Quiz de Domingo CLIX – A Roupa Nova do Rei

Ir em baixo

Quiz de Domingo CLIX – A Roupa Nova do Rei

Mensagem por Fabio Monteiro em Dom Out 21 2018, 05:40



Um dos meus contos favoritos de Hans Christian Andersen (1805-1875), que foi já tema do QdD LXXI, é A Roupa Nova do Rei, ou como se diz em Portugal, O Fato Novo do Imperador. Na minha longínqua infância, nunca pude entender como nem o rei nem ninguém podia perceber o embuste dos vigaristas, ao elogiarem todos a beleza da indumentária inexistente. Hoje sabemos que preferimos acreditar nas mentiras que confirmem nossos preconceitos e alimentem nossa vaidade e a ilusão de que fazemos parte de um consenso culto e privilegiado.

Se recontada hoje, a história de Andersen terminaria diferente: no showdown final, a criança que gritou que o rei estava nu seria discretamente recolhida por agentes de segurança, seus pais receberiam um shitstorm nas redes associais, os vigaristas posariam de vítimas e, com a fama que o escândalo lhes proporcionou, ingressariam na carreira política. E todos viveriam felizes para sempre, com exceção da família da criança.

Quem vai me enviar por MP, até à meia-noite de Brasília, a imagem do selo ou objeto postal mais antigo a mostrar uma fada, ou um conto-de-fadas? Bom domingo a todos!

Bonus track:

Doroteia e Ludovico contam A Roupa Nova do Rei:

https://www.youtube.com/watch?v=YoNvKWY_fvw
avatar
Fabio Monteiro

Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/11/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo CLIX – A Roupa Nova do Rei

Mensagem por Fabio Monteiro em Seg Out 22 2018, 06:20

Pois o QdD ontem deu mais dor de cabeça pra avaliar as respostas do que pra procurá-las. Primeiro vamos colocar os objetos postados em ordem cronológica, do mais recente ao mais antigo. Começando com um selo húngaro de 1958 a mostrar a história da Cigarra e da Formiga, uma fábula de Esopo, mais tarde recontada por La Fontaine:



Em seguida, temos selos dinamarqueses de 1935, a ilustrar contos de H. Chr. Andersen, O Patinho Feio e A Pequena Sereia:

 

Os próximos são selos austríacos de 1926, com duas imagens da mitologia nórdica dos Nibelungos, que viraram óperas wagnerianas:
 


Continuando com um selo russo de 1921, onde vemos outra imagem mitológica. Só que aqui se trata de uma alegoria libertária do proletariado. Que por isso tb pode ser considerada um conto de fadas  clown . Concordam?



De 1902 temos este belo bilhete postal alemão com o sempre atual motivo do Flautista de Hamelin, a lenda recolhida pelos irmãos Grimm que nos mostra como caímos facilmente na tentação das soluções simples para problemas complexos:



E chegamos ao século 19, com um BP inglês da década de 40, com um Penny-Black, a criticar os costumes da sociedade local, com uma boa dose de humor. Não é conto de fadas, mas as figuras aladas na margem superior têm muito a ver com fadas. Apesar de parecerem ser antes gafanhotos masculinos, do que fadas:



E tem mais: de 1840 temos este envelope britânico a misturar alegorias humorísticas, mas sem relação com fadas nem com seus contos. Mas quem sabe alguém possa me dizer qual conto de fadas está a ser contado aqui:



Finalmente, uma carta de 1808, com uma sereia escondida:



Ué, cadê a sereia? Taqui, escondida no carimbo:



Agora devemos julgar se sereia pode tb ser fada, mais essa ainda! Como os últimos objetos vêm das ilhas britânicas, o remédio foi consultar a Aunt Wiki. Sobre fadas (fairies) ela nos conta:

“A fairy (…) is a type of mythical being or legendary creature in European folklore (and particularly Celtic, Slavic, German, English, and French folklore), a form of spirit, often described as metaphysical, supernatural, or preternatural…The label of fairy has at times applied only to specific magical creatures with human appearance, small stature, magical powers, and a penchant for trickery. At other times it has been used to describe any magical creature, such as goblins and gnomes…”

Com isso, podemos considerar os gafanhotos do BP com o Penny-Black como fadas, sim senhor. Mas as sereias também? Das sereias (mermaids), lemos apenas o que já sabíamos:
“a mermaid is an aquatic creature with the head and upper body of a female human and the tail of a fish.”

Temos aqui uma distinção importante: enquanto a percepção de fada é mais espiritual e abstrata (spirit, metaphisical, supernatural etc), a sereia é mais concreta, pois a descrição corporal é muito exata. E se considerarmos que as duas figuras coexistem no mesmo espaço cultural (as ilhas britânicas), parece evidente que o mesmo pode distinguir entre ambas com boa segurança: a fada é etérea; a sereia, de palpável a boazuda. A fada é da terra e dos ares; a sereia, aquática. E por aí vai. Então se conclui que fada e sereia não são a mesma coisa.

Com isso, vai o brinde da semana para o Fritzen, que postou o BP com os gafanhotos da década de 40 do séc. 19. Mas como os gafanhotos deram fadas tão mixurucas, vai tb um brinde extra pro segundo colocado, o Antonio Pulsy, que tb postou o objeto com conto de fadas mais antigo, com o Flautista de Hamelin de 1902. Parabéns a ambos! Os brindes saem amanhã daqui, e boa semana pra todos!

Bonus tracks:

Um documentário da BBC sobre fadas, de 2014 (em inglês):
https://www.youtube.com/watch?v=1cVGzK6aYWo

Trailer de uma versão dark recente do Flautista, na Coreia:
https://www.youtube.com/watch?v=z7l9eXQ5xTo

A história do flautista foi parar até nos estúdios Disney:
https://www.youtube.com/watch?v=Q9naqNP_5lg
avatar
Fabio Monteiro

Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/11/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo CLIX – A Roupa Nova do Rei

Mensagem por FRITZEN em Sex Nov 09 2018, 14:17




Fabio chegou hoje

missiva foi bem rápida, comparada com outras anteriores

obrigado
avatar
FRITZEN

Localização : florianópolis
Data de inscrição : 24/08/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo CLIX – A Roupa Nova do Rei

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum