British Postal Strike 1971

Ir em baixo

British Postal Strike 1971

Mensagem por Glauber em Ter Jul 24 2018, 00:08

Caros amigos,

Recentemente, recebi um e-mail de um colecionador aqui na Bahia, pedindo informações a algo relacionado ao tema "British Postal Strike 1971". Eu estou totalmente sem qualquer resposta, a não ser: "NÃO SEI NADA SOBRE ISSO". rsrsrsrsrsrs

Bem, transcrevo o texto do e-mail recebido, no intuito que alguém possa me/nos dar algumas informações.

"Pesquisando selos no ebay descobri um que nunca tinha ouvido falar. Na borda constava "British Postal Strike 1971".

Fui atrás da história e descobri que, em 1971, durante cerca de 2 meses, os funcionários dos Correios da Inglaterra entraram em greve. Para suprir a demanda foi autorizada a quebra do monopólio e diversas entidades passaram a emitir selos, considerados hoje como cinderelas.

Pouco depois, Gerald Rosen emitiu um catálogo, com todos esses selos. Chama-se "Catalogue of British Postal Strike Stamps" e, pelo que pesquisei, está esgotado.

Achei muito interessante e compartilho.

Já ouviram falar disso? Têm mais detalhes para me informar?"

Abraços,

Última edição por Glauber em Ter Out 02 2018, 00:08, editado 1 vez(es)

Selos 'usados' de séries básicas.
Glauber

Re: British Postal Strike 1971

Mensagem por Gnobre em Ter Jul 24 2018, 06:07

Excelente assunto Glauber.

A única observação que faço é acredito que esses "selos" e envelopes circulados na época são válidos para uso em todas as classes competitivas, exceto a temática. Isso porque o governo britânico permitiu essas emissões particulares, ou seja, foram oficializadas. MILHÕES de correspondências foram enviadas à época, inclusive para o exterior. É uma espécie de tipo selo personalizado, não serve para classe temática, mas serve para a história postal.

Como esse é um assunto sempre polêmico, se alguém que sabe mais quiser se manifestar agradeço.

Abraço,

Última edição por Gnobre em Ter Jul 24 2018, 06:15, editado 1 vez(es)
Gnobre

Mensagem por Gnobre em Ter Jul 24 2018, 06:14

Vejam esses exemplos concretos:

Autorização de funcionamento (o que oficializa seu uso):

Envelope circulado:

Selos:

Fonte: Greve 1971

Abraços,
Gnobre

Mensagem por Geoff B em Seg Out 01 2018, 09:30

Gnobre escreveu:Excelente assunto Glauber.

A única observação que faço é acredito que esses "selos" e envelopes circulados na época são válidos para uso em todas as classes competitivas, exceto a temática.

Abraço,

Eu não sabia isto! Obrigado.

Muitas companhias privadas foram fundados por filatelistas para vender os selos deles. Os itens verdadeiramente commerciais são raros, em particular aqueles que foram enviados ao exterior (fora da Grã Bretanha).

A greve coincidiu com a mudança à moeda decimal na Grã Bretanha (no dia 15 de fevereiro 1971). Isto explica o selo de dois xelins (2/-) na sobre acima e os valores 2P, 4P, 5P etc. nos selos não usados abaixo dela. Dois xelins foram equivalentes a 10P na epoca (20 shillings=£1=100P). Pode ser que a sobre e puramente filatelica (não comercial).

Alguns funcionários postais entregaram cartas durante a greve, e assim existem anomalias, isto é, selos oficiais carimbados ‘oficialmente’ entre 20 de janeiro e 8 de março (o periodo da greve).

Por causa da greve, o bilhete postal acima com data de fevereiro seria um dos primeiros usos postais de um selo Machin decimal (2.5P magenta com uma faixa de fósforo ao centro). Outro  bilhete postal tem a data do acordo para voltar ao trabalho, que aconteceu na quinta-feira alguns dias antes do fim da greve na segunda-feira. Podem ser falsos - quem sabe!!

Havia carimbos ‘de favor’ (favour cancels) pelas companhias privadas depois do fim da greve.

Como se diz ‘favour cancel’ em português? Por exemplo, em 1932, depois da Revolução Constitucionalista, muitos selos MMDC foram carimbados filatelicamente com data de outubro.

Geoff B

Mensagem por piccinini78 em Seg Out 01 2018, 10:11

vi a alguns anos atrás um lote bem grande de envelopes como este da greve postal....
piccinini78

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: