alguém pode me ajudar com as cores destes 4 selos Jornais RHM 17? RHM 17, 17a ou 17b?

Ir em baixo

alguém pode me ajudar com as cores destes 4 selos Jornais RHM 17? RHM 17, 17a ou 17b?

Mensagem por piccinini78 em Ter Dez 18 2018, 16:43

piccinini78
piccinini78

Re: alguém pode me ajudar com as cores destes 4 selos Jornais RHM 17? RHM 17, 17a ou 17b?

Mensagem por JOSE RENATO em Ter Dez 18 2018, 19:53

Muito difícil dizer o que é cor natural e o que é descoloração pr causa de outros fatores....

A cor básica é AZUL CLARO.

Existem as variações COBALTO e ULTRAMAR.

Eu não teria como te dizer quais são essas suas aí.....

Coleciono: BRAZIL IMPÉRIO 
JOSE RENATO
JOSE RENATO

Re: alguém pode me ajudar com as cores destes 4 selos Jornais RHM 17? RHM 17, 17a ou 17b?

Mensagem por piccinini78 em Ter Dez 18 2018, 20:07

JOSE RENATO escreveu:Muito difícil dizer o que é cor natural e o que é descoloração pr causa de outros fatores....

A cor básica é AZUL CLARO.

Existem as variações COBALTO e ULTRAMAR.

Eu não teria como te dizer quais são essas suas aí.....
parece que neste período do império e início da República as cores tem bastantes variações mesmo.
obrigado.
piccinini78
piccinini78

Mensagem por H Roberto em Ter Dez 18 2018, 20:27

Tipo de tópico que apenas acompanho por curiosidade...é briga pra cachorro grande mas acho interessante.
H Roberto
H Roberto

Mensagem por Fabio Monteiro em Ter Dez 18 2018, 20:56

Além do que o José Renato disse, o problema é tb da tonalidade do papel. Nos selos 1 e 3, o papel é mais fosco, puxando pro amarelado-sujinho (oxidado?), enquanto o papel do 2 e 4 é mais branco e brilhante. E isso influencia na tonalidade da cor impressa, é claro. Isso sem falar nos desvios de cor devido ao scanner... Na dúvida, só com o selo na mäo pra saber ao certo. Mas näo acredito que haja algum exemplar muito valioso entre os quatro.

Fabio Monteiro
Fabio Monteiro

Mensagem por H Roberto em Ter Dez 18 2018, 21:27

aí ó pra quem herda uma coleção de pai ou avô trocando o valor sentimental pensando que vai conseguir alguma coisa "tô feito na vida"...
H Roberto
H Roberto

Mensagem por piccinini78 em Ter Dez 18 2018, 22:27

Fabio Monteiro escreveu:Além do que o José Renato disse, o problema é tb da tonalidade do papel. Nos selos 1 e 3, o papel é mais fosco, puxando pro amarelado-sujinho (oxidado?), enquanto o papel do 2 e 4 é mais branco e brilhante. E isso influencia na tonalidade da cor impressa, é claro. Isso sem falar nos desvios de cor devido ao scanner... Na dúvida, só com o selo na mäo pra saber ao certo. Mas näo acredito que haja algum exemplar muito valioso entre os quatro.

verdade. o 1 e 0 3 parecem mesmo ter o mesmo tom, acredito que seja então o J 17 azul claro cotado a 160 UFs, o 3 e 4 poderiam então ser o J 17 b Ultrama.? aí valeria 350, já o J 17a é o cobalto e cota 2.000 UFs , esse com certeza não é ....
piccinini78
piccinini78

Mensagem por piccinini78 em Ter Dez 18 2018, 22:31

H Roberto escreveu:aí ó pra quem herda uma coleção de pai ou avô trocando o valor sentimental pensando que vai conseguir alguma coisa "tô feito na vida"...
pior que o pessoal vê uns anúncios malucos no Mercado Livre onde selos de alguns centavos são vendidos a milhares de reais o pessoal se ilude mesmo. Faço avaliação de coleções e algumas que fiz o pessoal achou que a coleção valia muito, quando enviei fotos do catálogo RHM com as cotações ficaram espantados, achavam que estavam ricos e tem uns 100 reais em selos e olhe lá....quanto não está tomado de ferrugem e amincis e daí mesmo que fica feio o negócio...
piccinini78
piccinini78

Mensagem por RomeuNatale em Sab Dez 29 2018, 08:11

O 1 e 3 realmente são do mesmo tom, um pouco mais claro que os outros. O 2 está o papel um pouco amarelado, o que interfere na tonalidade. A variação de tonalidade em selos coloridos do Império e os ordinários da República têm variações enormes. O motivo é que as tiragens são feitas de acordo com a necessidade, então são impressos várias vezes e era impossível acertar a tonalidade da tinta naquela época, já que não existia as tecnologias que temos hoje.

A tonalidade da cor chamada de ultramar é a do selo abaixo.

RomeuNatale
RomeuNatale

Mensagem por piccinini78 em Sab Dez 29 2018, 09:44

RomeuNatale escreveu:O 1 e 3 realmente são do mesmo tom, um pouco mais claro que os outros. O 2 está o papel um pouco amarelado, o que interfere na tonalidade. A variação de tonalidade em selos coloridos do Império e os ordinários da República têm variações enormes. O motivo é que as tiragens são feitas de acordo com a necessidade, então são impressos várias vezes e era impossível acertar a tonalidade da tinta naquela época, já que não existia as tecnologias que temos hoje.

A tonalidade da cor chamada de ultramar é a do selo abaixo.

obrigado pelas dicas...
piccinini78
piccinini78

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: