Quiz de Domingo CLVII - Estados brasileiros de vida curta

Ir em baixo

Quiz de Domingo CLVII - Estados brasileiros de vida curta

Mensagem por Fabio Monteiro em Dom Out 07 2018, 03:06



Com todas as confusões que acompanham a disputa presidencial quase passaram despercebidas as comemorações de mais uma Semana Farroupilha no país. Que já foi tema do QdD no ano passado:

http://selosdobrasil.forumeiros.com/t9422-quiz-de-domingo-cii-revolucao-farroupilha

A Revolução Farroupilha não foi só a mais longa revolta do Império como tb foi responsável pela criação do estado mais duradouro em terras brasileiras, a República Rio-Grandense, tchê! Na sua cola foi criada a República Juliana em 1839, com capital em Laguna, e cujo território compreendia o Estado de Santa Catarina.

Sempre tive uma simpatia inexplicável por essa republiqueta que nem durou quatro meses, talvez por estar relacionada à história de amor entre Giuseppe e Anita Garibaldi, ou talvez apenas por ter sido tão efêmera.

Mas grande foi minha surpresa ao descobrir que houve, no Brasil, um estado de duração ainda mais curta do que a república catarinense. Não chegou a se separar do país, mas sim do estado que o abrangia, e isso por ocasião de outro conflito político que deixou marcas profundas e até hoje não ficou bem resolvido.

Quem vai me enviar por MP, até a meia-noite de Brasília, a imagem de um selo ou objeto postal relacionado com o estado em questão, ou com o conflito que ocasionou seu surgimento? Bom domingo a todos!

Bonus tracks e um P.S.:

A alegria, a glória, a juventude e a própria vida são efêmeras. Então tratemos de desfrutá-las, enquanto elas ainda estão por aí. Com uma taça de um borgonha excepcional, com o aroma e sabor de todas as especiarias do terroir de Vosne-Romanée. Saúde!
 


E depois que o efeito de vinho tão bom se dissipar também, vamos escutar a perene beleza e a eterna arte da soprano catalã Montserrat Caballé, que ontem nos deixou e foi cantar com os anjos, pra deixar o céu mais bonito:

https://www.youtube.com/watch?v=RxZSP1Dc78Q

Mas quando a arte quer imitar a vida, ela tb pode se fazer efêmera. Como o quadro “A Menina com o Balão Vermelho”, do grafiteiro que atende pelo pseudônimo de Banksy, que se auto-destruiu após ser leiloado por mais de um milhão de libras, em Londres:

https://www.youtube.com/watch?v=4IcIzeArIkU

P.S.

Você pode estar desiludido com a política brasileira, e com razão. Mas se vc não votar hoje, vai ter que escolher, no segundo turno, entre o Brasil de ontem e o Brasil de anteontem. E conforme o resultado, não vai mais poder votar pra presidente por um bom tempo. A democracia brasileira é jovem e frágil; há muitas forças, dentro e fora do país, trabalhando pra acabar com ela. Por isso, vá votar; enquanto pode e enquanto há candidatos.

Por fim, algumas frases sobre a democracia:

O meu ideal político é a democracia, para que todo o homem seja respeitado como indivíduo e nenhum venerado. (Albert Einstein)

Democracia quer simplesmente dizer o desencanto do povo, pelo povo, para o povo. (Oscar Wilde)

A democracia é um erro estatístico, porque na democracia decide a maioria e a maioria é formada de imbecis. (Jorge Luis Borges)

Ninguém pretende que a democracia seja perfeita ou sem defeito. Tem-se dito que a democracia é a pior forma de governo, salvo todas as demais formas que têm sido experimentadas de tempos em tempos. (Winston Churchill)

Democracia são dois lobos e uma ovelha decidindo sobre o que comer no jantar. (Benjamin Franklin)

A democracia é um sistema que faz com que nunca tenhamos um governo melhor do que merecemos. (George Bernard Shaw)

A diferença entre uma democracia e uma ditadura consiste em que numa democracia se pode votar antes de obedecer às ordens. (Charles Bukowski)
avatar
Fabio Monteiro

Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/11/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo CLVII - Estados brasileiros de vida curta

Mensagem por Fabio Monteiro em Seg Out 08 2018, 03:23

Com a folia eleitoral de ontem era de se esperar que o QdD não obtivesse muitas respostas. Mas o que surpreendeu é que todas as respostas foram diferentes! Devo ter formulado minha pergunta de forma tão vaga, que muitas interpretações tornaram-se possíveis. Mas será que foi isso mesmo? Senão vejamos:

Um participante apostou na Revolta de Filipe dos Santos de 1720 em Vila Rica/MG:



Mas essa revolta foi tão curta que nem chegou a constituir estado algum, e por isso foi considerada um "movimento nativista" regional, como revolta isolada.

Outro participante palpitou pela República do Counani, no Amapá:



Aqui houve o contrário. Por pelo menos duas vezes, um espertinho resolveu “proclamar” seu próprio estado, sem revolta alguma. Na primeira vez, o espertinho chamava-se Paul Quartier, um suíço que procurava ouro na Guiana francesa e se enturmou com outros aventureiros para formar o Estado Independente do Counani em julho de 1886. Que nem tão independente pretendia ser, por requerer o status de protetorado francês. O primeiro “presidente” era Jules Gros, um obscuro jornalista e membro da Sociedade Geográfica francesa, que “governava” em Paris. O governo francês acabou com a chacrinha em 1887.

Mas no mesmo ano, Jules Gros dá um “golpe de estado”: expulsa Quartier e arranja uma graninha de investidores ingleses muito crédulos, para requentar sua república, desta vez com uma bandeira diferente. Só que a coisa foi tão precária, que nem o governo francês se encarregou de expulsá-lo de lá. Gros voltou pra França em meados de 1888 e morreu em Paris em 1891, ainda pensando que era o presidente de Counani.

A Tante Wiki francesa conta ainda de um terceiro Estado Livre de Counani (1904-1912), fundado e presidido por um trambiqueiro chamado Adolphe Brezet. Este fez uma nova bandeira, escreveu uma “constituição” e emitiu tb selos, é claro. Mas a essas alturas, a Suíça já tinha (em 1895) mediado o conflito de fronteiras entre Brasil e França. O Barão do Rio Branco, que comandava a diplomacia brasileira na época, mandou prender os responsáveis. Brezet, que pelo visto nunca esteve por lá, continuou em Paris, onde sumiu sem deixar vestígios.

Um participante lembrou da Sabinada, uma revolta baiana de 1837 que pretendia criar uma república provisória até que D. Pedro II atingisse a maioridade.



No meu tempo de escola a gente fazia trocadilho da ideia, dizendo que quem planeja uma coisa dessas não ... sabe nada. Mas a Sabinada passou dos quatro meses (6/11/1837 a 16/3/1838), não se separou de província alguma nem teve relações diretas com conflitos externos.

Depois houve quem apostasse na Revolução Pernambucana de 1817:



Esta sim, foi uma revolução separatista, curta e violenta, que chegou a formar um estado independente, com assembleia constituinte e tudo. Mas, assim como a Sabinada, a Pernambucana não atende a dois importantes requisitos do quiz. Primeiro, não se separou do estado (ou província, ou capitania) que o abrangia, pois Pernambuco queria sair do Império por completo, e quem sabe levar alguma capitania vizinha junto. Segundo, porque faltaria o “outro conflito político” que motivaria sua separação. O conflito que causou a revolução foi o próprio, entre a capitania e a Corte, no Rio.

E chegamos finalmente à resposta certa, pois procurávamos o Estado de Maracaju, que existiu de 10 de julho a 3 de outubro de 1932, num território que hoje corresponde ao Mato Grosso do Sul. Esse estado foi decorrente da Revolução Constitucionalista de 1932, em São Paulo, e foi ontem descoberto só pelo Fritzen, parabéns!  Seu brinde sai amanhã daqui. E eis os objetos por ele postados, todos relacionados com a revolução paulista:







Pois devido à revolução paulista, contra o "governo provisório" proveniente do golpe de 1930 por Getúlio Vargas et caterva, o Mato Grosso se dividiu. O sul do estado apoiava São Paulo, já o norte do MT não quis apoiar ninguém, pelo visto. A sede do governo do Maracaju era a Loja Maçônica de Campo Grande, o que prova que tb aqui a maçonaria participou ativamente.

Podemos dizer que o Brasil nunca se recuperou dessa revolução. O presidente eleito Júlio Prestes teve que pedir asilo no consulado britânico. De lá foi para o exílio, voltando em 1934 pra criar algodão em Itapetininga/SP. Só depois da deposição de Getúlio Vargas, em 1945, ele voltou à política, fundando a UDN. Mas já morreu no ano seguinte.

Assim é a vida; nem sempre quem ganha, leva. E boa semana a todos!

Bonus tracks:

A Revolta de Vila Rica de 1720:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Revolta_de_Filipe_dos_Santos

Os “Estados Independentes” de Counani :
https://pt.wikipedia.org/wiki/Rep%C3%BAblica_de_Cunani
https://fr.wikipedia.org/wiki/R%C3%A9publique_de_la_Guyane_ind%C3%A9pendante

A Sabinada Baiana de 1837-8:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sabinada

A Revolução Pernambucana de 1817:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Pernambucana

O estado de Maracaju:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Estado_de_Maracaju
http://www.ultimatrincheira.com.br/maracaju.htm

Peninha, o Esfuziante, explica a Revolução Constitucionalista de SP em 1932:
https://www.youtube.com/watch?v=JsrlSnJXY5I

E voltemos à Caballé, agora a cantar o Cisne, de Saint-Saens:
https://www.youtube.com/watch?v=7xssQP0NBFo
avatar
Fabio Monteiro

Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/11/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo CLVII - Estados brasileiros de vida curta

Mensagem por Fabio Monteiro em Seg Out 08 2018, 17:53

Breaking news! O artista Banksy (aquele cujo quadro virou picadinho logo depois de ser leiloado) acabou de postar no Instagram que ele planejou toda a operacäo. Detalhes aqui:

https://www.instagram.com/p/BomXijJhArX/?taken-by=banksy

E tem gente dizendo que agora o quadro ficou mais caro ainda, pois a loja Sotheby's já está tentando recomprar o quadro leiloado...

O Banksy já fez outras travessuras desse tipo. Há uns anos atrás, ele conseguiu colocar um boneco inflável imitando um prisioneiro de Guantánamo... na Disneylândia.

https://videosift.com/video/Banksy-brings-Guantanamo-Bay-to-Disneyland?loadcomm=1

Que ideia, e que coragem!
avatar
Fabio Monteiro

Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/11/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo CLVII - Estados brasileiros de vida curta

Mensagem por ronaldkirst em Qua Out 10 2018, 13:05

Mais um quiz para aprender bastante... Passei longe da resposta certa!

Abs,

avatar
ronaldkirst

Idade : 44
Localização : Porto Alegre
Data de inscrição : 21/09/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo CLVII - Estados brasileiros de vida curta

Mensagem por Fabio Monteiro em Qui Out 25 2018, 18:23

https://www.youtube.com/watch?v=VTQI9Zx3rlo
avatar
Fabio Monteiro

Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/11/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo CLVII - Estados brasileiros de vida curta

Mensagem por FRITZEN em Qui Nov 01 2018, 11:19

Nessa semana tumultuada, pós eleitoral, pelo menos uma noticia duplamente reconfortante.

Chegaram dois "brindes" concomitantes. Um postado em 2 e outro em 9 de outubro. Apesar da diferença inicial de uma semana, devem ter "viajado" juntos. Coisas inexplicáveis dos Correios.

Agradecido Fábio pela grata surpresa.


avatar
FRITZEN

Localização : florianópolis
Data de inscrição : 24/08/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo CLVII - Estados brasileiros de vida curta

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum