Quiz de Domingo CLII – Petrópolis, capital de vida curta

Ir em baixo

Quiz de Domingo CLII – Petrópolis, capital de vida curta

Mensagem por Fabio Monteiro em Dom Set 02 2018, 03:37

Quem se deu o trabalho de pesquisar mais a fundo o QdD da semana passada vai perceber que o de hoje é com ele relacionado. Pois vamos procurar uma cidade brasileira que foi capital estadual por uns oito anos. Devido a lambanças políticas, é claro.

A cidade que buscamos vive hoje principalmente de sua rica história, que lhe traz anualmente muitos turistas. Mas, por incrível que pareça, no site da sua prefeitura não há nenhum link para dados históricos. Êta, Brasil!

Que mais? Foi uma cidade projetada sob forte influência europeia, o que ainda hoje se percebe. Quem vai me enviar por MP, até à meia-noite de Brasília, a imagem de um selo ou objeto postal em sua homenagem? Bom domingo a todos!
avatar
Fabio Monteiro

Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/11/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo CLII – Petrópolis, capital de vida curta

Mensagem por Fabio Monteiro em Seg Set 03 2018, 06:02

O QdD desta vez deu pano pra manga: três cidades foram indicadas! Comecemos pelos dois participantes que apostaram em Ouro Preto/MG:



Só que Ouro Preto foi capital – sob o antigo nome de Vila Rica - da capitania (e depois, da província e do estado) das Minas Gerais de 1720, data da fundação da capitania, até 1897, quando da fundação de Belo Horizonte. Durante 177 anos, bem mais do que os oito anos enunciados, nunca tendo sido, portanto, uma capital de vida curta.

Os dois participantes esperavam talvez que se considerasse apenas o período entre 1889 (início da República) e 1897 (mudança da capital), onde Ouro Preto foi realmente capital do estado de Minas por uns 8 anos. Mas nada feito: Ouro Preto (ou melhor, Vila Rica) nunca foi uma cidade projetada sob forte influência europeia. Antes nasceu de improviso na virada do século 17 a 18, conforme os mineradores e aventureiros iam encontrando as jazidas auríferas. E é claro que a prefeitura atual menciona a rica história da cidade, aqui:

http://www.ouropreto.mg.gov.br/historia

Outro participante apostou em Mariana/MG, que foi a “capital” mineira antes de Vila Rica também durante uns oito anos, de 1711/1712 até 1720:







Só que Mariana foi uma capital de fato, e não de direito: o capitão-mor do Rio de Janeiro Antonio de Albuquerque Coelho de Carvalho simplesmente mudou-se às pressas para lá assim que escutou da descoberta de ouro na região. Ele queria decerto evitar evasão do metal e/ou sonegação de impostos na recém criada capitania de São Paulo de Minas de Ouro, de curta duração. Isso se não estivesse preocupado em forrar os próprios bolsos. Além disso, assim como Ouro Preto, Mariana nunca foi uma cidade, vila ou arraial projetado. E tb como Ouro Preto, a prefeitura de Mariana conta com orgulho a sua história, no site:

http://www.mariana.mg.gov.br/historico

Então parabéns aos três participantes que descobriram a cidade de Petrópolis/RJ, capital do Estado do Rio de Janeiro de 1894 a 1902, e postaram o velho selo de 1943:



Onde se lê que Petrópolis é de 1843, e com isso contemporânea do Olho-de-Boi!

Eis os acertadores, com os respectivos horários de postagem e os números com que concorrerão ao brinde da semana, na próxima extração da loteria federal:

(6:50) rafaelkonzen: números 1 a 4
(7:22) Vitor Carlos: números 5 a 7
(9:53) lima34: números 8 a 0

Até lá, boa sorte a todos!

Pois foi a Segunda Revolta da Armada (1892-4) que provocou a mudança provisória da capital fluminense de Niterói para Petrópolis. Depois que os militares revoltosos provocaram uma sangrenta batalha na Porta da Armação, em Niterói, após o golpe constitucional pelo então presidente Floriano Peixoto, o dito Marechal de Ferro. A revolta foi abafada pelo sanguinário comandante Moreira César, que perseguiu depois os insurgentes no Sul (Ver bonus tracks).

Petrópolis é considerada a segunda cidade projetada no Brasil (depois de Recife, obra de holandeses). Por determinação de D. Pedro II, que acabou por apadrinhar a cidade, o major e arquiteto de naturalidade alemã Júlio Frederico Koeler (ou Julius Friedrich Koeler, 1804-47) planejou a cidade imperial, que teve muitos alemães entre os primeiros moradores e ainda hoje mostra influências germânicas. Koeler não pôde desfrutar sua obra por muito tempo: morreu de bala perdida, num acidente durante um exercício de tiro, numa bela tarde de domingo.

No site atual da prefeitura de Petrópolis, quem procurar informações históricas vai perder seu tempo:

http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php?Itemid=782

Boa semana a todos!

Bonus tracks:

Imagens da antiga Petrópolis:

https://www.google.com/search?client=firefox-b&tbm=isch&q=petropolis+antigamente&chips=q:petropolis+antigamente,online_chips:imperial&sa=X&ved=0ahUKEwjct-CzmZ7dAhWNLFAKHdyfB5IQ4lYIKCgB&biw=1680&bih=913&dpr=1

As vítimas de Moreira César no Sul:

http://selosdobrasil.forumeiros.com/t9388-toponimos-que-desapareceram-iii-desterro-sc#146566
avatar
Fabio Monteiro

Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/11/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo CLII – Petrópolis, capital de vida curta

Mensagem por Fabio Monteiro em Qui Set 06 2018, 01:47

Com o final 0 do primeiro prêmio da federal de ontem...

http://loterias.caixa.gov.br/wps/portal/loterias/landing/federal/

... vai o brinde da semana para o Lima em Chapecó/SC, parabéns! Sai ainda hoje daqui.
avatar
Fabio Monteiro

Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/11/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo CLII – Petrópolis, capital de vida curta

Mensagem por lima34 em Qui Set 06 2018, 09:01

Muito obrigado Fabio.

lima34

Idade : 56
Localização : Chapecó SC
Data de inscrição : 06/03/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo CLII – Petrópolis, capital de vida curta

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum