Coleção! O que acham?

Ir em baixo

Coleção! O que acham?

Mensagem por wmacedoneto em Qui Set 06 2018, 02:20

Bom dia! Me chamo Waldivino Macedo, moro em Goiânia GO e um certo dia encontrei em meio as coisas de meu pai um caderno cheio de selos. Achei muito interessante pois além de selos nacionais ele contém selos de vários outros países como China, Alemanha, Chile, Eua, Inglaterra entre outros. Desde já agradeço a todos que comentarem e aqui estão alguns nacionais:

wmacedoneto

Re: Coleção! O que acham?

Mensagem por israpaulo em Qui Set 06 2018, 07:27

Desculpe, mas nao vale nada...tudo com rasgo e ferrugem
israpaulo

http://www.superfilatelico.blogspot.com

Mensagem por carol c em Qui Set 06 2018, 07:34

Infelizmente optou por folhas de caderno e aparentemente colou com durex, o que é a pior opção possível. Fica apenas para curiosidade da família mesmo.
Mas, quem sabe a descoberta te incentive a começar uma coleção própria.
Abraços.
carol c

Mensagem por piccinini78 em Qui Set 06 2018, 09:37

olá Macedo:

quando li tua mensagem lembrei desta, que está neste link abaixo, a descoberta do selo mais caro do mundo, até então, por um menino de 14 anos.

Mas o que conta para o filatelista, como se chama quem coleciona selos, é que o selo esteja perfeito, sem dobras, sem furos ou afinamentos, sem ferrugem ou manchas do tempo. 

se achar alguns envelopes antigos recorte cerca de 1 cm longe do selo e ponha estes pedaços de envelope selados na água e eles descolam sozinhos depois de alguns minutos, depois é só enxugar delicadamente com um papel toalha e deixar secar umas 2 horas na sombra, pode ser dentro de casa mesmo.

Também colar em folhas ou afixar com fitas só estraga o selo e seu valor também diminui a ponto de perder seu valor comercial quando fica muito sujo com ferrugem, como alguns da foto estão.

Mas nos correios tem selos relativamente baratos e sites como mercado livre tem pacotes com 100, 200 300 selos, etc a preços bem baixos.

Escolha um país ou um tema, ou mesmo vai guardando os que achar mais bonito e qualquer dúvida pergunte aqui no Fórum que nosso objetivo é ajudar e tirar dúvidas.

No mercado livre e em outros site tem o classificador, que é tipo um álbum de fotos mas com umas bolsas para guardar os selos sem precisar colá-los. próprio para guardar selos. os mais baratos custas uns 35 a 60 reais em média.
abraço.

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/05/o-selo-postal-mais-caro-do-mundo-foi-vendido-em-genebra.html
piccinini78

Mensagem por wmacedoneto em Qui Set 06 2018, 09:59

Obrigado pelos comentários pessoal. Mesmo se tivesse qualquer valor no mercado filatelista eu jamais iria vender esses selos. Coleciono varias coisas e acho que o interessante é colecionar sem ter pretensão de lucro e sim por hobie. Agora já sei como armazenar meus selos e com ctz irei continuar, de forma certa, a coleção que meu pai deixou.

wmacedoneto

Mensagem por Fabio Monteiro em Qui Set 06 2018, 10:31

Bom dia, Waldivino, e bem-vindo ao nosso fórum. Fico muito feliz com sua decisäo de continuar a colecäo de seu pai, e tenho certeza que ele está sorrindo, em algum lugar.

Temos um colega em Goiânia, o Roberto Pinto, que está de aniversário hoje. Ele certamente vai poder ajudá-lo em muitas das suas dúvidas. Fique à vontade tb para nos consultar sempre que necessário. Abs do fabio
Fabio Monteiro

Mensagem por Gabriel em Qui Set 06 2018, 13:33

Waldivino, sou de Anápolis, estou começando agora mas conte comigo caso queira ingressar na filatelia.
Gabriel

Mensagem por H Roberto em Qui Set 06 2018, 13:41

Buenas...caso você resolva de fato entrar na filatelia estou de acordo com os colegas ai acima.
Inicie uma coleção própria...sua...seja 1/2 dúzia de selinhos. Se preferir coleções temáticas ponha na mira um tema...com certeza irão aparecer outros.
Sobre os selos deixados por seu pai acho o ideal seria colocar folha por folha em uma bacia com
água quente para soltar a cola depois por os selos em tratamentos contra fungos e ferrugem...dicas aqui no fórum. Penso esses selos você poderia fazer um álbum a parte como herança de seu pai.
H Roberto

Mensagem por Gnobre em Qui Set 06 2018, 13:54

piccinini78 escreveu:olá Macedo:

se achar alguns envelopes antigos recorte cerca de 1 cm longe do selo e ponha estes pedaços de envelope selados na água e eles descolam sozinhos depois de alguns minutos, depois é só enxugar delicadamente com um papel toalha e deixar secar umas 2 horas na sombra, pode ser dentro de casa mesmo.

Respeitosamente ao amigo que só quis ajudar na melhor das intenções, peço que

NÃO FAÇA ISSO !!

Guarde o envelope, ainda mais se antigo, totalmente INTEIRO. Se retirar o selo provavelmente vai ter uma peça SEM PRATICAMENTE NENHUM VALOR.

No envelope circulado terá uma peça de bem maior valor, além de ajudar a contribuir para a manutenção da história postal.

Um abraço,
Gnobre

Mensagem por Roberto Pinto em Qui Set 06 2018, 16:21

Olá Waldivino
Mandei uma mensagem privada para voce, como disse o nosso colega estou a disposição, entre em contato, será um prazer ajudar no que for possível.
Roberto Pinto

Mensagem por Marcos Paulo em Sab Set 15 2018, 21:33

Concordo plenamente com o Gnobre em relação de não se tirar o selo do envelope (carta).

E tem este artigo interessante , que se dá para ter uma idéia de como é importante de se manter a peça postal por inteiro.

https://www.oselo.com.br/artigo/o-envelope/

Abraço ,
Marcos Paulo

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: