Quiz de Domingo CLVIII – Rei por dois meses

Ir em baixo

Quiz de Domingo CLVIII – Rei por dois meses

Mensagem por Fabio Monteiro em Dom Out 14 2018, 04:07

Ao pesquisar sobre estados efêmeros brasileiros, descobri por acaso uma história que logo me interessou: faz um século, um estrangeiro foi rei por dois meses de um país hoje famoso, país este que nunca tinha sido nem voltaria a ser um reino, pelo menos até agora.

Como assim, cara-pálida? Com as guerras, revoluções e bafafás políticos de então, o país viu sua chance chegar e declarou sua independência. Seguiu-se uma guerra civil, ganha por adeptos da monarquia. Essa situação servia aos interesses de uma potência estrangeira, que queria formar estados monárquicos ao longo de sua fronteira, como países-amortecedores contra ameaças externas.

O líder da potência estrangeira em questão tratou logo de fornecer o rei para a jovem monarquia: um nobre contraparente de 50 anos, empobrecido e triste pela guerra, onde perdera dois filhos. Consultado por carta, o candidato aceitou, também por achar que uma mudança de ares faria bem à depressão familiar.



Pouco tempo depois, um telegrama anunciou que a proposta fora aceita, e nosso triste nobre tratou de preparar sua mudança ao seu novo reino. Mas no decorrer das semanas seguintes, a guerra que assolava o continente mudou tudo: a potência estrangeira naufragou, e a jovem monarquia pediu para que o seu rei abdicasse, para evitar uma nova guerra civil. Este, de malas prontas, renunciou ao trono onde nunca sentou e à coroa que jamais pôs na cabeça, depois de dois meses de reinado. Outro que ganhou, mas não levou.

Quem vai me enviar por MP até à meia-noite de Brasília, a imagem de um selo ou objeto postal do país-sede dessa monarquia de fôlego tão curto? Bom domingo a todos!


Última edição por Fabio Monteiro em Seg Out 15 2018, 03:47, editado 1 vez(es)
avatar
Fabio Monteiro

Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/11/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo CLVIII – Rei por dois meses

Mensagem por Fabio Monteiro Ontem à(s) 03:39

Parabéns aos três acertadores que descobriram o alemão Frederico Carlos Luís Constantino de Hesse, Príncipe e conde de Hesse-Cassel (1868-1940), o primeiro e único rei da Finlândia de 9/10 a 14/12/1918, e postaram os seguintes objetos:




   
Eis os acertadores, com os respectivos horários de postagem e os números com que concorrerão ao brinde da semana, na próxima extração da loteria federal:

(10:06) HRoberto: números 1 a 4
(10:31) vitorlc: números 5 a 7
(12:04) lima34: números 8 a 0

Até lá, boa sorte a todos!

Um participante postou um selo português, certamente pensando nos acontecimentos da fase final da monarquia de lá, de 1908 a 1910. Mas o Manuel II foi o último rei português por mais de dois anos. E, claro, não foi o único.

   
Imago/imagebroker
A coroa que nunca subiu à cabeça do conde, e este aos 25 anos

Consta que o conde Frederico Carlos (ou Friedrich Karl, em alemão), que era cunhado do imperador alemão Guilherme II, abandonou a carreira militar para estudar letras, arqueologia e história da arte. Mas no final da Primeira Guerra andava triste: perdera dois dos seis filhos em combate, e ele mesmo estava pobre e ferido. Foi quando recebeu a notícia de que seu cunhado imperial planejava colocá-lo como rei da jovem monarquia finlandesa. Isso fazia parte de um plano alemão de criar monarquias que fortalecessem o flanco oriental, por preocupação com uma possível agressão soviética.


Getty Images

A Finlândia tinha aproveitado a revolução russa de 1917 para se declarar independente, e depois de uma guerra civil virou reino. Mas o projeto alemão foi por água abaixo com o final da Primeira Guerra. Então os finlandeses foram movidos pela derrota germânica pra cancelar o negócio, tornando-se uma república.

E o conde? Teve que desfazer as malas e ficou a tomar conta da casa de Hesse-Cassel até morrer, em consequência dos ferimentos da Primeira Guerra, em 1940. Está sepultado no castelo de Kronberg, perto de Frankfurt. Boa semana a todos!

Bonus tracks:

- O nome oficial sugerido para o monarca era: Carlos I, Rei da Finlândia e Carélia, Duque de Aland, Grão-Duque da Lapônia, Lorde de Kaleva e do Norte. Mas acho que em finlandês soa melhor: “Kaarle I, Suomen ja Karjalan kuningas, Ahvenanmaan herttua, Lapinmaan suuriruhtinas, Kalevan ja Pohjolan isäntä.” Dá pra aproveitar as longas noites de inverno por lá pra decorar.

- A história da Finlândia em dez minutos (em inglês):
https://www.youtube.com/watch?v=TcXXJis03SE

- Por que a Finlândia é o segundo melhor país do mundo? Um narrador com voz familiar explica aqui (em inglês):
https://www.youtube.com/watch?v=yP9Qt-bSz40

- E vcs sabiam que os finlandeses são doidos por tango? Eles têm até um festival anual disso, em Seinäjoki:
https://www.youtube.com/watch?v=NkBYLSHfGi4
avatar
Fabio Monteiro

Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/11/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum