Burundi - Proteção Contra Incêndio 2013 - Ajuda em dúvida

Ir em baixo

Burundi - Proteção Contra Incêndio 2013 - Ajuda em dúvida

Mensagem por Gnobre em Qua 01 Ago 2018, 00:16

Caros Colegas,

Coleciono o tema Proteção Contra Incêndios e recebi recentemente o seguinte item:

Descrição: "Burundi, 5 emissões de luxo de 2013, sem denteação, comemorativos a Veículos contra Incêndio - Bombeiros, novo com goma plena"

Mas ao receber achei esses itens meio diferentes. Abaixo suas imagens:

Isso são ... selos ? São válidos para uma exposição temática?
Agradeço uma ajuda.
Abraço,
Gnobre

Re: Burundi - Proteção Contra Incêndio 2013 - Ajuda em dúvida

Mensagem por H Roberto em Qua 01 Ago 2018, 01:09

Parece haver valores para franquia
H Roberto

Mensagem por Antonio C. Pulsy em Qua 01 Ago 2018, 02:29

Prezados,

no catálogo Stampworld o que consta é conforme abaixo.

Antonio C. Pulsy

http://antonio.pulsy@bol.com.br

Mensagem por rafaelkonzen em Qua 01 Ago 2018, 03:04

Pelo que sei (não me pergunta a fonte, li em algum lugar... qual, nem ideia), este tipo de emissão é considerada ilegal ou, no mínimo abusiva. Uma boa ideia seria conseguir um catálogo Scott e verificar se eles classificaram, já que são bem chatos quanto as emissões ilegais. Já o Michel classifica quase tudo, hehehe.

Só para constar, no Colnect não aparece essa emissão (nem mesmo a que o Antonio postou).

Para exposições competitivas, se não me engano, perde-se vários pontos.
rafaelkonzen

http://mystampcollectionbrazil.blogspot.com.br

Mensagem por radiostampsman em Qua 01 Ago 2018, 03:41

Prezados:

Todas as imagens apresentadas, incluindo aquelas do catálogo Stampworld, possuem grande chance de representarem EMISSÕES ILEGAIS, conforme diz o colega RAFAELKONZEN.

Entre 2002 e início de 2016, BURUNDI não emitiu selos no tema VOITURES D'INCENDIE.

Referências confiáveis:

- Site da UPU: http://www.wnsstamps.post/en/stamps?page=1&search%5Bauthority_id%5D=15&search%5Bfreetext%5D=&search%5Bmonth%5D=&search%5Border_by%5D=asc&search%5Btheme_id%5D=&search%5Byear%5D=

- Catálogo SCOTT: a equipe que publica o catálogo é bastante criteriosa. Se lá não constar é EMISSÃO ILEGAL.

E-Bay, Delcampe, etc. estão abarrotados de EMISSÕES ILEGAIS. Para mais detalhes, consultar:

http://www.fefibra.org.br/textos.asp?id=283

Abraços.

FF.
radiostampsman

Mensagem por radiostampsman em Qua 01 Ago 2018, 04:18

Prezados:

Mais uma prova de que muitos selos onde aprece BURUNDI como país emissor correm o risco de serem EMISSÕES ILEGAIS:

http://www.fipfakesforgeries.org/fip/wp-content/uploads/2018/01/BURUNDI-UPU-CIRC.-8..2012-EN-1.pdf

Abraços.

FF.
radiostampsman

Mensagem por Gnobre em Qua 01 Ago 2018, 12:30

Prezados amigos,

em especial radiostampsman, rafaelkonzen, Pulsy e H Roberto.

Muito obrigado pelas dicas, comentários e links. Foram de grande ajuda.

Percebo que toquei num assunto muito importante, como saber se uma emissão é legítima ou não?

Mas também percebo que a resposta não é simples.

Isso porque:

- sei que o sitio da UPU não é devidamente atualizado (muitas países - mesmo filatelicamente tradicionais e sérios como a Alemanha por exemplo - não atualizam devidamente suas informações de emissões legítimas);

- como ter acesso ao Scott (estou a mais de 1000 km de qualquer associação maior, isso se as maiores tiverem esse catálogo).

De qualquer forma recebi boas dicas de pesquisa.

Um abraço a todos,
Gnobre

Mensagem por radiostampsman em Qua 01 Ago 2018, 13:05

Prezado Gnobre:

a) A atualização do site da UPU depende das Administrações Postais. Tão logo estas enviem seus últimos lançamentos, a UPU atualiza o site. O sistema existe desde 2002 e presta um excelente serviço à comunidade filatélica mundial.

b) Também existe outro problema: alguns países de menor poder aquisitivo, como muitos do continente Africano, não enviam seus lançamentos. Consequentemente, existem "buracos" no site da UPU.

c) Quanto ao catálogo SCOTT(...)

TÓPICO EDITADO DEVIDO AOS "DIREITOS AUTORAIS".

Abraços.

FF.
radiostampsman

Mensagem por ale.rs em Dom 05 Ago 2018, 02:20

O site da UPU para consultar anos anteriores a 2002 pede senha. Seria um acesso gratuito?
Será que é isso que obtemos clicando no menu suspenso "quick access page" opção "Request a password"? Será que podemos nos registrar de algum jeito para ter acesso a esses anos anteriores?

ale.rs

Mensagem por ale.rs em Dom 05 Ago 2018, 02:23

radiostampsman escreveu:Prezado Gnobre:

a) A atualização do site da UPU depende das Administrações Postais. Tão logo estas enviem seus últimos lançamentos, a UPU atualiza o site. O sistema existe desde 2002 e presta um excelente serviço à comunidade filatélica mundial.

b) Também existe outro problema: alguns países de menor poder aquisitivo, como muitos do continente Africano, não enviam seus lançamentos. Consequentemente, existem "buracos" no site da UPU.

c) Quanto ao catálogo SCOTT(...)

TÓPICO EDITADO DEVIDO AOS "DIREITOS AUTORAIS".

Abraços.

FF.

Então se o país deixa de registrar simplesmente não vale? Tem países que determinados anos não tem nada registrado. Parece que simplesmente não se importaram.

scratch E a Alemanha, consta como filiada, mas nenhum registro de selos. Estranho...
ale.rs

Mensagem por radiostampsman em Dom 05 Ago 2018, 12:29

Prezados:

Algumas explicações, baseadas no meu conhecimento:

a) Para acessar as CIRCULARES no site da UPU é preciso ter senha. Sugiro enviar um pedido para obtenção da mesma.

b) Os selos que aparecem no site da UPU são aqueles enviados pelos países emissores. Se um determinado país não envia suas emissões para a UPU, elas não serão colocadas no site.

c) No caso de BURUNDI não aparecem as emissões de 2013. Ou o país não as enviou para a UPU ou não ocorreram emissões durante esse ano. Seria interessante verificar no SCOTT. Infelizmente o meu vai até 2009.

d) Muito interessante o caso da ALEMANHA: nenhuma emissão registrada. Vou fazer um questionamento. Retorno logo que obtiver resposta.

Abraços.

FF.
radiostampsman

Mensagem por piccinini78 em Dom 05 Ago 2018, 20:26

uma prova de luxo é praticamente a prévia de como o selo ficará, mas será que todas as provas de luxo são aprovadas para finalmente circularem como selos? E agora fiquei em dúvida, é feito primeiro a prova de luxo, ou o ensaio? e os selos Specimen , Müster ou Amostra entrariam onde nesta cadeia de "eventos"?
piccinini78

Mensagem por Gnobre em Dom 05 Ago 2018, 23:58

piccinini78 escreveu:uma prova de luxo é praticamente a prévia de como o selo ficará, mas será que todas as provas de luxo são aprovadas para finalmente circularem como selos? E agora fiquei em dúvida, é feito primeiro a prova de luxo, ou o ensaio? e os selos  Specimen , Müster ou Amostra entrariam onde nesta cadeia de "eventos"?

Caro piccinini78,

No meu modesto conhecimento, as questões em aberto são:
a- a emissão é oficial;
b- serviu para uso postal;
c- é uma prova, ensaio ou um specimem.

Se a hipótese (a) for verdadeira, e se qualquer uma das outras hipóteses (b) ou (c) forem verdadeiras, está valendo.

Comentários dos colegas são bem vindos.
Abraço,
Gnobre

Mensagem por piccinini78 em Seg 06 Ago 2018, 00:53

perdão amigo, acabei fugindo do tema. mas minha opinião é que se for uma prova de luxo, e é da parte dos correios de lá, sendo oficial, mesmo não catalogado, pois provas não são catalogadas normalmente, acredito que posam sim tanto fazer parte de uma coleção bem como valer em exposições. se descobrir algo novo compartilho. Vale lembrar que Burundi tem muitas emissões não autorizadas, portanto não oficiais, não reconhecidas pela UPU.
piccinini78

Mensagem por piccinini78 em Seg 06 Ago 2018, 01:04

Acabei achando esta referência sobre= uso de provas e ensaios que "podem ser usadas" em coleções temáticas em exposições oficiais.

Peças “projetadas para emissão ou produzidas na preparação de uma emissão”, como esboços,
provas, variedades e erros.

A fonte está abaixo com regulamentos da Fefibra - sobre coleções temáticas.

www.fefibra.org.br/regulamento_tematica.pdf
piccinini78

Mensagem por ale.rs em Seg 06 Ago 2018, 07:34

radiostampsman escreveu:a) Para acessar as CIRCULARES no site da UPU é preciso ter senha. Sugiro enviar um pedido para obtenção da mesma.
O link é aquele mesmo?

radiostampsman escreveu:b) Os selos que aparecem no site da UPU são aqueles enviados pelos países emissores. Se um determinado país não envia suas emissões para a UPU, elas não serão colocadas no site.
Pois é, foi o que eu quis dizer com "não se importaram": não se importaram em enviar e oficializar a emissão. Isso inviabiliza a aceitação do selo como oficial? Senão quais critérios?

Obrigado pelos esclarecimentos. Te enviei uma outra dúvida derivada do assunto por MP.
ale.rs

Mensagem por Gnobre em Seg 06 Ago 2018, 16:23

ale.rs escreveu:
...
Pois é, foi o que eu quis dizer com "não se importaram":  não se importaram em enviar e oficializar a emissão. Isso inviabiliza a aceitação do selo como oficial? Senão quais critérios?
...

Caro ale.rs,

Realmente, o envio sistemático para UPU seria de grande valia. Mas infelizmente a simples ausência desse "registro" por si só não implica em absolutamente nada, já que nenhum país é obrigado a o fazer.
Abraço,
Gnobre

Mensagem por radiostampsman em Sex 10 Ago 2018, 12:06

Prezados:

A ALEMANHA faz parte da UPU mas não é um membro do WNS. Vejam a resposta que recebi da UPU:

Resta agora uma segunda questão: Por que motivo a Alemanha não participa do WNS? Apenas os Alemães poderão responder...

Abraços.

FF.
radiostampsman

Mensagem por Psique10 em Sex 10 Ago 2018, 17:18

Na minha modesta opinião, quem  acho que pode esclarecer  muitas dessas dúvidas é o jurado Fritzen , nosso colega do fórum.
Psique10

Mensagem por FRITZEN em Dom 12 Ago 2018, 21:07

Esses selos do BURUNDI são EMISSÕES ILEGAIS:

http://www.fipfakesforgeries.org/fip/wp-content/uploads/2018/01/BURUNDI-UPU-CIRC.-8..2012-EN-1.pdf

há outras similares, que não devem ser usadas:

FRITZEN

Mensagem por ale.rs em Seg 13 Ago 2018, 06:30

FRITZEN não que eu pretenda participar de exposições, mas fiquei curioso.
Esta sendo uma emissão não oficial ou ilegal, bem como as falsificações inviabilizam a coleção em uma competição. Ok e perfeitamente compreensível. Mas e no caso de um inteiro postal com cinderela? Se a cinderela tem claramente a intenção de ser apenas um enfeite sem enganar ninguém e consta na descrição o caráter não oficial daquele ítem, teria problema?
ale.rs

Mensagem por FRITZEN em Seg 13 Ago 2018, 11:06

ale.rs escreveu:FRITZEN não que eu pretenda participar de exposições, mas fiquei curioso.
Esta sendo uma emissão não oficial ou ilegal, bem como as falsificações inviabilizam a coleção em uma competição. Ok e perfeitamente compreensível. Mas e no caso de um inteiro postal com cinderela? Se a cinderela tem claramente a intenção de ser apenas um enfeite sem enganar ninguém e consta na descrição o caráter não oficial daquele ítem, teria problema?

cinderelas não fazem parte do uso postal da peça, portanto não podem ser usadas. O mesmo vale para os "envelopes patrióticos", para a figura do FDC, etc.
FRITZEN

Mensagem por Glauber em Seg 13 Ago 2018, 16:06

ale.rs, vou entrar um pouco nesse seu questionamento...
Porém, se o IP tiver algo relacionado ao tema da coleção, ele pode ser utilizado, sim. Ou seja, exclui-se da análise a cinderela e observa-se outros itens que estão no IP (desenho/figura, carimbo, descrições etc.

Abraços,

Selos 'usados' de séries básicas.
Glauber

Mensagem por Gnobre em Seg 13 Ago 2018, 18:12

Também dando uma pequenina "pitaquinha" rsrsrs

Pelo que acho já ter entendido do assunto, uma cinderela não pode ser usada, mesmo se oficial, pois é um item não postal.

Mas se a cinderela fizer parte de algum item postal qualquer válido, esse item pode ser apresentado sim. A cinderela não impede nem inviabiliza o item em si.

O que acontece é que a cinderela por si só não será jamais considerada para fins de pontuação, independente da sua beleza ou relevância.

Outro pequeno detalhe é que o espaço ocupado pela cinderela será considerado como sendo uma espécie de "vazio". Assim, mesmo se a cinderela em si não fazer você perder pontos se ela estiver em algum item postal válido relevante à temática independentemente da cinderela, mas o espaço que ela ocupa pode te prejudicar, pois será considerado como sendo vazio. Lógico que isso depende de interpretação do momento. Não sei bem como isso é avaliado, mas já me alertaram sobre esse ponto. Colegas que quiserem complementar são bem vindos a comentar.

Abraços,

Gnobre

Mensagem por ale.rs em Ter 14 Ago 2018, 05:11

Muito interessante...

FRITZEN escreveu:cinderelas não fazem parte do uso postal da peça, portanto não podem ser usadas. O mesmo vale para os "envelopes patrióticos", para a figura do FDC, etc.
Seria no sentido que os demais amigos disseram, ela por si só não vale nada?

Eu não estava me referindo a usar a cinderela em alusão ao tema como elemento principal. Sempre entendi que os itens postais válidos é que são essenciais e devem fazer alusão, mas me perguntava se a cinderela em complemento aos ítens válidos se não seria no mínimo indiferente ou contaria para a beleza do conjunto (se dentro do tema)... Pelo que pude ver é bem complexo...
ale.rs

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: