Separação de séries? É coerente?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Separação de séries? É coerente?

Mensagem por asbeneti em Qui Maio 12 2011, 14:20

Olha só, mais um tópico meu...hehehe. Várias dúvidas, pois estou retomando a fundo minha coleção...

Então, já decidi que, se tenho uma série de selos e somente 1 pertence à minha temática, só colocarei este 1 na coleção.

A outra dúvida agora é: sub-dividi minha temática em capítulos, por exemplo Sputnik e Vostok. Tenho uma série que contém 1 selo sobre Sputnik e 1 selo sobre Vostok. Como fazer?
Minha opinião é que, se estou fazendo meu álbum separado por capítulos sobre a temática, devo separá-los, embora sejam da mesma série. Ou seja, o primeiro selo vai ficar no capítulo do Sputnik e o outro vai para o capítulo da Vostok.

Qual a opinião de vocês? Isto é coerente? Alguém já quebrou a cabeça com isso?
Suspect

Obrigado!
asbeneti

Re: Separação de séries? É coerente?

Mensagem por Ernane Ferreira em Qui Maio 12 2011, 20:09

sim é uma opção já que pode se separar por vários acontecimentos, naves , etc ... vai do gosto de cada um
Ernane Ferreira

Mensagem por Glauber em Qui Maio 12 2011, 20:48

Caro amigo 'asbeneti'!

Como escrito pelo Ernane, "vai do gosto de cada um". Eu tenho algumas coleções temáticas e não uso o método da separação das séries em todas elas.
Para coleções competitivas, o ideal é separar os selos que não figuram na coleção. Por exemplo, se você faz uma coleção sobre presidentes do Brasil e há um 'se-tenant' com imagem, em cada selo, de um presidente brasileiro e um presidente português, o melhor é separar esses dois selos e mostrar apenas o presidente do Brasil.

Contudo, se minha coleção é muito pessoal e não tenho muita preocupação com regras, posso preservar a série, sem destacá-la. Eu mesmo coleciono o tema "Psitacídeos" (papagaios, araras, periquitos etc.) e há algumas séries que tem dois pássaros de minha temática e outros dois que não tem nada a ver. Mesmo assim eu preservo a série intacta.

Já em relação à sua coleção, principalmente sobre as naves espaciais, isso depende de tua escolha. Se há outros selos que podem substituí-los, pode-se colocar os dois selos representando uma nave (Sputinik, p.e.) e outros no capítulo sobre a Vostok.

Espero ter ajudado.
Abraço,

Selos 'usados' de séries básicas.
Glauber

Mensagem por asbeneti em Sex Maio 13 2011, 07:31

Obrigado!!
asbeneti

Mensagem por Ernane Ferreira em Sex Maio 13 2011, 12:19

asbeneti escreveu:Obrigado!!
de nada