Quiz de Domingo CLV - Os livros e o mundo

Ir em baixo

Quiz de Domingo CLV - Os livros e o mundo

Mensagem por Fabio Monteiro em Dom 23 Set 2018, 03:47



O querido poeta gaúcho Mário Quintana (1906-1994) escreveu certa vez que “os livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas.” O quiz de hoje é dedicado à sua memória, pois vamos buscar um jornalista, filósofo, sociólogo, historiador, economista e escritor, cujos livros mudaram o mundo.

Nasceu de uma família cristã-nova, como o terceiro de nove filhos de um advogado. Entre seus inúmeros parentes distantes temos um industrial holandês, um poeta alemão e mesmo alguns artistas brasileiros. Estudou Direito e Filosofia, doutorando-se pouco antes do seu 33º aniversário.

Como suas ideias impossibilitavam uma carreira acadêmica no país natal, ele teve que trabalhar como jornalista. Mas problemas com a censura o forçaram a sair do país. Mudou-se frequentemente desde então, e chegou mesmo a perder a cidadania.

Casou-se com sua noiva, quatro anos mais velha, e ambos tiveram sete crianças, das quais apenas três filhas chegaram à idade adulta. Perdeu sua primogênita, que dizem ter sido sua favorita, pouco antes da própria morte. As outras duas cometeram suicídio, bem mais tarde.

Morreu no exílio, aos 64 anos, deixando incompleta uma obra que mudaria o mundo. Quem vai me enviar por MP, até à meia-noite de Brasília, uma imagem de selo ou objeto postal em sua homenagem? Bom domingo a todos!

Bonus track:

Como é impossível ler Quintana sem um sorriso nos lábios, aqui vão algumas linhas suas, para alegrar este domingo outonal daqui:

https://www.pensador.com/frases_de_mario_quintana/
avatar
Fabio Monteiro

Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/11/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo CLV - Os livros e o mundo

Mensagem por Fabio Monteiro em Seg 24 Set 2018, 03:23

Parabéns aos seis acertadores que descobriram o jornalista, filósofo, sociólogo, historiador, economista, escritor, e pra muita gente também, a encarnação do capeta Karl Marx (1818-1883), cujo bicentenário de nascimento foi comemorado em maio deste ano, e postaram os seguintes objetos:












           
Eis os acertadores, com os respectivos horários de postagem e os números com que concorrerão ao brinde da semana, na próxima extração da loteria federal:

(5:52) Antonio C. Pulsy: números 1 e 2
(5:59) rafaelkonzen: números 3 e 4
(8:17) lima34: números 5 e 6
(9:30) FRITZEN: números 7 e 8
(9:51) carol c: número 9
(10:53) Diogo: número 0

Até lá, boa sorte a todos!


redbubble.com

Já que todas as revoluções socialistas e comunistas do séc. 20 foram ideologicamente sustentadas pelos livros que Marx escreveu, sozinho ou com Friedrich Engels (1820-1895), no século anterior, temos aqui a prova de que o poeta Mário Quintana não tinha razão.

Mas o legado de Marx tb acabou pagando por atrocidades cometidas bem mais tarde por outros. Esse fenômeno, aliás, se observa em Richard Wagner (1813-1883), o compositor antisemita favorito de um certo ditador alemão do século passado. Por isso, até hoje sua música quase nunca é apresentada em Israel. Em outra escala, o fenômeno se repete tb com Charles Darwin (1809-1882), cuja teoria da evolução acabou por fornecer munição a teses racistas que ainda hoje pululam mundo afora, manchando o nome do cientista.

Marx era um primo-irmão do banqueiro holandês Frederik Philips (1830-1900), fundador da indústria eletrônica homônima, primo distante do grande poeta alemão Heinrich Heine (1797-1856), e também primo do avô do paisagista brasileiro Roberto Burle Marx (1909-1994), o que foi tematizado aqui:

http://selosdobrasil.forumeiros.com/t7657-quiz-de-domingo-x-os-tres-marx?highlight=burle+marx  

Para comemorar o bicentenário do nascimento de KM, a China resolveu presentear Tréveris (Trier, em alemão), a cidade-natal do filósofo, com uma estátua de 5,5 metros de altura, um verdadeiro elefante branco:


 Yvain2908_Wikipedia_commons

Foi um grande reboliço na política local. Depois de muita discussão, protestos e passeatas, resolveu-se erigir a estátua não em frente à casa natal de KM, mas numa praça nas proximidades, onde havia mais espaço.

E resta a pergunta: depois de 200 anos, quanto perigo às democracias cristãs ocidentais representam hoje os livros de KM? Na minha modesta opinião, muito pouco, por duas simples razões. Primeiro, a sociedade e relações trabalho x capital de hoje, pelo menos na Europa e partes da América, são já diferentes do que no séc. 19, tb graças à obra de KM e outros pensadores e ativistas da época. Depois, o número de leitores de livros, hoje, é quase tão pequeno como o de colecionadores de selos. E o número de leitores aptos a entender e dispostos a aplicar o texto marxista, ainda menor. As teses mais perigosas dos nossos dias são antes disseminadas de forma digital, por exemplo por aforismos de 280 caracteres, no máximo. Boa semana a todos!

Bonus tracks:

Marxismo explicado em inglês:

https://www.youtube.com/watch?v=W0GFSUu5UzA

O impagável Peninha explica a Intentona Comunista do Brasil de 1935:

https://www.youtube.com/watch?v=AACJ1LKziko

Uma entrevista com Mario Quintana.

https://www.youtube.com/watch?v=ujJHrfxuwyc
avatar
Fabio Monteiro

Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/11/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo CLV - Os livros e o mundo

Mensagem por Fabio Monteiro em Qui 27 Set 2018, 02:45

Com o final 1 do primeiro prêmio da federal de ontem...

http://loterias.caixa.gov.br/wps/portal/loterias/landing/federal/

... vai o brinde da semana para o Antonio C. Pulsy em Canoas/RS, parabéns! Sai amanhä daqui.

avatar
Fabio Monteiro

Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/11/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo CLV - Os livros e o mundo

Mensagem por Antonio C. Pulsy em Qui 27 Set 2018, 07:37

Prezado,

agradecido pela boa notícia...
avatar
Antonio C. Pulsy

Idade : 62
Localização : Canoas/RS.
Data de inscrição : 24/04/2014

http://antonio.pulsy@bol.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo CLV - Os livros e o mundo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum