Classificação Cabeça Grande 200 RS

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Classificação Cabeça Grande 200 RS

Mensagem por odilo em Dom Jul 11 2010, 01:22

Olá amigos,
Estou lendo e tentando acompanhar este estudo. Infelizmente tenho só um exemplar do 200 reis, mas me interessa este assunto.
Tenho um estudo de 1981 sobre estes selos feito pelo Grupo de Trabalho da Associação Filatélica Alemã ( Arbeitsgemeinschaft Brasilien im Bund Deutscher Philatelisten e. V.). Mas ele esta baseado na classificação do catálogo Michel e esta em alemão.
Mas talvez sirva para o estudo que estão fazendo, assim que aqui vai um resumo.
Eles apresentam três tipos.
Tipo I (Michel Nr. 50 I) Data de emissão: 15-7-1881 - Quantidade: 600.000 selos . Deve ser o corespondente ao RHM 50
Tipo II (Michel Nr. 50 II) Data de emissão: Janeiro de 1882 - Quantidade: 2.444.880 selos. Deve ser o RHM 56
Tipo III (Michel Nr. 55) Data de emissão: Fins de 1884 - O fundo mostra linhas diagonais cruzadas.
a) hellbraun = castanho pálido - Quantidade: 517.200 selos . Deve ser RHM 57a
b) violettrosa = violeta rosa - Qtd.: 8.832.200 selos. Deve ser o RHM 57

Segundo este estudo, "... o Tipo IIIb (RHM 57) apareceu em meados de 1885 e ficou em uso até os primeiros anos da República. A cor deste tipo é - como de resto para muitos dos valores dessa Série - bastante instável, assim que a pesquisa pela gravura nesta plancha, que com o tempo de uso apresenta fortes desgastes, fica mais dificultada. Selos com o fundo quase plano (suave) aqui também não são incomuns."
O artigo termina dizendo que este estudo pela gravura e retoque ainda deve ser continuado.
Quem quiser o texto original é só pedir que eu mando uma cópia.
Até mais,
Odilo

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. NOVO: Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos - Já no Colnect
Atenção para novo endereço:
Caixa Postal, 7018
Florianópolis-SC
88025-970
odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por Gaspari2 em Dom Jul 11 2010, 08:03

Odilo,

Boa contribuição essa sua, principalmente em relação às datas e tiragem. Agora observe, você chegou a acessar o artigo de Renato A. Machado e a parte do Santos Leitão que disponibilizei em uma das primeiras mensagens desse tópico.

Dê uma lida nela, e por favor aproveite e faça uma comparação entre essas classificações e as de RHM, quanto à cores (e essas cores em relação ao Michel como estão, seguem o RHM ?). Quanto ao tipo de fundo (disposição das linhas no quandro) no 200 RS para os números 50; 56; 57 e 57a, quanto são ?

Att, Gaspari

Gaspari2

Mensagem por Luis Vezgal em Dom Jul 11 2010, 14:05

Caros

Desculpem mas nao sou desenhista. Mas aqui esta um esboco dos fundos dos selos em discussao. A angulacao esta' , com certeza, fora de angulo. Mas , em sintese, e' isto.

Abcs
Luis

[img] Uploaded with ImageShack.us[/img]

Luis Vezgal

Mensagem por odilo em Dom Jul 11 2010, 16:44

Olá amigos,
Neste artigo que tenho a preocupação é mais com a ordem, data e quantidade de selos emitidos. A relação entre o Michel e RHM é uma conclusão minha.
Quanto ao fundo, é isto mesmo que o Luis colocou.
Quanto as cores, o artigo que tenho não comenta muito e diz que tem muitos tons e variações. Que é muito difícil pois não se tem um padrão confiável e depois tem a idade das peças e sua natural variação.
O catálogo do Santos Leitão eu tenho e pude acompanhar.
O artigo do Renato não consegui baixar, devo ter chegado tarde ...

Pela data dos carimbos nos selos aqui mostrados, se pode ver que eles circularam até 1890. Estes selos tem muito mais chances de serem do tipo III ou seja números RHM 57.
Quanto a côr dos 57, castanho claro (hellbraun) no artigo que tenho eles levantam a hipotese de ser resto de tinta usado no tipo II e como logo acabou, a quantidade emitida com esta côr foi pequena. Dai a cotação deles.
Assim o mais comum de se encontrar devem ser os emitidos em (12-8-1884 conform RHM) (Tipo III) ou RHM 57 na côr lilás rosa pálido até violeta rosa (confesso que não entendo nada de cores ....). Estes selos foram usado até os primeiros anos da República, como se pode ver pelos carimbos.
Será que isto ajuda !
Até mais,
Odilo

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. NOVO: Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos - Já no Colnect
Caixa Postal, 7018
Florianópolis-SC
88025-970
odilo

Mensagem por Gaspari2 em Dom Jul 11 2010, 18:43

Odilo,

Só estou achando literatura apontando diferenciação quanto à disposição das linhas do fundo (que resulta no tipo de trama) de 2 tipos, uma presente no RHM 57 e outra que é comum ao RHMs 50 e 56, e não diferente entre esses 2 tipos de selos.

Então me dê uma ajuda, em qual catálogo, artigo ou publicação você encontrou a diferenciação das disposições da linhas do fundo do selo que hoje é o RHM 50 (cabeça pequena) para os demais ? (ou seja, aonde encontro citação de que entre esses selos D. Pedro de 200 RS RHMs 50; 56 e 57, cada um deles tem uma trama própria diferente entre eles ?

Att, Gaspari
Gaspari2

Mensagem por Luis Vezgal em Dom Jul 11 2010, 21:11

Caro Gaspari

Sei que e' dificil, eu ate' comentei sobre a redacao da disposicao das linhas como esta' nos catalogos RHM . Deixa margems a interpretacao dubia. No Scott 2000
que tenho vc tem a definicao da linhas do 56 e 57 da forma como desenhei acima. Porem ele nao fala das linhas do 50.
Eu tenho isto em algum de meus informativos , mas achar e' que vai ser dificil .
Fiquei pendente so' da cor. Que agora ja' tenho um padrao , scans acima. Ai posso diferenciar.

Abcs
Luis

Luis Vezgal

Mensagem por Gaspari2 em Dom Jul 11 2010, 21:44

Luis,

Há uma definição para o 100 RS verde de 3 tipos de trama, mas para o 200 Rs até agora em literatura não encontrei nada a respeito de 3 diferenciações, ao contrário, pelo menos no Renato Amaral em extenso artigo ele incisivamente proclama que as tramas do 50 e 56 são idênticas. No Santos Leitão ele omite diretamente em fazer essa avaliação, mas de forma indireta ele perfilha na mesma tese, dizendo que o atual 57 (e sua variação 57.a) se diferenciam do 50 e 56 quanto à trama, e que a trama empastada só ocorre no exemplar 57. Ou seja, se tiver um selo que tenha as cores do 50 e 56, e fundo for empastado, ele será o 57.

Importante a informação de Odilo retirada da Publicação Alemã, que justifica o porquê dessa ocorrência (o empastamento do fundo), que é causada pelo desgaste das pranchas, que só veio a se verificar quando da emissão do último tipo, o 57 cuja impressão ultrapassou 8 milhões de exemplares.

A minha intenção ao Abrir o tópico, foi essa que pelo progresso de nossas colocações está se demonstrando. O ATUAL CATÁLOGO RHM DEVERIA SE DEDICAR A ESMIUÇAR MAIS OS MEIOS DE DIFERENCIAÇÃO DESSES 3 SELOS, INCLUSIVE COM TABELA COMPARATIVA DE CORES.

Será que não está mais que na hora de reunirmos o máximo possível de material disponível acerca desses selos para produzir um artigo técnico, tipo um MANUAL DE IDENTIFICAÇÃO desses 3 selos (com várias imagens comparativas, colorido e etc ...) ?

Luis, é importante que você consiga se lembrar aonde está essa descrição dos 3 tipos de trama. Essa observação convalida a classificação do selo com carimbo Fortaleza de que ele é um número 50; sem ela, pelos estudos que disponho, não sendo a trama desse selo a trama do 56, pelo fundo empastado só poderá ser número 57 (especificamente 57.a por causa da cor);

E aí ??? Vamos continuar procurando outras classificações ? Acho que será válido esse esforço !

Outros que puderem nos ajudar, que nos ajudem.

Att, Gaspari
Gaspari2

Mensagem por Luis Vezgal em Dom Jul 11 2010, 22:02

Gaspari

Concordo plenamente com voce sobre tentarmos levar o tema para frente. MAs antes que a gente tenha mais rolo vamos trocar a palavra trama , pois acabara' confundindo mais ainda . Tratemos como linhas de fundo. Bom no Scott como te falei temos o 56 e 57 diferenciados , porem nao o 50, ele nao faz referencia as linhas.
Achei num catalogo do Costa de 1944 que tenho uma baita barafunda , pois esta' tudo trocado, e sem os desenhos.
Que eu tenho , tenho. E inclusive no meu Book de Entrada, e' assim que chamo onde coloco os selos na primeira peneirada , eu tenho o desenho , que coloquei
baseado neste informe. MAs isto deve ter uns 10 anos, senao mais.
Bom, demoro mas acho. Pode ser que ainda esteja encaixotado. Mas vai aparecer.

Abcs
Luis

Luis Vezgal

Mensagem por odilo em Ter Jul 13 2010, 13:14

Olá amigos,
Para os que estão acompanhando este item, aqui vai um link onde coloquei o estudo do "Arbeitsgemeinschaft Brasilien im Bund Deutscher Philatelisten e.V." com a ajuda do Gaspari.
http://sites.google.com/site/procurandoselo/home/estudos-200-reis .
Até mais,
Odilo

Última edição por odilo em Sex Mar 11 2016, 22:09, editado 2 vez(es)
odilo

Parte prática

Mensagem por Gaspari2 em Dom Jul 18 2010, 22:44

Agradeço aos amigos Odilo e Luis Vezgal, nesse tópico a participação de vocês está sendo muito importante e o bom é que estamos comungando da mesma conclusão. O sistema de identificação do RHM não é dos melhores, merece uma revisão. As características dos selos RHM 50; 56 e 57 (e variação 57A) são muito próximas.

Vou iniciar aqui outra fase, a fase prática, a demonstração de que existe uma grande lacuna que merece a atenção do nosso editor de catálogos. Como vou provar isso ?

É simples, vou tentar demonstrar isso com exemplos, resultados de classificação feitos por inúmeros outros colecionadores, alguns de conhecida experiência filatélica:

Vamos começar com esse exemplo:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-146389970-rhm-50-regular-selo-da-serie-novo-lindo-_JM

Pergunto, esse classificação do selo acima anunciado no ML está correta ?

Att,
Gaspari2

Mensagem por odilo em Dom Jul 18 2010, 23:58

Olá amigos,
Vou ariscar um palpite, pois na foto não dá para ver muito bem.
Mais parece o 57, pois o fundo tem as linhas cruzadas e no cabelo não vejo a mecha Question
E a cor? esta mais para lilas do que para castanho.
É isto, até mais,
Odilo

Caixa Postal, 7018
Florianópolis-SC
88025-970
odilo

Mensagem por Luis Vezgal em Ter Jul 27 2010, 15:29

Desculpem

Acabei nao respondendo no topico. Concordo com o Odilo. Acrescento , de imediato nao se ve as linhas horizontais , e por algum erro de descricao no catalogo , o unico que tem linhas em diagonal se cruzando (X em 45)˚e' o 57, e por consequencia o 57A.Isto mataria a questao ai.
Os de numero 50 e 56, fora as mechas e testas que as vezes ficam dificil por causa de carimbos se identificar, so' tem linhas inclinadas (assim ////// ) que se cruzam com as horizontais com o angulo que diz o catalogo 36˚, e nao tem outras linha obliquas fazendo X .

Acho que da' por ai para se definir o tipo e ano, agora quanto as cores, ja' complica um pouco mais.

Abcs
Luis

Luis Vezgal

Mensagem por Ernane Ferreira em Sex Dez 30 2011, 13:47

Se alguem do forum puder ajudar agradeceria uns consegui classificar os outros tambem mais perdi a imagem com eles

Ernane Ferreira

Mensagem por Ernane Ferreira em Sab Dez 31 2011, 11:47

depois de uma pesquisada parece q nao há cabeça pequena nos selos
e os 100 reis aparentam ser o 54

Ernane Ferreira

Mensagem por Mitch Macgregord em Dom Jan 08 2012, 19:00

O mais complicado é de ver a diferença entre 57 e 57a
Mitch Macgregord

http://selorium.blogvie.com/

Mensagem por Ernane Ferreira em Dom Jan 22 2012, 11:51

consegui descobrir finalmente:
56 - 50 - 57 - 57
57 - 55 - 54 - 57a
o 57a tem aparencia de amarelo ouro bem fraca no selo(somente visivel no scan muda bem a cor)

Ernane Ferreira

Mensagem por Mitch Macgregord em Dom Jan 22 2012, 15:45

Posta as imagens para vermos a diferença ^^
Mitch Macgregord

Mensagem por Ernane Ferreira em Dom Jan 22 2012, 20:02

o 57a é o ultimo selo

Ernane Ferreira

Mensagem por Mitch Macgregord em Dom Jan 22 2012, 20:15

e o 57?
Mitch Macgregord

Mensagem por Ernane Ferreira em Dom Jan 22 2012, 22:20

cor mais clara o 57

Ernane Ferreira

Mensagem por Mitch Macgregord em Dom Jan 22 2012, 22:27

pode colocar os 2 lado a lado?
Mitch Macgregord

Mensagem por JOSE RENATO em Seg Jul 30 2012, 20:43

Adorei essa discussão toda....... Tem algo novo??????

Coleciono: BRAZIL IMPÉRIO 
JOSE RENATO

Mensagem por Mitch Macgregord em Seg Jul 30 2012, 20:45

Eu fiz um resumo disso e um resumo de alguns catalogos parafazer um word para reconhecer eles. ^^ Mas acho que lendo toda a discuçao aqui nao deve ter mais duvidas de como reconhecer eles ^^
Mitch Macgregord

Mensagem por Ernane Ferreira em Ter Jul 31 2012, 10:05

JOSE RENATO escreveu:Adorei essa discussão toda....... Tem algo novo??????
msm assim é muito complicado msm. apanhei para descobrir rs

Ernane Ferreira

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: