Poesias para as Srtas. Sá Fortes

Ir em baixo

Poesias para as Srtas. Sá Fortes

Mensagem por Fabio Monteiro em Seg Set 03 2018, 11:40

Herdei de minha avó paterna em Santa Maria/RS três álbuns abarrotados de poesias, recortadas, coladas ou copiadas com esmero. Com poucas exceções, são textos românticos a melosos, que a adolescente da província colecionava com afinco, há mais de um século. Às vezes dou uma espiadela nos livros. Gosto de folheá-los e imaginar o prazer que eles davam a minha avó, que morreu quando eu nem tinha dez anos.

Por isso, não hesitei quando vi estes postais com poesias à venda por aqui:
 








 

No verso liam-se nome e endereço do impressor: “M. Orosco & C., Rua da Quitanda 38 – Rio”. Acendi uma vela a S. Gúguel e descobri mais cartões da coleção:

https://www.google.com/search?q=m.+Orosco+%26+C.+rua+da+quitanda&client=firefox-b&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=2ahUKEwjn8ZXy-57dAhUPLVAKHb_OAgsQsAR6BAgGEAE&biw=1680&bih=913

Todos os cinco postais acima foram endereçados ao mesmo destinatário. Ou melhor, destinatárias: as senhoritas Sá Fortes, que residiam (em 1904) na Fazenda do Monte Belo, Estação do Sítio, em Minas. O primeiro dos postais as enumera: “Zesinha, Carlota, Georgina, Marciana, Vivina, Stella”. Seis irmãs! Este postal é tb o único selado e obliterado pelo correio:



Uma rápida pesquisa na net revelou que a Estação do Sítio da E.F. Central do Brasil foi inaugurada em outubro de 1878, quando a ferrovia ainda se chamava D. Pedro II. Localizava-se no distrito de Bias Fortes, pertencente a Barbacena. Hoje é o município mineiro de Antonio Carlos. A família Sá Fortes era composta de famosos fazendeiros da região. Carlos Pereira de Sá Fortes cumpriu importante papel na Revolta Liberal de 1842 e teria sido o “primeiro importador de gado holandês do Brasil e fundador da primeira escola de laticínios do Brasil”.

Bonus tracks:

http://www.estacoesferroviarias.com.br/efcb_mg_linhacentro/antcarlos.htm

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B4nio_Carlos_(Minas_Gerais)
avatar
Fabio Monteiro

Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/11/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Poesias para as Srtas. Sá Fortes

Mensagem por Fabio Monteiro em Qui Set 06 2018, 16:09

Vejam que bela coincidência! Este BP, a mostrar o Teatro Municipal de SP, há mais de 100 anos...



... foi tb endereçado à família Sá Fortes, na Estação do Sítio/MG. Mais precisamente à Carlota, uma das seis irmãs. E o remetente era um irmão seu, Otávio:



Uma rápida pesquisa na net revelou tratar-se de Octávio Pereira de Sá Fortes (1891-1968), que em 1910, quando do envio do BP, tinha seus 19 anos, estava com saudades de casa e acabrunhado por ter que passar o carnaval em Piracicaba sozinho.

Mas näo é preciso ter muita pena de Otávio: cinco anos depois estaria casado com Maria, com quem teria 10 filhos. Que, por sua vez, dariam 32 netos ao casal, como se pode ler aqui:

https://www.tribunadepetropolis.com.br/sao-duas-lagrimas-rolam

Como dizia aquele para-choque de caminhäo: a vida de solteiro é vazia. A de casado enche.
avatar
Fabio Monteiro

Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/11/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum