Quiz de Domingo CXLIII - A Copa na guerra: 1982

Ir em baixo

Quiz de Domingo CXLIII - A Copa na guerra: 1982

Mensagem por Fabio Monteiro em Dom Jul 01 2018, 04:06

Ontem a Argentina se despediu da Copa no jogo mais empolgante até agora. É triste perceber que a garra dos hermanos e um Messi em fim de carreira não são mais suficientes para vencer equipes europeias bem organizadas como a França ou a Croácia. Vamos torcer para que a próxima geração argentina tenha mais sucesso, tb para o futebol brasileiro, que precisa de rivais fortes.

Mas houve uma Copa em cujo início dois dos países participantes da fase final estavam em guerra entre si. Por sorte eles acabaram não se enfrentando em campo também, senão o tempo fechava. Eles só se encontariam na Copa seguinte, num jogo inesquecível.


Gökick

Quem vai me enviar por MP, até à meia-noite de Brasília, a imagem dum selo ou objeto postal relacionado à Copa em questão, ou a seu país-sede? Bom domingo a todos!
avatar
Fabio Monteiro

Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/11/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo CXLIII - A Copa na guerra: 1982

Mensagem por Fabio Monteiro em Seg Jul 02 2018, 04:27

Parabéns aos seis acertadores que sabiam que, no início da Copa de 1982, dois participantes, a Argentina e a Inglaterra, ainda estavam em guerra pelas Ilhas Malvinas (Falkland, para os ingleses), e postaram os seguintes objetos:
       














Eis os acertadores, comm os respectivos horários de postagem e os números com que concorrerão ao brinde da semana, na próxima extração da loteria federal:

(6:52) Vitor Carlos: números 1 e 2
(7:20) Antonio C. Pulsy: números 3 e 4
(8:03) FRITZEN: números 5 e 6
(8:24) lima34: números 7 e 8
(12:54) H Roberto: número 9
(13:57) rafaelkonzen: número 0

Até lá, boa sorte a todos!

Um participante palpitou pela Copa de 1998, na França, sem dizer quais países participantes estariam em guerra entre si. Talvez ele achou que a Croácia estivesse ainda em guerra contra a Iugoslávia (no caso, Sérvia e Montenegro, que apoiavam a obscura República Sérvia de Krajina, de curta duração). Mas esta guerra já terminara em 1995. Outro participante opinou pela Copa de 1938, na França, às vésperas da Segunda Guerra. Mas não conheço nenhuma guerra entre dois participantes daquela copa. A Áustria teve que renunciar à sua participação por ter sido anexada pela Império Alemão, ainda naquele ano. Mas essa anexão deu-se em paz, e até júbilo pelos austríacos.

Já a Copa de 1982 começou dia 13 de junho, quando a Argentina e a Inglaterra ainda estavam lutando pelas Malvinas. O cessar-fogo nas Malvinas foi dia 14 de junho, e no dia 20, a Inglaterra declarou o fim das hostilidades, depois de uma acachapante derrota argentina, num conflito que fez mais de 650 mortos entre os argentinos e mais de 250 entre os ingleses. Como consequência, o ditador militar Gal. Leopoldo Galtieri (1926-2003), que presidia a Argentina, teve que renunciar ao cargo. Depois, ele foi preso e perdeu todas as patentes militares.

Na segunda fase desta Copa, a Argentina caiu no grupo de Brasil e Itália, enquanto a Inglaterra foi parar no grupo da Alemanha e Espanha. Como só os primeiros colocados de cada grupo (Itália e Alemanha, respectivamente) foram para as semifinais, não houve então o confronto futebolístico entre os brigões.

A Argentina e Inglaterra se enfrentaram na Copa seguinte, em 1986 no México, num jogo memorável onde os argentinos ganharam por 2 a 1, com dois gols de Maradona. O primeiro com a mão (“la mano de Dios”, segundo o impagável Don Diego), e o segundo gol num solo onde ele driblou meio time inglês por metade do campo, antes de completar para as redes. Um gol para a história (ver Bonus tracks).

E como na sexta passada não teve Copa, fui pescar no meu riachinho, e trouxe este Rapfen de quase 3 quilos:


Frau Monteiro

Tive que cortar a cabeça e o rabo pro bicho caber na geladeira. E ontem ele fez as honras do almoço familiar, na companhia dum riesling de combate, de uma cooperativa da região:

 
Frau Monteiro

Esta parceria fez mais bonito do que todos os espanhóis e os russos juntos, ontem em campo em Moscou. Boa semana a todos!

Bonus tracks:

A galeria dos ditadores militares argentinos a partir de 1976 (em espanhol):
http://edant.clarin.com/suplementos/especiales/2006/03/24/l-01164204.htm

Galtieri fala aos argentinos no início da guerra...

https://www.youtube.com/watch?v=VVoA_2ovj1c

...e no final da mesma:

https://www.youtube.com/watch?v=FIpHE7rhTm4

E o show de Maradona contra a Inglaterra na Copa de 86:

https://www.youtube.com/watch?v=RP6HzL_b1n4
avatar
Fabio Monteiro

Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/11/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo CXLIII - A Copa na guerra: 1982

Mensagem por Diogo em Seg Jul 02 2018, 16:21

Não consegui pensar nisso ontem, hehehe.

Revendo um pouco a história (para aqueles que a apreciam), é curioso como a possibilidade de enfrentamento entre Argentina e Inglaterra em campo, semanas após estourar a Guerra nas Malvinas, deixou de ser apenas especulação de torcedores e tornou-se também um assunto de Estado. Apesar de ser chamada de "Dama de Ferro", a primeira ministra do Reino Unido, Margaret Thatcher, com sua sensibilidade, fez questão de enviar um ofício para a FIFA, a fim de que pudessem evitar o confronto, em campo, entre as duas nações. Assim, Tchatcher teve um papel importante para não recuar e retirar a Inglaterra da Copa, e também não desanimou os ingleses, que não queriam ver seu país em campo com a Argentina...
avatar
Diogo

Idade : 20
Localização : Passo Fundo-RS
Data de inscrição : 03/06/2018

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo CXLIII - A Copa na guerra: 1982

Mensagem por Fabio Monteiro em Qui Jul 05 2018, 02:37

E com o final 2 do primeiro prêmio da federal de ontem...

http://loterias.caixa.gov.br/wps/portal/loterias/landing/federal/

... vai o brinde da semana novamente pro sortudo Vitor Carlos, parabéns! Sai amanhä daqui.

Diogo: obrigado por lembrar de Maggie Thatcher e sua participacäo nos bastidores da Copa de 82. Sua imagem em prol do futebol inglês é muito controversa, como se pode ler nos seguintes artigos (em inglês):

https://www.scmp.com/sport/soccer/article/1213268/uk-soccer-fans-need-thank-margaret-thatcher

https://www.huffingtonpost.com/alan-black/margaret-thatcher-soccer_b_3047751.html?guccounter=1
avatar
Fabio Monteiro

Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/11/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo CXLIII - A Copa na guerra: 1982

Mensagem por Fabio Monteiro em Qui Jul 05 2018, 03:45

Falando em guerra, esta semana noticiou-se que a Rússia aproveitou a atencäo geral na Copa para aumentar os bombardeios contra a oposicäo na Síria, seu país-marionete de fato. Além disso, a última universidade privada do país ("Moscow School of Social and Economic Sciences", a Shaninka) teve sua licenca cassada por razöes muito mal explicadas. E já em 2015 as ONGs foram proibidas de colaborarem com organizacöes russas.

https://themoscowtimes.com/news/another-independent-university-comes-under-fire-61968
avatar
Fabio Monteiro

Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/11/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quiz de Domingo CXLIII - A Copa na guerra: 1982

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum