:-( Seguir Corretamente! Quem Ajuda?

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

:-( Seguir Corretamente! Quem Ajuda?

Mensagem por Renaz em Ter Jan 11 2011, 13:08

Olá aos Amigos Filatelistas,

Meu nome é Renato. Acabei de me cadastrar no Fórum "Selos do Brasil"... Olás!

Acredito, que como muitos iniciantes, a paixão pela Filatelia começou com incentivo dos pais... Com uma "ajuntação" de selos herdada do avô...
Meu caso não foi diferente. Hoje tenho alguns selos separados ordenadamente e com certa beleza. Porém, quando retomei o hobby e através de conversas com alguns comerciantes,
entendidos e pessoas que também são Filatelistas, me deparei com um grande dilema: o que tenho não é uma coleção, não é algo que se deva levar em frente, pois não é "coisa séria". Sad

Fiquei bastante aborrecido, pois achava que estava trilhando um caminho correto. Bom... Não era. O que fiz? Estudei, me informei, conheci, busquei e cheguei aqui! E agora? Peço ajuda! Hahahaha... Laughing

Para vocês me ajudarem, rechearei de fotos e informações este post, OK? Para começar, segue uma pequenina amostra de uma de minhas folhas de um dos meus catálogos:

O que li e ouvi, foi: devo escolher algum Tema, ou colecionar algo relativo à Coleção Universal Representativa, dentre muitas outras sugestões. Li muito. É obvio que o que escrevi ao lado é um resumo muito insípido de tudo
que busquei e me informei. Li o livro da Ana Lúcia Loureiro Sampaio - " Filatelia": Veja aqui. É muito didático e de fácil leitura, muitos dos conceitos que encontrei ali, se repetiram ao longo de minha pesquisa. Gostei...
Depois desta imensa busca venho por meio deste pedir auxílio aos mais experientes.

Finalmente tomei minha decisão por alguns temas:

01) A Fauna Universal e os 4 Elementos da Natureza - Água: Criaturas Aquáticas e Anfíbios; Terra: Répteis; Ar: Pássaros e o Fogo: Mamíferos. Mas sempre priorizando a íntima relação da vida do animal com o elemento da natureza.
02) Coleópteros - Besouros Coloridos e Indestrutíveis;

Estes temas acima descritos serão os principais e iniciais. Já tenho outros 2 na manga:

01) Militaria - Veículos, Vestes e as Guerras.
02) Insetos Coloridos.

Com isso, parte de meu problema está resolvido. Para que vocês entendam um pouco mais sobre meu perfil de colecionador... Sou Designer Gráfico. Aprecio muito aos boas ilustrações, as cores e o arranjo de cada um dos selos que adquiro. Por isso, estava montando uma coleção
com as séries mais bonitas e bacanas que encontrava. Tomando, agora, a decisão pelos temas, manterei minhas escolhas, mas com foco nos assuntos. Montando páginas ricas de ilustrações e com arranjos criteriosos.

Disso, surgiu uma outra dúvida que vi, bastante frequente aqui pelo fórum. Os ditos Selos Figurinhas! Estes selos são pejorativos à uma coleção? Devem ser evitados? O que fazer? Segue abaixo, um dos exemplos de séries de selos que tenho.

Tenho muitas séries de Selos Figurinhas, porque são lindos! Infelizmente através das pesquisas, li que são selos que recebem os carimbos simplesmente para suprir o "mercado filatélico". São novos e "produzidos" para os colecionadores. É isso mesmo? O que fazer com todos eles?
Devo me desfazer e iniciar toda a coleção de novo? Como proceder quando comprar selos para minha coleção com os temas abordados acima? Vejam abaixo os carimbos exatamente iguais de uma série da Mongólia que escolhi para a coleção dos besouros:

Tenho inúmeras dúvidas ainda... Mas, vamos por partes como diria "Jack - The Ripper".

Aguardo ajuda dos amigos daqui!

Grande abraço a todos e um feliz 2011 a todos!

Abs,

Última edição por Renaz em Qua Jan 12 2011, 15:41, editado 1 vez(es)

Renaz

Re: :-( Seguir Corretamente! Quem Ajuda?

Mensagem por Motoka36 em Ter Jan 11 2011, 13:15

Olá.

Sej abem-vindo e com certeza vc encontrará pessoas aqui para compratilhar suas dúvidas. As suas temáticas são amplas e vc também irá encontrara aqui colegas que seguem a mesma linha.

Conte comigo.

Motoka36

Motoka36

Mensagem por zod100 em Ter Jan 11 2011, 14:34

Olá Renato,
Tudo bom? Seja bem vindo ao forum. Você optou por temáticas bem interessantes, há muito de seus temas em selos. No que eu puder ajudar é só falar.
um abraço,
Paulo Daróz - zod100

PS.: Transeferí sua apresentação para o tópico mais apropriado.

zod100

http://selosdobrasil.forumeiros.com

Mensagem por somricardo em Ter Jan 11 2011, 15:12

olá Renato, seja muito bem vindo ao fórum, começei com a mesma dúvida que vc, sobre as temáticas, acabei escolhendo algumas mas para falar francamente ainda não sou muito fan de me desfazer de determinados selos só pq eles não fazem parte do meus temas, a beleza do selo acaba produzindo um lugar pra ele na coleção, uma série que estou no momento dando prioridade é a CCCP, a antiga união soviética, tem selos de uma beleza tamanha, muito dificil de ser encontrada em selos de outros países, pelas imagens ví que tens selos deste tema, caso tenha repetições quem sabe poderemos começar a fazer alguma troca de selos. no mais seja bem vindo.

somricardo

Mensagem por petter em Ter Jan 11 2011, 15:54

Bem vindo Renato! cheers

Quanto a esses selos com carimbos de favor também tenho dúvida como proceder...tenho alguns... eu os incluo na minha coleção, mas se puder, evito...muitos desses selos são emissões oficiais dos correios, contudo recebem esses carimbos e se transformam em "figurinhas"...

a discussão continua... cheers

petter

http://euvou.blog.com/

Mensagem por Renaz em Qua Jan 12 2011, 13:17

Motoka36 escreveu:Olá.

Sej abem-vindo e com certeza vc encontrará pessoas aqui para compratilhar suas dúvidas. As suas temáticas são amplas e vc também irá encontrara aqui colegas que seguem a mesma linha.

Conte comigo.

Motoka36

Olá Motoka36,

Agradeço sua resposta!

Abs,

Última edição por Renaz em Qua Jan 12 2011, 15:40, editado 1 vez(es)

Renaz

Mensagem por Renaz em Qua Jan 12 2011, 13:21

zod100 escreveu:Olá Renato,
Tudo bom? Seja bem vindo ao forum. Você optou por temáticas bem interessantes, há muito de seus temas em selos. No que eu puder ajudar é só falar.
um abraço,
Paulo Daróz - zod100

PS.: Transeferí sua apresentação para o tópico mais apropriado.

Olá Paulo,

Agradeço sua atenção... Não sabia onde colocar o post. Achei melhor colocar em iniciantes, pois as dúvidas são bem básicas.
Muito mais do que me apresentar, fiquei envergonhado em perguntar coisas tão banais para as pessoas deste fórum. Shocked

Aguardo uma ajuda quanto às minhas dúvidas.

Grande abraço,

Última edição por Renaz em Qua Jan 12 2011, 15:40, editado 1 vez(es)

Renaz

Mensagem por Renaz em Qua Jan 12 2011, 15:28

somricardo escreveu:olá Renato, seja muito bem vindo ao fórum, começei com a mesma dúvida que vc, sobre as temáticas, acabei escolhendo algumas mas para falar francamente ainda não sou muito fan de me desfazer de determinados selos só pq eles não fazem parte do meus temas, a beleza do selo acaba produzindo um lugar pra ele na coleção, uma série que estou no momento dando prioridade é a CCCP, a antiga união soviética, tem selos de uma beleza tamanha, muito dificil de ser encontrada em selos de outros países, pelas imagens ví que tens selos deste tema, caso tenha repetições quem sabe poderemos começar a fazer alguma troca de selos. no mais seja bem vindo.

Olá somricardo,

Agradeço sua atenção. Também acho que selos belos não devem ser descartados por conta dos temas. Sabe qual foi minha solução? Montei álbuns com selos universais e deixo em paralelo às minhas temáticas.
Adoro a Filatelia Russa, junto com a Hungria e o Japão são os meus preferidos! Vou me dedicar aos temas no momento... Mais tarde, quem sabe retomo.

Sobre as repetições, darei uma olhada para ver o que tenho, e com certeza, podemos iniciar umas trocas, OK? Smile

Grande abraço,

Última edição por Renaz em Qua Jan 12 2011, 15:39, editado 1 vez(es)

Renaz

Mensagem por Renaz em Qua Jan 12 2011, 15:36

petter escreveu:Bem vindo Renato! cheers

Quanto a esses selos com carimbos de favor também tenho dúvida como proceder...tenho alguns... eu os incluo na minha coleção, mas se puder, evito...muitos desses selos são emissões oficiais dos correios, contudo recebem esses carimbos e se transformam em "figurinhas"...

a discussão continua... cheers

Olá Petter,

Obrigado por sua atenção... Conversei com alguns filatelistas e dizem alguns que os selos com Carimbos de Favor não prestam. Que coleção de respeito não usa isso. Outros dizem que "como os correios do mundo todo, iriam suprir a demanda de selos carimbados sem estes
recursos de carimbos de favor?"
.

Continuo na dúvida e preciso de um help dos mais experientes... Minha coleção está aumentando e estou com receio de "melecar" a coisa toda!

Grande abraço,

Renaz

Mensagem por J.RODRIGUES em Qua Jan 12 2011, 21:33

Olá Renato , Realmente são diversas temáticas e dimensão de estudo
amplo que terá que realizar, mas conte com nosso apoio tambem.
Abraço.......J.RODRIGUES

J.RODRIGUES

Mensagem por Luis Vazquez em Qua Jan 12 2011, 22:22

Olá Renato, seja bem vindo ao fórum, aqui encontramos pessoas realmente dispostas a ajudar, pelo puro prazer da divisão do conhecimento.
Vou dar um conselho ao amigo, pois aconteceu comigo, e foi muito desagradável. Use sempre os protetores individuais para os selos, pois, se ficarem em contato direto com o classificador, podem aderir a ele, dificultando muito uma futura retirada.
Infelizmente aconteceu comigo, perdi vários na tentativa de soltá-los, e por fim, tive que inutilizar o classificador, colocando as páginas na água.
Quanto aos selos tratados como figurinhas, realmente são muito bonitos, porém, não costumam ser bem vistos nas coleções em competições, pelo menos essa foi a informação que sempre me passaram, de qualquer forma, quem decide sobre isso sempre é o dono.

Abraços

Luis Vazquez

Luis Vazquez

Mensagem por somricardo em Qua Jan 12 2011, 22:52

olá novamente, o que me passaram sobre estes selos com carimbos de favor, foi o que o amigo Luis comentou, em coleções de cunho competitivo eles não são bem vistos, e ainda podem diminuir a pontuação, fora o caso de competição vai ao gosto do dono. sobre as trocas podemos fazer sim, quando tiver alguma coisa sobre os repetidos me avisa...

somricardo

Mensagem por Renaz em Qui Jan 13 2011, 11:09

J.RODRIGUES escreveu:Olá Renato , Realmente são diversas temáticas e dimensão de estudo
amplo que terá que realizar, mas conte com nosso apoio tambem.
Abraço.......J.RODRIGUES

Olá J.RODRIGUES,

Sim! Very Happy Mas vamos em frente!

Obrigado,

Renaz

Mensagem por Renaz em Qui Jan 13 2011, 11:15

Luis Vazquez escreveu:Olá Renato, seja bem vindo ao fórum, aqui encontramos pessoas realmente dispostas a ajudar, pelo puro prazer da divisão do conhecimento.
Vou dar um conselho ao amigo, pois aconteceu comigo, e foi muito desagradável. Use sempre os protetores individuais para os selos, pois, se ficarem em contato direto com o classificador, podem aderir a ele, dificultando muito uma futura retirada.
Infelizmente aconteceu comigo, perdi vários na tentativa de soltá-los, e por fim, tive que inutilizar o classificador, colocando as páginas na água.
Quanto aos selos tratados como figurinhas, realmente são muito bonitos, porém, não costumam ser bem vistos nas coleções em competições, pelo menos essa foi a informação que sempre me passaram, de qualquer forma, quem decide sobre isso sempre é o dono.

Abraços

Luis Vazquez

Olá Luis Vazquez,

Sim... Tentarei me prevenir desta inconveniência... Obrigado pelo toque! cyclops
Como estou colecionando selos por hobby, não pretendo entrar em competições. É pelo prazer de ver, conhecer e entreter! Mas, ainda assim, dizem que estes selos são mal vistos.

Mas como disse o Petter logo acima: "a discussão continua".

Grande abraço,

Renaz

Mensagem por Renaz em Qui Jan 13 2011, 11:17

somricardo escreveu:olá novamente, o que me passaram sobre estes selos com carimbos de favor, foi o que o amigo Luis comentou, em coleções de cunho competitivo eles não são bem vistos, e ainda podem diminuir a pontuação, fora o caso de competição vai ao gosto do dono. sobre as trocas podemos fazer sim, quando tiver alguma coisa sobre os repetidos me avisa...

Olá somricardo,

Agradeço sua resposta... Os carimbos de favor estão me deixando louco de dúvida.

Sobre os selos CCCP... Já vi por aqui... Nada de repetições... Sorry! Sad

Grande abraço,

Renaz

Mensagem por Glauber em Qui Jan 13 2011, 18:31

Olá, Renato!!!

BEM VINDO ao SB!!!

Espero que possamos nos ajudar mutuamente. Aqui encontrará muitos amigos que poderão te ajudar.

Abraço,

Selos 'usados' de séries básicas.

Glauber

Mensagem por Renaz em Seg Jan 17 2011, 09:30

Glauber escreveu:Olá, Renato!!!

BEM VINDO ao SB!!!

Espero que possamos nos ajudar mutuamente. Aqui encontrará muitos amigos que poderão te ajudar.

Abraço,

Olá Glauber,

Agradeço sua atenção! Estou aqui para aprender e se puder, acrescentar.

Grande abraço,

Renaz

Mensagem por Rnbastos em Seg Jan 17 2011, 11:03

Olá, meu xará Renato, seja bem-vindo!

Não tenho muito a falar que já não tenham comentado, exceto o fato de que, se não me engano, foi a própria Ana Lúcia Loureiro Sampaio que também escreveu algum artigo que menciona a coleção "Selos que eu gosto", como sendo uma opção de "coleção temática"... Smile Como o nome diz, seria um tema bem "subjetivo", em que o colecionador coloca o que bem entender ali. Claro que pode-se perde "um pouco" em organização, os selos não têm (necessariamente) uma ligação entre si, etc...

Rnbastos

http://www.krull.com.br

Mensagem por rafaelkonzen em Seg Jan 17 2011, 22:37

Renato, tudo bem. Meu nome é Rafael, moro em Novo Hamburgo, RS, e comecei uma "coleção" quando tinha uns 11, 12 anos (lá pelos idos de 1987/88) e parei uns 3 anos depois. Coloquei coleção entre aspas porque na verdade era um mero ajuntamento. Bom, por volta de 2000, 2001, resolvi vender minha coleção, que estava em alguns classificadores, alguns envelopes e muitos soltos em caixas (inclusive as clássicas caixinhas de fósforos). Quando mostrei para um comerciante filatélico, ele olhou (por 15 segundos) e disse: pago R$ 40,00. Retruquei que tinha mais de 2.000 selos, juntei minhas coisas e levei embora... por esse valor vou guardar. Hoje entendo que do jeito que mostrei os selos, ele não tinha como avaliar nada, pois nenhum estava classificado, o que caracteriza muito bem um ajuntamento de selos. Ano passado, ao arrumar o "quarto da bagunça" da minha casa, minha esposa achou minha caixa de selos (que minha mãe tinha guardado e mandou junto quando casei, hehehe). Olhando de novo, bateu uma nostalgia e resolvei começar. Agora, com a internet, a informação ficou muito mais acessível. Li muito, pesquisei, baixei "n" arquivos, li de tudo, e encontrei este fórum, que li "de cabo a rabo". Também tinha a dúvida do que fazer como os selos universais, não queria me desfazer deles simplesmente, e tomei a seguinte decisão. Como em tudo devemos ter um objetivo, tracei os seguintes:
1º - coleção de selos brasileiros, ter todos (hehehe, quando olho o preço de alguns selos, penso que vou levar bastante tempo). Dentro deste objetivo, primeiro pretendo completar (o máximo possível) os selos da República, por facilidade e questão financeira, afinal é hobby. Sou apaixonado pelos selos do império, mas por enquanto não tenho tempo (principalmente financeiro, hehehe) para investir nestes selos. Acabei me interessando muito também por carimbologia, mas por enquanto vai ficar na vontade, primeiro quero estudar, mas fico encantado com as coleções que são apresentadas aqui no forum.
2º - selos universais: decidi manter todos e continuar a coleção. Como é virtualmente impossível completar uma coleção deste nível, decidi que neste caso vou colecionar pelo simples prazer de colecionar. Coleciono todos, de todos os países, mas todos devidamente classificados. Quanto aos selos com carimbo de favor, não tenho nada contra, também os coleciono. Quanto aos países com emissões abusivas, uso o seguinte critério: se está catalogado, coleciono, visto que foi emitido pelo serviço postal regular do país. O carimbo, para mim, é um mero detalhe. Se nao está, lixo... Como não comecei nenhuma coleção temática, não vejo problemas com os selos CTO. Estou pensando em iniciar uma coleção temática, mas estou na dúvida de qual colecionar, e como o que mais em encanta na filatelia é a história por trás do selo (motivo da emissão, personalidade, local ou situação economica, política ou religiosa representada) coleciono de tudo. Mas todos os selos estão classificados por país, ano, nº de catálogo (a maioria pelo Scott, mas tem alguns pelo Michel e outros pelo Yvert, por não encontrar no Scott), e a descrição da emissão.
Tenho a seguinte linha de pensamento: a coleção é minha e faço do jeito que eu quiser. Claro que quando pensamos em participar de competições ou exposições, devemos seguir certas regras, afinal elas são divulgadas de antemão. Se quisermos participar, devemos acatar as regras pré-estabelecidas. Como no meu caso, por enquanto, não pretendo participar, é apenas um hobby de satisfação pessoal, eu mesmo faço minhas regras, hehehe...

Poxa, escrevi demais (bati meu recorde aqui no forum)

Abraços

Rafael

rafaelkonzen

http://mystampcollectionbrazil.blogspot.com.br

Mensagem por somricardo em Seg Jan 17 2011, 22:50

bateu o recorde de quase todos os participantes mas creio que sua opinião a respeito das metas que traçou eu me enquadro bem, apesar de ter temáticas, não me desfaço da grande maioria dos selos de outros países que recebo, porém não tenho interesse em ter todos pois é realmente impossível.

somricardo

Mensagem por rafaelkonzen em Seg Jan 17 2011, 22:57

Nossa, não sei se esse recorde é bom ou ruim, hehehe... Esqueci (como posso ter escrito tanto e ainda esquecer kakaka) que nos selos universais tenho como primeira meta conseguir um selo de cada país existente ou que já existiu, incluindo colônias (antes e depois da independência)... mas continuo colecionando apenas pelo prazer de catalogar (minha esposa não entende como posso gostar tanto de pegar um selo e tentar encontrá-lo no catálogo, hehehehe, mais é um santo desestressante)

Abraços

Rafael

rafaelkonzen

http://mystampcollectionbrazil.blogspot.com.br

Mensagem por somricardo em Seg Jan 17 2011, 23:09

é amigo a minha tbm não é das mais fãs do colecionismo mas fazer o que... rs.. realmente tocou em um ponto interessante, nunca encontrei nenhum colecionador que pensasse nisto, (como eu tbm tenho interesse) em ter apenas alguns exemplares de cada país... esta tbm é minha meta com as moedas. (nada fácil mas quem sabe....)

somricardo

Mensagem por Renaz em Qui Jan 20 2011, 09:40

Rnbastos escreveu:Olá, meu xará Renato, seja bem-vindo!

Não tenho muito a falar que já não tenham comentado, exceto o fato de que, se não me engano, foi a própria Ana Lúcia Loureiro Sampaio que também escreveu algum artigo que menciona a coleção "Selos que eu gosto", como sendo uma opção de "coleção temática"... Smile Como o nome diz, seria um tema bem "subjetivo", em que o colecionador coloca o que bem entender ali. Claro que pode-se perde "um pouco" em organização, os selos não têm (necessariamente) uma ligação entre si, etc...

Olá Renato!

Um xará no Fórum! Bacana... Sim, quando conversei com ela a sugestão foi exatamente esta: "por que você não faz as séries completas que mais gosta?". Apesar de tudo estou curtindo os meus novos temas.
Quando começamos a "dar corpo" na coleção, tudo fica mais interessante. Vai fazendo sentido e ganhando vida! Smile

O lance agora é organizar, classificar e deixar tudo na mais perfeita ordem. Quando estiver mais adiantado, posto umas fotos por aqui, OK?

Grande abraço,

Renaz

Mensagem por Renaz em Qui Jan 20 2011, 09:58

rafaelkonzen escreveu:Renato, tudo bem. Meu nome é Rafael, moro em Novo Hamburgo, RS, e comecei uma "coleção" quando tinha uns 11, 12 anos (lá pelos idos de 1987/88) e parei uns 3 anos depois. Coloquei coleção entre aspas porque na verdade era um mero ajuntamento. Bom, por volta de 2000, 2001, resolvi vender minha coleção, que estava em alguns classificadores, alguns envelopes e muitos soltos em caixas (inclusive as clássicas caixinhas de fósforos). Quando mostrei para um comerciante filatélico, ele olhou (por 15 segundos) e disse: pago R$ 40,00. Retruquei que tinha mais de 2.000 selos, juntei minhas coisas e levei embora... por esse valor vou guardar. Hoje entendo que do jeito que mostrei os selos, ele não tinha como avaliar nada, pois nenhum estava classificado, o que caracteriza muito bem um ajuntamento de selos. Ano passado, ao arrumar o "quarto da bagunça" da minha casa, minha esposa achou minha caixa de selos (que minha mãe tinha guardado e mandou junto quando casei, hehehe). Olhando de novo, bateu uma nostalgia e resolvei começar. Agora, com a internet, a informação ficou muito mais acessível. Li muito, pesquisei, baixei "n" arquivos, li de tudo, e encontrei este fórum, que li "de cabo a rabo". Também tinha a dúvida do que fazer como os selos universais, não queria me desfazer deles simplesmente, e tomei a seguinte decisão. Como em tudo devemos ter um objetivo, tracei os seguintes:
1º - coleção de selos brasileiros, ter todos (hehehe, quando olho o preço de alguns selos, penso que vou levar bastante tempo). Dentro deste objetivo, primeiro pretendo completar (o máximo possível) os selos da República, por facilidade e questão financeira, afinal é hobby. Sou apaixonado pelos selos do império, mas por enquanto não tenho tempo (principalmente financeiro, hehehe) para investir nestes selos. Acabei me interessando muito também por carimbologia, mas por enquanto vai ficar na vontade, primeiro quero estudar, mas fico encantado com as coleções que são apresentadas aqui no forum.
2º - selos universais: decidi manter todos e continuar a coleção. Como é virtualmente impossível completar uma coleção deste nível, decidi que neste caso vou colecionar pelo simples prazer de colecionar. Coleciono todos, de todos os países, mas todos devidamente classificados. Quanto aos selos com carimbo de favor, não tenho nada contra, também os coleciono. Quanto aos países com emissões abusivas, uso o seguinte critério: se está catalogado, coleciono, visto que foi emitido pelo serviço postal regular do país. O carimbo, para mim, é um mero detalhe. Se nao está, lixo... Como não comecei nenhuma coleção temática, não vejo problemas com os selos CTO. Estou pensando em iniciar uma coleção temática, mas estou na dúvida de qual colecionar, e como o que mais em encanta na filatelia é a história por trás do selo (motivo da emissão, personalidade, local ou situação economica, política ou religiosa representada) coleciono de tudo. Mas todos os selos estão classificados por país, ano, nº de catálogo (a maioria pelo Scott, mas tem alguns pelo Michel e outros pelo Yvert, por não encontrar no Scott), e a descrição da emissão.
Tenho a seguinte linha de pensamento: a coleção é minha e faço do jeito que eu quiser. Claro que quando pensamos em participar de competições ou exposições, devemos seguir certas regras, afinal elas são divulgadas de antemão. Se quisermos participar, devemos acatar as regras pré-estabelecidas. Como no meu caso, por enquanto, não pretendo participar, é apenas um hobby de satisfação pessoal, eu mesmo faço minhas regras, hehehe...

Poxa, escrevi demais (bati meu recorde aqui no forum)

Abraços

Rafael

Olá Rafael,

Cara, seu texto foi esclarecedor e muito bacana de se ler! A história se repete em muitos lares brasileiros. Gostei de sua sinceridade e clareza. Estive em uma Filatelista esta semana (a Dona Mirian Csillag, aqui de São Paulo) e ela me falou uma coisa bem interessante: "Faça aquilo que lhe der vontade! Você é quem decide o que comprar e onde comprar. Ninguém te paga nada, quem paga é você, decida e seja feliz!". É óbvio que esta declaração não deve ser levada em consideração para àquele que quer competir. Existem critérios e recomendações.

Acho que agora minha "cabeça está feita" e mais tranquila. Juntando várias informações e depoimentos poderei seguir feliz com minha escolha. Vou seguir sério com minha Coleção de Coleópteros (Besouros), os Selos do Brasil (por motivos óbvios) e da Lituânia (porque minha ascendência é de lá) e a Mega-Coleção: A Fauna Universal e os 4 Elementos da Natureza! Para esta, estou menos animado, porque é gigantesca e muuuuito variada. Talvez eu comece a "refinar" esta coleção de acordo com seu andamento. Uma coisa é certa: colecionar selos é algo dinâmico e vivo. Como a vida da gente: tudo muda a toda hora!

Agradeço muito à resposta enviada!

Grande abraço,

Renaz

Mensagem por Renaz em Qui Jan 20 2011, 10:04

somricardo escreveu:bateu o recorde de quase todos os participantes mas creio que sua opinião a respeito das metas que traçou eu me enquadro bem, apesar de ter temáticas, não me desfaço da grande maioria dos selos de outros países que recebo, porém não tenho interesse em ter todos pois é realmente impossível.

Olá somricardo,

Hahahahaha... A história se repete! Smile

Abs,

Renaz

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 09:34

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: