Visão do paraíso

Ir em baixo

Visão do paraíso

Mensagem por Fabio Monteiro em Seg Set 03 2018, 12:29

Houve uma época quando o Brasil representava um sonho de natureza e liberdade para o emigrante europeu, como nos mostra este BP:

 

O verso indica que o cartão foi impresso para “Fischer & Franke, Leipzig-Hamburg”, certamente para animar colonos alemães a vir para o Rio Grande do Sul. Este belo pé-de-serra entre as regiões alemã e italiana, será que ainda existe hoje?
avatar
Fabio Monteiro

Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/11/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Visão do paraíso

Mensagem por Gabriel em Qua Set 05 2018, 09:46

Olá Fábio! muito interessante essa imagem!

O sr. Boris Kossoy (um dos maiores nomes na fotografia nacional) tem um livro chamado "Fotografia e história" (ou seria história e fotografia?). No capítulo 5, lá no finalzinho do capítulo ele narra justamente esse fato de fotografias tiradas de cenários Brasileiros com o objetivo de tornar o país atrativo para imigrantes europeus. A promessa, entre outras coisas, era de trabalho próspero em lavouras de café na região de São Paulo.

Entretanto, apesar de belos cenários como este que vc retrata, as condições que aguardavam os imigrantes não eram tão belas assim... As condições de trabalho nas lavouras eram desumanas e a remuneração não era nada compatível com o trabalho braçal desempenhado.

Entretanto, muitas dessas fotografias foram circuladas em postais e - por isso - fazem parte da história filatélica nacional.

Vou adicionar como exemplo algumas fotografias de Guilherme Gaensli (fotografo contratado pelo Governo para realizar tais registros) que viraram postais:





avatar
Gabriel

Idade : 24
Localização : Goiás
Data de inscrição : 29/01/2018

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum