Datação de Selos Fiscais do Brasil

Ir em baixo

Datação de Selos Fiscais do Brasil

Mensagem por wmunds em Seg Nov 19 2018, 09:43

Bom dia pessoal.

Eu não sou filatelista - ainda que tenha uma pequena coleção de selos em conjunto com meu Pai - e gostaria de recorrer aos senhores pedindo auxílio na datação de alguns selos fiscais que encontrei.
Na verdade estou tentando datar um violino antigo da família, e encontrei no seu estojo alguns selos que poderiam dar uma indicação de quando ele foi comprado. Eu pesquisei um pouco e não consegui encontrar nenhum selo igual aos da foto. O que me chamou mais a atenção é que estes selos não têm Picote, sendo suas bordas lisas. Encontrei diversos selos similares, alguns inclusive indicam o ano vigente, mas no meu caso não consegui encontrar nada que pudesse indicar seu periodo.

Sendo assim, agradeço se algum dos senhores puder compartilhar algo que me ajude a encontrar a data/periodo dos selos.

Muito obrigado.
Walter

wmunds

Re: Datação de Selos Fiscais do Brasil

Mensagem por Fabio Monteiro em Seg Nov 19 2018, 09:52

Walter, se vc quiser datar o violino é só levá-lo ao Instituto de Artes da UFRGS e falar com algum professor do instrumento. Eles certamente poderäo ajudar.
Fabio Monteiro

Mensagem por wmunds em Seg Nov 19 2018, 10:20

Obrigado pela resposta. Eu já conversei com um Luthier bem experiente e ele me deu algumas informações indicando a origem, mas não a data. Gostei da sua idéia e vou ver se consigo entrar em contato com o instituto de Artes!
De qualquer forma, segue a dúvida com relação aos Selos!

Grande abraço!
Walter

wmunds

Mensagem por piccinini78 em Seg Nov 19 2018, 11:04

wmunds escreveu:Obrigado pela resposta. Eu já conversei com um Luthier bem experiente e ele me deu algumas informações indicando a origem, mas não a data. Gostei da sua idéia e vou ver se consigo entrar em contato com o instituto de Artes!
De qualquer forma, segue a dúvida com relação aos Selos!

Grande abraço!
Walter
olá Sr. Walter:

Eu não tenho os catálogos de selos fiscais, mas pelo desenho que em alguns casos são similares aos postais este selo deve ter sido impresso fim dos anos 1890 a mais tardar 1925. claro que ele pode ser usado 10, 15 ou 20 anos após a impressão, mas acredito que seja mais precisamente entre 1905 e 1920.
Estou supondo por similares que ví, talvez ajude pelo menos a ter uma base de datas, mas o violino pode ser mais antigo, mas ter sido exigido algum imposto, assim como tinha na rádio difusão, por exemplo, e pode ter sido exigido algum tributo, taxa, etc...Mas o Ideal seria seguir a ideia do amigo Fabio. grande abraço, piccinini78
piccinini78

Mensagem por wmunds em Seg Nov 19 2018, 11:09

Obrigado Piccinini78!
Ajudou bastante. Até o momento a minha estimativa é de que o violino foi adquirido (não necessariamente fabricado) pela minha familia por volta de 1930 ou pouco antes. Então a informação que você compartilhou certamente ajuda a reforçar esta estimativa.
Grande abraço!

wmunds

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: