Penny Red - Duvida!!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Penny Red - Duvida!!

Mensagem por EduxSt em Ter Maio 17 2011, 22:53

Olá a todos!

Sou novo nesse negócio de Filatelia, andei lendo um pouco sobre a história dos selos e etc...
Como todos sabem, também fiquei sabendo que o 1° selo foi o Penny Black. Ao ver uma foto dele achei muito parecido com 1 selo que tenho em minha coleção, coleção que ganhei do meu pai, que também não sabe sobre selos... porém colecionava por que achava bonitos...

Eis então, que (creio eu) me deparei com um Penny Red... Mas como deu para perceber sou leigo no assunto... então gostaria da opinião de vocês experientes no mundo dos selos para me dizer o que acham desse selo que eu acho ter encontrado.

Segue fotos dele:

Reparei que quando eu olho ele contra a luz, aparece uma coroa, bom sei que tem essas coisa com benzina e etc... mas não sei se deveria ou não aparecer essa coroa...

Se for mesmo o Penny Red, gostaria de saber mais informações sobre ele, como valor, o quão raro é, e etc...

Obrigado a todos!

EduxSt

Re: Penny Red - Duvida!!

Mensagem por Ernane Ferreira em Ter Maio 17 2011, 23:26

existem varios tipos da mesma chapa do selo
valor varia muito de um selo para outro
e ae vem o carimbo q nao posso afirmar nada sobre ele
att,

Ex-colônias Portuguesas (Angola,Cabo Verde,Inhambane,Moçambique,Timor,Macau,África Portuguesa,Guiné,São Tomé e Príncipe, Lourenço Marques,Companhia do Nyassa, Companhia de Moçambique,Índia Portuguesa,Quelimane,Tete,Zambezia,Congo). Apenas até o período colonial, máximo ano 1975.
Portugal e ilhas adjacentes.(tudo)
Colônias espanholas (Rio Muni,Fernando Poo,Sahara Espanhol,Ifni.......)
Alemanha Reich e Estados e ocupações. Desde 1849
Alemanha Ocidental,Alemanha Oriental,(colelções completas, falta alguns oficiais da DDR)
Alemanha Federal,Faltas a partir de 2004)
Alemanha 1° e 2° guerras
Austria,Canada,Chile,Estados Unidos,Hungria,Liberia,Reino Unido,Suiça,Espanha,Holanda,Belgica,Peru (todos até o ano de 1970)
Ernane Ferreira

Mensagem por Glauber em Qua Maio 18 2011, 00:21

Amigo,

Não sou 'expert' em selos clássicos, especialmente de outros países, ainda mais daquele que foi o precursor da filatelia mundial, a Inglaterra.

Mas podemos observar que este selo é um tanto mais atraente, pois está deslocado. Observe que ele, no lado direito e embaixo, está 'cortado', já no lado esquerdo e na parte de cima, tem a continuação de outro selo.

Mas, por causa do forte carimbo, não há para ver maiores detalhes da imagem do selo. Quanto a valores, não tenho a menor ideia.

Um conselho: continue a obra de teu pai e verá que, com a filatelia, teus conhecimentos só tem a crescer.

Abraço,

Selos 'usados' de séries básicas.
Glauber

Mensagem por odilo em Qua Maio 18 2011, 00:57

Olá EduxSt,
Bem vindo ao nosso fórum SB.
Eu também não sou perito em selos da Inglaterra e nem de outros paises. Mas estamos aqui para te ajudar no que for possível e estiver ao nosso alcance.
Já identificastes bem o selo. É um Penny Red denteado com a filigrana coroa grande. No catálogo Yvert ele recebe o número 26.
Se fores pesquisar na internet por Penny Red vais encontrar muitos artigos interesantes e a história deste selo. Se fores atrás do carimbo, para saber a onde este selo foi carimbado, o caminho é mais longo. Em todo o caso, depois de ter colhido todas estas informações, certamente não vais mais querer vender o selo, mas quem sabe continuar a coleção do seu pai, contando a história dos selos que tens e de outros que vão aparecer.
Basta começar para pegar o gostinho. É que nem cachaça, vicia.
Então para começar, podes ver neste artigo: http://www.imagesoftheworld.org/stamps/pennyred.html algumas informações sobre este selo.
Quanto ao valor dele, pode variar de R$ 2,00 até 750 Euros (pelo catálogo Yvert), dependendo das letras que aparecem nos quatro cantos, do número da chapa que esta meio escondido a meia altura do ornamento lateral, do carimbo e finalmente do estado do selo.
Alguém mais daqui do fórum e ou algum visitante sabe da onde é este carimbo?
Até mais,
Odilo

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal.
Atenção para novo endereço:
Caixa Postal, 7018
Florianópolis-SC
88025-970
odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por Mitch Macgregord em Qua Maio 18 2011, 05:19

Devemos saber qual tipo de papel vermelho ou vermelho azurado.
Tem um que saiu em 1841 em pequena corao como filigrana
Em 1855/56 saiu um outro com papel menus azurado pequena filigrana coroa e dentiaçao de 16.
e em 1958/64 sairam os vermelhos carmim com grande coroa, dentiaçao de 14, grandes chances que seja este, para identificar deves ver se no meio da longura lateral do selo pode ver o n° da plancha que estao nos ornamentos laterais , vendo que este tem decalagem pode ver talvez estes do lado onde o espaço é mais grande seja do lado esquerdo,mas como nao tem a plancha inteira sera dificil de identificar. A letra escrita em cima à direita parece ser um I ou um J. Eu penso que é o 1p vermelho carmin que cota 2,5 euros no Yvert. Mas o preço pode também variar dependendo do carimbo
Isso é para o que é do selo.
Este que voce tem é uma bela peça pois podemos ver um carimbo quase inteiro, este nao é um carimbo das agencias estrangeiras, nem de uma das colonias. Deve ser um carimbo Ingles, mas de qual lugar isso ainda nao sei deverei fazer uma procura ^^

Abraços
Mitch Macgregord

http://selorium.blogvie.com/

Mensagem por EduxSt em Qui Maio 19 2011, 00:25

Pelo que andei olhando na Internet, esse carimbo parece ser mesmo da Inglaterra, pois vi algumas fotos com esse mesmo carimbo... Só não sei o que poderia significar esse número, que eu acho ser 1609...

Quanto ao fato de eles estar "deslocado" isso muda algo no fato de ser "colecionavel" ou não? Pois como li aqui pelo fórum, selos em mal estado não prestam para coleção e etc...

EduxSt

Mensagem por EduxSt em Qui Maio 19 2011, 00:44

Será que teria alguem do Rio Grande do Sul, principalmente perto de Gramado para poder me ajudar a analisar minha coleção? Obrigado!

EduxSt

Mensagem por Mitch Macgregord em Qui Maio 19 2011, 05:51

mesmo deslocado vale para coleçoes, pois tem mesmo certos selos que deslocados tem mais valor.
Mitch Macgregord

Mensagem por israpaulo em Qui Maio 19 2011, 06:30

Me parece que pouco deslocado desvaloriza o selo, pois nao fica tao bonito.

Por outro lado, muito deslocado ja pode ser classificado como erro... Laughing
israpaulo

http://www.superfilatelico.blogspot.com

Mensagem por Mitch Macgregord em Qui Maio 19 2011, 06:42

eu pessoalmente gosto deste deslocado que nos mostra o amigo, pois esta deslocado tanto do lado como do alto ainda mais com este belo carimbo
Mitch Macgregord

Mensagem por Ernane Ferreira em Qui Maio 19 2011, 15:31

Mitch Macgregord escreveu:eu pessoalmente gosto deste deslocado que nos mostra o amigo, pois esta deslocado tanto do lado como do alto ainda mais com este belo carimbo

concordo plenamente

Ex-colônias Portuguesas (Angola,Cabo Verde,Inhambane,Moçambique,Timor,Macau,África Portuguesa,Guiné,São Tomé e Príncipe, Lourenço Marques,Companhia do Nyassa, Companhia de Moçambique,Índia Portuguesa,Quelimane,Tete,Zambezia,Congo). Apenas até o período colonial, máximo ano 1975.
Portugal e ilhas adjacentes.(tudo)
Colônias espanholas (Rio Muni,Fernando Poo,Sahara Espanhol,Ifni.......)
Alemanha Reich e Estados e ocupações. Desde 1849
Alemanha Ocidental,Alemanha Oriental,(colelções completas, falta alguns oficiais da DDR)
Alemanha Federal,Faltas a partir de 2004)
Alemanha 1° e 2° guerras
Austria,Canada,Chile,Estados Unidos,Hungria,Liberia,Reino Unido,Suiça,Espanha,Holanda,Belgica,Peru (todos até o ano de 1970)
Ernane Ferreira

Mensagem por Mitch Macgregord em Qui Maio 19 2011, 17:05

Sem dizer que do lado esquerdo tem como um grande traço de vermelho e um ponto vermelho um pouco mais alto do I acho esta peça muito bela gostei demais acho que deves guardar em tua coleçao
Mitch Macgregord

Mensagem por odilo em Qui Maio 19 2011, 17:25

Olá amigos,
Este selo com deslocamento eu colocaria junto com outro bem centrado. Evidenciando assim a diferença. Fica até melhor se tiver outros com deslocamentos, mostrando a progressão que pode existir nestes selos. Seja na horizontal ou vertical. Inclusive a questão de chapa gasta com o tempo, afinal tudo é história.
Quanto ao número, me parece ser 609 ou 906,
Encontrei este site que pode ser útil também para quem tem outros selos com carimbos deste tipo: http://catalogue.klaseboer.com/vol1/html/greatcan.htm mas o número 609 ou 906 não aparece nas listas. Quem sabe mandando um e-mail para o autor, perguntando da onde pode ser este carimbo, o mistério se resolva. Minha sugestão é não vender nem negociar uma peça sem antes saber tudo sobre ela.

Quanto a filatelistas em Gramado, devem existir alguns por lá. Quem sabe entrando em contato com o Club Filatélico de Taquara eles te podem dar uma ajuda.
Aliás, na próxima quinta-feira, dia 26 no final da tarde vai ter um encontro lá, confira: http://www.cfnt.org.br/index.php .

Até mais,
Odilo

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal.
Atenção para novo endereço:
Caixa Postal, 7018
Florianópolis-SC
88025-970
odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: