Filigranoscópio Caseiro

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Filigranoscópio Caseiro

Mensagem por mp_rj em Sex Set 17 2010, 23:43

Meus Amigos,

Desculpem a demora, mas saiu... rsrsrs

Segue abaixo como montar o filigranoscópio caseiro. Lembrando que isso é uma solução alternativa. Fiz e vi 80% das filigranas dos selos e identifiquei uns 70% desses selos que vi.

Os regulares, vovo, netinha e outros são mais difíceis pois são menores em tamanho. Alguns eu vi o filigrana mas não consegui identificar (talvez por eu não ter uma experiência maior no assunto...)

Lista de Material:

- Leds azuis de 5mm (Eu uso 10 leds)
- Resistores (mesma quantidade de leds) correspondentes a voltagem que vai usar (12v, pilhas, 5v, etc...)
- 01 Chave Liga-Desliga
- Fio para ligação das peças
- Fita Isolante
- Um modo para alimentação dos leds, seja por pilhas (tem que comprar o suporte e as pilhas), seja na rede elétrica (comprar tomada e um fio mais grosso), seja em 12V (conector para esse caso), ou outro método de alimentação para o conjunto poder funcionar.

Opcional:
Caixa para acondicionar o jogo de leds.
Macarrão (para isolar os leds e resistor).
Espiraduto ou Spiraflex(para acondicionar os fios)

Aqui no Rio de Janeiro, os leds, os resistores a chave liga-desliga e 2 metros de fio, saem por aproximadamente R$ 20,00.

IMAGENS:

LED:

Resistor:

Lembrando que a seqüencia de cores desse resistor NÃO é a que voce vai comprar, isso é só um exemplo.

Chave Liga/Desliga:

Como colocar o resistor no led:

Todas essas peças são vendidas em qualquer loja de eletrônica e são fáceis de achar. Peça ao vendedor para dar uma ajuda, caso não tenha conhecimento de eletrônica. Nas imagens abaixo, coloco duas imagens. A primeira com um led só, para você ver como é a ligação; e a segunda com a seqüência de leds (essa segunda imagem pode te ajudar a mostrar ao vendedor como você quer).

Ligação Unitária:

Ligação em Seqüência:

Você também pode pedir que o vendedor monte, de acordo com as imagens acima, mas ele deve cobrar a montagem a parte.

Veja também com o vendedor a voltagem mais apropriada para você. Podem ser com pilhas, com 12V (pela fonte de um computador, por exemplo, que é o que eu uso) ou pela tomada, via 110v ou 220v, de acordo com a sua região. Mas acho que com essas duas voltagens (110/220) você terá que usar algum tipo de transformador (não sei se precisa disso, mas acho que sim...)

Isole bem tudo, pois você pode tomar choque ou dar um curto no equipamento. (rsrsrs).

Para você ver o filigrana, de preferência num local escuro, tem que colocar o selo na LATERAL do led, e não embaixo dele, pois assim luz do led vai clarear demais o selo.

Jeito de ver:

Pela lateral do led você pode ver bem melhor o filigrana, basta procurar um posição adequada.

Outras Imagens:

Leds e resistores isolados:

Jogo Montado:

Jogo Aceso:

Filigrana com a luz ambiente ligada:

Filigrana com a luz ambiente desligada:

Jeito ERRADO de ver:

Jeito CERTO de ver:

Bem amigos, acho que é isso. Qualquer coisa vou adicionando por aqui.

Quaisquer duvidas, é só postar!

Abraços!!!
mp_rj

Re: Filigranoscópio Caseiro

Mensagem por prabhakar em Sab Set 18 2010, 03:58

very informative
prabhakar

http://prabhakarstamps.blogspot.com

Mensagem por somricardo em Sab Set 18 2010, 15:16

amigo mp_rj, estive meio ocupado demais estes dias, mas seguem algumas dicas para ajudar a quem quiser montar seu próprio aparelho:

LEDs a serem usados: preferencialmente comprem leds de AUTO BRILHO no tamanho de 5mm, na cor AZUL.

FONTE DE ALIMENTAÇÃO: preferencialmente comprem fontes de alimentação de 12v, são as mais indicadas a este fim, NUNCA usem os leds em ligação direta ou com resistores em fontes ou tomadas de 110v ou 220v, isto levará os diodos a puffff (queima) sem falar que podem levar um baita choque. outras fontes também funcionam como por exemplo 5v, 9v, ou a própria alimentação interna do seu pc.
ex. FIO preto(negativo) + FIO amarelo(positivo) = 12V
ex2. Fio preto(negativo) + FIO vermelho(positivo) = 5V
obs. qualquer fio preto, amarelo ou vermelho servem desta forma descrita acima.

Resistor a ser utilizado:
depende basicamente de qual voltagem suporta o led (pergunte ao vendedor, a maioria destes trabalham de 2v a até 4v) que você comprou e segue a fórmula seguinte:

VL = voltagem do LED
VF = voltagem da fonte
AL = amperagem suportada pelo LED
R = Resitor

R = (VF - VL) / AL

exemplo:
voltagem do led =3v
Voltagem da fonte = 12v
amperagem suportada pelo led = 0,015 (a maioria dos leds trabalham com este suporte)
ficaria assim:
R = (VF - VL) / AL
R = (12v - 3v) / 0,015
R = (9v) / 0,015
R = 600
então neste caso usaria um resistor de aproximadamente 600 ohms
como não existe ou não se encontra facilmente deste valor usa-se o primeiro acima desta referencia ou seja: 640 ohms

então a ligação seria assim: para cada LED usa-se um resistor deste de 640 ohm

outro exemplo é se a fonte for de 5V
(5v - 3v) / 0,015
2v/0,015 = 133,33 ohm o mais próximo seria de 140 ohms

a forma de ligar o amigo mp_rj já demonstrou comfiguras acima.

sobre a fonte ser diretamente em 110 ou 220v, precisaria de mais coisas como um transformador que inverterá de 110/220 para a voltagem escolhida(12v, 9v, 5v) alguns diodos, capacitor,... já vimos que desta forma ficará mais caro do que comprar uma fonte de 12v/9v/5v já pronta.

Custos aqui em Sergipe (Brasil)
fonte 12v => de 15,00 a 25,00
LEDs alto brilho azul 5mm => de 0,50 a 1,50
resistores (independente de qual seja) => de 0,50 a 1,00

as dúvidas que forem surgindo vão postando na medida do possível eu e o mp_rj criador do filigranoscópio caseiro vamos estar aqui ajudando...
somricardo

Mensagem por odilo em Sab Set 18 2010, 22:00

Olá amigos,
Obrigado pelas explicações.
Segunda-feira vou tratar de ir a traz destes componentes e montar o meu.
Minha dúvida e´ em relação ao LED UV, que parece também ia entrar na montagem. Ele melhora a vizualização ou não tem influência alguma?
Até mais,
Odilo

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por mp_rj em Sab Set 18 2010, 22:14

odilo escreveu:Olá amigos,
Obrigado pelas explicações.
Segunda-feira vou tratar de ir a traz destes componentes e montar o meu.
Minha dúvida e´ em relação ao LED UV, que parece também ia entrar na montagem. Ele melhora a vizualização ou não tem influência alguma?
Até mais,
Odilo

Odilo,

Eu também tenho 5 leds UV e fiz o mesmo teste que fiz com 5 azuis.

Eu particularmente não consegui ver nada... Ao contrario dos leds azuis. Talvez com uma quantidade maior de leds UV ou um lâmpada UV dê para ver algum filigrana.

Vou ver se arrumo uma lâmpada UV e posto o resultado aqui.

Abraços!

Marcelo
mp_rj

Mensagem por mp_rj em Sab Set 18 2010, 22:19

somricardo escreveu:amigo mp_rj, estive meio ocupado demais estes dias, mas seguem algumas dicas para ajudar a quem quiser montar seu próprio aparelho:

E ai Ricardo, beleza!?!?

Obrigado por complementar com as informações técnicas. Vai ser de grande ajuda para o pessoal!!!

Abraços!!!

Marcelo

mp_rj

Mensagem por odilo em Sab Set 18 2010, 22:39

Olá amigos,
Eu testei com minha lâmpada UV e não consegui ver muita coisa. Não sei se uma com mais luminosidade ou potência iria ajudar. Num primeiro momento pensei que fosse um conjunto: LED´S UV e Azuis. Mas agora esta esclarecido.
Obrigado,
Até mais,
Odilo

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
odilo

Mensagem por somricardo em Dom Set 19 2010, 00:53

mp_rj escreveu:
somricardo escreveu:amigo mp_rj, estive meio ocupado demais estes dias, mas seguem algumas dicas para ajudar a quem quiser montar seu próprio aparelho:

Obrigado por complementar com as informações técnicas. Vai ser de grande ajuda para o pessoal!!!

Precisando de ajuda caso alguém tenha dificuldade em alguma parte só dizer, espero que as informações possam ajudar e que estejam de fácil entendimento...

amigo Odilo sobre as UV eu creio que a luminosidade seja o principal fator, também tem outro problema, se onde for fazer o teste seja um local iluminado provavelmente nem com os leds conseguirá ver muita coisa, pelo menos em meu teste com leds só conseguir ver após a lâmpada da sala estar apagada.

qualquer coisa só avisar... parabéns ao Marcelo pela idéia e pelas imagens acima...
somricardo

Mensagem por mp_rj em Dom Set 19 2010, 14:20

qualquer coisa só avisar... parabéns ao Marcelo pela idéia e pelas imagens acima...

Fala ai Ricardo!

Eu que tenho que agradecer ao Glauber, quando ele me falou do sistema UV, e eu "aprimorei" essa ideia para os Leds Azuis, que ficaram bem melhor que os UV's.
E agradeço a voce tambem, pelas ótimas informações técnicas.

Eu estou vendo aqui algumas modificações para esse sistema, e vendo também um modelo de caixa para acondicionar tudo.

Em breve vou fazer essas atualizações.

Abraços a todos!!!

Marcelo
mp_rj

Mensagem por Mitch Macgregord em Dom Set 19 2010, 14:57

Sou muitissimo ruim em eletronica alguem aceita trocar filigranoscopio por selos .tua proposta esta sempre disposta
Mitch Macgregord

http://selorium.blogvie.com/

Mensagem por mp_rj em Dom Set 19 2010, 14:59

Mitch Macgregord escreveu:Sou muitissimo ruim em eletronica alguem aceita trocar filigranoscopio por selos .tua proposta esta sempre disposta

Mitch,

Se voce quiser, eu posso montar para voce e te envio via correios.

A gente conversa melhor por e-mail, ok?

Abraços!!!
mp_rj

Mensagem por Mitch Macgregord em Dom Set 19 2010, 15:38

ok fico na espera do teu mail muito obrigado
Mitch Macgregord

Mensagem por Mitch Macgregord em Dom Set 19 2010, 16:11

E como fonciona isso devesse molhar o selo com um produto ou a luz permete simplesmente de ver o tudo.

E a mesma lampa que utilisasse para ver as bandas fluorescentes?
Mitch Macgregord

Mensagem por mp_rj em Dom Set 19 2010, 16:18

Mitch Macgregord escreveu:E como fonciona isso devesse molhar o selo com um produto ou a luz permete simplesmente de ver o tudo.

E a mesma lampa que utilisasse para ver as bandas fluorescentes?

Mitch,

Para ver com os Leds, o selo pode estar seco. Ja fiz o teste com o selo molhado e não vi diferença nenhuma entre eles.

No Fluorescente nao testei com os Leds azuis. Acho que nesse cao os UV's sao melhor.

Abraços!!!
mp_rj

Mensagem por Mitch Macgregord em Dom Set 19 2010, 16:48

é estranho pois tenho uma super lampada uv e nao consigo ver o filigrana.
Mitch Macgregord

Mensagem por mp_rj em Dom Set 19 2010, 16:53

Mitch Macgregord escreveu:é estranho pois tenho uma super lampada uv e nao consigo ver o filigrana.

Mitch,

Voce esta usando a lâmpada no escuro?

Eu sinceramente acho que a lampada UV nao funciona muito bem, pois ela realça a cor branca, e a maioria dos filigranas nao são brancos, e sim meio amarelados, pois o papel ja está envelhecido.

Pelo menos eu nao consigo ver nada com leds UV's...
mp_rj

Mensagem por Mitch Macgregord em Dom Set 19 2010, 17:02

ok deve ser isso pois com meu uv de yvert et tellier eu nao consigo ver nada so as bandas fluorecentes .
Mitch Macgregord

Mensagem por odilo em Dom Set 19 2010, 18:19

Olá, mas se o selo não tem filigrana, não vais ver nada ... Very Happy
Odilo

odilo

Mensagem por somricardo em Ter Out 19 2010, 00:05

somente hoje tive algum tempo para fazer meu filigranoscópio caseiro, como na maioria dos casos o problema está na fonte de alimentação fiz um modelo que utiliza um carregador de celular para acender os leds.

liguei apenas 2 Leds de 3mm alto brilho cor azul, e funcionou 100%, vizualização é muito melhor se estiver em uma sala escura quando for ver.

vou fazer um modelo deste meu e posto aqui.
somricardo

Mensagem por somricardo em Ter Out 19 2010, 01:14

quem tiver alguma dúvida em como construir pode entrar em contato pelo email/msn: somricardo@hotmail.com

e ao Mitch no envio de sua carta seguirá o seu como prometido...
somricardo

Mensagem por Mitch Macgregord em Ter Out 19 2010, 05:34

Brigadao meu amigo
Mitch Macgregord

Mensagem por odilo em Ter Out 19 2010, 23:38

Olá amig@s,
Eu fui atrás dos LED´S, mas como encontrei uma lâmpada já pronta com 30 LED´S azul, acabei comprando.
Estive verificando alguns selos com ela mas sinceramente não chega a ser igual ao uso da benzina mas é muito melhor que a luz branca.
Existem selos como o C-382 onde a filigrana não é muito visivel e até na benzina se demora para identificar ela. Neste selo, com a luz azul, não consegui observar se a filigrana era horizontal ou vertical e muito menos identificar se era a filigrana "Q".
Selo C-398 - Fil. "O" (CASA +) . Na luz branca sob fundo preto se nota a filigrana e se consegue identificar o sinal + mas não as letras. Na luz azul nota-se que é a fil. "O" na horizontal e se consegue ver algumas letras. Na benzina ela aparece bem nítida, envertida, escrita da direita para a esquerda.
Selo C- 409 - Fil "Q" . Na luz branca se identifica que tem filigrana e que parece ser na horizontal. Na luz azul se identifica logo a estrela e algumas letras e que a fil. é na horizontal. Na benzina a filigrana é bem visivel na horizontal e se identifica bem as letras de CORREIO (estrela) BRASIL escrito invertido da direita para a esquerda.
Fiz experiência com mais selos e a constatação foi sempre a mesma. Claro que tem selos onde só com a luz branca já se identifica ela. Nestes casos com a luz azul ela fica muito mais nítida.
Meu veredito: Sabendo qual a filigrana que se esta procurando no selo, fica bem mais fácil e confortável (menos tóxico) usar a lâmpada azul que usar benzina. Assim se deixaria o uso da benzina para os casos duvidosos.
Agradeço aos amigos pela "descoberta" pois isto vai agilizar o serviço de identificar as filigranas dos meus selos das série vovó, netinha e bisneta. Com certeza é muito mais rápido que com a benzina.
Até mais,
Odilo

odilo

Mensagem por Ernane Ferreira em Qua Nov 16 2011, 09:28

puxa esta nao sabia vou tentar fazer uma tambem. Grande descoberta do amigo. Com a reabertura do topico esperamos que mais pessoas façam o teste.
Ernane Ferreira

Mensagem por pvcfernandes em Sab Dez 17 2011, 19:13

Curiosidade já testaram com uma lampada de Luz Negra? a mesma usada para ver dinheiro falso.... talvez seja mais forte que os leds... Ou a luz negra não teria o mesmo efeito nos selos?

Estou buscando alternativas a benzina, vi que existem outros produtos usados como o roll a tector, instant a tector, produtos importados como o clarity, entre outros...

Comprei um litro da benzina retificada, além do cheiro forte, tenho filhos pequenos e curiosos..rs tudo bem que fica longe deles, mas mesmo assim o cheiro e a dificuldade de acesso ao produto atualmente me fez pensar em algo mais prático... A sugestão deste tópico seria uma boa...

Vou testar os leds sugerido aqui, talvez seja uma solução para selos de fácil identificação, ficando a benzina restrita a selos mais complicados... não precisando futuramente de tanta quantidade...

[]´s

pvcfernandes

https://www.sites.google.com/site/pvcfernandes

Mensagem por Mitch Macgregord em Dom Dez 18 2011, 07:41

é faz tempo que nao volto ao meu clube de selos ^^ em janeiro voltarei com certeza e vou emprestar o filagranoscopio
Mitch Macgregord

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: