Quiz de Domingo CXLIX – Stefan Zweig : a morte no exílio

Ir em baixo

Quiz de Domingo CXLIX – Stefan Zweig : a morte no exílio

Mensagem por Fabio Monteiro em Dom Ago 12 2018, 05:55

Hoje vamos buscar uma das personalidades literárias mais fascinantes do século passado, cuja vida e obra foram marcadas pelas grandes tragédias das guerras mundiais.

Nascido em família rica, ele nunca teve problemas financeiros e pôde viajar por vários continentes desde a sua juventude. Sempre um pacifista convicto, conseguiu escapar do serviço militar na Primeira Guerra ao conseguir um posto no Arquivo Militar de seu país.

Sua carreira literária foi bastante rápida, devido aos contatos familiares e ao seu talento inegável, e logo chegou a publicar contos, novelas, romances, e até o libreto de uma ópera que ainda hoje é levada com frequência.

Casou quase quarentão uma mulher divorciada que tinha duas filhas. O casamento durou 17 anos, e um ano após a separação do casal, ele casou-se com sua secretária particular, uns 27 anos mais jovem, e com quem já tinha uma relação extra-conjugal.

No limiar da Segunda Guerra, teve que fugir do seu país. Depois de diversas etapas, foi parar num certo país tropical, que já havia visitado alguns anos antes e do qual guardava boas lembranças. Lá ele faleceu pouco tempo depois, em circunstâncias trágicas.

Quem vai me enviar por MP, até à meia-noite de Brasília, a imagem de um selo ou objeto postal em sua homenagem? Bom domingo a todos!
avatar
Fabio Monteiro

Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/11/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo CXLIX – Stefan Zweig : a morte no exílio

Mensagem por Fabio Monteiro em Seg Ago 13 2018, 05:55

Parabéns aos três acertadores que descobriram o escritor austríaco Stefan Zweig (1881-1942) e postaram os seguintes objetos:


 




Eis os acertadores, com os respectivos horários de postagem e os números com que concorrerão ao brinde da semana, na próxima extração da loteria federal:

(8:08) lima34: números 1 a 4
(8:41) FRITZEN: números 5 a 7
(23:18) Diogo: números 8 a 0

Até lá, boa sorte a todos!


O jovem Stefan Zweig (Wikipedia)

Apesar de Zweig ter nascido numa rica família judia vienense, ele nunca se considerou religioso. Sua vocação literária surgiu muito cedo, e ele aprendeu muito nas viagens: aos 22 anos já tinha visitado as Índias britânicas e holandesas, além dos EUA.

Seu pacifismo veio das guerras mundiais. A Primeira, que destruiu o Império Austro-Húngaro onde nascera, e a Segunda, que dizimou não só a Europa que conhecia e amava como também sua vida, por extensão.

Com a ascensão do nazismo, seu livros foram queimados e ele entrou na lista de autores proibidos em 1935, o ano da estreia da ópera A Mulher Silenciosa (Die Schweigsame Frau), onde escreveu o libreto para a música de Richard Strauss (1864-1949). Na ocasião, ele já fugira para Londres com sua mulher Friderike, de quem se separou em 1938, para se casar com sua secretária Charlotte Altmann um ano depois.

Da Inglaterra ele fugiu com Charlotte, para chegar ao Brasil em 1940, depois de passagens por Nova Iorque, Argentina e Paraguai. Foi recebido com honras pelo governo Vargas, porque prometera escrever um livro sobre o país: Brasil, País do Futuro (1941). Na noite de 22 a 23 de fevereiro de 1942 suicidou-se com uma overdose de barbitúricos, acompanhado por Charlotte, em sua casa em Petrópolis/RJ. Deixou uma carta-despedida, aos amigos, ao Brasil e ao mundo que abandonava.


A casa onde Zweig viveu e morreu, em Petrópolis
Andreas Maislinger - www.gedenkdienst.org

A casa de Zweig em Petrópolis é hoje um centro cultural bastante ativo, como se pode ver aqui:
http://www.casastefanzweig.org/

Boa semana a todos!

Bonus tracks:

Trailer do filme sobre Stefan Zweig Vor der Morgenröte (Antes do Amanhecer) de Maria Schrader (2016), que pelo visto nunca foi exibido comercialmente no Brasil:

https://www.youtube.com/watch?v=Z1RAT0c9mwc

Documentário em português sobre Stefan Zweig no Brasil:

https://www.youtube.com/watch?v=TZ5ke6Y6YjU

Trailer da produção de 2010 em Munique da ópera A Mulher Silenciosa (Die Schweigsame Frau) de Richard Strauss, sobre libreto de Stefan Zweig:

https://www.youtube.com/watch?v=v2cGRrjdUUQ
avatar
Fabio Monteiro

Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/11/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo CXLIX – Stefan Zweig : a morte no exílio

Mensagem por Fabio Monteiro em Qua Ago 15 2018, 19:30

O primeiro prêmio da federal acabou de sair do forno e tem o final 4:

http://loterias.caixa.gov.br/wps/portal/loterias/landing/federal/

Com isso, vai o brinde da semana pro Lima em Chapecó, parabéns! Sai amanhä daqui.
avatar
Fabio Monteiro

Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/11/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo CXLIX – Stefan Zweig : a morte no exílio

Mensagem por lima34 em Qui Set 06 2018, 22:43

Brinde recebido Fabio. Muito obrigado, gostei muito.

lima34

Idade : 56
Localização : Chapecó SC
Data de inscrição : 06/03/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo CXLIX – Stefan Zweig : a morte no exílio

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum