Novato com dúvidas por onde começar

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Novato com dúvidas por onde começar

Mensagem por mscastanho em Ter Mar 15 2011, 14:55

Olá amigos do fórum.
Há alguns anos ganhei de presente uma coleção de selos de um tio, porém a deixei guardada por um bom tempo. Recentemente decidi mexer nela e com isso senti o desejo de começar a colecionar selos. Passei a pesquisar na internet mais sobre o assunto, como iniciar uma coleção, os instrumentos e etc. O problema é que li vários artigos, tópicos (principalmente aqui do fórum) mas ainda tenho muitas dúvidas e não sei nem por onde começo a minha coleção.

Como posso começar a colecionar?
Onde posso comprar os selos, albuns e outros instrumentos?
Como organizá-los no álbum?

Dentre tantas outras perguntas. Achei vários tópicos por aqui, mas nenhum que desse uma ajuda consistente pra começar a colecionar. Portanto queria a ajuda de vocês, já colecionadores e membros do fórum, para saber por onde devo começar, o que devo fazer, comprar, para fazer uma coleção de selos. Toda informação é bem-vinda, já que sou completamente leigo no assunto.
Desde já agradeço a todos.

mscastanho

Re: Novato com dúvidas por onde começar

Mensagem por rafaelkonzen em Ter Mar 15 2011, 15:24

Amigo, sugestão de quem é meio iniciante (mas estuda pra caramba). Para não sair comprando de tudo, e acabar perdendo o interesse pelo alto valor investido, sugiro em uma primeira oportunidade, adquirir os seguintes itens:
pinça, lupa, classificador, e um catálogo de selos (podes comprar uma edição mais antiga, bem mais barato). A luz negra também é uma boa pedida, não custa caro e pode ser comprada em qq loja de material elétrico. Com isso, já vai dar para dar o pontapé inicial. Depois, na sequencia, sugiro filigranoscópio, benzina retificada e odontômetro. Com isso, já vais poder começar a catalogos os selos brasileiros (mais fácil, e até pegar o jeito, acho que é o ideal, para aprender sobre denteação, filigrana, etc).
Sobre onde comprar, bom, é uma escolha pessoal. Tem as lojas filatélicas (pessoalmente compro na filatelia77 e na olho-de-boi, além da rhm, que faz o catálogo). Outra opção interessante para quem está iniciando são os lotes de selos, por preços bem convidativos. Além das filatélicas, tem o mercado livre e o ebay (pessoalmente nunca comprei neste, mas a idéia é a mesma). Pessoalmente não compro nada de valor mais alto no ML... já que vou investir, prefiro a referência de uma empresa, mas é pessoal, e sei de muitas pessoas que fizeram ótimos negócios tanto no ML quanto no ebay.
Quanto a organização, a coleção é sua, e podes fazer do jeito que quiser, não tem certo e errado, mas se vais colecionar selos do Brasil, por exemplo, com a intenção de ter todos (prepare o bolso, hehehe), é melhor por data de emissão, seguindo o catálogo. Para selos estrangeiros, dependerá do tipo de coleção (por país, temática, etc). Neste caso, sugiro colocar da forma que mais lhe agrade, tanto na hora de catalogar quanto depois para visualizar.

Espero que isso lhe ajude

Abraços

Rafael
rafaelkonzen

http://mystampcollectionbrazil.blogspot.com.br

Mensagem por JOSE RENATO em Dom Jun 03 2012, 17:03

Rafael,

Gostei das suas dicas....

Não sou iniciante, mas fiquei quase 30 anos em comprar selos. Ou seja, quando coelcionava tinha perto dos 20 anos...

Sou um iniciante mais maduro, digamos assim (rsisos).

Um abraço,

JR

Coleciono: BRAZIL IMPÉRIO 
JOSE RENATO

Mensagem por rafaelkonzen em Dom Jun 03 2012, 21:15

JR, iniciei quanto tinha uns 12 anos, e parei uns dois anos depois. Minha "coleção" (entre aspas mesmo, por que nada mais era do que um ajuntamento) ficou parada uns 20 anos, até que, em 2009, "achei" minha coleção em um armário, e resolvi recomeçar, mas desta vez estudando sobre o assunto. Este fórum me ajudou muito, além de ter feito ótimos amigos.

Um grande abraço

Rafael
rafaelkonzen

http://mystampcollectionbrazil.blogspot.com.br

Mensagem por JOSE RENATO em Seg Jun 04 2012, 21:05

Legal Rafael.

Também tenho aprendido muito aqui...

Um abraço,

JR
JOSE RENATO

Mensagem por odilo em Seg Jun 04 2012, 22:23

Olá JR,
Como, disse o Rafael, custa um bom dinheiro ter todos os selos do Brasil. Uma solução então é comer o mingau pelas bordas. Assim temos diversos tipos ou séries, como Varig, Vovó, Aéreos, Oficiais, Taxas, etc... que já dão um bom começo.
Uma tendência tem sido abordar um tema limitado ou não a um país e ao tempo.
Como a maioria dos selos tem alguma relação com a história, não é difícil abordar uma ou mais partes da história do Brasil. Outras opções são a fauna, flora, turismo, esportes, musica, literatura, etc.
Veja qual o tema que mais gostas ou que gostarias de saber mais a respeito e escreva um pequeno resumo de como poderia ser a coleção. Fazendo isto, tuas compras e trocas serão bem mais seletivas. Veja algumas coleções em http://www.afsc.org.br/umquadro/colecoes.html .
Aqui também vais encontrar muita coisa interessante :
http://www.girafamania.com.br/

Feliz coleção,
Odilo
odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por JOSE RENATO em Ter Jun 05 2012, 18:52

Odilo,

Obrigado pelas dicas e sugestões. Tenho o que pensar ainda....

Um abraço,

JR

Coleciono: BRAZIL IMPÉRIO 
JOSE RENATO

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: