ALEMANHA - 2ª GUERRA MUNDIAL: PETER HENLEIN, O CRIADOR DOS RELÓGIOS DE BOLSO - 1542 - 1942!!!

Ir em baixo

ALEMANHA - 2ª GUERRA MUNDIAL: PETER HENLEIN, O CRIADOR DOS RELÓGIOS DE BOLSO - 1542 - 1942!!!

Mensagem por Antonio C. Pulsy em Seg Maio 14, 2018 9:35 am

Compartilho com os colegas, "Peter Henlein, O Criador dos Relógios de Bolso".


                                                          O OVO DE NÜREMBERG.

Peter Henlein, também escrito Henle ou Hele (1485 - agosto de 1542), foi um serralheiro e relojoeiro de Nüremberg, na Alemanha. É muitas vezes considerado o inventor do relógio de bolso. Ele foi um dos primeiros artífices a fazer pequenos relógios portáteis que eram usados ​​como pingentes ou presos à roupa por uma correntinha. Muitas fontes também, erroneamente, creditam a ele como o inventor da mola principal (é uma mola de torção em espiral de fita de metal - geralmente de aço - usada como fonte de energia em relógios mecânicos e outros mecanismos de relógios). Pouco se sabe sobre a vida de Henlein. Ele aparentemente foi aprendiz em sua juventude como serralheiro. Na época, serralheiros estavam entre os poucos artesãos com as habilidades e ferramentas para entrar no novo campo de relojoaria, e Henlein, também se tornou um relojoeiro. Em 7 de setembro de 1504, ele se envolveu em uma briga em que um serralheiro, George Glaser, foi morto. Procurou asilo em um mosteiro franciscano local, onde permaneceu por quatro anos, até 1508. Em 1509 tornou-se mestre na guilda (associação que agrupava indivíduos com interesses comuns) de serralheria da cidade. Tornou-se conhecido como um fabricante de pequenos relógios de latão, alimentados por mola, muito raros e caros, que estavam na moda entre a nobreza da época. Estes foram, por vezes, usados como pingentes ou preso à roupa por uma correntinha, e por isso podem ser considerados os primeiros relógios de bolso, embora com mais de 3 polegadas de comprimento eram maiores do que os primeiros verdadeiros relógios de bolso que apareceram cerca de um século mais tarde, e não foram capaz de caber nos bolsos. Ele é mencionado nos registros da cidade como o fornecedor de pequenos relógios acionados por molas, que eram dados como presentes à pessoas importantes. Ele foi, supostamente, o primeiro artesão a construir mecanismos de relógios pequenos em recipientes feitos de metais preciosos para fragrâncias ou desinfetantes. Por exemplo, um jornal de Nüremberg registra que em 1524 ele recebeu 15 florins por um relógio de bola dourada. Ele também construiu um relógio de torre para o castelo de Lichtenau em 1541, e era conhecido como um fabricante de instrumentos científicos. A fama de Henlein é principalmente devido a uma passagem de Johann Cochläus na Cosmographia de 1511 por Pomponius Mela:

"Peter Hele, ainda jovem, modela obras que até os matemáticos mais cultos admiram. Ele molda relógios de muitas rodas com pequenos pedaços de ferro, que correm e tocam as horas sem pesos por quarenta horas, seja no peito ou na bolsa".
Sua reputação como o inventor de relógio veio, depois de sua ascensão à consciência popular no século XIX, através de um romance de Karl Spindler, "Der Nürnberger Sophokles" (O Sófocles de Nüremberg). Isso foi transformado em um filme em 1939, e sua aparência apareceu em um selo alemão de 1942. No entanto, embora ele fosse um notável e talentoso relojoeiro, havia outros relojoeiros fazendo pequenos relógios na época e nenhuma fonte contemporânea de seu tempo credita a ele a invenção de qualquer coisa. A mola que tornou os relógios portáteis possíveis, muitas vezes atribuídos a ele, realmente apareceu no início do século 15, quase um século antes de seu trabalho. Talvez o máximo que foi dito sobre ele por seus colegas, vem de Johann Neudorfer em 1547, logo após sua morte:
"Este...Henlein foi quase o primeiro daqueles que inventaram como colocar pequenos relógios em pequenas caixas".
O invento de Peter Henlein ficou conhecido como o primeiro relógio de bolso e data de 1504, na cidade de Nüremberg, Alemanha. Devido ao seu formato foi batizado de "Ovo de Nüremberg".


SELO HOMENAGEM AOS 400 ANOS MORTE PETER HENLEIN.


SELO E CARIMBO COMEMORATIVO.


CARTÃO POSTAL COM SELO E CARIMBO COMEMORATIVO.


RELÓGIO TASCHENUHR
(RELÓGIO DE BOLSO) SÉCULO XVI.


TASCHENUHR (RELÓGIO DE BOLSO) SÉC. XVI.
avatar
Antonio C. Pulsy

Idade : 62
Localização : Canoas/RS.
Data de inscrição : 24/04/2014

http://antonio.pulsy@bol.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum