Quiz de Domingo CLIII – Um militar de gabarito: Rondon

Ir em baixo

Quiz de Domingo CLIII – Um militar de gabarito: Rondon

Mensagem por Fabio Monteiro em Dom Set 09 2018, 03:45

A relação do Brasil com seus militares nunca foi simples. Após séculos em que passaram quase despercebidos, os militares brasileiros tiveram uma ascensão meteórica na vida política e social do país desde a Guerra do Paraguai, numa campanha longa e muito deficitária aos cofres públicos. Mas que trouxe não só prestígio à classe militar, como também um poder político que acabou derrubando o Império em 1889, no primeiro dos quatro golpes que mudaram nossa história. (Os outros foram, pra quem não lembra mais, em 1930, 1945 e 1964. E já há quem apregoe um quinto, conforme os resultados das próximas eleições presidenciais.)


https://commons.wikimedia.org

De qualquer forma, é muito forte hoje em dia a influência da bancada militar – bem como das chamadas religiões evangélicas e do agronegócio – no Congresso Nacional, e, por extensão, no poder executivo. O que impede, entre outros, a realização de uma reforma eficaz da previdência social no país. Os números que se leem, por exemplo, da participação militar no rombo da previdência variam entre 40 e 45 % (as fontes divergem). O que, mesmo sendo talvez um pouco exagerados, representam um porcentual muito alto, se comparados à força militar atual do país: algo em torno de 1,5 milhões, entre ativos e reserva. O que não corresponderia nem a 0,8 % da população.

Mas hoje vamos buscar um militar de exceção, no bom sentido, que, apesar de não ter tido interesses políticos, participou ativamente da história do Brasil e segue sempre como um símbolo de patriotismo, competência e abnegação.

Não chegou a conhecer o pai, falecido antes do seu nascimento, e perdeu a mãe aos dois anos, tendo sido criado por um tio. Aos 16 anos terminou o ensino médio e trabalhou como professor primário por dois anos, antes de ingressar no exército. Lá, formou-se num curso que lhe seria muito útil em sua carreira seguinte. Participou ativamente de pelo menos um dos golpes acima listados, mas sua trajetória foi tb atingida por outros dois deles.

Que mais? Na sua longa carreira, conheceu pessoalmente e trabalhou com um presidente americano, e foi indicado para o Prêmio Nobel da Paz. Pois milhões de brasileiros devem-lhe a vida.

Quem vai me enviar por MP, até à meia-noite de Brasília, a imagem de um selo ou objeto postal em sua homenagem? Bom domingo a todos!
avatar
Fabio Monteiro

Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/11/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo CLIII – Um militar de gabarito: Rondon

Mensagem por Fabio Monteiro em Seg Set 10 2018, 05:04

Parabéns aos seis acertadores que descobriram o Marechal Cândido Rondon (1865-1958), engenheiro militar e sertanista, o Patrono das Comunicações Nacionais, e postaram os seguintes objetos:









A iconografia de Rondon sofreu com os correios. No FDC de 1965 ele parece mumificado, e no selo de 1985 virou quase europeu.

Eis os acertadores, com os respectivos horários de postagem e os números com que concorrerão ao brinde da semana, na próxima extração da loterial federal:

(7:28) Vitor Carlos: números 1 e 2
(7:53) FRITZEN: números 3 e 4
(8:14) lima34: números 5 e 6
(10:45) H Roberto: números 7 e 8
(13:09) Diogo: número 9
(23:16) carol c: número 0

Até lá, boa sorte a todos!


Com a esposa Francisca Xavier da Silva Rondon, a Chiquinha

Ao pesquisar sobre Rondon, descobri que sua melhor biografia foi escrita por um americano brazilianist, Todd A. Diacon, cuja única edição brasileira (Companhia das Letras) data de 2004 e está praticamente esgotada.  Que suas três indicações para o Nobel da Paz, conforme informa a folha postada acima, foram iniciativas estrangeiras: em 1925 por Albert Einstein (!), em 1953 pelo escritor francês Henri Ch. Badet e em 1957 pelo Explorer’s Club de Nova Iorque. E que a flecha envenenada dos indios Nambikwara que quase o matou em 1913 foi queimada no incêndio do Museu Nacional, há uma semana. Três evidências de que seu legado, já ainda em vida, foi preservado com mais cuidado e competência fora do país.


Pinterest
Rondon gostava de cachorros. E vice-versa.

É impossível enumerar aqui, mesmo de forma sucinta, tudo o que Rondon fez pelo Brasil, nem as incríveis anedotas de sua biografia, mas as Wikipédias (em especial em português e inglês) estão aí para dar uma ideia. Já é possível resumir o mais importante do seu legado: ele tratou de proteger os índios brasileiros (cujo sangue também fluia nas suas veias) da extinção iminente, e colocou a Amazônia Legal no mapa do país, depois de suas marchas de milhares de quilômetros pela floresta.

O livro de Diacon explica o fervor missionário laico de Rondon através de sua formação positivista. Sendo assim, o Marechal foi, com certeza, o melhor fruto brasileiro do positivismo. Boa semana a todos!  

Bonus tracks:

Press-release informativo do governo de Rondônia:

http://www.rondonia.ro.gov.br/candido-mariano-da-silva-rondon-e-nome-de-estado-e-de-meridiano/

Rondon teria salvo a vida do ex-presidente americano Theodore Roosevelt (1858-1919), Prêmio Nobel da Paz em 1906, durante a expedição de ambos em 1913/14:

https://interactive.wttw.com/playlist/2018/01/09/candido-rondon

Imagens da expedição de Rondon e Teddy Roosevelt:

https://www.pbs.org/video/amazon-candido-rondon-q5eblp/

Marcos Terena conta sobre Rondon:

https://www.youtube.com/watch?v=-wryatofEY8
avatar
Fabio Monteiro

Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/11/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo CLIII – Um militar de gabarito: Rondon

Mensagem por Fabio Monteiro em Qui Set 13 2018, 02:22

O oráculo da Caixa Econômica Federal falou, e com o final 0 do primeiro prêmio da loteria de ontem...

http://loterias.caixa.gov.br/wps/portal/loterias/landing/federal/

... vai o brinde da semana pra Carol em Säo Leopoldo/RS, parabéns! Sai amanhä daqui.

Outra do Rondon, que, por poliglota, tinha o dom da palavra tb: ele criou a expressäo "do Oiapoque ao Chuí", que hoje é usada no Brasil inteiro, pra representar o mesmo. Eu tb, que desconhecia sua origem, adoro citá-la às vezes ("estava peladäo, do Oiapoque ao Chuí...").
avatar
Fabio Monteiro

Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/11/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo CLIII – Um militar de gabarito: Rondon

Mensagem por carol c em Qui Set 13 2018, 08:25

Oba!
ah, te mandei o endereço, poi a caixa postal não tenho mais.
abraços,
carol
avatar
carol c

Idade : 38
Localização : São Leopoldo - RS
Data de inscrição : 25/10/2013

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo CLIII – Um militar de gabarito: Rondon

Mensagem por carol c em Seg Out 01 2018, 21:38

Recebidos os selos.
Obrigada!!!
avatar
carol c

Idade : 38
Localização : São Leopoldo - RS
Data de inscrição : 25/10/2013

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo CLIII – Um militar de gabarito: Rondon

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum