Ferrugem ou não? Como Identificar de forma precisa?

Ir em baixo

Ferrugem ou não? Como Identificar de forma precisa?

Mensagem por dumkemaciel em Qua Jun 06 2018, 18:19

Senhores tenho muitos selos que estão nestas condições ou até piores, fico em duvida se foi um escurecimento da cola com o passar do tempo ou se é mesmo ferrugem. Como identificar com precisão, diversos deles que acomodaria no classificador eu separei para ter certeza do que se trada.

Em exemplo de um que esta bem sutil

dumkemaciel

Re: Ferrugem ou não? Como Identificar de forma precisa?

Mensagem por Glauber em Qua Jun 06 2018, 19:03

Amigos, a "ferrugem nos selos", como costumamos dizer, é uma anomalia ocasionada por fungos que atacam justamente a goma/cola. Aqui no fórum há vários tópicos relacionados à 'ferrugem' e como removê-la. Basta pesquisar, na parte superior, com o termo "ferrugem".

Sobre "o que é a ferrugem dos selos", sugiro a leitura deste artigo: https://pt.scribd.com/document/354794291/Ferrugem-Nos-Selos

Como muitos dos seus selos estão com ferrugem, minha sugestão é que fizesse uma lavagem mesmo. Mas nesse caso, se são novos (com goma) ou estão em fragmentos, já fique sabendo que eles perderão a goma e/ou sairão dos fragmentos. Se estão colados em cartas, acho melhor mantê-los como estão.

Abraço,

Selos 'usados' de séries básicas.
Glauber

Mensagem por Gnobre em Qua Jun 06 2018, 20:37

Glauber escreveu:Amigos, a "ferrugem nos selos", como costumamos dizer, é uma anomalia ocasionada por fungos que atacam justamente a goma/cola. Aqui no fórum há vários tópicos relacionados à 'ferrugem' e como removê-la. Basta pesquisar, na parte superior, com o termo "ferrugem".

Sobre "o que é a ferrugem dos selos", sugiro a leitura deste artigo: https://pt.scribd.com/document/354794291/Ferrugem-Nos-Selos

Como muitos dos seus selos estão com ferrugem, minha sugestão é que fizesse uma lavagem mesmo. Mas nesse caso, se são novos (com goma) ou estão em fragmentos, já fique sabendo que eles perderão a goma e/ou sairão dos fragmentos. Se estão colados em cartas, acho melhor mantê-los como estão.

Abraço,

O texto está no seguinte link indicado pelo Glauber: https://pt.scribd.com/document/354794291/Ferrugem-Nos-Selos

A primeira página apresento abaixo:

As outras duas páginas conto com alguma alma caridosa para baixar e postar aqui.

Obrigado,
Gnobre

Mensagem por odilo em Ter Jun 26 2018, 05:44

Olá amigos e amigas,
Por muito tempo fiquei me debatendo sem saber o significado exato de Lixivia. Sabia que era algum produto para limpeza e que tinha sido descoberto pelos romanos. Em alguns rios perto de locais onde faziam sacrifícios aos seus Deuses a água tinha a propriedade de limpar melhor as roupas. Isto pela mistura com as cinzas dos altares. Finalmente, num texto em português de Portugal, descobri que era o mesmo que água sanitária.
Significado de Lixívia:
A lixívia (português europeu) ou água sanitária (português brasileiro) (popularmente chamada de cândida) é um composto químico para limpeza e desinfecção de superfícies, cujo produto activo, o hipoclorito de sódio tem a fórmula química NaClO. É muito utilizada como agente clareador (alvejante). Possui excelente ação bactericida. Dissolve substâncias orgânicas mortas. Também é reativo com componentes à base de amônia.

Antigamente possuía vários usos, principalmente aquecimento com gorduras para produção de sabão, tendo sido substituída por produtos industriais, como o hidróxido de sódio, a barrilha e o bicarbonato de sódio.

É utilizada geralmente como uma mistura de hipoclorito de sódio e água (na proporção de 2% a 2,5% de hipoclorito de sódio), sendo considerada uma solução aquosa.

Para saber mais, coloca no Google para pesquisar : Ferrugem Romeu Trauer

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
odilo

https://recuperandoselospostais.blogspot.com/

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: