Remover ou não o selo da carta?

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir em baixo

Remover ou não o selo da carta?

Mensagem por dumkemaciel em Qui Maio 17 2018, 10:32

Tenho lido bastante sobre o assunto mas as opiniões são diversas, remover o selo da carta ou não, qual o mais correto? e em caso de remoção deve-se preservar o carimbo?

dumkemaciel

Re: Remover ou não o selo da carta?

Mensagem por Glauber em Qui Maio 17 2018, 11:50

Olá, amigo!
Antes de mais nada, que tal fazer uma breve apresentação aqui? Link: http://selosdobrasil.forumeiros.com/f9-apresentacao

Bem, quanto a retirada de selos das cartas, minha opinião é que devamos conservá-las como estão. Principalmente se estas cartas vem com uma 'beleza' diferenciada e com selos comemorativos. Confesso que retiro selos comemorativos de algumas/várias cartas, mas quando são 'pouco interessantes e comuns'.

Porém, fiquei com uma dúvida: você consegue remover o carimbo dos selos? Pelo que sei, após a obliteração, a tinta dos carimbos é quase impossível de ser removida. Precisa-se de muita 'química', mas isso pode prejudicar o selo (pode ficar desbotado, p.e.).

Abraço,

Selos 'usados' de séries básicas.
Glauber

Mensagem por H Roberto em Qui Maio 17 2018, 12:21

Selo e carimbo...é como se foram feitos um para o outro e um carimbo bem aplicado...bem legível penso deve ser conservado por inteiro. Solução é conservar o envelope inteiro ou fazer um recorte.
H Roberto

Mensagem por dumkemaciel em Qui Maio 17 2018, 14:08

Glauber escreveu:Olá, amigo!
Antes de mais nada, que tal fazer uma breve apresentação aqui? Link: http://selosdobrasil.forumeiros.com/f9-apresentacao

Bem, quanto a retirada de selos das cartas, minha opinião é que devamos conservá-las como estão. Principalmente se estas cartas vem com uma 'beleza' diferenciada e com selos comemorativos. Confesso que retiro selos comemorativos de algumas/várias cartas, mas quando são 'pouco interessantes e comuns'.

Porém, fiquei com uma dúvida: você consegue remover o carimbo dos selos? Pelo que sei, após a obliteração, a tinta dos carimbos é quase impossível de ser removida. Precisa-se de muita 'química', mas isso pode prejudicar o selo (pode ficar desbotado, p.e.).

Abraço,

Olá Glauber, agradeço a sugestão e acabo de realizar a apresentação. Quando me refiro ao carimbo, minha duvida é que alguns citam o fato de recortar ao redor do selo, e minha duvida é caso opte por cortar se deveria manter a área do carimbo.

O grande problema que vejo em se manter o envelope é o fato destes começarem a envelhecer e manchar os selos, além da dificuldade de exposição dos mesmos.  quando herdei os selos, além dos álbuns recebi diversas caixas com muitas cartas ainda com seus selos e todas elas já em estado de decomposição.

dumkemaciel

Mensagem por Gabriel em Qui Maio 17 2018, 14:15

Amigo, sou novo no fórum mas tenho desenvolvido uma política muito simples quanto aos envelopes que recebo: se é possível guardá-los, guardo-os inteiros; mas se não é possível eu faço uma análise simples: o carimbo está legível? se sim, recordo o fragmento do envelope contendo o selo e o carimbo. O carimbo não estando legível, faço a retirada do selo. Mesmo que eu não colecione envelopes, existem muitos filatelistas que colecionam, como nosso amigo Gnobre (que coleciona apenas os circulados no Brasil).

Assim, o que é lixo para uns, pode, para outros, ser um importante tesouro.
Gabriel

Mensagem por Antonio C. Pulsy em Qui Maio 17 2018, 14:32

Prezado,

como tu manifestou que há vários envelopes em "estado de decomposição", o melhor a fazer é uma análise acurada de cada envelope e após esta análise decidir nestas duas alternativas:

a) carimbo legível e bem aplicado (sem borrões), recortar do envelope, tendo o cuidado de deixar margens de 2 cm do próprio envelope;
b) carimbo mal aplicado ou borrado, retirar o selo do envelope para futuras trocas ou mesmo doação.
Antonio C. Pulsy

http://antonio.pulsy@bol.com.br

Mensagem por carol c em Qui Maio 17 2018, 17:55

Olha, eu particularmente coleciono apenas o selo, sendo assim recoto o fragmento e descolo com água. O que tenho feito recentemente é de envelopes que ainda tenho inteiros, e já tenho o selo na coleção, neste caso coloco o envelope em uma página em separado como "exemplo de uso na época". Mas sinceramente, não tem certo ou errado, mas sim o que é mais interessante pra ti, a maneira como queres levar a coleção.
Abraços,
Carol
carol c

Mensagem por Gnobre em Qui Maio 17 2018, 20:16

Retirar o selo do envelope é, antes de tudo: JOGAR DINHEIRO FORA

Para Pensar!

Abraço a todos,
Gnobre

Mensagem por Glauber em Qui Maio 17 2018, 20:53

Amigos, ainda sobre este assunto, é importante rever um debate que fizemos há pouco tempo: http://selosdobrasil.forumeiros.com/t7734-a-importancia-de-manter-quase-intacto-um-envelope?highlight=envelope

Alex, mesmo que os envelopes fiquem com aspecto amarelado, inclusive os selos, é interessante preservá-los como estão. Como seriam as pesquisas de História Postal se tivessem destruídos todos os envelopes que circularam há 50, 70, 100... anos atrás?

Abraços,

Glauber

Mensagem por Gnobre em Qui Maio 17 2018, 22:20

Glauber escreveu:Amigos, ainda sobre este assunto, é importante rever um debate que fizemos há pouco tempo: http://selosdobrasil.forumeiros.com/t7734-a-importancia-de-manter-quase-intacto-um-envelope?highlight=envelope

Alex, mesmo que os envelopes fiquem com aspecto amarelado, inclusive os selos, é interessante preservá-los como estão. Como seriam as pesquisas de História Postal se tivessem destruídos todos os envelopes que circularam há 50, 70, 100... anos atrás?

Abraços,

cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers

Gnobre

Mensagem por rafaelkonzen em Sex Maio 18 2018, 00:09

Correndo o perigo de ser endemonizado, digo que vai depender da sua coleção. Se colecionas selos usados, podes retirá-los sem problemas. Se coleciona selos novos, tens duas opções: colecionar o envelope, como "prova" de utilização (ou repassar para quem coleciona história postal) ou retirar e usar como moeda de troca.

Eu, por exemplo, decidi que minha coleção será de selos usados. Se não puder retirar eles dos envelopes, acabou minha coleção. Além disso, o filatelista (ou colecionador de selos, já que para alguns filatelista seria um "estágio" mais avançado do colecionador, já que envolve bem mais que o simples ajuntamento de selos), lá na síntese, pressupõe, de início, coletar os selos que são recebidos nas correspondências. Claro que hoje é extremamente raro isso acontecer. Acho complicado querer que alguém comece na filatelia sem que seja pelos selos recebidos nas correspondências, mesmo que parcos e raro.

De forma alguma isso é uma crítica a quem coleciona os envelopes, e defende, com razão, a manutenção da integridade deles, principalmente pelo estudo da história postal, mas também, acho eu, não pode se tornar uma "caça as bruxas" com quem, pelos seus motivos, escolhe retirar os selos dos envelopes, ou que não se interessa por história postal. Mas mesmo seguindo essa linha, sempre é bom dar uma olhada se não há algum elemento interessante no "conjunto da obra".

Até há alguns anos atrás, eu guardava os envelopes, meio que influenciado pela ideia da "história postal" e seu estudo, que acho fantástica. Todos os tópicos sobre esse assunto me fascinam. Mas percebi que, infelizmente, não é minha praia. Acho muito legal, mas não tenho paciência para este tipo de coleção.
rafaelkonzen

http://mystampcollectionbrazil.blogspot.com.br

Mensagem por dumkemaciel em Sex Maio 18 2018, 10:42

Muito obrigado por dividirem o conhecimento que adquiriram ao longo dos anos, é muito bom termos hoje uma ferramenta que acelera tanto o aprendizado, mas ainda assim fico em duvida. Tenho no momento não só a coleção que do meu Tio que pretendo guardar com muito cuidado e zelar para mante-la em perfeitas condições mas também uma dezena de caixas com cartas que ele armazenou por muitos anos. Estas cartas estão se deteriorando, algumas pelo visto acabaram por ter contato com umidade e preciso tomar uma decisão. São cartas que ele recebeu por muitos anos se correspondendo com pessoas de todo o mundo, em diversas deles encontro pacotes com selos que as pessoas enviavam para ele. Algumas caixas apresentam diversos pontos escuros nas cartas, mas os selos estão bem, fico em duvida se deixo como estão ou salvo os selos(me refiro aos selos das cartas, pois os selos em seu interior estou arquivando e em breve estarão nos classificadores que estou adiquirindo).

dumkemaciel

Mensagem por Glauber em Sex Maio 18 2018, 14:03

Deixe-as como estão. Coloque-as sob o Sol e depois guarde-as em caixas com algumas pedras de naftalina. Na minha opinião, conserve as memórias de seu tio.

Abraço,

Glauber

Mensagem por Edson Benedito dos Santos em Sex Maio 18 2018, 15:37

Olá, pessoal. Muito bom o debate aqui desenvolvido. Tenho outra pergunta: o que fazer com FDC's não circulados e "enferrujados"?
Edson Benedito dos Santos

Mensagem por ahl em Sex Maio 18 2018, 16:46

Boas tardes,

Os selos não se retiram dos envelopes, dos postais, ou de qualquer outro suporte em que circularam.

Os envelopes, postais, etc, guardam-se inteiros. I.e. não se recortam ou rasgam, não se colocam dentro de água ou de outros líquidos, etc.

O princípio geral a adoptar por qualquer coleccionador de selos/cartas/postais é exactamente o mesmo que o adoptado por qualquer outro coleccionador de objectos em papel, sejam eles livros, folhetos, brochuras, cartazes, acções, letras, cheques, facturas, recibos, jornais, fotografias, revistas, cartazes, etc, etc.
Isto é guardam-se inteiros, no seu estado natural de uso. Se assim não for estar-se-á a destruir o valor patrimonial para o seu proprietário e bem assim o seu valor histórico natural.

Podem-se ver, de forma mais detalhada, algumas razões para não se retirarem os selos dos seus suportes, aqui:
http://selosdobrasil.forumeiros.com/t5516p25-duvida-ao-descolar-selos-do-envelope#132483
ahl

Mensagem por Gnobre em Sex Maio 18 2018, 19:23

ahl escreveu:Boas tardes,

Os selos não se retiram dos envelopes, dos postais, ou de qualquer outro suporte em que circularam.

Os envelopes, postais, etc, guardam-se inteiros. I.e. não se recortam ou rasgam, não se colocam dentro de água ou de outros líquidos, etc.

O princípio geral a adoptar por qualquer coleccionador de selos/cartas/postais é exactamente o mesmo que o adoptado por qualquer outro coleccionador de objectos em papel, sejam eles livros, folhetos, brochuras, cartazes, acções, letras, cheques, facturas, recibos, jornais, fotografias, revistas, cartazes, etc, etc.
Isto é guardam-se inteiros, no seu estado natural de uso. Se assim não for estar-se-á a destruir o valor patrimonial para o seu proprietário e bem assim o seu valor histórico natural.

Podem-se ver, de forma mais detalhada, algumas razões para não se retirarem os selos dos seus suportes, aqui:
http://selosdobrasil.forumeiros.com/t5516p25-duvida-ao-descolar-selos-do-envelope#132483

Bravíssimo cheers cheers cheers cheers cheers cheers
Gnobre

Mensagem por rafaelkonzen em Sex Maio 18 2018, 21:28

Partindo do que foi exposto anteriormente, uma coleção de selos deveria ser, exclusivamente, de selos novos, nunca de selos usados, exetuando, é claro, quem coleciona envelopes e/ou história postal?
rafaelkonzen

http://mystampcollectionbrazil.blogspot.com.br

Mensagem por Edson Benedito dos Santos em Sab Maio 19 2018, 09:38

Na minha opinião, cada um deve organizar sua coleção de acordo com seu gosto e sua criatividade. Não creio que no colecionismo devam existir dogmas.
Edson Benedito dos Santos

Mensagem por Marcos Paulo em Sab Maio 19 2018, 10:34

No Brasil os envelopes começaram a circular a partir de 1860 e por essa razão não encontramos Olhos de Boi, Inclinados e Verticais sobre envelopes.

Uma vez que sabemos que os nossos numerais (selos do Brasil de 1843 até 1850) surgem nas sobrecartas e frequentemente como fecho, É por essa razão que as sobrecartas com selos completos, inteiros e sem defeitos são extremamente raras (numerais).

Das sobrecartas contendo Olhos de Boi estima-se que não mais de 150 unidades tenham sobrevivo até os dias atuais. São, portanto, raras as peças completas com Olhos de Boi, Inclinados e Verticais.

Última edição por Marcos Paulo em Dom Maio 20 2018, 12:24, editado 1 vez(es)
Marcos Paulo

Mensagem por Gnobre em Sab Maio 19 2018, 16:04

Colegas, cada um coleciona o que quer e como quer. Sem dúvida.

Entretanto, quando alguém "desmancha" um envelope, esse é um caminho sem volta. Uma vez feito, não há com retornar, pelo ao menos de modo ético ....

Assim a tendência é que os envelopes venham a se valorizar muito mais que os selos isolados. É lógico que eventualmente pode haver uma exceção (na filatelia o que mais tem são exceções), mas via de regra, tirar o selo do envelope é jogar dinheiro fora.

Abraço a todos,
Gnobre

Mensagem por Gnobre em Sab Maio 19 2018, 16:13

Colegas,

Um ponto importante que nunca podemos esquecer é que ao desmanchar um envelope está se destruindo, pelo menos parcialmente, uma peça filatélica.

Não se esqueçam, as peças filatélicas são frágeis, mas nós somos ainda mais frágeis.

Tudo o que nós temos hoje, em algum tempo, em um futuro não muito distante, estará nas mãos de outras pessoas. É uma realidade.

Assim você pode até preferir o selo, mas ao desmanchar o envelope você está condenando aos que vierem depois a ter que aceitar a sua escolha. As vezes o futuro proprietário gostaria de estudar, por exemplo, outro aspecto, que foi destruído.

Um abraço a todos,
Gnobre

Mensagem por ahl em Sab Maio 19 2018, 22:13

BOAS NOITES

Edson Benedito dos Santos escreveu:Na minha opinião, cada um deve organizar sua coleção de acordo com seu gosto e sua criatividade. Não creio que no colecionismo devam existir dogmas.

Caro Edson Benedito dos Santos,

O principio que enunciei está associado ao conhecimento cultural, artístico e científico.

As razões para tal são basicamente as seguintes:

- Por razões de verdade histórica (para todos nós)

- Por razões de preservação do património (para todos nós) (1)

- Por razões financeiras (para o proprietário)

Defender que o papel deve ser rasgado, cortado ou colocado dentro de recipientes com água ou qualquer outro líquido é induzir em erro as gerações vindouras, os nossos filhos e os que nos sucederem, é, no limite material das coisas, diminuir o valor do que eles herdarem ou vierem a adquirir.
(O princípio da preservação, no plano patrimonial com relevo evidente, está imbuído de valores muito mais interessantes do que o direito de dispor da propriedade quando se pretende a sua destruição em troca de... nada!)

(1) - O dever de preservação patrimonial é antigo, embora hoje em dia seja mais visível consistindo inclusive de programas escolares.

O paradigma a usar, para os casos de património de relevo, já em 1937 estava legislado.
Veja-se, por exemplo, a legislação relativa ao arrolamento de propriedade culturalmente relevante, mesmo que seja propriedade privada. A saber:
Brasil - Decreto-Lei nº25 de 30 de Novembro de 1937 - para os casos de tombo de propriedade privada culturalmente relevante do ponto de vista público, prevendo sanções para quem não exercer o dever de preservação, etc. (Ver o artigo 17, etc.).

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del0025.htm
ahl

Mensagem por carol c em Sab Maio 19 2018, 22:58

ahl escreveu:[b]
é induzir em erro as gerações vindouras, os nossos filhos e os que nos sucederem, é, no limite material das coisas, diminuir o valor do que eles herdarem

bom, no meu caso esta situação não se aplica. Não tenho filhos e nem pretendo ter, e meus sobrinhos certamente também não darão continuidade. Então se é para pensar no futuro, muito proo destino é o lixo.
sendo assim, penso em mim. Eu gosto é do selo em si. Então continuo dizendo, cada um faz como bem entende e lhe dá prazer. Pois a coleção é SUA. hobby é para ser algo gostoso e não cheio de nove horas, exceto caso QUEIRA participar de exposições, competições, neste caso sim, aí tem de se seguir as regras do jogo.
Abraços e bom domingo,
Carol
carol c

Mensagem por Gnobre em Dom Maio 20 2018, 11:59

Cara Carol,

rsrsrsrs haja polêmica não é. E isso pode ser bom, na medida que nos faz refletir sobre.

Veja, a filatelia é um "simples" hobby, um passatempo. Assim, sem dúvida, como um hobby cada um faz o que quer com o que possui ...

Mas a filatelia é muito mais que isso.

A filatelia é uma técnica, uma arte. Isso é especialmente importante para aqueles que pretendem expor suas coleções, tanto para fins competitivos, ou não.

Mas a filatelia também é uma ciência. Ela é tanto uma ciência auxiliar da história, quanto pode ser também considerada como um ramo da arqueologia moderna. Existem outras possibilidades, mas vou me limitar a essas duas.

Por isso, ao retirar os selos, se a filatelia fosse somente um hobby, não haveria problema. Mas quando a filatelia é vista como composta por itens de cunho histórico e arqueológico, é outra a visão.

Não pretendo mudar seu pensamento, longe de mim isso. Mas procure apenas refletir um pouco. Já estará de bom tamanho.

Quanto a questão de herança para nossos decentes, não me referi a isso. Todas as nossas coleções vão, mais cedo ou mais tarde, parar na mão de .... pessoas totalmente estranhas a nós ... de qualquer parte do mundo. Mas nem por isso não temos que pensar neles, os filatelistas do futuro.

Um forte abraço a todos,
Gnobre

Mensagem por H Roberto em Dom Maio 20 2018, 12:30

Esse é o lado positivo de uma polêmica. Fica-se sabendo todos os pontos...digamos os extremos mas se houver possibilidade de unir esses extremos. Acho todos sabem sou um doido por temáticas mas não desmancho esses envelopes por nada...algum selo ou outro se encaixariam nos meus temas mas com certeza algum dia esse selo vai aparecer numa troca...numa corrente ai vou pensar...putz eu tinha esse no belo envelope e destruí o conjunto. Aqui alguns deles
[img]DSC02796 by H Roberto, no Flickr[/img]
[img]DSC02795 by H Roberto, no Flickr[/img]
[img]DSC02794 by H Roberto, no Flickr[/img]
[img]DSC02793 by H Roberto, no Flickr[/img]
[img]DSC02792 by H Roberto, no Flickr[/img][img]DSC02789 by H Roberto, no Flickr[/img][img]DSC02788 by H Roberto, no Flickr[/img]
H Roberto

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: