Ferrugem - Lavagem "Bomba" de Selos e Antes e Depois!

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir em baixo

Re: Ferrugem - Lavagem "Bomba" de Selos e Antes e Depois!

Mensagem por odilo em Sex 18 Nov 2011 - 3:00

Olá amigos,
Este assunto volta e meia esta ai sendo ativado.
O uso do Bisulfito de Sódio (BS) eu penso ser mais indicado que os outros parentes dele como o Metabisulfito ou pirosulfito. Pela fórmula, o Metabisulfito é mais forte que o BS e ai sim pode atacar o papel e ou a tinta. Embora o Pirosulfito de Sódio quando diluido em água vai resultar no Bisulfito de sódio. Então, penso que temos que cuidar da concentração. Não sou químico ! Também não fiz a experiência com o Metabisulfito ou Pirosulfito de Sódio.
Se forem usar, eu recomeno lavar bem os selos depois para não ficar muito depósito ou restos dos produtos usados.
Quanto ao tempo que um selo assim lavado vai durar, sem sofrer uma degradação, não tenho ideia. Tenho aqui selos que tirei ferrugem, já fazem uns 25 anos e estão ainda perfeitos. Se durarem mais 30 anos, certamente não vou ficar sabendo.
Até mais,
Odilo

Última edição por odilo em Sex 18 Nov 2011 - 3:15, editado 1 vez(es)

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por pvcfernandes em Sex 18 Nov 2011 - 3:09

Maravilha Odilo agora no fim de semana vou testar e posto os resultados....

Obrigado

[]´s

pvcfernandes

https://www.sites.google.com/site/pvcfernandes

Mensagem por Ernane Ferreira em Sex 18 Nov 2011 - 13:30

Repetindo aqui fiz o teste não com um vanish com outro produto similar e funcionou.

Ernane Ferreira

Mensagem por Psique10 em Sex 18 Nov 2011 - 17:21

Que produto?
Psique10

Mensagem por Ernane Ferreira em Sex 18 Nov 2011 - 18:18

VANTEX - Alvejante sem Cloro

Ernane Ferreira

Mensagem por Psique10 em Sex 18 Nov 2011 - 18:49

Obrigado.
Psique10

Mensagem por pvcfernandes em Dom 20 Nov 2011 - 20:42

fiz uns testes, consegui bissulfito de sódio, mas creio que terei que testar mais...

ontem testei permanganato de potássio + limão com selos e hoje testei com o bissulfito de sódio, porém acredito que além de ferrugem o papel esta amarelado pelo tempo... mas dá para notar a diferença visualmente ficaram mais claros, não sei se dará para notar com minha câmera:

Antes:

Depois:

Ps: não esta todos os selos na primeira imagem (antes), lavei os selos hj e testei no meu pai porém não levei minha câmera, mas dá para dar uma ideia, os selos estavam no mesmo estado que o do primeiro...

Tomei como base 4 minutos cada banho...

A diferença é que além de deixar um pouco mais claro, os pontos de ferrugem desapareceram, notei que com o bissulfito a ação é um pouco melhor, depois vou experimentar esses mesmos selos deixar em um banho no bissulfito por um período maior para ver se o amarelado do tempo também clareia...

É isso ai... vou testar mais, quero comprar alguns lotes de selos antigos e com certeza essa técnica vai ser de grande valor...

Obrigado!!

[]´s
pvcfernandes

Mensagem por Psique10 em Dom 20 Nov 2011 - 22:11

É isso ai Paulo. Very Happy
Psique10

Mensagem por odilo em Seg 21 Nov 2011 - 1:16

Olá Paulo e amigos,
Parabéns pela esperiência e por compartilhar com os amigos tua experiêcia.
Eu já tentei também deixar mais tempo no banho de bissulfito e melhora um pouco mais. Também se pode aumentar a concentração do bissulfito.
Usastes o bissulfito ou o metabissulfito de sódio?
Até mais,
Odilo

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
odilo

Mensagem por pvcfernandes em Seg 21 Nov 2011 - 1:32

Odilo, Eu não experimentei com o metabissulfito, meu pai encontrou um pacote de bissulfito ontem, ele usa justamente para clarear o papel fotográfico em um dos processos da fotografia, não tão usual, ele usa mais em fotografias preto e branco...

Lá ele tem hipossulfito, metabissulfito e um pouco de bissulfito... o primeiro é o fixador, o segundo o oxidante e o terceiro para limpeza e clareamento da fotografia... Meu pai achou que o metabissulfito poderia deteriorar o papel e talvez nem clarear... acabei nem testando... como química não é meu forte, então preferi confiar na experiência dele..rs

De qualquer forma deu para ver na prática e o resultado foi muito positivo tanto com limão como com bissulfito, deu para ver na prática e aprender mais um pouco... foi muito proveitoso... Valeu!

[]´s

pvcfernandes

Mensagem por Psique10 em Seg 21 Nov 2011 - 14:49

Paulo, eu acho que seria uma boa idéia compartilhar reforçando a sua experiência postando aqui os passos que usou, esclareceria muito mais. Mas valeu amigo, tem que testar mesmo.
Psique10

Mensagem por pvcfernandes em Seg 21 Nov 2011 - 22:32

Psique10, é uma boa ideia, eu praticamente utilizei o seu tutorial em outra postagem que o Odilo me passou...

Com pequenas diferenças:

Lavei os selos -> coloquei em banho em água limpa por 4 minutos -> retirei os selos um a um e coloquei em outro recipiente com 1 litro de água + 1 colher de café de permanganato de potássio, ficando por mais 4 minutos -> retirei os selos, lavei e deixei novamente em água limpa por mais 4 minutos -> coloquei os selos na solução (primeira vez com limão) com bissulfito de sódio por mais 4 minutos -> e finalmente lavei os selos e coloquei para secar....

A pequena diferença é que deixei os selos em banho na água limpa por 4 minutos, eu sei que não teria necessidade, mas pensei que talvez com os selos bem molhados talvez a reação química seria melhor (suposição somente, pura superstição...rs Very Happy)

Curiosidade, depois de misturado o permanganato de potássio na água, quanto tempo essa mistura tem eficácia?

Ao jogar fora a mistura fiquei imaginando armazenar em uma garrafa pet e depois reaproveitar...rs E a mesma coisa com o bissulfito... Ou assim que mistura pouco tempo depois a eficácia acaba?

[]´s

pvcfernandes

Mensagem por odilo em Ter 22 Nov 2011 - 0:05

Olá amig@s,
Estas certo deixando o selo na água limpa depois do banho com PP. Assim retira o excesso. O restante, o BS vai neutralizar. Podes colocar direto no banho de BS, mas dai a solução vai aos poucos se contaminando.
Quanto tempo dura a solução?
Eu procuro de uma vez limpar uns 200 ou mais selos. Isto leva umas duas horas. Eu uso mais ou menos um litro de cada solução em bacias pequenas de plástico. Penso que se pode guardar as soluções em garafas pet e colocar dentro de uma caixa de papelão para não pegar luz. Quando tempo são estáveis? Não sei, só fazendo a experiência.
Eu uso duas pequenas peneiras para colocar o selos dentro e levar para o banho. Assim de uma vez só eu lavo uns 7 selos. Depois para secar eu uso colocar no meio de folhas de mata-borrão branco e prenso com livros. Depois de 3 dias eles estão bem secos e planos.
Mas cada um tem seu sistema.
Até mais,
Odilo

odilo

Mensagem por Psique10 em Ter 22 Nov 2011 - 0:37

Interessante. Obrigado amigos.
Psique10

Mensagem por pvcfernandes em Ter 22 Nov 2011 - 1:10

Interessante mesmo, vou experimentar guardar a solução pronta e ver até quando ela consegue algo... Pena que o Sr. Dieter esta sem selos, não tenho muitos enferrujados, vou continuar testando com a Anita mesmo...rs coitada da Anita..rs Laughing

[]´s

pvcfernandes

Mensagem por odilo em Sex 25 Nov 2011 - 18:23

Olá amigos,
Como todos sabem, este tratamento é do milênio passado. Um vai contando paro o outro e cada um acrescenta seu ponto.
Nosso amigo Sr. Dieter, leu sobre o tratamento que damos para retirar a ferrugem dos selos aqui no fórum, e me contou como costuma fazer. Coloco aqui suas dicas com a licença dele. É o seguinte:

"O procedimento que eu uso há décadas e que até hoje não me causou problemas, consta de quatro “banhos” como segue:
1. Mergulhar em permanganato de potássio a 2%.
2. Colocar em água limpa.
3. Banhar em ácido cítrico a 20%.
4. Colocar novamente em água limpa para neutralizar o efeito do ácido.
Em cada “banho” o selo deve permanecer por mais ou menos um minuto. A água deve ser trocada seguidamente, ou usar água corrente.
Lembro também que os dois produtos químicos tem validade limitada. Uma vez abertos os frascos, o produto deteriora rapidamente."
É por isto pvcfernandes, que raramente vem algum selo com ferrugem nos lotes.
Como podem ver, a equação Tempo x Concentração do banho varia para cada um que já fez esta experiência. Os produtos usados para neutralizar o permanganato de potássio podem ser outros, como vemos nas receitas. Como tudo na química depende da temperatura, estes banhos também devem ser feitos com água entre 24ºC e 28ºC. Convém reforçar que o melhor é usar água desmineralizada ou água da chuva limpa.
Também varia a origem, embalagem e grau de pureza dos produtos que usamos e isto vai se refletir na concentração do banho.

Não deixem de colocar aqui mais experiências, mesmo que sejam semelhantes as aqui mencionamos. Isto só reforça uma ou outro preferência.
Até mais,
Odilo

odilo

Mensagem por Convidado em Dom 1 Jul 2012 - 0:48

Serve para OLHOS DE BOI?

GRATO......

Convidado
Convidado

Mensagem por Roger_R em Dom 1 Jul 2012 - 2:09

Odilo, vale colocar na água sal para fixar as cores?
[]s

Coleciono Brasil (Império carimbados, república mint), trens, aeronaves, embarcações, astronáutica, cães, gatos, quelônios (mint e variedades), heráldica, uniformes militares e flauta (mint e variedades). Autor do Catálogo CDD de Selos do Brasil.
Roger_R

http://www.catalogocdd.com.br

Mensagem por Psique10 em Dom 1 Jul 2012 - 3:57

Roger, eu costumo usar o sal na água só no descolamento de selos do envelope mas não para tirar ferrugem.
Psique10

Mensagem por Roger_R em Dom 1 Jul 2012 - 4:40

Eu nunca usei... li isso em algum artigo que agora não consegui encontrar.

Coleciono Brasil (Império carimbados, república mint), trens, aeronaves, embarcações, astronáutica, cães, gatos, quelônios (mint e variedades), heráldica, uniformes militares e flauta (mint e variedades). Autor do Catálogo CDD de Selos do Brasil.
Roger_R

Mensagem por Ernane Ferreira em Dom 1 Jul 2012 - 13:48

Iury Nobre escreveu:Serve para OLHOS DE BOI?

GRATO......
olhe melhor nao fazer neles pode ser que perda os selos ... o papel é muito diferentes dos selos dos anos 50 e 60 ....

Ernane Ferreira

Mensagem por Mitch Macgregord em Dom 1 Jul 2012 - 14:09

affraid poxa calma ai rsrsrs
Mitch Macgregord

http://selorium.blogvie.com/

Mensagem por JOSE RENATO em Dom 1 Jul 2012 - 14:16

Vi em alguns exemplos que os selos perdem um pouco da cor. Isso acontece em todas as lavadas?

Selos mais antigos tendem a perdar mais a cor?

Coleciono: BRAZIL IMPÉRIO 
JOSE RENATO

Mensagem por Roger_R em Sab 7 Jul 2012 - 23:28

Amigos, temos aqui no fórum vários posts falando da ferrugem e optei por este post para falar sobre algo que aprendi esta semana.
Conversando com o dono de uma filatélica (renomada) aqui de SP, falamos sobre a ferrugem e falei da dificuldade de se encontrar permanganato por aqui. Ele então me disse para não ficar me preocupando com isso e partir direto para a cândida (água sanitária ou QBoa), que ele usa isso com muito sucesso e sem problemas. Fiquei meio espantado mas fiquei de testar e para selos modernos realmente funciona - passei com um cotonete e realmente a ferrugem sumiu mas a marca aparece com o uso da benzina.
Essa é a primeira parte da história.
Hoje viajei para o interior e aproveitei e passei numa farmácia de manipulação para comprar benzina (em SP, a venda é controlada e dá muito trabalho encontrar - no interior é muito mais fácil achar éter, benzina e outras coisas similares). Perguntei se eles tinham o liquido de dakin (que é é uma solução de hipoclorito de sódio 0,5% indicada como antisséptico local). O farmaceutico não tinha o Dakin mas mandou-me fazer em casa: verificar a fórmula da água sanitária: a comum é hipoclorito de sódio a 2%. Líquido de Dakin: diluir a água sanitária comum a 1 parte para 4 partes de água. Aplica-se com um cotonete!!!!

Roger_R

Mensagem por odilo em Dom 8 Jul 2012 - 1:55

Olá amig@s,
Se posso dar uma sugestão ....
Após fazerem a limpeza dos selos, coloquem um bilhete com uma observação de como foi o procedimento, data e outros detalhes que acharem importante.
Após algum tempo, verifiquem como estão e vão colocando observações se ocorreram ou não alterações.
O tempo dirá qual a melhor solução.
Até mais,
Odilo

odilo

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Permissão deste fórum: