Filigranoscópio

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Filigranoscópio

Mensagem por mp_rj em Ter Ago 10 2010, 18:46

Boa Noite Amigos!!!

Estou pensando seriamente em comprar um filigranoscópio.

Qual me recomendam? Vi um no Mercado Livre, chamado roll-a-tector, alguém tem desse tipo? é bom? funciona?

Vi outros modelos também, mas todos bem acima dos R$ 300,00, o que sai um pouco do meu orçamento mensal filatélico... rsrsrsrsrsrs

E a benzina retificada, funciona? sera que o selo estraga?

Abraços a todos!!!!!
mp_rj

Re: Filigranoscópio

Mensagem por Glauber em Ter Ago 10 2010, 20:01

Amigo, em relação à benzina, funciona, sim! Você deve lembrar que, após mergulhar o selo num recipiente fechado com benzina, e retirar o selo do papel, deve colocar no verso do selo uma pequena quantidade de talco neutro, para que a cola não possa mais grudar.

Se o lado da frente (imagem) ficar um pouco prejudicada, retire o excesso do talco e limpe com um pano levemente úmido.

Quanto ao filigranoscópio, não sei o seu real valor, mas acho que R$ 300,00 ou mais é um preço bastante elevado. Eu ainda não tenho, mas prefiro adquirir bem mais barato, ou até mesmo 'construir' o meu próprio com lâmpada ultravioleta.

Abraço,

Selos 'usados' de séries básicas.
Glauber

Mensagem por mp_rj em Ter Ago 10 2010, 20:22

Olá Glauber!!!!

Rapaz! Voce salvou o meu bolso!!!!!!!!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Ja vi filigranoscopios por R$ 600,00 !!!!! o do ML está R$ 100,00 no arremate...

Aqui no meu computador eu tenho leds UV, azuis e vermelhos. Fiz o teste com o UV e não é que deu certo!!!!!!!!!

Com os azuis, eu achei que ficou melhor, assim, mais nítido, mas com o UV funciona perfeitamente!!!!!

A quem se interessar então: tenho 5 leds UV de 5mm cada e 10 azuis de 5mm cada. Acho que por ter mais azuis, para mim, funcionou melhor.

Em qualquer loja de eletrônica vende esses leds, tem que ter o resistor referente a voltagem que voce vai usar (falar com o vendedor da eletrônica), a chave liga-desliga e a tomada. Depois disso, é só correr pro abraço!!!!!

Muito Obrigado Gláuber, pela ótima idéia que voce deu!!!!

Abraços meu amigo!

mp_rj

Mensagem por somricardo em Ter Ago 10 2010, 20:35

bom se alguém quiser montar com leds me avisa que posso ajudar (sou técnico em eletronica), e agora que sei da idéia vou começar a trabalhar na montagem do meu...
somricardo

Mensagem por mp_rj em Qua Ago 11 2010, 00:34

Meus Amigos Glauber e Ricardo,

dêem uma olhada na imagem que fiz do filigranoscopio de leds...

Aqui

Da para ver direitinho, e olhe que as fotos sao de celular, ao vivo se vê bem melhor...

Abraços!
mp_rj

Mensagem por Mitch Macgregord em Qua Ago 11 2010, 04:13

Se tiver um jeito de me fabricar um posso comprar ou trocar por selos seria bom isso ^^
Mitch Macgregord

http://selorium.blogvie.com/

Mensagem por mp_rj em Qua Ago 11 2010, 09:14

Mitch Macgregord escreveu:Se tiver um jeito de me fabricar um posso comprar ou trocar por selos seria bom isso ^^

Olá Mitch!

Não tem muito mistério fazer nao...

Existe alguma loja de eletrônica perto? se tiver, voce me fala que te passo a lista de material.

Quem tambem pode ajudar é o Ricardo, técnico em eletronica.

Mas qualquer coisa, avise!

Abraços!
mp_rj

Mensagem por somricardo em Qua Ago 11 2010, 12:03

posso ajudar sim, caso queira posso mandar um pequeno esquema de como montar um com leds Azuis, ou se quiser posso montar pra vc, é só dizer,
o amigo mp_rj tbm pode ajudar é bem simples.
somricardo

Mensagem por Mitch Macgregord em Qua Ago 11 2010, 15:27

Aceito o esquema, o envio e tudo que é possivel para ter um.
Sou ruiml em eletronica pois meus diplomas sao literarios. Mas posso tentar né. Pois acho muito bom pois aqui na França nao tem muita coisa acessivel para ver os filigranas
Mitch Macgregord

Mensagem por Motoka36 em Qua Ago 11 2010, 16:11

Não sou engenheiro mas crio meus inventos.

Se alguém quiser fazer um teste :

Sabe estes pratinhos de comer sashimi ? Existem uns, que vendem em lojas de produtos orientais que tem um fundo preto. Devem ter menos q 1 cm de profundidade.
Eles servem bem para analisar filigrana.
Pinga benzina e já era.
Lógico q não se comprara com um filigranoscópio.

MAs em termos de custo, deve ficar nos R$ 10,00 se for de ótima qualidade. No bairro da Liberdade tem várias lojas desta. Só tomar cuidade para a esposa/mãe não utilizar na culinária.. he he...

Sds
Motoka
Motoka36

Mensagem por mp_rj em Qua Ago 11 2010, 17:24

Mitch Macgregord escreveu:Aceito o esquema, o envio e tudo que é possivel para ter um.
Sou ruiml em eletronica pois meus diplomas sao literarios. Mas posso tentar né. Pois acho muito bom pois aqui na França nao tem muita coisa acessivel para ver os filigranas

Mitch, até sabado estarei postando com a ajuda do Ricardo um passo a passo para a criação desse filigranoscopio.

Motoka36 escreveu:Não sou engenheiro mas crio meus inventos.

Se alguém quiser fazer um teste :

Sabe estes pratinhos de comer sashimi ? Existem uns, que vendem em lojas de produtos orientais que tem um fundo preto. Devem ter menos q 1 cm de profundidade.
Eles servem bem para analisar filigrana.
Pinga benzina e já era.
Lógico q não se comprara com um filigranoscópio.

MAs em termos de custo, deve ficar nos R$ 10,00 se for de ótima qualidade. No bairro da Liberdade tem várias lojas desta. Só tomar cuidade para a esposa/mãe não utilizar na culinária.. he he...

Sds
Motoka

Olá Motoka!

Eu tambem ja tive essa idéia, mas nao a coloquei em pratica. A Benzina é meio ruim de achar... a unica loja que conheço vende mas tem que ter cadastro e essas coisas...

Eu meio que fiz um com leds, o Glauber me deu a ideia e a pus em pratica. Ficou aceitável e ate sabado estarei colocando um passo a passo aqui. Caso se interesse, estamos as ordens!!!

Abraços!
mp_rj

Mensagem por Mitch Macgregord em Qua Ago 11 2010, 17:31

Obrigado pessoal
Mitch Macgregord

Mensagem por Motoka36 em Qua Ago 11 2010, 17:48

Olá.
De fato comprar benzina retificada não é uma tarefa fácil, pois este material infelizmente é utilizado para fins ilícitos. (refino de coca)
Procurei em alguns lugares, e finalmente achei numa farmácia de manipulação. Se o farmacêutico for com a sua cara, vende de boa. Agora se a loja desconfiar de algo, já eras.
Abraços à todos.
Motoka36

Mensagem por odilo em Qua Ago 25 2010, 22:16

Olá amigos,
Estou esperando pelo esquema. Podia me mandar por e-mail: trauer42@yahoo.com.br .
Obrigado.
Odilo

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por mp_rj em Seg Ago 30 2010, 18:58

Prezados Amigos,

Me perdoem por ainda nao ter postado o esquema do filigranoscopio. Estava cheio de trabalho (sou autonomo e nao posso dispensar um cliente) porem ja estou mais livre.

Essa semana ainda pretendo posta-lo.

Me desculpem e abraços!!!

Marcelo
mp_rj

Mensagem por israpaulo em Ter Ago 31 2010, 12:22

qual a diferenca entre benzina e benzina retificada?
israpaulo

http://www.superfilatelico.blogspot.com

Mensagem por carol c em Seg Maio 26 2014, 22:03

Nossa, tava começando a achar que eu era a única criatura com dificuldade de enxergar filigrana.
Tem alguns da Alemanha que estou quase fazendo um risco no chão e jogando os selos por alto, e o que cair pra direita é de um tipo e o que cair pra esquerda é outro. he he
Brincadeiras a parte alguns realmente tive de ir por dedução pela definição de cor do Michel.
Não tenho benzina e muito menos filigranoscópio, então tentei com água, luz branca, led azul... e nada. afff.
carol c

Mensagem por odilo em Seg Maio 26 2014, 23:56

Olá Carol,
Se o selo não tiver filigrana, é lógico que não vais ver nada.
Uma solução é comprar uma lâmpada composta de diversos Led´s (15 ou mais) na cor azul. Vais encontrar em lojas especializadas que vendem lâmpadas ou numa loja de Eletrônica. Elas já vem prontas e é só colocar num abajur.
Assim, olhando o selo contra a lâmpada, vais ver alguma coisa. Quanto mais forte a filigrana mais nítida ela aparece.
Mas o melhor ainda é a benzina retificada pingada no pratinho preto que é o filigranoscópio.
Até mais,
Odilo
odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por Sergioselos em Ter Maio 27 2014, 08:54

israpaulo escreveu:qual a diferenca entre benzina e benzina retificada?

Paulo, acho que é a pureza.

Que eu saiba benzina comum deixa resíduo.

Mensagem por israpaulo em Ter Maio 27 2014, 08:56

Carol, o que se costuma fazer e o seguinte...

Faca um circulo no chao, e jogue os selos para cima... O que cair dentro e seu , o que cair fora e meu .....  Razz 
israpaulo

http://www.superfilatelico.blogspot.com

Mensagem por Timbres em Ter Maio 27 2014, 16:11

Paulo, pensando em você, eu fiz exatamente isso... e você não vai acreditar no que aconteceu!!! TODOS os selos caírem DENTRO do círculo ..........reconhecidamente... foi um círculo grande..... lol!
Timbres

Mensagem por JOSE RENATO em Ter Maio 27 2014, 16:13

Timbres escreveu:Paulo, pensando em você, eu fiz exatamente isso... e você não vai acreditar no que aconteceu!!! TODOS os selos caírem DENTRO do círculo ..........reconhecidamente... foi um círculo grande..... lol!

Kkkkkkkkkkkkk boa!!!!!

Coleciono: BRAZIL IMPÉRIO 
JOSE RENATO

Mensagem por Agenor em Ter Maio 27 2014, 18:00

essa é muito boa, igual a do "brimo" dividindo "denhero"..kkkkk
Agenor

Mensagem por Selonarth em Ter Jul 22 2014, 19:32

Olá amigos filatelistas, permitam-me fazer alguns questionamentos.

Recebi de uma colega filatelista um pouco de benzina retificada para poder brincar com meus selos (expressão); o grande problema que senti, foi o fato de ter um cheiro muito desagradável e que incomoda muito os sentidos.
Claro, nada que uma máscara de proteção facial não pudesse resolver, se não fosse feito todo esse trabalho em minha residência com minha família.

Há alguns anos atrás tive a oportunidade de comprar um Filigranoscópio na Alemanha, e que, infelizmente, deixei escapar por entre os dedos devido a minha indefinição.

Alguns dos selos ao serem submetidos na benzina, exigem muito esforço visual, gerando fadiga ocular e que requerem por vezes, que sejam feitas repetidas vezes (2 ou mais) para não incorrer em erros que poderiam trazer certo transtorno na hora de classificá-los.

Outros selos por sua vez, percebo que possuem sua filigrana quase invisível, dificultando a análise e outros, por terem papel mais grosso, acabam gerando esse mesmo problema.

Bem, gostaria da opinião dos colegas em relação a este material (benzina x Filigranoscópio).

Sei que li em algumas matéria que a benzina ao longo do tempo, pode vir a causar câncer; se verdade ou não, sinceramente não posso dizer, mas que é incômodo o cheiro, isso é.

Aqueles que possuem um filigranoscópio e que por ventura tenham também utilizado a benzina retificada, poderiam dizer aquele que melhor se sai bem? ou ambos exercem muito bem sua função para ver filigrana?

Selonarth

Mensagem por DRJVH em Sex Jul 25 2014, 10:54

Srs, fiz a compra.Daqui a uns 2 meses, falo se compensa ( se chegar. ultimamente o Ebay + correios + receita não se entendem).
http://www.ebay.com/itm/12-LED-UV-Ultraviolet-Flashlight-Torch-Watermark-Trademark-Money-Detector-Light-/281200960736?pt=US_Flashlights&hash=item4178e224e0

DRJVH

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: