Quais carimbos postais são colecionáveis?

Ir em baixo

Quais carimbos postais são colecionáveis?

Mensagem por Diogo em Dom Jun 03 2018, 23:38

Amigos, uma pergunta de um iniciante que está ainda muito "cru" na filatelia: Quais carimbos postais são colecionáveis? Além disso, existem catálogos desses carimbos? Se sim, alguém possui versão em PDF que pode me enviar?

Mais do que saber quais são os carimbos colecionáveis, é saber quais os carimbos postais que NÃO são colecionáveis.

Desde já, muito obrigado.
Diogo

Re: Quais carimbos postais são colecionáveis?

Mensagem por Gnobre em Seg Jun 04 2018, 01:21

Olá Diogo,

Pergunta interessante. A carimbologia (grosso modo, estudo dos carimbos) e a marcofilia (estudo das marcas postais) são duas áreas muito interessantes da filatelia.

A resposta a primeira pergunta é muito simples: todos os carimbos são colecionáveis. Simples assim. Até porque você é livre para decidir o que quer colecionar.

Entretanto, nem todos os carimbos cabem em qualquer tipo de coleção. Por exemplo, se o seu objetivo é uma coleção a ser criada visando um exposição temática competitiva, somente carimbos emitidos oficialmente pelos correios podem ser incluídos. Carimbos não oficiais não.

As coleções de carimbos podem ser magníficas. Imagine uma coleção bem adiantada de carimbos do império ...

Assim você deve saber primeiro o tipo de coleção quer fazer, para saber quais tipos de carimbos se encaixam na mesma.

Não existe um catálogo completo dos carimbos. Entretanto existem alguns catálogos parciais, mas nem sempre são completos.

Para o Brasil tem-se, entre outros, o clássico catálogo Paulo Ayres (1937) para o período do Império, e o livro do Petrucci (2012) para o período republicano. Mas não são completos (nenhum será), até porque um catálogo completo é uma missão do tipo impossível, pois muitos carimbos sequer foram ainda catalogados.

Arrumar esses catálogos e livros relacionados, e muitos outros necessários, certamente levará tempo, talvez anos de pesquisa.

Se estiver interessado mesmo nessa área tem muito o que se estudar. Somente peço que seja um filatelista consciente e nunca destrua um envelope para se retirar somente o carimbo ou um fragmento com o carimbo. Colecione sempre o envelope inteiro.

Espero ter ajudado.

Um abraço,
Gnobre

Mensagem por Diogo em Seg Jun 04 2018, 09:50

Olá Gnobre!

Muito obrigado pela resposta ao post. Na verdade, a amplitude apenas me deixa mais indeciso, hehehe.

Contudo, uma nova questão me surgiu: no caso de haver envelopes com selos e carimbos, vejo a dificuldade em conserva os selos e os carimbo junto com o envelope. A principal dificuldade está na forma de organizar a coleção, já que, por exemplo, se você possui uma coleção de selos em um álbum e, de repente, surge um envelope com um selo faltante, preservar o selo no envole, fora do álbum, me parece um pouco difícil de ser organizado.

A pergunta é: como organizar a coleção quando surgem envelopes que devem ser preservados?

Mais uma vez, grato pela resposta.
Diogo

Mensagem por Gnobre em Seg Jun 04 2018, 10:19

Caro Diogo,

Estamos aqui é para isso, aprendermos juntos.

Os selos usados são, na maioria dos casos, muito baratos. Na minha coleção tradicional uso os selos usados normalmente , e sempre que um novo "aparece" eu o substituo.

Em relação aos selos atuais tenho uma assinatura com o Júlio da Filatelia77 que me deixa atualizado (eu moro a centenas de km de qualquer agência filatélica, não dá para adquirir pessoalmente).

Os envelopes são fáceis de serem guardados. Uma única caixa de sapato, por exemplo, pode guardar centenas. Eu valorizo muito mais meus envelopes, pois se tem toda uma história em cada um, a história postal que o diga.

Veja mais sobre esse assunto no seguinte link: osEnvelopes

um abraço,

Última edição por Gnobre em Seg Jun 04 2018, 10:29, editado 1 vez(es)
Gnobre

Mensagem por Gnobre em Seg Jun 04 2018, 10:25

Exemplo:

Caixa de sapato n. 41 com cerca de 650 envelopes. Os envelopes estão ocupando toda a caixa, mas não estão "apertados", podem ser facilmente manuseados.

Gnobre

Mensagem por Diogo em Seg Jun 04 2018, 10:45

Gnobre, novamente grato pelas dicas. Vou pensar agora e decidir se irei colecionar os envelopes ou não. Caso eu decida por não colecionar, creio que posso utilizá-los como moeda de troca para conseguir novos selos.
Diogo

Mensagem por Glauber em Seg Jun 04 2018, 11:01

Isso mesmo! Como disse o amigo Gnobre, uma coleção filatélica (nesse caso, de carimbos) é livre, ao gosto do colecionador. Creio que você não esteja preocupado em coleções com o intuito de competições, a princípio, então não se atenha a regras. Seja criativo.

Certa vez, conheci uma pessoa que colecionava carimbos com data de seu nascimento e/ou datas de seu aniversário. Se fosse no meu caso, os carimbos teriam a data de 29-08-1975 (data do meu nascimento) ou  29-08-... (datas de meu aniversário).

Abraços,

Selos 'usados' de séries básicas.
Glauber

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: