Triagem de selos com ferrugem. Quais tratar e quais não tratar...

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir em baixo

Triagem de selos com ferrugem. Quais tratar e quais não tratar...

Mensagem por ale.rs em Seg Ago 20 2018, 03:07

Como tirar ferrugem é um tema recorrente e que desperta interesse de todos. Este http://selosdobrasil.forumeiros.com/t449p25-retirando-pontos-de-ferrugem-do-selo é um dos tópicos mais esclarecedores, mas me deparei com uma dificuldade de decidir quais selos devem passar pelo tratamento. Pelo visto é consenso que permanganato e acido cítrico seriam a melhor opção para a maioria dos casos, mas oferecem risco de desbotar alguns selos.

1. No caso de um álbum contaminado, deveria tratar todos os selos que tem manchas e os que não tem? Ou analisar página a página tratando os selos sem manchas mais próximos aos com manchas?
O motivo pelo qual vim parar aqui no fórum e de eu voltar a mexer com filatelia foi encontrar selos amarelados na coleção que estava parada há vinte anos e que não olhava fazia tempo.
Veja meus poucos selos do império e uma pequena amostra da situação do classificador.

(A última mostra a marca do contorno do primeiro selo depois de deslocar o mesmo. Detalhe, estava levemente grudado no classificador, sendo preciso retirar com cuidado. Na foto do verso percebe-se resquícios de goma)
ale.rs

Re: Triagem de selos com ferrugem. Quais tratar e quais não tratar...

2. No caso de selos que amarelaram depois de contato direto ou indireto (a maioria dos casos indireto protegidos por plástico) com aqueles álbuns de foto da cartona que consistia em uma camada de plástico transparente que se grudava a um cartão com tiras de cola, seria ferrugem pelo abafamento ou reação à química da cola usada no álbum? Penso ser mais o caso da primeira, pois os que estavam totalmente protegidos por plástico sofreram os efeitos também.
Neste caso, penso que a primeira opção é o tratamento com permanganato. Se for ferrugem deve resolver. Depois disso, estando o selo muito feio se arriscaria a perder com cloro.
Nesta amostra da para ver os saquinhos e como ficaram os selos mesmo protegidos por estes, e também a cor das tiras adesivas que fixam o plástico fechando a página. Os selos eu tinha retirado do álbum e só coloquei por cima para mostrar em uma única foto como ficaram tanto selos quanto álbum. Os selos ficavam dentro dos saquinhos, exceto alguma ponta de um selo ou bloco muito grande.

Tem também alguns que coloquei sobe fragmento, em alguns casos até com a ideia de preservar o carimbo. Os envelopes brancos afetaram enquanto alguns envelopes amarelos parece não ter ocorrido ou ter ocorrido bem menos ao ponto de não chegar no selo.

ale.rs

3. Lotes de selos guardados ou recebidos. Mais uma vez, havendo alguns selos com ferrugem, devemos tratar todos os que estavam no pacote?
Recentemente recebi de uma compra no mercado livre (logo que voltei a ativa) um pacote de novos nacionais com muitos bons, mas alguns seriamente preocupantes. Por causa destes devo tratar todos antes de colocar no classificador?
Um dos lotes mostrando eles dispostos à esquerda os com ferrugem, no meio os suspeitos e na direita os bons. Depois mostrando o verso de alguns com ferrugem.

E do outro pacote a mesma coisa.
ale.rs

Mensagem por ale.rs em Seg Ago 20 2018, 03:10

4. Selos que não podem ser tratados.

A gente vê alguma ou outra recomendação, sobre selos que é perigoso tratar, mas faz falta algo centralizado para termos mais segurança.

Seria interessante todos que tem experiência ou informação relatarem quais selos não podem ser tratados e se há algum tratamento alternativo para estes. Assim podemos formar uma espécie de banco de dados. O mesmo banco de dados deveria considerar também os possíveis produtos usados para ver filigranas que possam ser prejudiciais a alguns selos.
ale.rs

Mensagem por odilo em Seg Ago 20 2018, 13:46

Olá ale.rs,
Em princípio, a seleção do que deve ser tratado, passa por uma avaliação. Tente responder a pergunta: Vai valer a pena recuperar os selos que estão com ferrugem ou grudados uns aos outros e talvez até no classificador?
Muitos selos são de baixo valor e assim que forem recuperados podem até perder mais valor, pois vão ficar sem a goma.
Porém quanto vale a experiência e conhecimento que se adquire com este trabalho?
Vamos conversando ....
Clica na home page que aparece abaixo do meu avatar. Bom divertimento.

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
odilo

https://recuperandoselospostais.blogspot.com/

Mensagem por ale.rs em Seg Ago 20 2018, 18:09

Odilo. Primeiramente, obrigado.
Realmente, os que não valem pelo valor são boas oportunidades de estudo.
Se fosse para participar de exposições não restaria dúvida que selos com problemas fossem substituídos ou se de menor importância desconsiderados, mas para quem "joga as brinca" e não tem uma coleção tão vasta, melhor investir em selos que não tem e tratar os que tem (mesmo que o pouco valor se reduza a quase nada).
É que são duas coisas a pensar. Não resta dúvida que é melhor um selo sem goma do que um selo com ferrugem, mas também me preocupo em estancar a proliferação e neste quesito devido ao contato e à proximidade fico em dúvida sobre estender o tratamento aos selos próximos.
Penso que para quem já usa álbum com protetor talvez seja mais fácil usar sem tratar um selo que não tem o sintoma, mas que estava muito próximo de um com ferrugem. Vai observando com o tempo e qualquer coisa trata ou troca por um novo trocando ou limpando o protetor. Já para quem usa classificador e não tem possibilidade a curto prazo de organizar em álbum, o receio é de os não tratados que estavam em contato desenvolverem ferrugem depois, no novo classificador e infectar outros que foram obtidos em bom estado.
Na verdade mesmo quando se compra um pacote somente com selos bonitos, podemos adquirir selos que na aparência estejam inteiros, mas que já foram tratados, de modo que, exceto os adquiridos na fonte (correios ou envelopes) só com Benzina para saber.
Agradeço o Link. Quando pesquisei o assunto descobri o fórum, mas não lembro de ter chegado no teu blog.
No fim acho que não devo me preocupar tanto com a proximidade entre os que estão em bom estado e os infectados. Apenas tratar os que tem ferrugem, ou os pontos de ferrugem dos potencialmente delicados, e colocar no classificador, ficando extremamente vigilante para a possibilidade de novos casos, tendo em vista que estiveram próximos de outros com o problema. Talvez selos modernos sem goma e que estavam muito próximos a selos infectados merecessem um banho, mas mesmo assim, o fato de ter sido tratado perde o valor de alguma forma.
ale.rs

Mensagem por odilo em Seg Ago 20 2018, 20:49

Boa noite Ale.rs
Aqui no fórum tem mais alguns amigos colecionadores/ajuntadores que são ai de Santa Maria. Já devem ser uns 5 ou 6, vou verificar e te comunico por PM.
Quanto a guardar os selos infectados com novos ou não infectados, tens toda razão. É só uma questão de combinar temperatura-umidade-tempo guardado, e o fungo vai se espalhar.
Assim, se estas começando, realmente é melhor separar os selos bons dos que estão começando ou já estão contaminados. Isto já vai estancar a proliferação.
Também vale para os classificadores, álbuns e outros suportes que estejam já com algum sinal de ferrugem. Eu tenho colocado em caixas separadas dos outros os que valem a pena recuperar. O que não vale, lixo. Os que estão estragados e só um pouco com ferrugem guardo para artesanato.
O que consigo salvar estou agora guardando para as oficinas de filatelia com crianças. O dia da criança vem ai e quem sabe vamos poder fazer uma atividade numa escola.
Mas confesso que neste clima tropical, não podemos ser muito radicais. Caso contrário logo desistimos de colecionar selos. Então nestes casos o melhor é ter um selo sem ferrugem e sem cola do que nada.
Se esta faltando trabalho para recuperar selos, tenho um pouco aqui para te enviar.
Me mande seu endereço em privado ou deixe seu contato lá no blog.
Feliz coleção.

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
odilo

Mensagem por zod100 em Seg Ago 20 2018, 21:51

Complementando a informação do Romeu, de Santa Maria temos o H Roberto, o Eliosanmartin e o Felipe De Avila. Esses que eu me lembro...

zod100

http://selosdobrasil.forumeiros.com

Mensagem por odilo em Seg Ago 20 2018, 23:09

odilo

Mensagem por Glauber em Seg Ago 20 2018, 23:30

Olá, amigo!

Atenção! Na série de aviões da Embraer, o quarto selo (da esquerda para a direita), em alguns casos, tem a inscrição EMB, porém na folha existe, em alguma posição, um erro, com apenas a inscrição MB.

Abraço,

Selos 'usados' de séries básicas.
Glauber

Mensagem por ale.rs em Ter Ago 21 2018, 00:07

Obrigado, amigos.

Eu só tinha identificado pelas conversas do fórum o H Roberto como sendo de Sta Maria.

Na verdade tenho uma quantidade razoável de selos até (nem lembro quantos), só que por conta do classificador FIRST infectado tenho ferrugem em quase todos os mais antigos até 1960 e dos recém adquiridos nos pacotes que comprei do ML vieram bastante dessa época tanto bons quanto com pontos de ferrugem, como se vê nas fotos. Já dos álbuns de foto que inocentemente usei quando colecionava na adolescência quase todos os de 1996 até 1998 (ano que parei de colecionar) 99% ficaram muito amarelados, especialmente nos cantos (picotes).
A ideia é passá-los todos para o classificador Leuchturmn novo de 64 páginas e os temáticos para o classificador de 32 páginas.
Penso que devo tratar todos os do classificador FIRST exceto aqueles pouquíssimos que tanto o selo quanto a página ou região da página em que estavam esteja totalmente preservada.
Os de 1961 a 1995 que estão em um classificador Cartona parecem estar a maioria preservados (talvez os poucos que apresentam ferrugem já tenham sido colocados há mais de vinte anos atrás por inexperiência já com o problema sem tratar), de forma que vou analisar caso a caso. Os internacionais (2 classificadores Cartona que guardam os universais (separados por temas cães e cavalos e o restante por país) parecem também estar em boas condições, tanto que cheguei a cogitar comprar 2 classificadores destes usados que estavam a venda no ML. O classificador começa a ficar um pouco amarelado nos cantos, mas os selos em geral não apresentaram alteração aparente, fazendo acreditar que seria outro tipo de reação (quimica e não biológica) do papel e da cola do qual são feitos. Mas não olhei um a um e nem o verso.
Já os de 1996 a 1998, a maioria novos comprados nos Correios e guardados em tiras plásticas naqueles álbuns de foto quase nenhum escapou. Não tenho certeza se é ferrugem ou alguma reação especificamente química. Se pensar no valor afetivo, que minha vó dava uma mesada pra mim e para o meu primo comprar selos pra coleção talvez deva recuperá-los independente de a perda da goma quase tirar o valor comercial (coisa que no álbum vendo a frente do selo não se percebe).
O que eu quis dizer é que, pensando em substituição, é preferível tratar estes e comprar selos de 1999 em diante e os que faltam nos demais anos do que recomprar um ano inteiro e ficar com outros faltando.
Uma coisa que acho interessante e gostaria de ter mais tempo é justamente a compra de pacotes para garimpar as faltas e a troca dos repetidos. Por hora tenho essa tarefa de recuperar os que precisam de tratamento e selecionar o que já tenho reorganizando tudo.

Que bacana esta iniciativa de oficinas de filatelia. Estive pensando estes dias em uma forma de motivar as crianças no voluntariado e pensei em inventar um álbum de figurinhas e fazer todas com picote para parecerem selos e despertar esse tipo de curiosidade.

Agradeço a colaboração oferecida. Não recuso, mas honestamente te digo que talvez as crianças ou quem esteja realmente iniciando precise mais.
Seguimos conversando...
ale.rs

Mensagem por ale.rs em Ter Ago 21 2018, 00:14

Glauber escreveu:
Atenção! Na série de aviões da Embraer, o quarto selo (da esquerda para a direita), em alguns casos, tem a inscrição EMB, porém na folha existe, em alguma posição, um erro, com apenas a inscrição MB.
Opa. Valeu a dica. Pena estar prejudicado pela ferrugem. Com o tempo vou pesquisar essa variedade. Talvez precisasse adquirir um catálogo nacional novo que contenha variedades.

Outro ponto a ser conversado é o tratamento de ferrugem em selos auto adesivos novos.
Talvez deva tratar os pontos de ferrugem com permanganato pontualmente, lavar o selo todo com água, esperar secar e depois tratar usar ácido cítrico pontualmente em uma área um pouco maior e lavar todo selo novamente.
ale.rs

Mensagem por ale.rs em Ter Ago 21 2018, 00:18

Chamei o Hermes Roberto no facebook e o Felipe em uma postagem dele. Quem sabe com o tempo organizamos alguma coisa.
Não achei o Eliosanmartin.
ale.rs

Mensagem por Luis Santos em Ter Ago 21 2018, 06:22

Caro ale.rs

Tal como já foi dito aqui, selos com pouca cotação e fácil aquisição é substituir por outros.
Selos com ferrugem e que ainda podem circular, pois não conheço o regulamento do vosso Correio, é lavá-los e colar em carta e fazer circular.
Selos de elevada cotação e ou de grande raridade, é lavá-los e conserva-los.
Classificadores e ou arquivadores que apresentam ferrugem lixo com eles.

Prevenção:
Devem-se arquivar os selos em álbuns e ou classificadores na vertical. Nunca na horizontal.
Nunca ter selos ao molho uns por cima dos outros em bolsas.
Uma vez por ano deverá verificar todos os selos, não só os revê como também os faz arejar.
Digitalizar todas as folhas de álbum por forma a poder os visualizar sempre e em qualquer lado.
O armário deverá ser revestido a esferovite e fechado.
Em dias de menor humidade deverá arejar o armário.

Remoção da ferrugem.
Uma tigela com água e 3 gotas de lixívia, colocar as costas do selo em contacto com a água sem o mergulhar. Retira e deixe secar completamente. Não prensar o selo ainda húmido em livros.
Fazer a experiência com selos de pouco valor até achar a formula ideal quantidade de água para x gotas de lixívia normal.
Quando verificar os resultados e estes serem do seu agrado, executar os selos mais valiosos.

Boa sorte.
Luis Santos

Mensagem por Gnobre em Ter Ago 21 2018, 06:51

Luis Santos escreveu:
Remoção da ferrugem.
Uma tigela com água e 3 gotas de lixívia, colocar as costas do selo em contacto com a água sem o mergulhar. Retira e deixe secar completamente. Não prensar o selo ainda húmido em livros.
Fazer a experiência com selos de pouco valor até achar a formula ideal quantidade de água para x gotas de lixívia normal.
Quando verificar os resultados e estes serem do seu agrado, executar os selos mais valiosos.

Boa sorte.

Colegas,

Achei realmente excelente os comentário do Luis Santos. Entretanto, apenas para facilitar um pouco para os brasileiros, a palavra "lixivia" significa o mesmo que água sanitária.

Abraço a todos,
Gnobre

Mensagem por ale.rs em Ter Ago 21 2018, 17:32

Obrigado, Luiz Santos e Gnobre,

Muito interessantes as dicas sobre guardar. Uma que fiz errado foi guardar numa gaveta na horizontal. Sei que existem uns aparelhos desumidificadores e pensei em adquirir um para instalar no armário onde colocaria os selos e equipamentos fotográficos (tive fungo em quase todas as lentes e em uma delas uns meses depois de limpo vi que já recomeçou) vou providenciar para que a altura permita os classificadores de pé (um pouco mais pensando em um possível álbum de outro formato).

Quanto ao tratamento x substituição, não há como substituir todos de uma só vez, mesmo os considerados de pouco valor, então o melhor é tratar e anotar o que foi tratado e o que não foi para assim ir substituindo gradualmente. Os de R$ que não vem em pacotes tomara comprar os que não tenho. Acho que o importante é eu manter o controle do histórico de cada selo a partir de agora (qual foi tratado ou qual não foi, qual foi adquirido e quando a partir de agora, qual estava no classificador, quais estavam em envelopes). Tenho um catálogo Ruler impresso que posso fazer essas anotações dos que forem usados. E os repetidos não vou tratar por enquanto.

Sobre a lixívia ou água sanitária, como fica a durabilidade a longo prazo? Todas as informações que vi apontavam o permanganato de potássio como tendo efeito a longo prazo mais conhecido e garantido.
ale.rs

Mensagem por ale.rs em Ter Ago 21 2018, 17:49

Os classificadores que comprei tem páginas pretas. Será que fiz uma escolha muito ruim tendo em vista o histórico de ferrugem que nas páginas pretas pode ser mais difícil de monitorar?
ale.rs

Mensagem por ale.rs em Qui Ago 23 2018, 11:18

Sobre o tal talco com anti fungo, existe alguma marca recomendada?
ale.rs

Mensagem por Luis Santos em Sex Ago 24 2018, 09:46

Caro ale.rs.

Sobre o tal talco com anti fungo, existe alguma marca recomendada?
Resposta:
O pó de talco destrói com o tempo a goma, para os selos usados é questionável.

Os classificadores que comprei tem páginas pretas. Será que fiz uma escolha muito ruim tendo em vista o histórico de ferrugem que nas páginas pretas pode ser mais difícil de monitorar?
Resposta:
A "ferrugem não escolhe cor ou papel.

Já questionou porque é que os classificadores com selos para venda dos comerciantes não apresentam ferrugem ou sinal desta?
A razão é simples. Os selos são vezes sem conta remexidos num espaço de tempo inferior a 2 anos.
Se um comerciante apresentar um classificador com sinais de ferrugem, o melhor é procurar outro... vendedor. É como ir comprar um peixe para o aquário e ver um peixe morto a boiar entre os vivos.

Se guardar os selos em tiras Hawid e em pastas (Albuns) na vertical, assim como qualquer livro deverá estar arrumado na vertical. Basta visitar uma biblioteca para ver como são arquivados os livros. Um álbum ou um classificador também é um livro.
Luis Santos

Mensagem por ale.rs em Sex Ago 24 2018, 17:44

Pois é. Me perguntei sobre o tal talco como uma alternativa para não misturar os peixes vivos que vieram com os mortos sem nenhum tratamento.
O que quiseste dizer com questionável para usados? Tem algum efeito além de destruir a goma dos novos? O risco de destruir a goma é referente somente ao talco anti-fungo?

Não vou repetir a compra de selos do Brasil com este mesmo vendedor. Me parece que os pacotes comprados dele contendo internacionais usados (sem goma) não apresentou problema em nenhum dos do lote, embora eu não tenha classificado e olhado calmamente um por um (só dei uma olhada geral e não tive mais tempo). Já os nacionais novos, os dois lotes possuíam problemáticos como nas fotos. Talvez para estes que vieram misturados aos com ferrugem devesse tratá-los mesmo sem ter o sintoma e mesmo que perca a goma, pois preciso preservar acima de tudo os selos que vier a adquirir de fontes mais confiáveis. Estancar qualquer possibilidade de proliferação é a prioridade. Mas mudemos de vendedor, então.

Quando me referi a cor dos classificadores, era referente a facilidade de monitorar mesmo. Que ambos estão sujeitos à ferrugem eu sei.
Estou pensando em comprar um lote daquelas páginas de acetato xing link para complementar aos classificadores recém adquiridos, já que precisarei revisar toda a coleção e tenho receio de continuar utilizando os classificadores (o que postei na foto é óbvio que já é caso perdido). Pelo que entendi funciona como um hawid, mas para vários selos em uma mesma tira e formando uma página frente e verso. Parece desagradável de manusear, por serem folhas de plástico flexível, mas parece quimicamente seguro.
Ou poderia esperar uns meses pra não bagunçar o orçamento e fazer outro pedido na Nordfrim de classificadores com fundo branco desta vez, mas depende da cotação das moedas que estão subindo.
Ou ainda complementar com uns dois Wallis segunda escolha.

Te agradeço muito pela orientação quanto aos cuidados. Realmente trouxe informações novas e que eu estava fazendo errado.
O que me dizes de futuramente usar pasta de saquinho para páginas de álbum feitas com hawid? Teria que de tempos em tempos, quando o clima estiver seco, puxar a página para fora brevemente para arejar?
ale.rs

Mensagem por Luis Santos em Sex Ago 24 2018, 18:55

Caro ale.rs.

Existe ainda a possibilidade de usar as tiras Hawid sem as cortar. Existem tiras Hawid com 217 mm de comprimento. Estas podem ser arquivadas num classificador onde pode arrumar os selos dentro da tira Hawid, e por sua vez a tira Hawid com os selos colocada dentro da banda da pagina do classificador. Este é o método que uso com um classificador. Até hoje nunca tive problema. Para o caso de aparecer ferrugem no classificador, com este processo é mais difícil passar para os selos. Quando for colocar os selos no álbum aproveita a tira Hawid para aí então e à medida do selo cortar a tira Hawid com uma guilhotina.

Conseguiu perceber a ideia?
Luis Santos

Mensagem por ale.rs em Sex Ago 24 2018, 20:48

Sim, meu amigo. Porém ao imaginar o protetor no classificador me pergunto se não fica tensionando demais a bolsa do classificador. Ou o hawid é tão fino que não faz diferrença?

Com relação ao talco, te referias especialmente ao talco com anti-fungo como tendo risco de estragar a goma? E para os usados algum efeito previsto ou risco?
ale.rs

Mensagem por Luis Santos em Sab Ago 25 2018, 10:43

Caro ale.rs.

A tira Hawid com selos dentro não estraga as bandas do classificador.

Eu não necessito de usar talko. Não tenho conhecimento para distinguir se existem outras variantes.

Só de ler as vossas preocupações com a ferrugem fico imaginando como deverá ser difícil o processo de conservação. O meu irmão vive em Curitiba. Ele diz-me que o clima é muito parecido com o europeu. Mas o vosso país, não é um país. É mais do que isso é um continente.
Luis Santos

Mensagem por ale.rs em Seg Ago 27 2018, 01:17

A gente pensa que não é tão úmido porque existem lugares com clima ainda mais úmido neste país continente. O clima aqui sob o ponto de vista de inverno com muito frio e verão com muito calor pode-se dizer que tem algo em comum com o europeu, mas quanto a umidade, é nesses elementos delicados como a goma dos selos e a película das lentes fotográficas que percebemos que ela não deve ser desconsiderada.

Tinhas recomendado a lixívia. Tens referência de selos tratados com ela que tenham durado anos, algo tipo dez anos? Eram selos mais antigos ou selos mais novos?

ale.rs

Mensagem por Luis Santos em Seg Ago 27 2018, 08:49

Caro ale. rs.

A única experiência que fiz com a lixívia e água foi com um envelope circulado os anos 40. Este envelope apresentava algumas marcas de ferrugem. Esta receita foi-me dada por um dos comerciantes mais conceituados em confiança em Portugal.
Com muito jeito e com a ajuda de um pincel humedecido na solução aquosa fui passando ao de leve sobre as marcas de ferrugem. Estas ficaram quase desaparecidas. Não quis repetir o processo por ter ficado satisfeito.
Luis Santos

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum: