O Brasil atraves dos selos

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir em baixo

O Brasil atraves dos selos

Mensagem por mp_rj em Ter Jul 12 2011, 23:39

Amigos,

Ganhei uma coleção de 5 fascículos intitulada "O Brasil através dos Selos" da Bloch Editores do ano de 1971, e os fascículos são:

1 - Os Construtores da Pátria (capa vermelha)
2 - Os Forjadores da Cultura (capa roxa)
3 - Heroísmo e Glória (capa verde)
4 - Pioneiros do Progresso (capa laranja)
5 - O País da Fé (capa marrom)

A minha dúvida é a seguinte: alguém conhece e sabe se são só 5 fascículos mesmo? Dei uma procurada na internet e não achei o 6o. Nao sei se não existe ou nao tem para vender.

Abraços!!!

Marcelo.
mp_rj

Re: O Brasil atraves dos selos

Mensagem por mp_rj em Qua Jul 13 2011, 11:18

Atualizando...

Existe sim o fascículo de no. 6... mas não sei se existem mais... vou continuar procurando e qualquer coisa posto aqui.

Abraços!!!!
mp_rj

Mensagem por Ernane Ferreira em Qua Jul 13 2011, 12:31

tenho um dos correios dos anos 70 nao me recordo o nome
Ernane Ferreira

Mensagem por Mitch Macgregord em Qua Jul 13 2011, 13:20

Poxa nao conheço parece joia isso
Mitch Macgregord

http://selorium.blogvie.com/

Mensagem por odilo em Dom Dez 24 2017, 14:14

Olá Marcelo,
Feliz Natal.
Eu tenho os vol. 1 e 2 e gostaria de ampliar esta coleção.
Procurando por mais volumes, encontrei este teu tópico de 2011.
Ainda tens estes fascículos?
Encontrastes mais alguns?
Eu tenho procurado pelos sebos por aqui e não tenho encontrado.
Então estou pensando em comprar/trocar uma cópia destes fascículos.
Tens interesse?

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
odilo

https://recuperandoselospostais.blogspot.com/

Mensagem por mp_rj em Dom Dez 24 2017, 14:34

Olá Odilo! Feliz Natal!!!

Eu não encontrei o volume 6 não, mas ainda tenho os outros 5 volumes, caso queira uma cópia, eu te repasso sem problemas! Só não te garanto até o final de janeiro/2018 pois estou com obras em casa e tudo está encaixotado por causa da poeira que produzem.
mp_rj

Mensagem por odilo em Dom Dez 24 2017, 14:40

Obrigado pela rápida resposta.

Gostaria sim de ter uma cópia dos volumes 3, 4 e 5.
Não tem problema quanto ao tempo.
Desde já agradeço.
Abraço,
Odilo

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
odilo

Mensagem por mp_rj em Dom Dez 24 2017, 14:42

Sem problemas, mas posso te pedir um favor?

Quando for final de janeiro, me manda uma mensagem aqui por esse tópico para eu lembrar, senão eu acabo esquecendo... (não é má vontade, é que sou distraído mesmo.... rsrsrsrsrs)
mp_rj

Mensagem por odilo em Sex Dez 29 2017, 22:22

Boa noite Marcelo,
Descobri que a intenção da Editora Bloch era publicar 12 fascículos. Resta saber se chegaram a publicar todos.
Como a empresa faliu em 1999/2000, estes fascículos se tornaram raridades.
Feliz entrada em 2018.

odilo

Mensagem por Marco em Sab Dez 30 2017, 10:55

Odilo e demais amigos,
existem vários exemplares à venda na Estante Virtual. Tenho os cinco primeiros volumes e ainda não vi referência a um sexto.
Como historiador profissional acho o material sofrível, abordagem conservadora e estreita, repleta de lugares comuns e ufanismo. Mas é um material interessante do ponto de vista... da pesquisa e da raridade, uma das poucas iniciativas mais abrangentes neste sentido de situar a história do Brasil através dos selos. Ainda assim tem ranço de história caduca...
Ótimo 2018 a todxs, momento de renovarmos esperanças, um ano ainda por descobrir e viver.
Marco

Mensagem por RomeuNatale em Sab Dez 30 2017, 11:15

mp_rj escreveu:Sem problemas, mas posso te pedir um favor?

Quando for final de janeiro, me manda uma mensagem aqui por esse tópico para eu lembrar, senão eu acabo esquecendo... (não é má vontade, é que sou distraído mesmo.... rsrsrsrsrs)

Coisa de velho! Digo por exepriência. kkkkkk (brincadeira MP; não resisti).
RomeuNatale

Mensagem por RomeuNatale em Sab Dez 30 2017, 11:16

Marco escreveu:Odilo e demais amigos,
existem vários exemplares à venda na Estante Virtual. Tenho os cinco primeiros volumes e ainda não vi referência a um sexto.
Como historiador profissional acho o material sofrível, abordagem conservadora e estreita, repleta de lugares comuns e ufanismo. Mas é um material interessante do ponto de vista... da pesquisa e da raridade, uma das poucas iniciativas mais abrangentes neste sentido de situar a história do Brasil através dos selos. Ainda assim tem ranço de história caduca...
Ótimo 2018 a todxs, momento de renovarmos esperanças, um ano ainda por descobrir e viver.

Concordo 100%. Como historiador só posso apoiar.
RomeuNatale

Mensagem por mp_rj em Sab Dez 30 2017, 11:59

RomeuNatale escreveu:Coisa de velho! Digo por exepriência. kkkkkk (brincadeira MP; não resisti).

Velho não! Bem vividos!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
mp_rj

Mensagem por mp_rj em Sab Dez 30 2017, 12:02

odilo escreveu:Boa noite Marcelo,
Descobri que a intenção da Editora Bloch era publicar 12 fascículos. Resta saber se chegaram a publicar todos.
Como a empresa faliu em 1999/2000, estes fascículos se tornaram raridades.
Feliz entrada em 2018.

Odilo, eu creio que não foram lançados 12 volumes não. Só conheço os 5 volumes, mas li em algum lugar que existe um 6o. volume (que não sei se existe mesmo...)
mp_rj

Mensagem por Antonio C. Pulsy em Sab Dez 30 2017, 15:53

Prezados,

são cinco fascículos.

Antonio C. Pulsy

http://antonio.pulsy@bol.com.br

Mensagem por Celso Luiz de Moura em Sab Dez 30 2017, 17:49

Apenas a título de informação e para contribuir com o tópico, consegui adquirir os 5 volumes na estante virtual por R$ 51,00 mais remessa.
Celso Luiz de Moura

Mensagem por FRITZEN em Sab Dez 30 2017, 18:20

vejam no ESTANTE VIRTUAL ... há vários em oferta

https://www.estantevirtual.com.br/busca?utf8=%E2%9C%93&type=q&new=&q=brasil+atraves+dos+selos
FRITZEN

Mensagem por odilo em Dom Dez 31 2017, 03:51

Olá amigos,
O Marco e o Romeu fizeram uma observação ....
"Como historiador profissional acho o material sofrível, abordagem conservadora e estreita, repleta de lugares comuns e ufanismo. Mas é um material interessante do ponto de vista... da pesquisa e da raridade, uma das poucas iniciativas mais abrangentes neste sentido de situar a história do Brasil através dos selos. Ainda assim tem ranço de história caduca... "

Minha primeira intenção com estes fascículos foi tentar ajudar o filho de um amigo nosso a melhorar seu interesse pela história do Brasil. Mas não deu certo. O programa da escola pouco tinha a ver com o conteúdo dos fascículos. Foi melhor ele procurar se aplicar mais nos estudos do que colecionar selos.

Desejo aos amigos e amigas um feliz 2018.

odilo

Mensagem por Gnobre em Dom Dez 31 2017, 10:57

Sim Odilo, complicado. No passado, quando a educação era de melhor qualidade, livros como esse mais culturalmente ricos, ainda mais usando a filatelia como pano de fundo, conseguiam encontrar um público jovem ávido, mas hoje isso mudou. A escola atual de modo geral está muito fraca, mesmo as privadas ou religiosas, as públicas então... O caráter basicamente é doutrinador, não importando com o conteúdo, na verdade propositalmente o fazendo mais fraco para que nossas crianças e jovens não possam aprender a pensar por si só. O triste que esse é um fenômeno de todo o ocidente, mas o Brasil consegue ser ainda pior. Desde o término do regime militar, cuja qualidade da educação já não era assim essas coisas, o regime fabiano instalado aqui acabou de destruir propositalmente qualquer ranço de educação que existia. A opção homeschooling é a que cada vez mais cresce, mas essa não é assim tão simples de implantar. Infelizmente, no momento não vejo nenhuma luz no fim-do-túnel a curto prazo, mas a situação está tão ruim que começa a ficar óbvia demais, o que pode resultar em mudanças. A ideia da Escola Sem Partido começa a se espalhar pelo país ...
De qualquer forma parabéns pela iniciativa.
Se quiser posso lhe indicar excelentes vídeos sobre educação e técnicas de estudo que estão disponíveis no youtube para poder repassar para jovens que queria ajudar.
Um 2018 repleto de PAZ e FELICIDADES !!
Gnobre

Mensagem por Marco em Dom Dez 31 2017, 12:27

Prezadas, prezados. Considero deslocada a mensagem abaixo. Hoje em dia existem muitos espaços para esse tipo de discussão (ao contrário da época da ditadura, quando estes espaços eram restritos, vigiados e reprimidos). Não cabe fazer doutrinação num fórum de selos. Participo deste há quase sete anos e nunca vi esse tipo de problema, aprendemos a conviver com a pluralidade, inclusive a pluralidade filatélica. A especificidade e o prazer filatélico devem ser respeitados, independente da visão de mundo de cada um. Além do mais, Odilo é o verdadeiro Patriarca do fórum, não precisa de doutrinação. Pessoalmente acho a tal escola sem partido um embuste visando formar cidadãos sem espírito crítico, sem debater ou questionar a sociedade em que vivemos, visando (de)formar pessoas bem comportadas diante da grande mídia e do mercado financeiro. Alguém duvida que alexandre frota seja um troglodita?... Smile Em respeito aos colegas, não vou mais me pronunciar sobre o assunto aqui. Reitero os votos de feliz 2018, com saúde, paz, sabedoria, esperança renovada e ânimos para enfrentar os desafios.
Abraços.
Marco

Gnobre escreveu:Sim Odilo, complicado. No passado, quando a educação era de melhor qualidade, livros como esse mais culturalmente ricos, ainda mais usando a filatelia como pano de fundo, conseguiam encontrar um público jovem ávido, mas hoje isso mudou. A escola atual de modo geral está muito fraca, mesmo as privadas ou religiosas, as públicas então... O caráter basicamente é doutrinador, não importando com o conteúdo, na verdade propositalmente o fazendo mais fraco para que nossas crianças e jovens não possam aprender a pensar por si só. O triste que esse é um fenômeno de todo o ocidente, mas o Brasil consegue ser ainda pior. Desde o término do regime militar, cuja qualidade da educação já não era assim essas coisas, o regime fabiano instalado aqui acabou de destruir propositalmente qualquer ranço de educação que existia. A opção homeschooling é a que cada vez mais cresce, mas essa não é assim tão simples de implantar. Infelizmente, no momento não vejo nenhuma luz no fim-do-túnel a curto prazo, mas a situação está tão ruim que começa a ficar óbvia demais, o que pode resultar em mudanças. A ideia da Escola Sem Partido começa a se espalhar pelo país ...
De qualquer forma parabéns pela iniciativa.
Se quiser posso lhe indicar excelentes vídeos sobre educação e técnicas de estudo que estão disponíveis no youtube para poder repassar para jovens que queria ajudar.
Um 2018 repleto de PAZ e FELICIDADES !!
Marco

Mensagem por Gnobre em Dom Dez 31 2017, 13:44

Concordo e estamos de acordo, pois para alguns doutrinação e sair do foco só vale se for em defesa a seus ideais (postura típica da escola construtivista), como com a colocação de frases estrategicamente posicionadas tipo "abordagem conservadora e estreita" ou "...ranço de história caduca....", ou "a todxs", conforme abaixo.

Marco escreveu:Odilo e demais amigos,

Assim, em verdadeiro respeito a todos, garanto que sempre me pronunciarei com foco filatélico, mas se alguém o fizer PRIMEIRO em contrário, mesmo que de forma oblíqua, o que fazer senão democraticamente me manifestar?

A todos reitero meus votos de respeito ao direito à diversidade e pluralidade de ideias, mesmo para aquelas que não são do meu agrado, e repúdio à qualquer forma de censura.

O foco aqui, até pela multiplicidade de membros,  deve ser filatélico, mas se alguém o desviar primeiro, conforme tacitamente demonstrei acima, o que fazer .... Nunca pretendi me manifestar, mas devemos todos estar sempre vigilantes, pois, parafraseando Edmund Burke, "para que o mal triunfe basta que os bons fiquem de braços cruzados".

Um Ótimo 2018, muita saúde e felicidades a todos.
PAZ DE CRISTO !!!

ps.1: selos com a imagem de Edmund Burke

ps.2: fiquei tão curioso que comprei essa coleção toda da Ed. Bosch (só encontrei os 5 volumes mesmo)
Gnobre

Mensagem por Gnobre em Qui Jan 11 2018, 18:45

mp_rj escreveu:Atualizando...

Existe sim o fascículo de no. 6... mas não sei se existem mais... vou continuar procurando e qualquer coisa posto aqui.

Abraços!!!!

Olá mp_rj.
Você achou o fascículo 6? Onde?
Eu acabei adquirindo a coleção, mas somente dos números 1 ao 5 (os únicos que encontrei).
É verdade que foram realmente inicialmente planejados 12 fascículos no total. Tem-se inclusive que, na contra capa do volume 5, consta a imagem da capa do volume 6 - "A História do Brasil", mas não sei se esse ou qualquer outro além dos 5 primeiros volumes foram realmente emitidos.
Grato,
Gnobre

Mensagem por mp_rj em Qui Jan 11 2018, 22:04

Gnobre escreveu:
Olá mp_rj.
Você achou o fascículo 6? Onde?
Eu acabei adquirindo a coleção, mas somente dos números 1 ao 5 (os únicos que encontrei).
É verdade que foram realmente inicialmente planejados 12 fascículos no total. Tem-se inclusive que, na contra capa do volume 5, consta a imagem da capa do volume 6 - "A História do Brasil", mas não sei se esse ou qualquer outro além dos 5 primeiros volumes foram realmente emitidos.
Grato,

Olá!

Ei vi pesquisando pelo google... porem nâo sei se era montagem ou somente a capa do fascículo....
mp_rj

Mensagem por odilo em Sab Jan 13 2018, 16:34

Olá amigos,
Pelas manifestações aqui apresentadas, eu penso que o 6° fascículo, que pretendia contar a história do Brasil, deve ter gerado tanta celeuma entre a equipe que acabou não sendo editado.
Por isso quando alguém pede por uma sugestão do que devo ou não colocar na minha coleção, a resposta é sempre a mesma: Coloque o que te agrade.
Abraço

odilo

Mensagem por Psique10 em Sab Jan 13 2018, 17:08

Desculpe-me a intromissão, mas eu colocaria O país do futuro ou somente o futuro ou algo semelhante. Faria uma coleção temática e concluiria assim.
Psique10

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum: