VINTE DE JANEIRO - O DIA DO FUSCA

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

VINTE DE JANEIRO - O DIA DO FUSCA

Mensagem por Psique10 em Ter Mar 11 2008, 16:34

Uns pensam que é um projeto ultrapassado, outros dizem que foi o design mais interessante que já existiu, mas todos concordam: o fusca não passa desapercebido. Desenvolvido por Ferdinand Porsche a pedido de Hittler, foi o marco da Wolkswagem, que em alemão significa "carro do povo". Seu projeto foi feito na década de 30, na garagem de Porsche, e era equipado com um motor 2 cilindros, refrigerado a ar, e seu rendimento era considerado muito aquém ao esperado. Depois de outros estudos, foi criado o motor de 4 cilindros (chamado Boxter), sua refrigeração era feita a ar, e a suspensão dianteira era independente, com barras de torção.
Na época, o carro se tornou muito revolucionário, pois até então as suspensões eram com molas e a refrigeração feita com água.
Seu lançamento oficial foi em 1935 e o que mais atraía os compradores era o preço: 990 marcos alemães na época. Mas como quem fez o pedido inicial do projeto foi, ninguém menos que Hittler, o fusca passou a ser utilizado como um veículo de exército. Várias versões foram fabricadas, inclusive jipes e até fusca-anfíbio. Sua produção em série começou quando a guerra acabou.
Em 1946, 10 mil unidades já estavam encomendadas. Em dois anos, já somavam 25 mil, sendo que 4.400 unidades estavam prontas para serem exportadas. Até 1956, não houveram grandes mudanças no projeto do Fusca. O Brasil começou a produzí-lo em 1959 e até 1974 apontava ser o maior sucesso de vendas na área automobilística. Mas nem tudo foi positivo para o "besouro" mais querido do mundo ( Beetle, como foi carinhosamente apelidado).
Com as novas técnologias e design mais modernos, outros carros invadem o mercado consumidor, o que fez com que o Fusca ficasse meio de lado. A produção no Brasil foi interrompida em 1986, apesar de alguns países como o México, continuassem a produzí-lo. Em 1993, o presidente Itamar Franco pediu para que a Wolkswagem voltasse a fabricá-lo, e 40 mil novas unidades integraram o mercado. Apenas 3 anos depois a produção foi interrompida novamente.
Para quem ficou triste com a história desse carro tão famoso, não precisa se preocupar. Ele está muito bem representado na filatelia, na história e na memória dos fuscamaníacos (como são chamados os seus fãs) e na nova versão que chegou no mercado a pouco tempo, o New Beetle. Mesmo com a homenagem tão merecida, o New Beetle já não é mais tão popular: Uma unidade pode custar em torno de R$60 mil reais.
avatar
Psique10

Idade : 51
Localização : Ribeirão Claro - Paraná
Data de inscrição : 20/02/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: VINTE DE JANEIRO - O DIA DO FUSCA

Mensagem por Mitch Macgregord em Qua Dez 14 2011, 13:33

E agora existe o novo fusca que nao é tao belo e historico que o 1°
avatar
Mitch Macgregord

Idade : 41
Localização : Florianopolis (Brasil)
Data de inscrição : 06/03/2009

http://selorium.blogvie.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum