Valor de um selo

Ir em baixo

Valor de um selo

Mensagem por RomeuNatale em Dom Jan 06 2019, 08:02

Sempre fiquei confuso com relação aos valores dados a um selo. Sempre me perguntei em que era baseado o valor praticado. Principalmente os estampados nos catálogos existentes. Todos eles, sem exceção.

Uma vez perguntei ao Marek sobre isso e ele me disse que era de acordo com a oferta e procura (resposta de todo o comércio existente no mundo). Não alonguei o assunto, apesar de ter tido vontade.

Não consigo digerir a história que diz "só existe um exemplar deste selo" ou "existem 24 exemplares". Como assim? No caso dos ordinários, as folhas eram de pelo menos 100 selos. Como pode existir apenas um? Até aceito que SE CONHECE ou SE ACHOU apenas um exemplar até o momento. E como colocar preço em um selo desses. Existem selos, de uma mesma série, que tiveram tiragens menores do que os seus companheiros e são mais baratos que outros, da mesma série, que tiveram uma tiragem excepcionalmente maior e acabam tendo um preço muito elevado. Quem procura um, não procura o outro (lei da oferta e procura)? Por exemplo, o selo RHM 146 teve uma tiragem de dois milhões de exemplares e o RHM 153 teve a tiragem de 250 mil exemplares. O primeiro é quase seis vezes mais caro que o segundo, apesar da enorme diferença de tiragem entre um e outro, oito vezes. A procura é maior pelo que tem tiragem muito maior? Não é estranho? Se formos falar dos tais exemplares únicos, fica pior ainda. O Magenta só se conhece um exemplar e no último leilão (se não me falha a memória) foi vendido por US$ 8 milhões. Por que qualquer outro que só exista um exemplar não segue o mesmo rumo?

Eu conheci um colecionador que dizia ter uma folha completa do Olho de Boi com os três valores nela. Um dia fui visitá-lo (tinha um coleção de babar) e ele resolveu me mostrar a tal folha. Quase caio duro quando a vi. Mas, ele não permitiu nem que eu chegasse perto. Se era verdadeira não posso dizer, não pude analisar. Mas, então pensei: como podemos dizer que só existe um exemplar? Baseado em que?

Por isso desacreditei em todos os catálogos que existem. Acho que eles deveriam, sim, catalogar as peças, sem colocar valores e nem quantidades existentes.

RomeuNatale
RomeuNatale

Re: Valor de um selo

Mensagem por Fabio Monteiro em Dom Jan 06 2019, 08:41

Bom dia, Romeu, esse assunto dá muito pano pra manga. Sobre as discrepâncias entre os valores de catálogo postei uma tabela comparativa, faz quase dois anos:

http://selosdobrasil.forumeiros.com/t8821-comparando-as-cotaes-dos-catlogos#140899

Acredito que informacöes sobre tiragens sempre seräo bem-vindas, pois em se sabendo as tarifas postais das respectivas épocas, pode-se ter uma ideia de quantos selos sobreviveram como novos ou usados, grosso modo.

Näo tenho muito contra cotacöes de catálogo (dependendo do catálogo  tongue  ), quando as mesmas servirem de ponto de partida para negociacöes, podendo o resultado final variar, para cima ou para baixo.

Se uma cotacäo está exageradamante alta (p.ex. um OdB de 60 reis usado com um carimbo ilegível/CGC a 600 dólares, para um selo com mais de um milhäo de exemplares restantes) o mercado vai se encarregar de corrigi-la.

O negócio, entäo, é sair em busca dos selos subvalorizados. Que tb existem, o problema é que eles säo raros...
Fabio Monteiro
Fabio Monteiro

Mensagem por RomeuNatale em Dom Jan 06 2019, 09:06

Eu acho que os catálogos deveriam ser catálogos, apenas informativos, não como uma lista de preços.

Veja que todos os editados são de comerciantes de selos.
RomeuNatale
RomeuNatale

Mensagem por RomeuNatale em Dom Jan 06 2019, 09:15

O que eu acho um absurdo é venderem uma lista de preços, chamada de catálogo, por um valor astronômico e ter tanta discrepância.

O Neumann me manda o catálogo de ofertas dele gratuitamente. E é de uma qualidade muito boa.

Imagine uma empresa que vende perfis de alumínio cobrar pelo seu catálogo de produtos!
RomeuNatale
RomeuNatale

Mensagem por JOSE RENATO em Dom Jan 06 2019, 10:04

Bom dia,

No post indicado pelo Fábio já falávamos dessas coisas....

Eu acho que Catálogo não combina com preço AQUI NO BRASIL. Porque os maiores vendedores se reúnem (formal e informalmente) e fazem os preços de acordo com seus interesses. Três comerciantes filatélicos já me disseram dessa consulta sobre estoque X preços.

Além do mais quando um certo comerciante consegue juntar um número razoável de algum item ele coloca um preço artificial para valorizar os mesmos.

Da mesma forma que o amigo Natale fala dessas discrepâncias eu fico aqui me indagando porque certos carimbos RAROS aparecem de vez em quando, somem e depois de algum tempo aparecem de novo?

Imagina um selo D. Pedro que custa 1 dólar. Coloco um carimbo raro nele e vendo por 20 dólares. Lucro astronômico. Veja os carimbos INSETO....

Sabemos que existem comerciantes que compraram tintas de papéis de 1850, originais e fazem a festa... FALSIFICAM CARIMBOS MESMO!!!!! Inclusive sobre Olho de Boi.

Acompanho esse mercado faz mais de 40 anos e sei de muita coisa, o difícil é provar, mas as suspeitas são muitas.

Outra coisa são esses CERTIFICADOS que dizem pouca coisa. Tenho aqui em casa um Olho de Boi FALSO com certificado.

Tem um falsificador que anda meio sumido, mas ele aparece de tempos em tempos. Não existe selo bom e barato!!!!! Coisa boa é CARA.

E vamos convivendo com isso.... E com olhos bem abertos. Porisso precisamos trocar informações e debater mais sobre essas coisas.

Um abraço

Coleciono: BRAZIL IMPÉRIO 
JOSE RENATO
JOSE RENATO

Mensagem por Mitch Macgregord em Dom Jan 06 2019, 10:25

Concordo com tudo o que diz o amigoRenato, so uma coisa que concordo menos, coisa boa é cara, pois quando vemos que cota olho de boi usado 60 Réis no Yvert 250 reais e que aqui se vende a 1/4 ou 1/5 de cota e a cota é para selo em bom estadp e nao rasgado ou com defeito, aqui selos com defeitos se vendem a 10% ou 20% max da cota. Ja comprei muitos selos por esses preços aqui, mas vejo em lojas no Brasil e nos leiloes Ebay ou outros por preços carissimos. Acho que isso é um problema e grande. Deveria se respeitar essas cotas. Eu so compro, vendo, troco e negocio por catalogos Europeus ja vendi selo Olho de Boi por preços bem baixos relativos aos catalogos brasileiros. Depois que carimbos aumentam os valores até aceito, mas de maneira racional e logica, se o carimbo é bem raro, inteiro e de qualidade, mas não carimbos destruidos, borrados e so pedaços destes. Acho que ta pior que a bolsa de valores, muita especulação. Porisso so compro também por preços logicos, para lutar contra este inflacionismo filatelico

Grande abraço

Coleciono: Fiscais do Mundo anterior a 1900, Belgica anterior a 1900, Carimbologia do Imperio do Brasil (assim que todas as variedades dos carimbos de niteroi do Imperio até 1910), França Imperio, Brasil (coleciono todos selos, cinderellas ....), cartas do mundo e pricipalmente da Alemanha, Inglaterra, Belgica, França, Nepal e Brasil até 1900, Tibet, Palestina. Tematicas: Torra Eiffel, Santos Dumont.
Mitch Macgregord
Mitch Macgregord

http://selorium.blogvie.com/

Mensagem por JOSE RENATO em Dom Jan 06 2019, 11:15

Mitch Macgregord escreveu:Concordo com tudo o que diz o amigoRenato, so uma coisa que concordo menos, coisa boa é cara, pois quando vemos que cota olho de boi usado 60 Réis no Yvert 250 reais e que aqui se vende a 1/4 ou 1/5 de cota e a cota é para selo em bom estadp e nao rasgado ou com defeito, aqui selos com defeitos se vendem a 10% ou 20% max da cota. Ja comprei muitos selos por esses preços aqui, mas vejo em lojas no Brasil e nos leiloes Ebay ou outros por preços carissimos. Acho que isso é um problema e grande. Deveria se respeitar essas cotas. Eu so compro, vendo, troco e negocio por catalogos Europeus ja vendi selo Olho de Boi por preços bem baixos relativos aos catalogos brasileiros. Depois que carimbos aumentam os valores até aceito, mas de maneira racional e logica, se o carimbo é bem raro, inteiro e de qualidade, mas não carimbos destruidos, borrados e so pedaços destes. Acho que ta pior que a bolsa de valores, muita especulação. Porisso so compro também por preços logicos, para lutar contra este inflacionismo filatelico

Grande abraço

Não sei se expressei bem. Selos do Império, perfeitos, SEM DEFEITO são bem raros, principalmente Olhos de Boi, porisso vc não vai encontrar selo nesse estado e barato. Ele sempre vai ter preço diferenciado, porque nesse mercado filatélico não tem gente inocente.... kkkkkkk

JOSE RENATO
JOSE RENATO

Mensagem por Mitch Macgregord em Dom Jan 06 2019, 11:18

Sim estamos de acordo isso por causo dos comerciantes e alguns que não seguem a logica das cotações e cream uma logica de cotaçao irrealista muitas vezes. Pois as cotas são para selos perfeitos e não rasgados, e vejo que selos rasgados sao vendidos pela cota e selos perfeitos ultravalorizados.

Coleciono: Fiscais do Mundo anterior a 1900, Belgica anterior a 1900, Carimbologia do Imperio do Brasil (assim que todas as variedades dos carimbos de niteroi do Imperio até 1910), França Imperio, Brasil (coleciono todos selos, cinderellas ....), cartas do mundo e pricipalmente da Alemanha, Inglaterra, Belgica, França, Nepal e Brasil até 1900, Tibet, Palestina. Tematicas: Torra Eiffel, Santos Dumont.
Mitch Macgregord
Mitch Macgregord

Mensagem por RomeuNatale em Dom Jan 06 2019, 12:14

Normal, os preços serem de acordo com os comerciantes. Cada um cobra o que quer. É a lei do mercado. Mas isso não quer dizer que valem o que pedem.

Sobre os Olhos de Boi, eu nunca vi uma enxurrada tão grande como nos últimos dez anos. Não coleciono e nem conheço Império, mas acho muito estranho. (Os selos do Império que meu pai deixou, que eram do meu avô, eu vendi Nem quero contato.)

Eu só quero entender o que faz uma cotação, já que temos 'n' variantes para responder.
RomeuNatale
RomeuNatale

Mensagem por RomeuNatale em Dom Jan 06 2019, 12:20

O par de Cr$ 0,40 que postei é falso. Porém, muito difícil de se detectar. Um colecionador comum, engole fácil, fácil. Por isso insisto em que saibam como se é impresso um selo. Para acabar com esse comércio mesquinho e desonesto.
RomeuNatale
RomeuNatale

Mensagem por Mitch Macgregord em Dom Jan 06 2019, 12:37

Entendo poderia ter sido vendido como prova

Mitch Macgregord
Mitch Macgregord

Mensagem por RomeuNatale em Dom Jan 06 2019, 12:52

Foi o que tentaram comigo. Mas, eu disse que se insistisse chamaria a polícia.
RomeuNatale
RomeuNatale

Mensagem por RomeuNatale em Dom Jan 06 2019, 12:54

Mas, foi muito difícil identificar. Passamos mais de uma semana negociando, nos encontrando.
RomeuNatale
RomeuNatale

Mensagem por piccinini78 em Dom Jan 06 2019, 17:32

muito boa consideração amigo Romeu.

Parece que vez por outra todos nós nôs fazemos algumas perguntas, com as mais diferentes respostas, respostas prontas, etc....

Até outra dia estava escrevendo sobre isso, sobre tiragem dos selos e assuntos relacionados.

http://selosdobrasil.forumeiros.com/t10751-selos-difceis-de-achar-qual-a-sua-tiragem-quantos-restaram-ou-sobreviveram-consideraes-valorizao

Fora aquele questionamento de raro, raro e caro, etc....acho que muita coisa deveria ser revista, atualizada, discutida, mas é claro que vemos um "poder" maior nos bastidores, uma festinha que não fomos convidados. seria ""Cartel" na filatelia? com certeza... e sabemos que tem, agora isso de falsificar um carimbo, uma sobrecarga, um selo, acho inescrupuloso na décima potência.

Cadeia é o mínimo para quem faz isso. Eu mesmo já vendi reproduções ou cópias, mas sempre deixei isso claro ao comprador, neste sentido gosto muito do Neumann, que detalha ao máximo a descrição de um selo para expor o que realmente ele tem em mãos...

infelizmente os catálogos não ajudam muito na questão de tomadas de preços, pois realmente sua tendência é sempre inflacionar o valor para cima. Acho até que seria melhor em vez de dar uma cotação, alguns catálogos, ou pelo menos em alguns casos, os selos deveriam ser avaliados não com um valor fixo, como por exemplo, olho de boi 60 Réis, cotação 2.200,00 Reais, poderia ser, preços entre 350,00 e 1.600,00 reais. para se ter uma média mais real, e claro tudo depende da qualidade e raridade.
grande abraço.
piccinini78
piccinini78

Mensagem por Gnobre em Dom Jan 06 2019, 17:50

Olá a todos.

Sei que serei um pouco polêmico.

Deixo claro que não estou aqui nesse momento para defender absolutamente ninguém, sejam os comerciantes, os colecionadores, ou as associações. Irei apenas registrar um posicionamento pessoal pouco diferenciado em relação ao que está sendo colocado. Deixo claro que não me considero dono da verdade e todas as críticas que meu posicionamento receber serão respeitadas.

Inicialmente os catálogos são obras de particulares, privadas, para os quais foram necessários investimentos pessoais e financeiros. Assim seus executores tem todo o direito de fazer como lhes interessar.

Simples assim!

Por outro lado se alguém não agradar de determinado catálogo, por qualquer motivo, como preço ou qualidade, basta não o comprar e não o usar.

Simples assim!

Se alguém acha os catálogos ruins e que pode fazer melhor ... que faça. Mas obviamente com seus recursos pessoais e financeiros.

Simples assim!

No mais um abraço a todos,

Gnobre
Gnobre

Mensagem por RomeuNatale em Dom Jan 06 2019, 19:25

Concordo, Gnobre. Mas, como nada e nem ninguém está acima de crítica, critico os tais catálogos e seus "editores".

A questão que isso passa a ser um desserviço para o mundo filatélico. Por isso, de vez em quando, aparece uns doidos no ML, por exemplo, aloprando nos preços de coisas absolutamente comuns.

Não faz muito tempo, eu fui em um brechó onde a dona tinha uns selos dentro de uma caixinha, todos amassados e mais comum que grama, e disse que eram raros, pois ela tinha visto em um catálogo (de 1994) e eu disse a ela que não é bem assim, existem 'n' fatores que podem dar valor a um selo. Quase apanho. São esses problemas que são criados por catálogos desse tipo.

Cada um cobra o que achar que deve, é livre a economia. Mas, colocar as suas listas como o marco do valor, é um grande problema. E é isso que os catálogos fazem. E são listas de preços vendidas a peso de ouro.

O Neumann é absolutamente honesto. Sempre comprei dele e jamais tive um único problema. Confio plenamente.
RomeuNatale
RomeuNatale

Mensagem por JOSE RENATO em Dom Jan 06 2019, 20:56

Talvez os Olhos de Boi sejam os selos mais sensíveis para avaliação. Qualquer defeito (dobra, corte, aminci, margem curta ou entrando no selo, sujeira, carimbo forte demais, etc) desvalorizam absurdamente o selo.

Porisso sempre falo que Olho de Boi ABSOLUTAMENTE PERFEITO é muito difícil de encontrar e quem tem vai pedir um preço acima.

Precisamos estudar e entender para podermos julgar o valor exato desses selos.

Os Inclinados também são extremamente valorizamos e desvalorizados por causa de faltas, principalmente porque são mais finos que os Olhos de Boi.

JOSE RENATO
JOSE RENATO

Mensagem por RomeuNatale em Dom Jan 06 2019, 21:38

Os selos do Impériosão um caso a parte. Afinal são de mais de 150 anos atrás.

Porém, um Vovó custar US$ 12 mil, tem alguma coisa errada. Como pode só existir um exemplar. Eu não entendo isso. Uma máquina, só para regular, imprime muitas folhas. Mesmo na época do Império. Uma tipográfica rudimentar da época do Impérioimprimia 1.200 folhas por hora. É isso que eu quero entender.
RomeuNatale
RomeuNatale

Mensagem por piccinini78 em Seg Jan 07 2019, 08:35

RomeuNatale escreveu:O par de Cr$ 0,40 que postei é falso. Porém, muito difícil de se detectar. Um colecionador comum, engole fácil, fácil. Por isso insisto em que saibam como se é impresso um selo. Para acabar com esse comércio mesquinho e desonesto.

bom dia Sr. Romeu:

talvez o amigo já tenha visto, e o preço está bem salgado (R$ 23.000,00) mas tem uma coleção na Filatélica Olho de Boi que é bem o que o amigo coleciona,com muitos ordinários sem denteação, provas, etc.... dê uma olhada.
abraço.

piccinini78.

http://www.shopplace.com.br/BRpt-b2c/cliente/pub/ConsultaProdutoForm?empresa=olhodeboi&ProdutoID=57920
piccinini78
piccinini78

Mensagem por RomeuNatale em Seg Jan 07 2019, 09:02

Bom dia, Piccinini.

Se me chamar de senhor de novo, te quebro a cara. kkkkkk

Mano, não estou comprando nem nota de cinco por dois e cinquenta.

Se você vir o que tenho para analisar, vais ficar pasmo. Tenho caixas e caixas de selos ordinários para estudar. Já estou estudando o que fazer para que não se perca quando eu estiver indo pras nuvens.

Mesmo assim, agradeço a gentileza.

P.S.: Eu brinco muito. Não esquente.
RomeuNatale
RomeuNatale

Mensagem por piccinini78 em Seg Jan 07 2019, 10:01

RomeuNatale escreveu:Bom dia, Piccinini.

Se me chamar de senhor de novo, te quebro a cara. kkkkkk

Mano, não estou comprando nem nota de cinco por dois e cinquenta.

Se você vir o que tenho para analisar, vais ficar pasmo. Tenho caixas e caixas de selos ordinários para estudar. Já estou estudando o que fazer para que não se perca quando eu estiver indo pras nuvens.

Mesmo assim, agradeço a gentileza.

P.S.: Eu brinco muito. Não esquente.

legal amigo.
grande abraço e boas pesquisas...
piccinini78
piccinini78

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: