Hawid ou Maximaphil? Que tamanho?

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir em baixo

Hawid ou Maximaphil? Que tamanho?

Mensagem por sellaro em Dom Jul 18 2010, 23:25

Pessoal

Estou começando minha coleção. Já tenho alguns selos e algumas quadras que estou armazenando diretamente em um classificador (Bahia). Estou tentando ter o maior cuidado na manipulação e na classificação dos selos.

Mesmo guardando o classificador em lugar ao abrigo da luz e umidade, venho estudando um pouco mais sobre filatelia e estou achando que seria melhor por os selos e as quadras em protetores e só depois os selos protegidos nos classificadores.

Pergunto para vocês, mais experientes: qual a forma melhor para se fazer? É excesso de preciosismo por os selos em protetores para só então por no classificador, ou eu estou sendo negligente de por os selos diretamente no classificador sem proteção?

No caso de comprar protetores, qual é o mais adequado? Maximaphil ou Hawid. E de que tamanho (em geral) é bom comprar os protetores tanto para selos individuais como para as quadras?

Agradeço a ajuda, amigos.

Abraços

sellaro

Re: Hawid ou Maximaphil? Que tamanho?

Mensagem por odilo em Seg Jul 19 2010, 00:12

Olá amigos,
Pela minha experiência, o melhor é mesmo colocar primeiro no protetor e depois no classificador. Assim não vai acontecer do selo grudar no classificador, pois o fundo do classificador é de papel.
Quanto ao protetor, veja que o Maximaphil não tem goma e o Hawid tem. Assim o Hawid também corre o risco de colar no classificador.
Também deves prestar atenção na hora de fazer o pedido. A altura do Hawid é pela altura do selo. Se o selo tem 30mm de altura o Hawid tem 32mm mas na embalagem marca 30mm.
No Maximaphil o que marca na embalagem é a altura do protetor e não do selo.
Quanto ao preço, a diferença parece ser proporcional a qualidade da largura da solda dos protetores.
Até mais,
Odilo

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
odilo

https://recuperandoselospostais.blogspot.com/

Mensagem por Gaspari2 em Seg Jul 19 2010, 07:01

Odilo, vou acrescentar outro fato, que às vezes ajuda na escolha entre o Hawid e o nacional Maximaphil, é que o Hawid por ter goma, em nosso clima úmido, além da possibilidade de colar no classificador já referida pelo amigo, ele ainda pode aderir à bandagem que fica atrás (nas costas), e na maioria da vezes acaba tornando a tira incolor um pouco opaca (com aspecto rajado pela impregnação da goma). Quem compra o hawid direto do exterior tem o produto de maior qualidade, e quando chegar aqui ele deve dar logo uso, é o que aconselho, a maioria dos que comprei aqui de filatélica Nacional ou Mercado Livre vieram com esse problema, pois acredito era material antigo de estoque de alguns meses ou anos no Brasil.

Att,

Rubens Vieira - Engenheiro Agrônomo e Advogado, sendo Colecionador em Salvador - Bahia com área de concentração em História Postal da Primeira Guerra Mundial e do Século XIX, principalmente em Inteiros Postais. Na filatelia nacional é colecionador principiante de Carimbologia do Império.
Gaspari2

Mensagem por RubensBulad em Dom Fev 26 2012, 14:02

Antigamente eu usava um "hawid" de uma marca nacional chamada KOVERT. Nunca mais vi esse protetor à venda em lugar algum.

Outra coisa, sempre achei muito caro o pacote com as tiras, mesmo do maximaphil. Pagar R$10 por pacotinho é muito caro. Será que não existiria uma opção caseira, artesanal? Sei que o plástico da frente, transparente, é feito de PET 50, mas e a parte de trás, a preta?
RubensBulad

Mensagem por somricardo em Dom Fev 26 2012, 14:39

lembrando que existem também os modelos que são transparentes em ambos os lados... também gostaria de descobrir uma forma artesanal Rubens...
somricardo

Mensagem por Sandro Coletti em Dom Fev 26 2012, 16:09

Da pra usar acetato, compra-se em metro e corta com guilhotina... Dobra com força e tem-se uma fita protetora bacaninha!
Mas parei de fazer isso quando tive a chance de comprar Protetores usados em pacotes de 1/2Kg a R$30,00 na Olho de Boi... Comprei 4 pacotes e provavelmente não precisarei mais comprar por anos e anos!

Sandro Coletti

Mensagem por Mitch Macgregord em Dom Fev 26 2012, 18:14

Poxa legal aqui na França é luxo muito caro estes protetores ^^
Mitch Macgregord

http://selorium.blogvie.com/

Mensagem por RubensBulad em Dom Fev 26 2012, 22:51

Isso que o Gaspari falou acima é FATO. Eu havia encostado minha coleção em 2003, e só voltei a colecionar agora. Nesse ínterim, sequer abri meus classificadores.

Resultado? Milhares de selos diretamente grudados nos classificadores, (Tem um classificador pequeno só com selos da Tchecoslováquia, TOTALMENTE grudado. Terei que destruir o classificador, pra salvar os selos) e centenas de hawid alemão grudados nos classificadores.

O hawid alemão é de excelente qualidade, mas pro Brasil, não serve, a não ser que se vá colá-lo no álbum definitivo logo em seguida da compra.

Eu estou interessado em saber que processo mecânico, ou que máquina, faz aquela prensa que une as duas partes plásticas dos hawid. Alguém teria alguma dica?

RubensBulad

Mensagem por somricardo em Dom Fev 26 2012, 23:23

olha o que posso dizer que é algo parecido (não sei qual processo do hawid mas é algo semelhante) é o processo de feicho de sacolas de supermercado, como por exemplo, de açucar, ela trabalha com uma tira que aquece o bastante para quando prensar a bolsa de açucar, ela chega ao ponto de quase derreter o que faz com que um lado da sacola 'grude' no outro, fechando assim a sacolinha, acho que o processo para as tiras plásticas dos protetores seja idêntico.
somricardo

Mensagem por RubensBulad em Dom Fev 26 2012, 23:43

Eu to querendo COMPRAR uma maquina dessas, pois coleciono selos do mundo todo, e em álbuns, então vou usar muito o hawid, e pretendo fazer o meu artesanalmente, uma vez que já sei que o material PET 50 é inerte aos selos.

O problema é que eu não faço a mínima idéia de como pesquisar essa máquina. Se eu soubesse ao menos o nome dela... =/
RubensBulad

Mensagem por somricardo em Dom Fev 26 2012, 23:50

amigo o que posso lhe dizer sobre a máquina que falei é que é comumente chamada de máquina seladora (serve para selar as bolsas) pelo que já ví e concertei delas, a largura da selagem, se cortada com guilhotina ao meio da selagem, terá duas tiras de uma vez só, já que a selagem tem a largura de aprox. 7mm cortada ao meio teria 3,5mm para cada tira aproximadamente... quando tiver em produção quero comprar uma parte dos produtos então rsrsrs
somricardo

Mensagem por RubensBulad em Seg Fev 27 2012, 00:20

Máquina seladora? Hmmmm....

**pesquisando**
RubensBulad

Mensagem por israpaulo em Seg Fev 27 2012, 05:47

Rubens...Ja aceita pedidos?
israpaulo

http://www.superfilatelico.blogspot.com

Mensagem por somricardo em Seg Fev 27 2012, 09:25

kkkk eu sou o primeiro da fila hem?!!! o Paulo é o segundo kkkkkkkk
somricardo

Mensagem por RubensBulad em Seg Fev 27 2012, 10:15

Eu até faria pra venda/troca, sim... (prefiro troca), Mas primeiro preciso fazer alguns e testar na minha própria coleção. Se eu achar que é ao mínimo «aceitável» pra minha própria coleção, aí sim, poderia disponibilizar.

Já descobri qual é a máquina específica que faz a selagem de folhas de PET 50. Só preciso agora descobrir o preço dela, e se compensa comprar. Se compensar, não vou hesitar em comprar e fazer meus próprios hawid.
RubensBulad

Mensagem por Rnbastos em Seg Fev 27 2012, 15:46

Opa, beleza!
Já tem o valor de venda aí?
Faz desconto pra pagto à vista? Very Happy
Rnbastos

http://www.krull.com.br

Mensagem por Mitch Macgregord em Seg Fev 27 2012, 16:39

opa deixe uns para mim
Mitch Macgregord

http://selorium.blogvie.com/

Mensagem por somricardo em Seg Fev 27 2012, 17:52

espero ter ajudado no que foi possível e qualquer coisa é só dizer... desta de bolsas de açucar já concertei várias... nada muito complexo, a máquina em sí é bem simples.
somricardo

Mensagem por weber em Qua Dez 26 2012, 20:23

Notei que existem dois tipos de protetotes. Um é feito de plástico apenas, a fita preta e a fita trasnparente e são pregados com prensa. E o outro protetor tem a fita trasnparente de plástico e a escura de papel. Esse parece que é colado (dura menos, notei facilmente). Qual deles é maximaphil e qual é hawid?
weber

Mensagem por Wilson de Oliveira Neto em Qua Dez 26 2012, 20:38

Tanto o Hawid quanto o Maximaphil são em plástico.
Wilson de Oliveira Neto

https://meuscartoeseselospostais.blogspot.com.br/

Mensagem por jbueno em Qui Dez 27 2012, 23:26

Segundo informação do Sr. Justo (antigo dono da marca Maximaphil) o produto é poliester cristal nas duas faces, sendo o escuro o mesmo poliester cristal porem pintado. Esta informação eu obtive dele em conversa que tivemos na Praça da República, ainda quando ele morava em São Paulo. Segundo um amigo vendedor de selos e estudioso desses assuntos a máquina seladora deve de preferencia ser eletrônica para dar um acabamento melhor na solda. JBueno
Repassado tal como me foi contado.

jbueno

Mensagem por clacirjr em Ter Jan 08 2013, 18:57

Gostaria de saber se alguém tem, já fez ou sabe de algum lugar na internet onde haja algum vídeo mostrando o processo de corte dos protetores e sua colagem no albúm. Pra mim, seria de muita ajuda visualizar esse processo. Dei uma procurada na internet mas não encontrei nenhum desses vídeos disponíveis.

Grato!
clacirjr

http://phronemata.blogspot.com.br/

Mensagem por Wilson de Oliveira Neto em Ter Jan 08 2013, 19:27

Prezado amigo Clacir.

Infelizmente, eu não conheço algum vídeo sobre o assunto. Porém, vou tentar ajudá-lo via texto escrito. Há, basicamente, duas formas de cortar os protetores plásticos para selos postais, popularmente conhecidos como Hawid ou havide - em uma versão aportuguesada: a) através de uma guilhotina especial para esse tipo de material; b) através do uso de estilhete. Eu já utilizei as duas formas e, na minha opinião, a melhor forma de cortar os protetores é através de uma guilhotina. No entanto, trata-se de uma ferramenta cara - por exemplo, a Filatélica Olho de Boi (Curitiba, PR) cobra R$ 119,40 por uma guilhotina pequena para protetores plásticos. Porém, é de uma boa marca alemã, a Lindner. Com a guilhotina, as margens cortadas são mais regulares. Já o estilhete, eu costuma usar da seguinte maneira: cortava as tiras sobre um retângulo de vidro liso e com o auxílio de uma régua de metal. O custo desses materiais é mínimo. Vamos fazer o seguinte: estarei em viagem entre os dias 11 e 15 deste mês. Assim que chegar em casa, caso algum forista não fizer antes, vou gravar um pequeno vídeo demonstrando as duas formas de corte das tiras plásticas protetoras, ok? Finalizando, perdoe-me pela ajuda limitada, estou às ordens e até mais.
Wilson de Oliveira Neto

https://meuscartoeseselospostais.blogspot.com.br/

Mensagem por clacirjr em Ter Jan 08 2013, 19:32

Muito grato pela ajuda.

Tudo o que eu li no fórum sobre o assunto foi possível visualizar em minha mente. Mas uma ajuda audiovisual seria muito bem vinda
clacirjr

http://phronemata.blogspot.com.br/

Mensagem por Roger_R em Ter Jan 08 2013, 19:35

Eu uso uma guilhotina normal para papel. Na Kalunga pode ser encontrada por menos de R$ 45,00. Funciona bem desde uns 15 anos atrás.

Coleciono Brasil (Império carimbados, república mint), trens, aeronaves, embarcações, astronáutica, cães, gatos, quelônios (mint e variedades), heráldica, uniformes militares e flauta (mint e variedades). Autor do Catálogo CDD de Selos do Brasil.
Roger_R

http://www.catalogocdd.com.br

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum: