Hawid ou Maximaphil? Que tamanho?

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir em baixo

Hawid ou Maximaphil? Que tamanho?

Mensagem por sellaro em Dom Jul 18 2010, 23:25

Pessoal

Estou começando minha coleção. Já tenho alguns selos e algumas quadras que estou armazenando diretamente em um classificador (Bahia). Estou tentando ter o maior cuidado na manipulação e na classificação dos selos.

Mesmo guardando o classificador em lugar ao abrigo da luz e umidade, venho estudando um pouco mais sobre filatelia e estou achando que seria melhor por os selos e as quadras em protetores e só depois os selos protegidos nos classificadores.

Pergunto para vocês, mais experientes: qual a forma melhor para se fazer? É excesso de preciosismo por os selos em protetores para só então por no classificador, ou eu estou sendo negligente de por os selos diretamente no classificador sem proteção?

No caso de comprar protetores, qual é o mais adequado? Maximaphil ou Hawid. E de que tamanho (em geral) é bom comprar os protetores tanto para selos individuais como para as quadras?

Agradeço a ajuda, amigos.

Abraços

sellaro

Re: Hawid ou Maximaphil? Que tamanho?

Mensagem por odilo em Seg Jul 19 2010, 00:12

Olá amigos,
Pela minha experiência, o melhor é mesmo colocar primeiro no protetor e depois no classificador. Assim não vai acontecer do selo grudar no classificador, pois o fundo do classificador é de papel.
Quanto ao protetor, veja que o Maximaphil não tem goma e o Hawid tem. Assim o Hawid também corre o risco de colar no classificador.
Também deves prestar atenção na hora de fazer o pedido. A altura do Hawid é pela altura do selo. Se o selo tem 30mm de altura o Hawid tem 32mm mas na embalagem marca 30mm.
No Maximaphil o que marca na embalagem é a altura do protetor e não do selo.
Quanto ao preço, a diferença parece ser proporcional a qualidade da largura da solda dos protetores.
Até mais,
Odilo