Dúvida a respeito do uso de correio militar em coleções temáticas.

Ir em baixo

Dúvida a respeito do uso de correio militar em coleções temáticas.

Mensagem por Wilson de Oliveira Neto em Ter Jul 17 2018, 19:56

Prezados (as).

Saudações! Durante uma visita à coleção acerca de Lenine, do mestre Carlos Dalmiro Soares Silva, vi em algumas de suas folhas o uso de correspondência militar isenta de selo postal. Nelas, os itens militares foram usados com destaque para suas ilustrações, não seus carimbos. Fiquei com a seguinte dúvida: em coleções temáticas, posso usar um item circulado pelo correio militar, como por exemplo, um bilhete postal isento de selo, dando destaque para sua ilustração? A seguir, o linque para a coleção citada: http://www.filatelista-tematico.net/lenin.html
Wilson de Oliveira Neto

https://meuscartoeseselospostais.blogspot.com.br/

Re: Dúvida a respeito do uso de correio militar em coleções temáticas.

Mensagem por Wilson de Oliveira Neto em Ter Jul 17 2018, 19:59

Por exemplo, em minha coleção sobre a Segunda Guerra Mundial, tenho um tópico dedicado à "motivação para o combate", através de mensagens patrióticas impressas em bilhetes postais militares, como o item a seguir. Posso usá-lo?

Wilson de Oliveira Neto

Mensagem por Wilson de Oliveira Neto em Ter Jul 17 2018, 20:00

Frase atribuída a Mussolini: "Armas e corações devem mirar a meta: conquistar a vitória".
Wilson de Oliveira Neto

Mensagem por Gnobre em Ter Jul 17 2018, 20:13

Caro Wilson,

essa é uma pergunta muito interessante.

Será que ilustrações em itens oficiais, não disponibilizados para a venda ao público, tem valor temático?

Também tenho essa dúvida e curiosamente estava pensando nisso hoje.

Minha resposta provisória é SIM. Mas não sei porque? Apenas sei que essas peças são realmente usadas.

Vamos aguardar para ver se algum colega com conhecimentos mais assertivos nesse assunto pode ajudar.

Abraço,

Gnobre

Mensagem por Wilson de Oliveira Neto em Ter Jul 17 2018, 20:41

Gnobre escreveu:Caro Wilson,

essa é uma pergunta muito interessante.

Será que ilustrações em itens oficiais, não disponibilizados para a venda ao público, tem valor temático?

Também tenho essa dúvida e curiosamente estava pensando nisso hoje.

Minha resposta provisória é SIM. Mas não sei porque? Apenas sei que essas peças são realmente usadas.

Vamos aguardar para ver se algum colega com conhecimentos mais assertivos nesse assunto pode ajudar.

Abraço,

Vamos aguardar Laughing
Wilson de Oliveira Neto

Mensagem por Glauber em Qua Jul 18 2018, 00:18

Olá, amigos, em especial Wilson Neto!

A resposta é SIM. Todo e qualquer item postal, disponibilizado à venda ao público ou não, pode ser inserido em coleções temáticas (com algo ligado diretamente ao tema, claro).
Nos casos do 'correio militar' são itens demais interessantes, pois não são comuns. São praticamente artigos particulares, em especial aqueles circulados. E tudo que está impresso na peça pode ser utilizada para ilustrar aquilo relacionado tema.

No postal militar que você mostra neste tópico, a frase ilustra muito bem aquilo que você quer destacar, que é uma mensagem de incentivo ao combate. Seria parecido com aquela famosa frase num cartaz americano, com os dizeres "I want you for U.S. Army".

Outro detalhe é que quaisquer imagens e/ou palavras, frases etc. que apareçam em um item postal oficial (ou autorizado pela administração postal correspondente ao país) podem ser utilizadas numa coleção temática.
Exemplo? O inteiro postal abaixo, que eu irei inserir em minha coleção sobre "O Circo". Mas o que este IP tem a ver com o circo? Em um dos capítulos de minha coleção, refiro-me sobre os "maus tratos contra animais circenses". Então vou chamar a atenção para o que está escrito no IP, que é "Societé contre la cruauté envers les animaux" (Sociedade contra a crueldade aos animais). Note que no IP, também chamado na Bélgica de Publibel, não há nada relacionado diretamente ao circo, mas este detalhe que mencionei, faz um link entre meu tema e o inteiro postal.

Quer ver um outro exemplo? Abaixo estão imagens de uma 'correspondência militar', denominada pelos alemães de "Feldpost". Observe que na parte da frente (anverso) há um homem fazendo 'arte' com a fumaça do cigarro. Já na parte de trás (verso) não há nada ligado ao circo, porém há um carimbo identificando um "feldpost", ou seja, uma correspondência militar. Então, ela pode ser inserida numa coleção temática.

Observação: este 'feldpost' não é meu. Está à venda num site de leilões, porém eu pretendo adquiri-lo (ou não) para, talvez, inserir em minha coleção.

Espero que tenham compreendido e ajudado. Qualquer dúvida, poderei esclarecer, na medida de meus conhecimentos.

Abraços,

Selos 'usados' de séries básicas.
Glauber

Mensagem por Gnobre em Qua Jul 18 2018, 15:09

Glauber escreveu:Olá, amigos, em especial Wilson Neto!

A resposta é SIM. Todo e qualquer item postal, disponibilizado à venda ao público ou não, pode ser inserido em coleções temáticas (com algo ligado diretamente ao tema, claro).
Nos casos do 'correio militar' são itens demais interessantes, pois não são comuns. São praticamente artigos particulares, em especial aqueles circulados. E tudo que está impresso na peça pode ser utilizada para ilustrar aquilo relacionado tema.

No postal militar que você mostra neste tópico, a frase ilustra muito bem aquilo que você quer destacar, que é uma mensagem de incentivo ao combate. Seria parecido com aquela famosa frase num cartaz americano, com os dizeres "I want you for U.S. Army".

Outro detalhe é que quaisquer imagens e/ou palavras, frases etc. que apareçam em um item postal oficial (ou autorizado pela administração postal correspondente ao país) podem ser utilizadas numa coleção temática.
Exemplo? O inteiro postal abaixo, que eu irei inserir em minha coleção sobre "O Circo". Mas o que este IP tem a ver com o circo? Em um dos capítulos de minha coleção, refiro-me sobre os "maus tratos contra animais circenses". Então vou chamar a atenção para o que está escrito no IP, que é "Societé contre la cruauté envers les animaux" (Sociedade contra a crueldade aos animais). Note que no IP, também chamado na Bélgica de Publibel, não há nada relacionado diretamente ao circo, mas este detalhe que mencionei, faz um link entre meu tema e o inteiro postal.

Quer ver um outro exemplo? Abaixo estão imagens de uma 'correspondência militar', denominada pelos alemães de "Feldpost". Observe que na parte da frente (anverso) há um homem fazendo 'arte' com a fumaça do cigarro. Já na parte de trás (verso) não há nada ligado ao circo, porém há um carimbo identificando um "feldpost", ou seja, uma correspondência militar. Então, ela pode ser inserida numa coleção temática.

Observação: este 'feldpost' não é meu. Está à venda num site de leilões, porém eu pretendo adquiri-lo (ou não) para, talvez, inserir em minha coleção.

Espero que tenham compreendido e ajudado. Qualquer dúvida, poderei esclarecer, na medida de meus conhecimentos.

Abraços,

Caro Glauber,

Muito, mas muito obrigado mesmo pelas informações. Como expositor sua expertise nós é muito útil.

Entretanto eu sou um cara meio difícil rsrsrs

Assim, antecipo e peço desculpas pela liberdade do questionamento, mas você teria ou conhece as fontes primárias que sustentam esse seu posicionamento?

Veja, não estou falando em que há qualquer informação errada, de forma alguma, apenas pergunto se conhece uma fonte oficial disso, além do sua experiência pessoal. Os regulamentos da FIP? Qual item?

Um forte abraço,
Gnobre

Mensagem por Glauber em Qua Jul 18 2018, 16:42

Gnobre escreveu:Caro Glauber,
(...)
Assim, antecipo e peço desculpas pela liberdade do questionamento, mas você teria ou conhece as fontes primárias que sustentam esse seu posicionamento?

Veja, não estou falando em que há qualquer informação errada, de forma alguma, apenas pergunto se conhece uma fonte oficial disso, além do sua experiência pessoal. Os regulamentos da FIP? Qual item?

Olá, GNobre!

Além de vários ensinamentos verbais de outros expositores e jurados, leituras, visualizações de coleções, como exemplos etc., posso me sustentar no documento que está disponível no link: http://www.filatelista-tematico.net/Them_Srev.pdf
Ler a página 4, a partir de "Type of material" (artigo em inglês).

Abraço,

Glauber

Mensagem por Gnobre em Qua Jul 18 2018, 18:15

Glauber escreveu:
Olá, GNobre!
Além de vários ensinamentos verbais de outros expositores e jurados, leituras, visualizações de coleções, como exemplos etc., posso me sustentar no documento que está disponível no link: http://www.filatelista-tematico.net/Them_Srev.pdf
Ler a página 4, a partir de "Type of material" (artigo em inglês).

Abraço,

cheers cheers cheers cheers cheers

Obrigado Glauber, sim, essa é a fonte primária, mas como de praxe dúvidas persistem rsrsrsrs

As trarei assim que possível.

Deixo claro que o objetivo é apenas aprendizagem.

Forte abraço,

G.Nobre
Gnobre

Mensagem por Gnobre em Qua Jul 18 2018, 18:45

Caro Glauber,

Relembrando que o objetivo é somente aprendizado, trago o seu seguinte comentário:

Glauber escreveu:
...
...
Abraços,

Eu sinceramente não acho que seja totalmente correto. Veja o que diz o regulamento da FIP que você gentilmente nos disponibilizou:

Assim, se o item (imagem, frase, ...) que aparece em um item postal oficial foi adicionado sem a devida autorização formal da autoridade postal, mesmo que tenha sido feito por um método gráfico da mais alta qualidade, e até mesmo com o conhecimento da administração postal, NÃO é adequado para uma exposição temática. A adição dessas marcas é  chamada de repicagem.

Sei também que nem sempre é fácil provar uma repicagem, e na dúvida o expositor sempre deve ser favorecido. Assim o fato de alguma eventual repicagem ter sido exposta e não penalizada, por si somente pode não significar muito.

Eu procurei aqui comigo e achei um inteiro tipo aerograma circulado (parece que em 1989), com o que eu acredito ser uma repicagem:

Nessa imagem, o galo, o relógio, a torre são realmente oficiais do aerograma, podem ser usados. Mas os móveis de aço, acredito que não. Eu acho que foram ... repicados por sobre o inteiro.

Se isso for verdade, as imagens dos móveis não se prestam para uma exposição temática, apesar de estarem por sobre o inteiro.

Reforço que eu não tenho nenhuma "experiência em exposição". Sou calouro nisso, e o pouco que sei foi lendo um pouco aqui e ali.

Um forte abraço e fique a vontade para comentar, assim como os demais colegas que queiram contribuir.
Gnobre

Mensagem por Wilson de Oliveira Neto em Qua Jul 18 2018, 19:33

Glauber, muito obrigado!!!
Wilson de Oliveira Neto

Mensagem por Gnobre em Qua Jul 18 2018, 19:43

Glauber escreveu:
...

...

Caro Glauber,

Conforme o regulamento da FIP que você gentilemente nos disponibilizou:

tem-se que serviços postais militares são plenamente adequados para apresentação na classe de exposição temática.

Acredito que isso responde a dúvida do Wilson e minha também.

Muito obrigado pelo ensinamento.

Abraço,
Gnobre

Mensagem por Glauber em Qui Jul 19 2018, 00:07

Valeu, amigos!
Qualquer dúvida, estou aqui para tentar ajudá-los. E, quem tiver outros itens de "correio militar, por favor, nos mostre aqui.

Abraços,

Glauber

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: