tarde Ernane Ferreira,

Tenho muitos repetidos para trocar ou vender, mais usados que novos. Diga-me quais são os que precisa que eu arranjo.

Cumprimentos,
Tem Timor e outras colonias ?
quer trocar por selos do Brasil,Tem mancolista ?
Ernane Ferreira

Mensagem por Zink007 em Sex Set 07 2012, 14:27

Sim Ernane,
Tenho também repetidos de Timor e das outras colónias.
Posso trocar sim por selos do Brasil, vou fazer uma lista dos que me faltam para lhe dizer.
Zink007

Mensagem por weber em Ter Set 11 2012, 19:42

Colecionar selos portugueses é encantador. Aproveito para dizer que procuro colecionadores de Portugal para possíveis trocas de selos da "Terrinha" Laughing
Espero que todos se interessem também.
Grato
weber

Mensagem por henriquemero em Sex Abr 19 2013, 12:38

Olá amigos!!!
Iniciei uma coleção de selos de Portugal.
Como ainda não tenho muito material, coloco-me ao dispor para trocas de selos brasileiros por portugueses.
Abraços,
Henrique Méro
henriquemero

http://www.henriquemero.com.br

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: