Variação dos tons de cores nos selos

Ir em baixo

Variação dos tons de cores nos selos

Mensagem por Lourenço em Qua Jun 06 2018, 15:24

Boa tarde !
Prezados colegas filatelistas, tenho uma dúvida e acho que é uma situação bastante recorrente em nosso hobby. Como é sabido, e principalmente nas emissões de selos Regulares Mundiais, sempre nos deparamos com aquelas dúvidas em relação a como montar uma coleção de regulares com suas diversas variantes das cores, sem contar que temos outras variantes como perfuração, tipo de papel, filigrana, enfim. Mas como eu foco nas minhas séries a variante de cor, peço ajuda dos colegas com sugestões de como organizar os selos, devo considerar todas as variantes, ou simplesmente uma cor principal tipo vermelho, verde, etc. E coloco aqui como exemplo a série da Germânia Reich na Alemanha Império, vemos que no valor de 5 pf temos 5 variações de verde, no 20 pf temos 7 variações de azul e todas praticamente iguais, sem contar que o desgaste dos selos ajuda a dificultar mais ainda. Enfim, uma grande dúvida de como administrar isto. Gostaria de ver as opiniões dos colegas filatelistas aqui do Forum que percebo terem muito mais conhecimento que eu.
Ficarei imensamente grato pela ajuda !
Atenciosamente
Lourenço

Lourenço

Re: Variação dos tons de cores nos selos

Mensagem por Fabio Monteiro em Qua Jun 06 2018, 19:03

Boa noite, Lourenco,

e obrigado por formular sua dúvida, que toca num tema muito importante para todos nós: até que ponto devemos nos aprofundar? Quais os detalhes/variacöes realmente importantes? E o que näo teria tanta relevância?

A boa notícia por primeiro: näo existe regra definida nem obrigacäo de nada. Vc tem a liberdade de escolher o que e como colecionar. Pq vc (e todos nós tb) coleciona por prazer e por curiosidade. Mas ao escrever sobre 5 variacöes de verde (no Germania 5 pf) e 7 variacöes de azul (no de 20 pf), vc demonstra que já se informou em catálogos mais especializados (Michel?), e isso deve ter trazido aquela inseguranca.

Entäo meu pitaco: junte tudo que interessar e gostar. Se, com o tempo, uma especializacäo se cristalizar, ótimo! Siga seu caminho e vá fundo. Se näo, tudo bem também. O importante é que vc procure saber o que cada selo ou objeto postal tem pra contar, que isso dá mais prazer do que simplesmente juntar tudo que lhe aparecer pela frente. Seja feliz com seus selos. Abs do fabio
Fabio Monteiro

Mensagem por Lourenço em Qua Jun 06 2018, 19:28

Boa noite Fabio e realmente agradeço sua ajuda, também penso que cada um faz a coleção como se sentir melhor, mas sempre gosto de ver as informações aqui. Um modo de organizar estes selos, e por exemplo no caso citado da Germânia (5 selos verdes de 5 pf ) talvez separe 2 ou 3 que estejam bem diferenciados nas variantes. É uma idéia, certo ?
Mas fico bastante grato pela dica !!
Atenciosamente
Lourenço

Lourenço

Mensagem por RomeuNatale em Sab Jun 23 2018, 09:08

Bom dia, Lourenço e demais amigos filatélicos.

Talvez este artigo o ajude a elucidar as suas dúvidas com relação as tonalidades de cores tão diversas nos selos, principalmente os brasileiros. Dê uma olhada neste artigo (existe a continuação dele):

Por que existem tantas variações de cores nos selos?
RomeuNatale

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: